RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

40 Datas Comemorativas em 11 de dezembro

Uma quinta, 345º dia de 2014, 20 dias para 2015: daqui 52 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Indústria da Lã ou "Día de la Industria Lanera"
comemoração de argentinos não confirmada.
Dia da Infantaria da Aeronáutica
comemorado no Brasil, para marcar a data da promulgação do Decreto-Lei Nº 3.930 de 11 de dezembro de 1941, que então criou as seis primeiras companhias de Infantaria da Aeronáutica brasileira, sendo que as companhias recém-criadas tinham um grande efetivo militar e eram bem equipadas com instrumentos bélicos para missão de guerra, designadas para assegurar a guarda, vigilância e defesa imediata das bases aéreas, aeródromos, campos de pousos e estabelecimentos da Aeronáutica brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, a partir de bases aéreas em Belém-PA, FortalezaCE, NatalRN, Recife-PE, Salvador-BA e Galeão no Rio de Janeiro.
Dia da Moeda de 100 iene ou "yen"
comemorado no Japão.
Dia da Paz e dos Direitos Humanos
comemorado no Quiribati.
Dia da Proclamação da República
comemorado em Burkina Faso [antigo Alto Volta], para celebrar a data de 11 de dezembro de 1958, em que os burkina-fasos converteram-se numa república autônoma da Comunidade Francesa.
Dia da saúde ou "Tag des Gesundheitswesens"
comemorado por alemães.
Dia das Cataratas
comemoração da cidade paranaense de Foz do Iguaçu-PR, conforme Lei Nº 3.287 de 5 de dezembro de 2006, para ser celebrada em conjunto com a mobilização do trade turístico, da rede pública de ensino foz-iguaçuense e de toda a comunidade, num trabalho de conscientização sobre a importância das Cataratas, sua origem, lendas, suas quedas e denominações, além de apresentações artísticas na área de visitação e nos hotéis da cidade.
Dia das Crianças
comemorado na Grécia e em Serra Leoa.
Dia de Hermes
comemorado na Grécia antiga, em tributo do deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e das viagens na mitologia grega, entre outros atributos, tido como o deus mensageiro [arauto dos deuses], patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades, apenas para citar-se algumas de suas funções mais conhecidas.
Dia de Indiana ou "Indiana Day"
comemorado desde 1925 por estadunidenses, para celebrar a admissão do Estado norte-ameiricano de Indiana na União dos Estados Unidos da América, ocorrida em 11 de dezembro de 1816.
Dia de Pampanga
comemorado nas Filipinas, para marcar a data da fundação da Província filipina de Pampanga, ocorrida em 11 de dezembro de 1571.
Dia do Agrimensor
comemorado por brasileiros, para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, que então regulamentou o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor no Brasil.
Dia do Arquiteto
comemorado por brasileiros, para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, que então regulamentou o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor no Brasil.
Dia do Engenheiro
comemorado por brasileiros, para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, que então regulamentou o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor no Brasil.
Dia do Executivo ou "Día del Ejecutivo"
comemoração da Argentina não confirmada.
Dia do "Festival de Agonalia"
celebrado por antigos romanos com sacrifícios aos deuses, feitos nessa ocasião, em honra do Sol Indiges.
Dia do "Festival de Septimontium"
celebrado por antigos romanos com 7 sacrifícios de 7 animais, realizados em 7 lugares diferentes, próximo às "Sete Colinas", dentro das muralhas da Roma antiga.
Dia do fim das "Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade"
comemoração a partir de 7 de dezembro de cada ano no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 5.080 de 11 de março de 2013, pela qual também se instituiu o "Dia do Patrimônio Cultural" de distritais em 17 de agosto de cada ano, sendo que essa jornada comemorativa, que deverá ficar a cargo do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Distrito Federal, e que deverá ser planejada e executada anualmente em parceria com as universidades, escolas, instituições locais e federais de fomento à cultura e de proteção do patrimônio, movimentos culturais, sociedade civil organizada, setor privado e demais organismos e movimentos sociais de defesa do patrimônio, tem por fim: disseminar para todos os cidadãos o conhecimento sobre o patrimônio material eimaterial do Distrito Federal, estabelecendo sua relação com o patrimônio brasileiro e com o patrimônio mundial; promover atividades, cursos, seminários e debates em todas as escolas e universidades do Distrito Federal, sobre o patrimônio material e imaterial do DF e sobre a condição de Brasília como patrimônio mundial; promover o turismo cívico, mediante o estímulo à visitação a espaços e edificações que compõem o patrimônio histórico, artístico, cultural, natural, paisagístico e arqueológico do Distrito Federal; promover e estimular a apresentação e a divulgação dos saberes, celebrações, formas de expressão e lugares que constituem o patrimônio imaterial do Distrito Federal; valorizar e disseminar as experiências existentes na área educacional e nos diversos âmbitos profissionais relacionados ao patrimônio material e imaterial do Distrito Federal; estimular novas experiências e a capacitação de educadores e profissionais nas diversas áreas de saber relacionadas ao patrimônio material e imaterial do Distrito Federal; e promover a educação patrimonial, através de campanhas, mediante elaboração e divulgação de cartazes, cartilhas, textos e outros meios, com conteúdos esclarecedores sobre essas jornadas patrimoniais; criação de espaços institucionais no Distrito Federal para a discussão do tema escolhido e para a organização das "Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade"; oficinas, debates, audiências públicas, seminários e outras formas de encontros preparatórios, a serem realizados em espaços públicos sobre o tema escolhido para essas jornadas celebrativas; realização e distribuição de publicações anuais, em linguagem acessível, referentes ao tema escolhido para as "Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade"; e disponibilização, preferencialmente gratuita, de linhas de transporte público coletivo, com condições de acessibilidade a pessoas com deficiência, destinadas à visitação de espaços e edificações que compõem o patrimônio do Distrito Federal e destinadas a garantir o acesso dos cidadãos às celebrações e aos eventos promovidos nessas jornadas festivas.
Dia do Jogador de Futebol ou "Día del Futbolista"
comemorado por cubanos e equatorianos, para marcar a data da 1ª partida de futebol registrada na história de Cuba, que foi realizada em 11 de dezembro de 1911.
Dia do Locutor ou "Día del locutor"
comemoração da Espanha não confirmada.
Dia do Locutor ou "Día del locutor"
comemorado na Venezuela, para marcar a data do nascimento do locutor e político Venezuelano, Renaldo José Ottolina Pinto, que veio ao mundo em 11 de dezembro de 1928, e que é tido como um dos principais profissionais da voz do rádio e da televisão venezuelana.
Dia do Profissional de Informática ou "Día del Profesional Informático"
comemorado por argentinos, para marcar a data da obtenção da personalidade jurídica da FACOPCI [Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Informáticas ou "Federación Argentina de Consejos Profesionales de Ciencias Informáticas"], que teria ocorrido em 11 de dezembro de ****, com sede na cidade e capital argentina de Buenos Aires.
Dia do petroleiro ou "Día del Trabajador Petrolero"
comemoração do Equador não confirmada.
Dia do Reservista ou "Día del Reservista"
comemorado na Argentina, para marcar a data da promulgação da Lei Nº 4031 de 11 de dezembro de 1901 [tammbém conhecida como "Lei Riccheri"], que então instituiu o Serviço Militar Obrigatório para os argentinos, a partir da iniciativa do militar argentino, Pablo Riccheri.
Dia em Lembrança de Llywelyn II
comemorado no País de Gales, para marcar a data da morte do último príncipe gaulês de um Estado independente, Llywelyn ap Gruffydd ou Llywelyn Ein Llyw Olaf, que faleceu em 11 de dezembro de 1282, e que foi o último príncipe de um Estado independente no País de Gales, antes desse pedaço de terra ter sido conquistado pelo rei inglês,Edward I da Inglaterra.
Dia Estadual Contra a Escuta Clandestina e pelo Direito à Privacidade
comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 8.302 de 30 de maio de 2006.
Dia Estadual da Câmara Júnior
comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.630 de 25 de outubro de 2005 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, em apoio ao "Dia Nacional da Câmara Júnior" no Brasil e ao "Dia Mundial da Câmara Júnior" ou "World Junior Chamber International“ Day", para marcar a data da fundação da Câmara Júnior Internacional ou "Junior Chamber International", que foi constituída por representantes de 8 nações, então reunidos na cidade mexicana do México em 11 de dezembro de 1944, internacionalizando essa associação de pessoas jovens [na faixa etária de dezoito a quarenta anos de idade], que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.
Dia Estadual das APAES [Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais] e dos Profissionais e Voluntários da APAE
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010 e Lei Nº 5811 de 26 de agosto de 2010 [alterada pela Lei nº 6231 de 7 de maio de 2012], pela qual também se declarou de relevante interesse sócio-educacional do Estado carioca AS APAE e FEAPAES-RJ [Federação das APAES do Estado do Rio de Janeiro], para marcar a data da Fundação da APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] do Rio de Janeiro, ocorrida em 11 de dezembro de 1954.
Dia Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais ou APAEs e da Federação Catarinense das APAEs
comemoração do Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 16.065 de 31 de julho de 2013, em apoio ao "Dia Nacional das APAES" no Brasil, para marcar a data da Fundação da APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] do Rio de Janeiro, ocorrida em 11 de dezembro de 1954, cujda data comemorativa dos catarinenses tem por fim: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio à família da pessoa com deficiência; criar mecanismos que possam viabilizar o acesso da pessoa com deficiência a programas adequados para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, sua inclusão familiar, escolar, comunitária e no mercado de trabalho, podendo exercer todos os seus direitos e deveres como cidadão; articular, junto aos poderes públicos e entidades privadas, políticas públicas que assegurem o pleno exercício dos direitos da pessoa com deficiência; promover a divulgação de informações sobre assuntos referentes à pessoa com deficiência, incentivando a publicação de trabalhos e de obras especializadas, bem como estudos e pesquisas em relação à causa da pessoa com deficiência, propiciando o devido avanço científico sobre o tema; e desenvolver a política de autodefensores, garantindo a participação efetiva da sociedade em todos os eventos e níveis do Movimento Apaeano..
Dia Estadual do Arquiteto
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 8.947 de 29 de setembro de 1994, para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, que então regulamentou o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor no Brasil.
Dia Estadual do Fundo das Nações Unidas para a Infância ou UNICEF
comemoração dos Estados brasileiros do Ceará [Lei nº 14.971 de 1 de agosto de 2011] e Rio de janeiro [Lei Nº 6200 de 13 de abril de 2012 e Lei Nº 5645 de 6 de janeiro de 2010], para marcar a data da criação do Unicef [Fundo de Emergência da Organização das Nações Unidas para a Infância ou "United Nations International Children's Emergency Fund"], que foi fundado em 11 de dezembro de 1946.
Dia Estadual do Trabalhador do Transporte Rodoviário
comemorado no Estado brasileiro do Amapá, conforme Lei Nº 1164 DE 21 de dezembro de 2007, para ser festejado como um dia de luta dos trabalhadores rodoviáiros amapaenses.
Dia Estadual do Voluntário da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais ou APAE
comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 16.982 de 28 de abril de 2010, para marcar a data da Fundação da APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] do Rio de Janeiro, ocorrida em 11 de dezembro de 1954.
Dia Internacional das Montanhas ou "International Mountains Day"
comemoração instituída pela Assembléia da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução Nº 57/245 de 20 de dezembro de 2002, com especial apoio da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"], pois tem crescido a consciência de que as montanhas são ecossistemas frágeis e de importância global, como fontes da maior parte da água doce da Terra, como repositórios de rica diversidade biológica, como pontos de lazer e turismo para as populações, e como importantes áreas de diversidade cultural, conhecimento e património, abrangendo cerca de um quarto da superfície terrestre do mundo e proporcionando uma base de apoio direto para a vida de cerca de 12% da população mundial, além de bens e serviços essenciais para mais de metade da humanidade.
Dia Mundial da Câmara Júnior ou "World Junior Chamber International“ Day"
comemorado para marcar a data da fundação da Câmara Júnior Internacional ou "Junior Chamber International", que foi constituída por representantes de 8 nações, então reunidos na cidade mexicana do México em 11 de dezembro de 1944, internacionalizando essa associação de pessoas jovens [na faixa etária de dezoito a quarenta anos de idade], que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.
Dia Nacional da Câmara Júnior
comemoração de brasileiros, conforme Lei Nº 12.204 de 19 de janeiro de 2010, que está relacionada com o "Dia Mundial da Câmara Júnior" ou "World Junior Chamber International“ Day", para marcar a data da fundação da Câmara Júnior Internacional ou "Junior Chamber International", que foi constituída por representantes de 8 nações, então reunidos na cidade mexicana do México em 11 de dezembro de 1944, internacionalizando essa associação de pessoas jovens [na faixa etária de dezoito a quarenta anos de idade], que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Mental ou "Día Nacional de la Persona con Discapacidad Intelectual"
comemoração de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 221 de 7 de dezembro de 2000, entendendo-se como pessoa com Deficiência mental ou retardo mental, para efeitos do Decreto supra-citado, aquele indivíduo que apresente alguma restrição ou limitação no desempenho de funções definidas no âmbito físico ou sócio-cultural.
Dia Nacional das APAES
comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 10.242 de 19 de junho de 2001, para marcar a data da Fundação da APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] do Rio de Janeiro, ocorrida em 11 de dezembro de 1954.
Dia Nacional do controle de peso
comemoração do Brasil não confirmada.
Dia Nacional do Tango ou "Día Nacional del Tango"
comemorado na Argentina, para marcar a data do nascimento do cantor e compositor francês ou uruguaio [naturalizado argentino] de tangos, Carlos Gardel [Charles Romuald Gardes], que veio ao mundo em 11 de dezembro de 1890 ou 1887 [provavelmente na cidade francesa de Tulouse], muito embora também hajam documentos dele como nascido na cidade uruguaia de Tacuarembó possivelmente para fugir de uma convocação para lutar pelo exército francês por ocasião de uma sua viagem à Europa, e que é tido como o mais famoso dos cantores argentinos de tango, além de essa data também ser o dia do nascimento do compositor, Maestro de orquestras e músico argentino de destaque no tango, Julio de Caro, que veio ao mundo em 11 de dezembro de 1899, e que foi o responsável pela criação do conceito de “Orquesta Típica de tango.

19 Santos Cristãos em 11 de dezembro

Uma quinta, 345º dia de 2014, 20 dias para 2015: daqui 52 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Santa genciana de Amiens na França.
Dia de Santo Eutíquio da Espanha.
Dia de São Benjamin de Jerusalém em Israel.
Dia de São Blatmaco da Escócia no Reino Unido.
Dia de São Damaso ou Dâmaso I
Papa de Idanha-a-Nova da Lusitânia hispânica [atual Portugal], padroeiro dos arqueologistas.
Dia de São Daniel
o "Estilita" de Constantinopla na Turquia ou de Maratha na Alta Mesopotâmia perto de Samosata na atual Turquia.
Dia de São Fusciano, Fulcian, Fulcien ou Fuscien de Roma na Itália ou de Thérouanne na França.
Dia de São Pedro De Sena.
Dia de São Ponciano de Roma na Itália.
Dia de São Pretextato de Roma na Itália.
Dia de São Savino de Piacenza na Itália.
Dia de São Senchan de Emly.
Dia de São Trasão de Roma na Itália.
Dia de São Victorico, Victorice ou Victoric de Roma na Itália ou de Thérouanne na França.
Dia de São Vitorino de Tixtier.
Dia do Beato Artur Bell de Londres Na Inglaterra.
Dia do Beato Francisco Lippi de Siena da Toscana na Itália.
Dia do Beato Hugolino Magalotti de Camerino do Piceno na Itália.
Dia do Beato Jerônimo Ranuzzi de Santo Angelo in Vado do Piceno na Itália.

28 Datas de cidades em 11 de dezembro

Uma quinta, 345º dia de 2014, 20 dias para 2015: daqui 52 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Agua Clara
Estado do Mato Grosso do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Bataguassu
Estado do Mato Grosso do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Beruri
Estado do Amazonas.
Dia da Fundação do município brasileiro de Boa Vista do Ramos
Estado do Amazonas.
Dia da Fundação do município brasileiro de Campo Magro
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Carrapateira
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Cerro Corá
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de Corguinho
Estado do Mato Grosso do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Coronel Ezequiel
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de Duartina
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Farroupilha
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Grossos
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de Guaporé
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Itaú
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de Jaguaruna
Estado de Santa Catarina.
Dia da Fundação do município brasileiro de Jaraguari
Estado do Mato Grosso do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Jardim Olinda
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Juscimeira
Estado do Mato Grosso.
Dia da Fundação do município brasileiro de Manaquiri
Estado do Amazonas.
Dia da Fundação do município brasileiro de Nortelândia
Estado do Mato Grosso.
Dia da Fundação do município brasileiro de Paranapoema
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Pedro Régis
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Pirapemas
Estado do Maranhão.
Dia da Fundação do município brasileiro de Santa Cruz
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Miguel
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Miguel de Touros
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Vicente
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de Terra Boa
Estado do Paraná.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.