RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

57 Datas Comemorativas em 1 de maio

Uma sexta, 121º dia de 2015: daqui 282 dias, com exibição em tempo real.

Dia do Espaço ou "Space Day"
comemoração móvel de cunho educaçcional nos Estados Unidos da América: 1ª sexta-feira de maio.
Dia do passeio Feminino ou "Female Ride Day"
comemoração móvel criada pela comunidade ativa de moto online para mulheres chamadas Motoress, a partir da iniciativa da motociclista holandesa radicada no Canadá, Vicki L. Gray, com o objetivo de conectar globalmente pilotos mulheres em todo o mundo: 1ª sexta-feira de maio.
Dia Internacional da Tuba ou "International Tuba Day"
comemoração móvel em tributo dos tocadores de tuba de organizações musicais ao redor do mundo inteiro que necessitam passar pelo incômodo de lidar com uma tuba: 1ª sexta-feira de maio.
Dia da Oração ou "Store Bededag"
comemoração móvel de dinamarqueses, introduzida na Igreja da Dinamarca em 1686 pelo rei Cristiano V e um dos poucos feriados oficiais da Dinamarca que sobreviveram na grande reforma de festas realizada em 1771 durante o reinado de Cristiano VII e o Governo do primeiro-ministro dinamarquês, conde Johann Friedrich von Struensee, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 17 de abril e 21 de maio no calendário gregoriano: 4ª sexta-feira após a Páscoa Cristã.
5º Dia do "Festival da Florária" ou "Florifertum"
realizado durante 7 dias em homenagem à deusa romana, Flora, que era venerada como a deusa das flores na Roma Antiga e que era celebrado com muitas flores nos templos, roupas coloridas [em lugar do branco costumeiro] e oferendas de leite e mel para a deusa homenageada.
11º Dia completo do "Festival de Ridvan"
comemorado durante 12 dias por adeptos da Fé Bahá'í a partir do pôr do Sol de 20 de abril [Até o pôr do Sol de 2 de maio], para marcar a data tida como a do início da "Profecia de Bahá'u'lláh", quando o profeta Bahá'í permaneceu 12 dias exilado em Bagdá no Iraque, na época do Império Otomano, antes de iniciar sua viagem para Constantinopla na Turquia.
Dia da Agricultura
comemorado no Haiti.
Dia da Constituição
comemorado nas Ilhas Marshall, para marcar a data da assinatura do "Tratado de Livre Associação" de 1 de maio de 1979, que então estabelecia a relação da FSM [Federação dos Estados da Micronésia], da RMI [República das Ilhas Marshall) e da República de Palau [3 Estados soberanos] com os Estados Unidos da América.
Dia da Constituição Nacional ou "Día de la Constitución Nacional"
comemorado por Argentinos, para marcar a data da sanção a Constituição da República da Argentina, que foi promulgada em 1 de maio de 1853 pelo Congresso Geral Constituinte, reunido em Santa Fé e formado por representantes de todas as Províncias argentinas, exceto Buenos Aires.
Dia da Festa Oficial da Primavera
comemorado na Suíça.
Dia da Igreja Evangélica Congregacional de Pedra de Guaratiba
comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 4.889 DE 9 DE SETEMBRO DE 2008 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010.
Dia da Lealdade ou "Loyalty Day"
comemorado durante muitos anos por estadunidenses em contra-posição ao "Dia do Trabalhador" e, atualmente como um dia especial para a reafirmação da lealdade aos Estados Unidos e pelo reconhecimento da herança da liberdade norte-americana.
Dia da Lei Avaiana ou "Hawaiian Lei Day"
comemorado no Estado norte-americano do Awaí, em tributo de um símbolo representado por uma coroa ou grinauda, ou ainda por qualquer conjunto de objetos amarrados juntos com a intenção de serem usados, que são amplamente cultivados na cultura havaiana normalmente numa coroa de flores envolta ao redor do pescoço, como um símbolo de afeição, ao se chegar ou sair.
Dia da Lei ou "Law Day"
comemorado nos estados Unidos da América, objetivando uma reflexão sobre o papel do Direito na fundação do país e pelo reconhecimento da sua importância para a sociedade norte-americana.
Dia da Literatura
comemorado por brasileiros, para marcar a data do nascimento do jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro, José Martiniano de Alencar, que veio ao mundo em 1 de maio de 1829 e que chegou aos postos de deputado e ministro do Brasil, mas cuja pobreza de sua família teria mesmo impressionado o também escritor brasileiro, Machado de Assis, por ocasião do vellório desse grande escritor indigenista dos brasileiros que criou personagens memmoráveis como Peri, Ceci, Iracema, entre outros.
Dia da Mãe Ganso ou "Mother Goose Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, a partir de uma celebração que foi criada em 1987 pela escritora estadunidense, Gloria T. Delamar, juntamente com a publicação de seu livro, "Mãe Ganso, desde o Bersário até a Literatura" ou "Mother Goose, From Nursery to Literature".
Dia da Mudança ou "Moving Day"
celebrado na cidade norte-americana de Nova York desde a época colonial até fins do século XIX [altura em que a movimentação passou a ser realizada também em 1 de outubro], quando muitos aluguéis venciam e a cidade transformava-se num pandemônio com as pessoas e seus pertences mudando de um lugar para outro, em 1 de maio.
Dia da Solidariedade Internacional dos Trabalhadores ou "Day of International Solidarity of Workers"
comemoração de países e/ou pessoas de tendência comunista, para uma celebração que teria sido instituída em junho de 1889 na cidade francesa de Paris, durante um "Congresso da Internacional Socialista", e que atualmente é festejada em grande parte do mundo como "Dia Mundial do Trabalhador" ou "World Labor Day", para marcar a data da greve geral iniciada em 1 de maio de 1886 na cidade norte-americana de Chicago e principal centro industrial dos Estados Unidos na época], quando milhares de trabalhadores foram às ruas com manifestações, passeatas, piquetes e discursos para protestar contra as condições desumanas a que eram submetidos, exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre operários e a polícia, durante uma dura repressão ao movimento dos trabalhadores de então.
Dia da unidade dos Povos
comemorado no Cazaquistão, numa celebração da amizade, da compreensão e da concórdia necessárias para uma vida pacífica dentro de um país habitado por mais de 150 nações e nacionalidades, incluindo cazaques, uzbeques, russos, ucranianos, alemães, coreanos, uigures, quirguistaneses, chineses, judeus, armênios, georgianos, e muitos outros povos numa grande família.
Dia das Coroações de Maio
celebração não-oficial do ritual da Igreja Católica Apostólica Romana.
Dia das Instituições Sociais Evangélicas
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 8.642 de 25 de março de 1994.
Dia de Beltrane
festival da Mitologia Celta, ainda comemorado nos dias atuais e reconhecido nas comemorações da "Festa da Primavera", mas que originalmente marcava o verão, muito embora haja uma grande discrepância entre as comemorações contemporâneas [que primam a sensualidade humana] e a comemoração dos tempos remotos, num dos mais alegres dos Festivais Celtas que tinham um enfoque na fertilidade da Terra, onde os participantes dançavam e se alegravam em volta das fogueiras.
Dia de Getúlio Vargas
comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 7.470 de 29 de abril de 1986, que também outorgou então o título de Patrono dos Trabalhadores do Brasil ao expresidente-ditador dos brasileiros, Getúlio Dornelles Vargas.
Dia de Gujarat
comemorado na Índia, para marcar a data da formação do Estado indiano de Gujarat, que se deu a partir da divisão lingüística do antigo Estado indiano Bombay em 1 de maio de 1960.
Dia de Lembrança do Piloto Ayrton Senna da Silva"
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 11.645 de 2 de setembro de 1994 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, quando o Poder Executivo paulistano deverá promover conjuntamente com a colaboração da Câmara Municipal de São Paulo e dos Clubes Desportivos da capital paulista, atividades alusivas à essa data comemorativa, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.
Dia de Maharashtra
comemorado na Índia, para marcar a data da formação do Estado indiano de Maharashtra, que se deu a partir da divisão lingüística do antigo Estado indiano de Bombay em 1 de maio de 1960.
Dia de Recordação das Vítimas do "Holocausto"
comemorado em Porto Rico.
Dia de Salvar os Rinocerontes ou "Save the Rhino Day"
comemoração de norte-americanos.
Dia do Batismo de Fogo da Força Aérea ou "Día del Bautismo de Fuego de la Fuerza Aérea"
comemorado na Argentina, para marcar a data do início dos combates aéreos entre argentinos e ingleses, em 1 de maio de 1982, por ocasião da "Guerra das Malvinas".
Dia do Diácono
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.619 de 7 de janeiro de 2004.
Dia do Diácono e do Obreiro
comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 16.941 de 8 de novembro de 2011.
Dia do "Festival de Matsu"
comemorado em Taiwan, em honra da deusa do mar, responsável por proteger os Marinheiros e pescadores do mar, além de leste-asiáticos que estejam associados com o oceano.
Dia do "Festival de Todas as Mulheres"
comemorado na Roma Antiga, em honra de Bona Dea ou Maia [literalmente "a boa deusa"], que era venerada como a deusa da fertilidade, da cura, da virgindade, e de todas as mulheres.
Dia do "Festival de Vinalia Rustica"
comemoração do Império Romano, , em honra de Júpiter e Vênus, que também era celebrada em 19 de agosto.
Dia do início da "Festa de Santa Cruz"
comemorada na cidade brasileira de Carapicuíba-SP, conforme Lei do Estado brasileiro de São Paulo Nº 8.195 de 15 de dezembro de 1992.
Dia do Início da Semana Airton Senna para Prevenção de Acidentes de Trânsito
comemorada até 7 de maio de cada ano no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 2.475 de 11 de dezembro de 1995 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, sendo que a Lei supra-citada também autoriza o Poder Executivo do Estado dos cariocas a designar Comissão Especial composta de 4 membros, representando os seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Transportes; Secretaria de Estado de Saúde; Secretaria de Estado de Educação; e DETRAN-RJ [Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro], além de entidades não governamentais, que deverão ser responsáveis pelo planejamento e implementação dessa semana comemorativa, e o Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro ainda poderá adotar medidas para divulgar essa semana celebrativa, promover debates e prestar informações à sociedade através dos meios de comunicação, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.
Dia do Início da Semana dos Animais
comemorada na cidade brasileira de Osasco-SP.
Dia do Início da Semana dos Professores
comemoração do Irã, para marcar a data do "martírio" do líder da Revolução islâmica, clérigo, intelectual, professor universitário e político iraniano, Ayatollah Morteza Motahhari, uma figura popular nos círculos religiosos do Irã que foi assassinada em 1 de maio de 1979 por membros do grupo terrorista marxista, MKO [Organização Mojahedin-e Khalq], depois de haver servido na Universidade de Teerã como o chefe do Departamento de Teologia e ensino islâmico e enquanto desempenhava as funções de presidente do Conselho Constitucional e membro do Conselho Revolucionário da República Islâmica do Irã.
Dia do início da Semana Internacional da Caneta de Amigos ou "Pen-Friends Week International"
comemorada até 7 de maio de cada ano, com a promoção da ISFGW [Sociedade Internacional de Amizade e Boa Vontade ou "International Society of Friendship and Good Will"], a partir dos Estados Unidos da América.
Dia do Início da Semana Paulo Freire da Educação
comemorada até 7 de maio de cada ano no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.098 de 26 de novembro de 1998, para ser celebrada com a realização de uma série de debates sobre o sistema educacional nos estabelecimentos de ensino oficial de 1º e 2º graus do Estado paulista, quando os Conselhos de Escola de cada unidade de ensino deverão se encarregar da garantia da execução da programação dessa semana comemorativa, destinada à participação da comunidade escolar.
Dia do início do "Festival de Yotaka Matsuri"
comemorado na localidade japonesa de Fukuno [atual Nanto] em Toyama, com carros coloridos gigantes, compostos por lanternas de papel decorativo, sendo que à meia-noite, as lanternas passam a ser desfiladas pela cidade em seus carros, levando consigo homens do lugar pendurados nas estruturas, responsáveis estes, por dar início às batalhas sempre que outros carros alegóricos cheguem perto.
Dia do Piloto de Fórmula-1 Ayrton Senna
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 8.919 de 29 de setembro de 1994, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.
Dia do Salário Digno ou "Worthy wage Day"
comemoração de norte-americanos desde 1991.
Dia do Torcedor Operariano
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 7.909 de 11 de junho de 2003, quando os Poderes do Estado deverão proporcionar todo o apoio necessário para a realização de atos públicos, solenidades e festejos alusivos a essa data comemorativa, que tem por fim marcar a data da fundação do time brasileiro de futebol, Operário Futebol Clube Limitada, que foi criado em 1 de maio de 1949 na cidade brasileira de Várzea Grande-MT e que, juntamente com o Mixto Esporte Clube faz o maior clássico mato-grossense, chamado de "o Clássico dos Milhões".
Dia do Trabalhador da Empresa de Transportes Coletivos do estado ou "Día del Trabajador de la Empresa de Transportes Colectivos del Estado"
comemorado no Chile, conforme Lei Nº 17.252 de 1970.
Dia dos Diretores de Escola ou "School Principals Day"
comemorado nos Estados Unidos da América.
Dia dos Lares Públicos
comemorado na Roma Antiga, em honra dessas pequenas estatuetas que eram encarregadas de proteger o espaço em que se situava a casa familiar, tanto é que, antes que houvesse a regulamentação da propriedade privada pelo direito, eram os Lares, os responsáveis por evitar a entrada de estranhos no território alheio, protegendo também, contra enfermidades que pudessem ser fatais aos romanos.
Dia Estadual da Associação Desportiva e Recreativa Icasa
comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.903 de 21 de junho de 2007, para marcar a data da fundação do Icasa Esporte Clube [mais tarde Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa], ocorrida em 1 de Maio de 1963 na cidade brasileira de Juazeiro do Norte-CE, por iniciativa do industrial brasileiro e um dos proprietários da Icasa [Indústria e Comércio de Algodão S/A], José Feijó de Sá, , que então costumava incentivar a prática do futebol entre seus funcionários.
Dia Euro de Maio ou "Euro May Day"
celebrado por uma rede de ativistas políticos e anti-capitalistas [principalmente mulheres e grupos de imigrantes na maioria da Europa Ocidental], contra a precariedade da vida dos migrantes e trabalhadores temporários.
Dia Internacional da Guerrilha Girassol ou "International Sunflower Guerrilla Gardening Day"
celebrado desde 2007 por jardineiros de guerrilha da cidade belga de Bruxelas [também conhecidos como "os fazendeiros de Bruxelas"], que conta com o apoio da "rede Guerrilla Gardening", num dia em que os jardineiros de guerrilha em todo o mundo [praticantes da jardinagem em terras alheias e sem a necessária permissão] espalham sementes de girassol em locais públicos no seu bairro, sendo que, na prática, esse evento de 1º de maio é limitado a regiões do hemisfério norte, onde o clima e a estação do ano favorecem tal plantação].
Dia Mundial do Trabalhador ou "World Labor Day"
comemorado em muitos países e declarado oficialmente como feriado nacional no Brasil pela Lei Nº 662 de 6 de abril de 1949, que foi alterada pela Lei Nº 10.607 DE 19 de dezembro de 2002, cuja celebração teria sido instituída em junho de 1889 na cidade francesa de Paris, como "Dia da Solidariedade Internacional dos Trabalhadores" ou "Day of International Solidarity of Workers", durante um "Congresso da Internacional Socialista", para marcar a data da greve geral iniciada em 1 de maio de 1886 na cidade norte-americana de Chicago e principal centro industrial dos Estados Unidos na época], quando milhares de trabalhadores foram às ruas com manifestações, passeatas, piquetes e discursos para protestar contra as condições desumanas a que eram submetidos, exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre operários e a polícia, durante uma dura repressão ao movimento dos trabalhadores de então.
Dia Global do Amor ou "Global Love Day"
comemoração promovida desde 2004 pela Fundação do Amor ou "Love Foundation" a partir dos Estados Unidos da América, em prol do amor entre as pessoas, que pode transformar a humanidade e que tem sido celebrado em muitos países de todo o mundo.
Dia Municipal do Baile da Saudade
comemoração não confirmada da cidade brasileira de São Paulo-SP.
Dia Nacional do Amor
comemorado com muitos beijos na República Tcheca, quando os casais experimentam a maravilhosa arte de beijar em namoros junto ao memorial do poeta tcheco, Karel Hynek Macha, na cidade tcheca de Praga.
Dia Nacional do Diaconato
comemorado por seguidores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil.
Dia Nacional do Grupo Missionário de Adolescentes
comemorado por membros da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil.
Dia Nacional pela Paz no Trânsito
comemorado no Brasil, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.

38 Santos Cristãos em 1 de maio

Uma sexta, 121º dia de 2015: daqui 282 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata Mafalda de Arouca em Portugal.
Dia da Beata Petronila de Moncel de Beauvais na França.
Dia de Santa Berta de Avenay.
Dia de Santa Grata de Bérgamo ou da Lombardia na Itália.
Dia de Santa Isidora do Egito.
Dia de Santa Paciência
Mãe de São Lourenço.
Dia de Santa Panacéia de Quarona.
Dia de Santa Quivoca de Kyle.
Dia de Santa Walpurga
festejada nessa data em várias regiões da Europa central e do norte.
Dia de Santo Acácio de Amiens.
Dia de Santo Acéolo de Amiens.
Dia de Santo Albino.
Dia de Santo Amador de Auxerre na França.
Dia de Santo Andréolo de Esmirna da Anatólia na Turquia ou de Viviers na França.
Dia de Santo Arigio de Gap da Provença na França.
Dia de Santo Asaf de Llan-Elwy do País de Gales no Reino Unido.
Dia de Santo Augustin Schoeffer de Mittelbronn na França ou de Tay Son no Vietnã.
Dia de Santo Evermaro de Tongres.
Dia de Santo Orêncio de Auch da Aquitânia na França.
Dia de Santo Orêncio
Pai de São Lourenço.
Dia de São Brioco de Saint-Brieuc
tido como um dos sete santos fundadores da Bretanha.
Dia de São Celaio de Killala.
Dia de São Brieuc de Cambria do País de Gales no Reino Unido ou da Bretanha Menor na França.
Dia de São Filipe Apóstolo
venerado nessa data pela Igreja Anglicana.
Dia de São Jeremias
profeta bíblico do Antigo Testamento.
Dia de São Germano.
Dia de São José Operário de Nazaré em Israel.
Dia de São Marculfo de Nanteuil ou da Bretanha Menor na França.
Dia de São Peregrino Laziosi de Forli da Emília na Itália
protetor dos doentes de câncer.
Dia de São Ricardo Pampuri de Trivolzio ou de Milão na Itália.
Dia de São Sigismundo da Burgúndia ou da Borgonha de Agaune na Suíça ou de Orleans na França.
Dia de São Teodardo de Narbona ou de Montauban da Gália Narbonense na França.
Dia de São Tiago [O "Menor"]
venerado nessa data pela Igreja Anglicana.
Dia de São Torquato de Guadix na Espanha Meridional e Companheiros Tesifonte de Bergium
atual Berja), Esicio de Cárcer - atual Carcesa), Indalecio de Urci - atual Almería), Segundo de Ábula - atual Abla), Eufrásio de Iliturgi - atual Andújar) e Cecílio de Illiberis - atual Elvira em Granada.
Dia do Beato Aldebrando ou Hildebrando de Fossombrone do Piceno na Itália.
Dia do Beato Clemente Septyckyj de Wladimir na Rússia.
Dia do Beato Juliano Cesarello de Castello di Valle d’Istria na Itália.
Dia do Beato Vivaldo ou Ubaldo de São Giminiano de Montaione da Toscana na Itália.

13 Datas de cidades em 1 de maio

Uma sexta, 121º dia de 2015: daqui 282 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Abreulândia
Estado de Tocantins.
Dia da Fundação do município brasileiro de Assaí
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Buritizal
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Glória
Estado da Bahia.
Dia da Fundação do município brasileiro de Ibicaré
Estado de Santa Catarina.
Dia da Fundação do município brasileiro de Inhumas
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Paripiranga
Estado da Bahia.
Dia da Fundação do município brasileiro de Parobé
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Primeiro de Maio
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Sebastião do Caí
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de São José dos Ramos
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Serra do Navio
Estado do Amapá.
Dia do aniversário do município brasileiro de Murutinga do Sul
Estado de São Paulo.

88 Fatos Históricos em 1 de maio

Uma sexta, 121º dia de 2015: daqui 282 dias, com exibição em tempo real.

  • Dia da 1ª comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores no Brasil - 1895.
  • Dia da 1ª dissolução - por decreto) da Câmara Federal do Brasil - 1842.
  • Dia da 1ª transmissão de uma notícia por telégrafo, que foi enviada de Baltimore para Washington, nos Estados Unidos - 1844.
  • Dia da abolição da escravatura nas colónias inglesas - 1834.
  • Dia da apresentação do "Plano de Reformas de Base" durante um discurso do presidente do Brasil, Jango - João Goulart), em Volta Redonda-RJ - 1962.
  • Dia da Aprovação da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto-Lei nº 5.452) com Pesada tutela da ação sindical - desde o tamanho das diretorias até a maneira de elegê-las) e proibição de toda ação política ou intersindical - 1943.
  • Dia da Assinatura da Tríplice Aliança: Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai - regido pelo marechal Francisco Solano López) 1865.
  • Dia da celebração da Conferência Panamericana na Colômbia, como marco do nascimento da OEA - Organização dos Estados Americanos) 1948.
  • Dia da Celebração da segunda missa no Brasil - 1500.
  • Dia da concessão de um reajuste de 100% ao salário/mínimo, pelo Governo de Getúlio Vargas, em Petrópolis-RJ, onde Getúlio pronunciou as seguintes palavras: "Hoje estais com o governo. Amanhã sereis o governo" - 1954.
  • Dia da Criação do Estado-Maior das Forças Armadas brasileiras - 1974.
  • Dia da Criação do Ministério brasileiro da Previdência Social - Lei 6.036 de 1974.
  • Dia da Criação do Ministério brasileiro do Planejamento, Orçamento e Gestão - Lei 6.036 de 1974.
  • Dia da decretação de estado de sítio na Colômbia, em conseqüência do assassinato do ministro colombiano da Justiça - 1984.
  • Dia da deportação das vítimas da ação de extermínio da capoeira no Rio de Janeiro-RJ para a prisão de Fernando de Noronha - 1890.
  • Dia da eleição de Carlos Lleras Restrepo - partido Liberal) para presidente da Colômbia - 1966.
  • Dia da eleição de Gregório VI para Papa da Igreja Católica - 1045.
  • Dia da eleição de José María Acha para presidente da Bolívia - 1861.
  • Dia da entrada em circulação do "Diário do RJ" - 1º diário impresso no Brasil) 1821.
  • Dia da estréia da ópera "As Bodas de Fígaro" do compositor austríaco, Wolfgang Amadeus Mozart, em Viena, com um retumbante sucesso - 1786.
  • Dia da fundação da CSUB - Confederação Sindical Unificada do Brasil), num congresso com 400 sindicatos de 11 estados, que seria desmantelada pela repressão brasileira no mesmo ano - 1935.
  • Dia da fundação do jornal abolicionista radical, "25 de Março", em Campos-RJ, pregando a luta por todos os meios - inclusive ações armadas) por Luiz Carlos de Lacerda - 1884.
  • Dia da fundação do PS - Partido Socialista) do RS - 1997.
  • Dia da histórica Carta de Pero Vaz de Caminha para o rei português, Dom Manuel, relatando o descobrimento do novo país, num documento que se notabilizaria, pela riqueza de detalhes, como o mais importante relativo à descoberta do Brasil - 1500.
  • Dia da inauguração da Ford - 1ª montadora de veículos no Brasil) 1919.
  • Dia da inauguração do edifício "Empire State" - considerado o mais alto do mundo durante muitos anos) com 104 andares em Nova York-EUA - 1931.
  • Dia da invasão brasileira à Guiana Francesa, ordenada pelo Príncipe regente, Dom João, em represália à invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas - 1808.
  • Dia da organização da Frente Popular da Esquerda na Argentina - 1936.
  • Dia da prisão do estudante brasileiro, Carlos Mariguela, então com 24 anos que, orturado durante 22 dias a fio, nada revelaria aos órgãos repressores que o submetiam - 1936.
  • Dia da prisão do operário brasileiro, Olavo Hansen, - que seria encontrado morto uma semana depois) em São Paulo-SP - 1970.
  • Dia da proclamação da república nas Ilhas Marshall - Republic of the Marshall Islands.
  • Dia da proibição para toda e qualquer comemoração do 1º de Maio no Brasil, reprimida com várias prisões - 1931.
  • Dia da queda de um avião espião U-2 dos Estados Unidos, pilotado por Francis Gary Powers, que foi abatido sobre a União Soviética, provocando uma crise diplomática entre os dois países - 1960.
  • Dia da volta à circulação do jornal "A Classe Operária", do PCB - Partido Comunista Brasileiro) que havia sido fechado em 1925 pela polícia - 1928.
  • Dia de um ato no Centro Socialista do médico marxista, Silvério Fontes, em Santos-SP - 1995.
  • Dia de um Congresso da Internacional Sindical Vermelha, em Moscou-URSS - 1921.
  • Dia de um discurso de Getúlio Vargas para trabalhadores brasileiros, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro-RJ, dando incentivo à sindicalização no Brasil - 1951.
  • Dia em que o general argentino, Justo José de Urquiza, fez um pronunciamento contra o político e presidente-ditador argentino da Província de Buenos Aires, Juan Manuel de Rosas [Juan Manuel José Domingo Ortiz de Rozas y López de Osornio] - 1851.
  • Dia de uma Conferência do Centro do Partido Operário, no largo do Arouche, nº 4, em São Paulo-SP - 1892.
  • Dia do 1º ato de rua pelo Dia do Trabalhador em São Paulo-SP que, na repercussão, reuniu 5 mil manifestantes em Jundiaí-SP - 1905.
  • Dia do anúncio da "Lei do Salário-Mínimo no Brasil, em discurso do presidente brasileiro, Getúlio vargas, num comício de trabalhadores no Estádio do Vasco da Gama no rio de Janeiro-RJ - então maior do País), sendo o Brasil dividido em regiões para que o salário fosse fixado de acordo com a produção e a necessidade de cada região - 1940.
  • Dia do anúncio da construção do NMD - escudo antimíssel de largo alcance), pelo presidente norte-americano, George W. Bush, que violaria o ABM - "Tratado de Mísseis Antibalísticos") firmado em 1972 com a URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) 2001.
  • Dia do "batismo de fogo" do 1º de Maio, quando O exército francês atirou sobre uma multidão, matando 9 jovens e ferindo 60 em Fourmies - França, 1891.
  • Dia do casamento do cantor norte-americano, Elvis Presley, com Priscilla Beaulieu - 1967.
  • Dia do fim da guerra civil no Líbano - 1991.
  • Dia do início da 1ª campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, com ato em São Bernardo do Campo-SP - 1989.
  • Dia do início da comercialização do Senhor Cabeça de Batata, um brinquedo norte-americano de grande sucesso que, inicialmente, continha as mãos, pés, orelhas, duas bocas, dois pares de olhos, quatro narizes, três chapéus, óculos, um cachimbo, e oito pedaços de feltro assemelhando-se a pêlos faciais, requerendo uma batata para fazer as vezes de corpo e completar a brincadeira - 1952.
  • Dia do início de uma greve geral de trabalhadores pela jornada de 8 horas diárias nos Estados Unidos da América, com manifestações nas ruas de Chicago, cujos eventos ligados a ela a partir daí com 38 mortos em choque sangrento - 3 dias depois), motivariam a criação do "Dia do Trabalhador" - inicialmente como uma espécie de greve geral internacional pela jornada de 8 horas) 1886.
  • Dia do início de uma marcha da CUT - central Única dos Trabalhadores) com 15 mil a Brasília contra o desemprego - 1998.
  • Dia do lançamento da revista "Isto É" da Editora Três - 1976.
  • Dia do lançamento do "Manifesto Antropofágico", por Oswald de Andrade - 1928.
  • Dia do lançamento do desenho "Batman" - 1939.
  • Dia do lançamento do jornal "A classe Operária" pelo PCB - Partido Comunista Brasileiro) com tiragem inicial de 5 mil exemplares, para 300 mil filiados na época que, proibido a partir de sua 12ª edição, iniciaria a mais longa trajetória de perseguições e fases clandestinas da imprensa popular brasileira - 1925.
  • Dia do lançamento do jornal "O Proletário", por Euclides da Cunha e Pascoal Artese em SP - 1899.
  • Dia do lançamento do movimento musical chamado "Tropicália" no Brasil - 1968.
  • Dia do malogro de uma manifestação em São Paulo-SP, pelas prisões de 16 de abril - 1994.
  • Dia do sepultamento do sargento brasileiro, Guilherme do Rosário - acusado de ser um dos autores do atentado ao Rio-Centro) como herói do Brasil pelos militares - 1981.
  • Dia em que Anastasio Somoza Debayle tomou posse na presidência da República da Nicarágua - 1967.
  • Dia em que Arturo Frondizi tomou posse da presidência da República da Argentina - 1958.
  • Dia em que chefes do SNI - Serviço Nacional de Informações), do EMFA - Estado Maior das Forças Armadas) e dos Gabinetes Civil e Militar ganharam status de ministros brasileiros - 1974.
  • Dia em que Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca passaram a integrar a União Européia - 2004.
  • Dia em que Fidel Castro proclamou oficialmente, Cuba, como uma República Democrática e Socialista - 1962.
  • Dia em que Francisco Antonio Pinto assumiu a presidência do Chile, após a renúncia de Ramón Freire - 1827.
  • Dia em que grandes manifestações operárias pelo mundo declararam "guerra à guerra" - 1915.
  • Dia em que João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun substituiu António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal - 1851.
  • Dia em que Joaquim António de Aguiar substituiu António Severim de Noronha como primeiro-ministro de Portugal - 1860.
  • Dia em que o Congresso Constituinte Argentino aprovou a Constituição Federal da República sem a concordância de Buenos Aires, que optou por formar - até 1859) um estado independente - 1853.
  • Dia em que o conquistador português, Pedro Álvares Cabral, cerimoniosamente, tomou posse da "Ilha de Vera Cruz" - hoje: Brasil) em nome do rei de Portugal - 1500.
  • Dia em que o Conselho Privado decidiu manter o imposto sobre o chá nas colónias norte-americanas da Inglaterra, após semanas de discussões - 1769.
  • Dia em que o Dia Internacional dos Trabalhadores teve uma passeata com 20 mil participantes - segundo estimativas da polícia) no rio de Janeiro-RJ - 1903.
  • Dia em que o escritor brasileiro, Lima Barreto, defendeu a "Revolução russa de 1917" no artigo "O Ajuste de Contas" - 1918.
  • Dia em que o governador de SP, Roberto Costa de Abreu Sodré, foi apedrejado num palanque na Praça da Sé, em São Paulo-SP, por trabalhadores brasileiros que protestavam contra a ditadura militar no Brasil - 1968.
  • Dia em que o governo argentino decretou a devolução ao Paraguai do território designado por um acordo que havia sido assinado em outubro do ano anterior, sob o patrocínio do presidente norte-americano, Ruthenford E. Hayes - 1879.
  • Dia em que o governo Brasileiro tentou inutilmente impedir - por todos os meios) uma manifestação com 120 mil trabalhadores em greve, no Estádio de Vila Euclides em São Bernardo do Campo-SP - 1980.
  • Dia em que o Governo de Getúlio Vargas regulamentou a Justiça brasileira do Trabalho, criticada pelo patronato já na época e, alvo de forte ataque neoliberal nos anos 90 - 1939.
  • Dia em que o governo dos Estados Unidos anunciou um embargo comercial absoluto contra a Nicarágua governada por Daniel Ortega da Frente Sandinista de Libertação Nacional - 1985.
  • Dia em que o Papa Pio X elevou as dioceses de Mariana e Belém à categoria de arquidioceses, por meio da bula papal "Sempiternam humani generis" - 1906.
  • Dia em que o Partido Social Cristão ganhou as eleições gerais no Equador - 1994.
  • Dia em que o presidente brasileiro, Fernando Collor de Melo, cedeu à exigência dos Estados Unidos e propôs um projeto de lei de patentes para a indústria farmacêutica no Brasil - 1991.
  • Dia em que o presidente da Bolívia, Evo Morales, decretou a nacionalização do petróleo e gás - maior riqueza dos bolivianos) proclamando: "Acabou-se o saque" - 2006.
  • Dia em que o presidente do Brasil, Eurico Gaspar Dutra, proibiu atos públicos pelo 1º de Maio no Rio de Janeiro-RJ, com tanques na praça Mauá e largo da Carioca - 1946.
  • Dia em que o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, assumiu a responsabilidade no "Caso Watergate", minando as investigações que apontavam para um antigo assessor de Nixon, G. Gordon Liddy, - advogado pertencente à comissão para a reeleição) e James McCord Jr. como mentores da operação de espionagem em 1972 contra os democratas - 1973.
  • Dia em que os Estados Unidos da América ocuparam a zona do Canal do Panamá - 1904.
  • Dia em que pela 1ª vez comemorou-se o Dia Internacional dos Trabalhadores com feriado nacional no Brasil, a partir de um decreto - 26/9/1924) do presidente brasileiro, Artur Bernardes - 1925.
  • Dia em que, sob influência da "Revolução Russa", o Dia Internacional dos Trabalhadores teve manifestação com 50 mil participantes no rio de Janeiro-RJ com apoio aos Sovietes na Guerra Civil - 1919.
  • Dia em que terminou o governo dos imperadores de Roma, Diocleciano e Maximiano, - 305.
  • Dia em que uma votação no dúbio trabalhismo de Tony Blair na Inglaterra, encerrou 18 anos da ultraneoliberal era Margaret Thatcher para os ingleses - 1997.
  • Dia em que Venustiano Carranza tomou posse do cargo de presidente da República do México - 1917.

14 Mortes Marcantes em 1 de maio

Uma sexta, 121º dia de 2015: daqui 282 dias, com exibição em tempo real.

Dia da morte de Anders Sandøe Ørsted
político dinamarquês que foi irmão do físico e químico Hans Christian Ørsted e primeiro-ministro da Dinamarca - 1860.
Dia da morte de Angelina Gonçalves
tecelã brasileira que foi morta a tiro aos 30 anos de idade - em Rio GrandeRS, ao retomar a bandeira do Brasil que a polícia tirara dos manifestantes - ,1950.
Dia da morte de Antonín Leopold Dvorák
compositor checo de música clássica nascido no Império austríaco - 1904.
Dia da morte de Aram Khachaturian
compositor armênio que, apaixonado pela música popular e folclórica, percorreu a Armênia para pesquisar canções populares e compor baseado nesses temas - 1978.
Dia da morte de Ayrton Senna da Silva
piloto brasileiro de Fórmula 1 que foi vítima de acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola, em San Marino - Itália, 1994.
Dia da morte de Bo Widerberg
cineasta sueco - 1997.
Dia da morte de Calasans Neto
artista plástico brasileiro - 2006.
Dia da morte de David Livingstone
missionário e explorador escocês - 1873.
Dia da morte de Joel Ivo Catapan
bispo brasileiro da Igreja Católica que foi bispo-auxiliar de São Paulo-SP - 1999.
Dia da morte de José Enrique Camilo Rodó Piñeyro
Ensaísta, escritor, filósofo, jornalista, político e Professor uruguaio que Defendeu juntamente com Rúben Darío, a herança cultural hispânica de todos os povos ibero-americanos, perante o utilitarismo e imperialismo dos norte-americanos e faleceu na cidade italiana de Palermo, enquanto fazia uma viagem a serviço do jornalismo - 1917.
Dia da morte de Pierre Bérégovoy
político francês - 1993.
Dia da morte de Pio V
Papa da Igreja Católica - 1572.
Dia da morte de Qorpo Santo
dramaturgo brasileiro - 1883.
Dia da morte de Sérgio Fernando Paranhos Fleury
delegado do DOPS - Departamento de Ordem Política e Social) de São Paulo que foi acusado de chefiar um "Esquadrão da Morte" e seções de tortura e morreu em acidente suspeito - talvez como "queima de arquivo") no mar de Ilhabela - 1979.

25 Nascimentos Marcantes em 1 de maio

Uma sexta, 121º dia de 2015: daqui 282 dias, com exibição em tempo real.

Dia do nascimento de Afonso Arinos de Melo Franco
jornalista, escritor e jurista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras - 1868.
Dia do nascimento de Aleksander Hleb
jogador bielorusso de futebol que viria a atuar no Arsenal Footbaal Club - 1981.
Dia do nascimento de Aleksey Khomyakov
poeta russo - 1804.
Dia do nascimento de Antonio Delfim Neto
economista, professor universitário e político brasileiro que viria a ser embaixador brasileiro na França e, ministro brasileiro da fazenda, agricultura e planejamento durante a ditadura militar no Brasil - 1928.
Dia do nascimento de Arthur Wellesley
Duque de Wellington - 1769.
Dia do nascimento de Caitlin Stasey
atriz australiana - 1990.
Dia do nascimento de Cuauhtemoc Cárdenas
político mexicano que viria a ser governador de Michoacán, chefe de governo do Distrito Federal do México e fundaria o PRD [Partido da Revolução Democrática] - 1934.
Dia do nascimento de Dom Marcelo Pinto Carvalheria
bispo brasileiro da Igreja Católica que viria a ser presidente da CNBB [confederação Nacional dos Bispos do Brasil] - 1928.
Dia do nascimento de Eurípedes Barsanulfo
educador brasileiro de doutrina espírita que viria a fundar o colégio Allan Kardec - escola revolucionária e histórica em sua época com repercussão em todo o país, por educar menninos e meninas na mesma sala - inclusão proibida no Brasil de então), numa escola em cujas vagas eram tão disputadas que as matrículas eram preenchidas na mesma data da abertura das inscrições - 1880.
Dia do nascimento de Fernanda Young de Carvalho Machado
atriz, escritora, roteirista e apresentadora brasileira de televisão - 1970.
Dia do nascimento de Francisco Antônio de Oliveira Lopes
revolucionário brasileiro da "Inconfidência Mineira" - 1750.
Dia do nascimento de Francisco Silva
o "Tiririca") - cantor e humorista brasileiro - 1965.
Dia do nascimento de Frederico Carlos Luís Constantino de Hesse
Príncipe e Landegrave de Hesse-Kassel - 1868.
Dia do nascimento de Giovanni Guareschi
cartunista, escritor, humorista e jornalista italiano, cuja criação mais famosa, seria o "Padre Dom Camillo" - 1908.
Dia do nascimento de Haroldo de Andrade Silva
empresário e radialista brasileiro - 1934.
Dia do nascimento de John Woo
realizador chinês de cinema - 1946.
Dia do nascimento de José Martiniano de Alencar
jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro, que chegaria a deputado e ministro do Brasil, mas cuja pobreza da família Alencar teria mesmo impressionado o também escritor brasileiro, Machado de Assis, por ocasião do vellório do nosso escritor indigenista - 1829.
Dia do nascimento de Kathryn Elizabeth "Kate" Smith
cantora norte-americana, mais conhecida pela interpretação de "God Bless America" - Deus Abençoe a América), do compositor lírico russo-norte-americano, Irving Berlin's - 1907.
Dia do nascimento de Marc-Vivien Foé
jogador camaronês de futebol - 1975.
Dia do nascimento de Martha Jane Cannary
mais conhecida como Calamity Jane) - foragida norte-americana que viria a ser pretença amiga do pistoleiro estadunidense, Wild Bill Hickok, além de ser ativista em favor dos índios dos Estados Unidos - 1852.
Dia do nascimento de Otto Kretschmer
militar alemão que viria a comandar os submarinos alemães U-35, U-23 e U-99, - 1912.
Dia do nascimento de Oliver Bierhoff
jogador alemão de futebol - 1968.
Dia do nascimento de Otto Lara Resende
jornalista e escritor brasileiro - 1922.
Dia do nascimento de Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais
militar e professor português que viria a ser o 4º presidente da república de Portugal - 1872.
Dia do nascimento de Teilhard de Chardin
padre, arqueólogo e filósofo francês - 1881.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.