RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

51 Datas Comemorativas em 14 de fevereiro

Um sábado, 45º dia de 2015: daqui 144 dias, com exibição em tempo real.

Dia do Sábado Escoteiro ou "Scout Sabbath"
comemoração móvel de escotistas norte-americanos, para marcar a data da fundação da BSA [Garotos Escoteiros da América ou "Boy Scouts of America"] dos Estados Unidos da América, que foi constituída em 8 de fevereiro de 1910, sendo que no território dos norte-americanos, o Escotismo tem sido largamente usado por igrejas, sinagogas, e muitas outras organizações religiosas como parte de seus ministérios jovens, fazendo com que aproximadamente 50% de todas as unidades escotistas estadunidenses estejam vinculadas a grupos religiosos: 1º sábado depois de 8 de fevereiro.
Dia do Trabalhador de Obra Públicas ou "Día del Trabajador de Obras Públicas"
comemoração móvel da República de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 929 de 9 de janeiro de 1997, em tributo aos funcionários do Ministério salvadorenho de Obras Públicas ou "Ministerio de Obras Públicas": 2º sábado de fevereiro.
Dia Mundial da Arquitetura de Informação ou "World Information Architecture Day"
evento promovido pelo Instituto da Arquitetura de Informação ou "Information Architecture Institute" e realizado inicialmente em 14 grandes cidades do mundo: 2º sábado de fevereiro.
2º Dia da Festa das Flores e das Frutas ou "Fiesta de las flores y las frutas"
comemoração móvel da cidade equatoriana de Ambato ou San Juan Bautista de Ambato, no centro do Equador, e às margens do rio de Ambato, que foi convertida em festa nacional pelo Decreto Executivo Nº 586 de 18 de Abril de 1962, e que hoje em dia atrai milhares de turistas de várias partes do mundo, envolvendo mais de 20 dias de eventos compostos por bailes, desfiles e carros alegóricos, com seu apogeu nos dias de carnaval, a partir de uma celebração surgida em 17 de fevereiro de 1951, junto a uma feira agrícola e pecuária e de caráter insdustrial, pela persistência daquela gente, que não se deixou abater e reconstruiu a capital provincial em cerca de 2 anos, depois do terremoto de 5 de agosto de 1949, que teve seu epicentro na cidade de Pelileo no setor conhecido como Chacauco, e que foi responsável pelo aniquilamento da maior parte dessa localidade equatoriana e outras povoações da Província equatoriana de Tungurahua: "Sábado de Carnaval", cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 31 de janeiro e 6 de março no calendário gregoriano, muito embora todos os eventos oficiais da festa dos ambatenhos estejam totalmente alheios à festa pagã do Carnaval.
Dia do Sábado de Carnaval
comemoração móvel do Brasil e vários outros países, que costuma ser festejada por brasileiros com muitas brincadeiras, máscaras, marchinhas, sambas e outros ritmos musicais, em eventos de rua e bailes carnavalescos de clubes, sem falar dos tradcionais desfiles de blocos e escolas de samba com seus carros alegóricos e inúmeras fantasias temáticas, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 31 de janeiro e 6 de março no calendário gregoriano: 50 dias antes da Páscoa dos Cristãos.
2º Dia do festival pastoral de "Lupercália"
realizado em homenagem ao deus selvagem e sensual Pan [também conhecido como Lupercus] do antigo Império Romano, para liberar a saúde e a fertilidade, no 2º dos 3 dias do festival pastoral para evitar os maus espíritos e purificar a cidade, sendo que nas cerimônias desse deus, os sacerdotes costumavam vestir pele de cabra.
Dia da Amizade ou "Día de la Amistad"
comemorado por alguns também nessa data, principalmente no México e Equador.
Dia da Amizade Luso-afro-carioca
comemoração não confirmada.
Dia da Comunidade Libanesa
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.440 de 5 de março de 2009, para marcar a data da morte do Homem de negócios, magnata e político libanês, Rafik Hariri [Rafik Baha'eddin Al-Hariri], que foi primeiro-ministro do Líbano em 2 ocasiões, e que faleceu em 14 de fevereiro de 2005, por conta de um atentado com carro-bomba na cidade e capital libanesa de Beirute, cujo crime foi atribuído ao governo sírio, mais concretamente ao chefe dos Serviços Secretos sírios no Líbano durante o tempo de ocupação do país, Ghazi Kanaan, muito embora isso tenha sido desmentido pelo próprio acusado e seu governo.
Dia da Consciência dos Solteiros ou "Singles Awareness Day" [SAD]
comemoração bem-humorada listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que serve como uma alternativa para o "Dia dos Namorados" das pessoas que são sozinhas, ou seja, que não estão envolvidas num relacionamento romântico, pois existem solteirões que preferem o 15 [em alguns casos até mesmo o 13 de fevereiro], para ficar longe do mercantilismo associado ao "Dia dos Narmorados" do país dos ianques, quando muitas pessoas usam verde, por ser considerado uma cor "oposta" ao vermelho, sendo que outra opção popular é a ausência de cor ou preto, para simbolizar a ausência de celebração, e que tem sido festejada com eventos individuais, como viagens e voluntariado, ou ainda com atividades populares, como reuniões de familiares e amigos, além de dar um presente a si mesmo, lembrando os casais românticos que não se necessita estar em um relacionamento, para se ter a oportunidade de celebrar a vida.
Dia da Conscientização para com a Doença da Cardiopatia Congênita ou "Congenital Heart Defect Awareness Day"
comemoração da América do Norte, que também é conhecida como Dia Mundial da Conscientização para com a Doença da Cardiopatia Congênita ou "World Congenital Heart Defect Awareness Day", e que está relacionada com a "Semana da Conscientização para com a Doença da Cardiopatia Congênita" ou "Congenital Heart Defect Awareness Week", cuja semana conta com várias procalmações de Estados norte-americanos e de cidades do Canadá, para uma semana comemorativa surgida de um esforço conjunto de famílias, indivíduos, ONGs [organizações não-governamentais] e grupos de apoio, pois a cardiopatia congênita é considerada como a doença de nascença mais comum, e uma das principais causas de mortes relacionadas com más-formações congênitas em todo o mundo.
Dia da Fundação da Cidade de Guadalajara
comemorado no México, para marcar a data da fundação da atual capital do Estado mexicano de Jalisco, que se deu em 14 de fevereiro de 1542 no vale de Atemajac [num lugar chamado por nativos de "Tetlán"], a partir da iniciativa de 13 andaluzes, 16 castelhanos, 6 extremenhos, 9 montanheses, 8 portugueses e 11 bascos.
Dia da Penicilina
comemorado no Japão, em referência à banda japonesa de Rock alternativo, Penicilina, que foi formada por amigos na Universidade Tokai da cidade e capital japonesa de Tóquio em 14 de fevereiro de 1992, com Chisato nos vocais, Gisho no baixo, O-Jiro na bateria e ambos Yuuji e Shaisuke na guitarra.
Dia da Reinvidcação Marítima ou "Día de la Reivindicación Marítima"
comemorado por bolivianos, para marcar a data em que a Bolívia realizou um leilão de bens da empresa chilena, Companhia de Salitres e Transportes ferroviários de Antofagasta ou "Antofagasta Nitrate & Railway Company", o que provocou o desembarque de 200 soldados chilenos na atual comuna chilena de Antofagasta em 14 de fevereiro de 1879, sob o comando do militar chileno, coronel Emilio Sotomayor, na 1ª ação militar do Chile na "Guerra do Pacífico", por conta das disputas pelos minerais e depósitos de guano existentes no lugar, formados por grandes quantidades de fezes de aves e morcegos com suas altas concentrações de nitrogénio para fertilização de solo, cujo conflito terminaria por envolver bolivianos, chilenos e peruanos, a partir do qual, a Bolívia terminaria por perder seu único acesso ao mar.
Dia da Roda gigante ou "Ferris Wheel Day"
comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do engenheiro civil norte-americano, George Washington Gale Ferris Jr, que veio ao mundo em 14 de fevereiro de 1859, e que é tido como o responsável pela instalação daquela que é tida como a 1ª roda gigante do mundo, montada em 1893 na cidade norte-americana de chicago, durante a "World's Colombian Exhibition".
Dia das Relações Raciais ou "Race Relations Day"
comemorado por algumas igrejas dos Estados Unidos da América, em reconhecimento pela importância das relações inter-raciais entre os homens.
Dia de Conscientização para o Roubo de Animais de Estimação ou "Pet Theft Awareness Day"
comemoração promovida pela organização norte-americana de defesa de animais, LCA [Última Chance para os Animais ou "Last Chance for Animals", com a ajuda de pessoas e outras organizações de defesa animal em todo os Estados Unidos da América], tendo por fim chamar a atenção do público em geral, sobre os perigos do roubo de animais de estimação.
Dia de Frederick Douglass ou "Frederick Douglass Day"
comemoração de norte-americanos, para marcar a data da celebração do aniversário de nascimento do ex-escravo, reformador social, orador, escritor e estadista norte-americano, Frederick Douglass, [Frederick Augustus Washington Bailey], que veio ao mundo em algum dia de fevereiro de 1818, cuja data exata é desconhecida, e que depois de escapar da escravidão, converteu-se em líder do movimento abolicionista nos Estados Unidos da América, ganhando grande conceito entre os estadunidenses, para sua oratória deslumbrante e incisiva escrita antiescravagista, mantendo-se como um contra-exemplo vivo aos argumentos dos "slaveholders", pelos quais, os escravos não teriam a capacidade intelectual para atuar como cidadãos norte-americanos independentes.
Dia de Ler para Seu Filho ou "Read To Your Child Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que aparece também de alguma forma em outros dias do ano.
Dia de Ter um Coração ou "National Have-A-Heart Day"
comemoração do Canadá e Estados Unidos da América, para ser festejada no "Dia Internacional do Amor" [Dia dos Namorados] ou "Valentine's day", em prol de um futuro melhor para as crianças.
Dia do Amigo ou "Ystävänpäivä"
comemoração de finlandeses, que é celebrada com o envio de cartões e presentes de uns amigos para os outros.
Dia do Aniversário da Fundação da Liga das Mulheres Eleitoras ou "League of Women Voters Founding Anniversary"
comemoração de norte-americanas, para marcar a data da fundação da LWV [Liga das Mulheres Eleitoras ou "League of Women Voters"] dos Estados Unidos da AMérica, que se deu em 14 de fevereiro de 1920, durante a última reunião da Associação Nacional do Sufrágio para as Mulheres Norte-Americanas ou "National American Woman Suffrage Association".
Dia do Botonista
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.833 de 2 de julho de 2001, para marcar a data do nascimento do compositor, escritor e pintor brasileiro, Geraldo Cardoso Décourt, que veio ao mundo em 14 de fevereiro de 1911, e que é tido como o inventor do jogo de botões, além de ser um incansável batalhador em prol de colocar o jogo de botões ao lado dos entretenimentos mais populares do Brasil.
Dia do Estado ou "Statehood Day"
comemoração do Estado norte-americano do Arizona, que também é conhecida como "Dia da Admissão do Arizona" ou "Arizona Admission Day", para marcar a data de 14 de fevereiro de 1912, em que o Arizona foi admitido como o 48º integrante da União dos Estados Unidos da América.
Dia do Estado ou "Statehood Day"
comemoração do Estado norte-americano do Oregon, que também é conhecida como "Dia da Admissão do Oregon" ou "Oregon Admission Day", para marcar a data de 14 de fevereiro de 1859, em que o Oregon foi admitido como o 33º integrante da União dos Estados Unidos da América.
Dia do fim da Semana da Conscientização para com a Doença da Cardiopatia Congênita ou "Congenital Heart Defect Awareness Week"
comemoração a partir de 7 de fevereiro de cada ano na América do Norte, que conta com várias procalmações de Estados norte-americanos e de cidades do Canadá, para uma semana comemorativa surgida de um esforço conjunto de famílias, indivíduos, ONGs [organizações não-governamentais] e grupos de apoio, pois a cardiopatia congênita é considerada como a doença de nascença mais comum, e uma das principais causas de mortes relacionadas com más-formações congênitas em todo o mundo.
Dia do fim da Semana da Conscientização para a Rejeição ou "Rejection Awareness Week"
comemoração a partir de 7 de fevereiro de cada ano desde 2003, que está listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, e que também aparece como "Semana da Conscientização para o Risco" ou "Risk Awareness Week", sendo festejada na semana do "Dia Internacional do Amor" [Dia dos Namorados] ou "Valentine's day", a partir da iniciativa do escritor e jornalista estaunidense bastante lido entre adolescentes, Harlan Cohen, pois encontrar um novo amor tem lá os seus riscos, e um dos principais deles é a rejeição.
Dia do fim da Semana de Ter um Coração para um Cachorro Acorrentado ou "Have a Heart for Chained Dogs Week"
comemoração promovida a partir de 7 de fevereiro de cada ano pela ONGs norte-americana Cães Merecem o Melhor ou "Dogs Deserve Better", com o envio de milhares de cartões na semana do "Dia Internacional do Amor" [Dia dos Namorados] ou "Valentine's day" dos Estados Unidos da América, buscando a conscientização de proprietários de cães que mantém seus cachorros acorrentados na maior parte do tempo, a partir da iniciativa da ativista estadunidense contra os cães acorrentados, Tammy Sneath Grimes [Tamira Ci Thayne].
Dia do início da Semana da Educação do Pessoal para com os Cuidados com a Doença de Alzheimer e Demência ou "Alzheimer's Disease and Dementia Care Staff Education Week"
comemoração promovida até 21 de fevereiro de cada ano nos Estados Unidos da América pelo Conselho Nacional de Certificação para Praticantes sobre Demência ou "National Council of Certified Dementia Practitioners", mobilizando a mídia, revistas de saúde, associações de saúde e ambientes de cuidados de longo prazo, em prol da educação por instrutores treinados sobre demência, destacando os cuidados com a Doença de Alzheimer e Demência para todos os funcionários e todos os profissionais de saúde, com a certificação dos praticantes sobre demência, a fim de continuar a prestar cuidados para com os pacientes.
Dia do início da Semana de Amar uma Boa Pessoa ou "Love a Mensch Week"
comemoração até 20 de fevereiro de cada ano, que está listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia do início da Semana Nacional de Caixas para Ninhos ou "National Nest Box Week" [NNBW]
comemoração até 21 de fevereiro de cada ano no Reino Unido, numa oportunidade de se contribuir para a conservação das aves, sem falar do prazer de se observar com essa contribuição, as aves de criação atraídas para as caixa de ninho dos participantes desse movimento, pois os ninhos naturais para aves, como buracos de árvores ou edifícios antigos estão desaparecendo rapidamente, a partir de "arrumações" de jardins e de reparos de casas antigas.
Dia do Radiodifusor Comunitário
comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 14.011 de 14 de junho de 2012, quando o Poder Público sul-rio-grandense poderá promover atividades alusivas a essa data comemorativa em conjunto com entidades afins sediadas no Estado gaúcho, para marcar a data daquela que é tida como a 1ª concentração "Pró-mobilização" dos meios de comunicação comunitários no rio Grande do Sul e talvez até no Brasil, que se deu em 14 de fevereiro de 1993 na cidade brasileira de Taquari-RS, com a participação de um grupo regional de pessoas em favor da legalização das então denominadas "rádios livres" brasileiras, e a data da propositura de um dos primeiros Projetos de Lei na Câmara Federal brasileira em 14 de fevereiro de 1996, que deu origem a criação da Lei Nº 9.612 de 19 de fevereiro de 1998, instituindo o Serviço de Radiodifusão Comunitária no Brasil, além de dar outras providências.
Dia do Solitário peculiar ou "Quirkyalone Day"
comemoração de australianos, canadenses, norte-americanos e ingleses, que também é conhecida como "Dia Internacional do Solitário" ou "International Quirkyalone Day", para uma data comemorativa surgida do neologismo de pessoas que gostam de estar sozinhas, mas não se opõem a um possível relacionamento, e que geralmente preferem estar sós ao invés de em um namoro [pela inconveniência de um eventual casamento], cujo termo teria sido criado a partir de um conceito formulado pela editora norte-americana de revistas, Sasha Cagen, numa plataforma do metrô Brooklyn por ocasião da véspera do ano novo de 1999, e que foi desenvolvido num ensaio da 1ª edição de sua revista "To-Do List", para depois, graças à enorme repercussão junto ao grande público, ser transformado no livro "Quirkyalone: Um Manifesto para Românticos Inflexíveis" ou "Quirkyalone: A Manifesto for Uncompromising Romantics".
Dia do Salva-Vidas ou "Día Del Guardavidas"
comemorado nessa data por aqueles argentinos que consideram muito triste o motivo inspirador da celebração do 4 de fevereiro, visto que a data comemorativa do início de fevereiro foi instituída para marcar a data da morte do salva-vida argentino, Guillermo Volpe, que faleceu durante um resgate na "Playa Grande" ou Praia Grande de "Mar del Plata" em 4 de fevereiro de 1978, muito embora o 4 de fevereiro ainda seja bastante festejado entre os argentinos, principalmente na região mar-del-platense.
Dia do Telegrafista ou "Día del Telegrafista"
comemoração não confirmada da Venezuela.
Dia do Vigilante
comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, conforme Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância e representantes de Empresas de Segurança Privada norte-riograndenses.
Dia dos Amantes por Bibliotecas ou "Library Lovers Day"
comemoração da Austrália, que tem sido promovida desde 2006 pela ALIA [Associação Australiana de Bibliotecas e Informação ou "Australian Library and Information Association"], tendo inclusive se espalhado para outros países do mundo, e que em sua 1ª edição contou com brindes para os participantes, na forma de pulseiras verdes, azuis e laranja, com o fim de incentivar o amor para com as bibliotecas, e para lembrar os políticos e legisladores sobre o valor das bibliotecas para toda a comunidade.
Dia dos Mártires Comunistas
comemorado por membros e simpatizantes do Partido Comunista do Iraque, para marcar a data da morte do ativista iraquiano do comunismo e dirigente do PC [Partido Comunista] iraquiano, Salman - Fahad [Yusuf Salman Yusuf], que foi executado na forca em 14 de fevereiro de 1949 em al-Karkh, numa praça que mais tarde foi chamada de "Praça do Museu", permanecendo seu corpo pendurado ali por várias horas [como um aviso à população], para depois ser enterrado pela polícia numa vala comum do cemitério al-Mu'azzam.
Dia dos Viticultores e produtores de vinho
comemoração da Bulgária no Dia de São Trifon Zarezan, que é tido na conta de Santo Ortodoxo padroeiro do vinho, pois 14 de fevereiro do calendário gregoriano equivale a 1 de fevereiro no calendário juliano, marcando a linha divisória entre o inverno a morrer e a primavera a florar, para ser festejada com cerimônias de fertilidade nos vários rituais folclóricos em aldeias vinheiras de toda a Bulgária, com o fim de incentivar o crescimento das videiras, além de se pensar também que a infertilidade humana pode ser curada nesse dia, quando os homens partem para podar ou "zariazvam" as videiras e as mulheres assam pães festivos e preparam frango assado recheado com arroz, para que cada viticultor possa ir para a vinha com o pão e o frango, transportados num novo saco de tecido colorido, e com uma vazilha ou "buklitsa" cheia de vinho tinto, sendo que antes de a poda começar os homens se voltam para o sol e fazem o sinal da cruz 3 vezes, e depois que os 3 primeiros galhos são cortados, eles lavam esses primeiros galhos podados com vinho vermelho, água benta e cinzas de madeira, que tinham guardado desde a véspera de Natal, e no final do dia, todos se reúnem para comer, beber vinho , cantar e dançar, num festival para o qual os etnógrafos são unânimes em afirmar que tem suas celebrações enraizadas nas antigas festividades de Dionísio, em honra de Dionísio, o Deus do vinho na Roma Antiga, que era conhecido por ter pensado que as pessoas devessem cultivar vinhas e fazer vinho onde quer que fosse.
Dia em Memória de Rafik Hariri
comemorado no Líbano, para marcar a data da morte do Homem de negócios, magnata e político libanês, Rafik Hariri [Rafik Baha'eddin Al-Hariri], que foi primeiro-ministro do Líbano em 2 ocasiões, e que faleceu em 14 de fevereiro de 2005, por conta de um atentado com carro-bomba na cidade e capital libanesa de Beirute, cujo crime foi atribuído ao governo sírio, mais concretamente ao chefe dos Serviços Secretos sírios no Líbano durante o tempo de ocupação do país, Ghazi Kanaan, muito embora isso tenha sido desmentido pelo próprio acusado e seu governo.
Dia Europeu da Saúde Sexual, Dia Europeu da Disfunção Sexual ou Dia Europeu da DisfunçãoEréctil
comemoração relacionada com o "Dia Internacional do Amor" [Dia dos Namorados] ou "Valentine's day", celebrada com ações de sensibilização para as disfunções sexuais de homens e mulheres.
Dia Internacional de Atenção às Conquistas pela Pureza ou "Day of Purity Gains International Attention"
comemoração surgida para ser celebrada no "Dia dos Namorados" pois, segundo um estudo feito pela Pesquisa de família ou "Family Research" nos Estados Unidos da América, dois terços dos jovens que tiveram relações sexuais antes do casamento teriam lamentado o seu feito.
Dia Internacional do Amor ou "Valentine's day"
comemoração principalmente dos Estados Unidos da América e países da Europa, que também é conhecida como "Dia dos Namorados" Leia Mais .
Dia Mundial do Som curativo ou "World Sound Healing Day"
comemorado desde 2002, quando os organizadores solicitam que todas as pessoas da Terra pratiquem a emisssão de um som correspondente à vogal A por cerca de 5 minutos, preferencialmente ao meio-dia EST dos Estados Unidos da América, com o fim de projetar Paz, Luz e Amor a todo o nosso planeta no "Dia Internacional do Amor" [Dia dos Namorados] ou "Valentine's day".
Dia Nacional Cheio de Creme de Chocolate ou "National Cream-Filled Chocolates Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia Nacional da Camisinha [Preservativo]National ou "National Condom Day"
comemoração da Austrália e alguns outros países, que está relacionada com o "Dia Internacional do Amor" [Dia dos Namorados] ou "Valentine's day".
Dia Nacional da Água e da Energia Elétrica ou "Día Nacional del Agua y la Energía Eléctrica"
comemorado na Argentina, conforme Decreto Nacional Nº 3613 de 14 de fevereiro de 1949.
Dia Nacional do Chamado como Único ou "National Call In Single Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia Nacional do Doador ou "National Donor Day"
comemoração de norte-americanos, que foi iniciada em 1998 pela montadora estadunidense de automóveis, Saturn Corporation, juntamente com sua parceira União Internacional, Trabalhadores Unidos da América no Setor de Automóveis, Aeroespacial e de Implemento Agrícola ou "International Union, United Automobile, Aerospace and Agricultural Implement Workers of America", mais conhecido como UAW [União de Trabalhadores de automóveis ou "United Automobile Workers"], com o apoio do Departamento de Saúde e Serviços Humanos ou "Department of Health and Human Services" dos Estados Unidos da América e muitas organizações sem fins lucrativos de saúde, que se contencra em 5 pontos da vida: órgãos, tecidos, medula, plaquetas e sangue.
Dia Nacional do Doente Coronário
comemorado em Portugal e promovido pela FPC [Fundação Portuguesa de Cardiologia].
Dia-V ou V-Day
comemoração do "Movimento Global pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas em Todo o Mundo" ou "Global Movement to End Violence Against Women and Girls Worldwide", que também é pejorativamente conhecido como "Dia da Vagina" ou "Vagina Day", numa campanha de protesto global para acabar com a violência e promover a justiça e a igualdade de gênero para as mulheres, surgida em 1998 na cidade norte-americana de Nova Iorque, com base na reação das mulheres que assistiam a peça de teatro, "O Monólogo da Vagina" ou "The Vagina Monologues", que fora escrita e vinha sendo encenada desde 1994 na Broadway pela dramaturga, atriz, feminista, ativista, artista performática e artivist estadunidense, Eve Ensler, a partir de dezenas de entrevistas realizadas com mulheres, enquanto peça teatral dirigida à sexualidade da mulher e ao estigma social em torno de estupros e abusos, criando com a sua encenação uma nova conversa com e sobre mulheres, o que fez com que elas, as mulheres esperassem para compartilhar suas próprias histórias de sobrevivência após cada apresentação, levando-a a atriz a sentir que "O Monólogo da Vagina" poderia ser mais do que uma obra de arte em movimento sobre a violência, convertendo-se num mecanismo para mover as pessoas a agir para acabar com essa violência, o que tem acontecido de fato desde então, com a arrecadação de milhões de dólares destinados para campanhas em todo o mundo.

27 Santos Cristãos em 14 de fevereiro

Um sábado, 45º dia de 2015: daqui 144 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Ssanta Alexandra [Anacoreta] do Egito.
Dia de Santa Felícula de Roma na Itália.
Dia de Santo Abraão de Harran.
Dia de Santo Ágato de Alexandria no Egito.
Dia de Santo Amônio de Alexandria no Egito.
Dia de Santo Antonino de Sorrento da Campânia na Itália.
Dia de Santo Antônio de Alexandria no Egito.
Dia de Santo Auxêncio da Bitínia ou de monte Scopa.
Dia de Santo Eleucádio ou Leocádio de Ravena da Flamínia na Itália.
Dia de São Bassiano de Alexandria no Egito.
Dia de São Basso de Alexandria no Egito.
Dia de São Cirilo de Tessalônica de Roma na Itália
patrono da Europa.
Dia de São Cirion de Alexandria no Egito.
Dia de São Dionísio de Alexandria no Egito.
Dia de São Moisés de Alexandria no Egito.
Dia de São João Batista da Conceição Garcia de Córdoba na Espanha.
Dia de São Maron de Beit-Marun.
Dia de São Metódio de Tessalônica de Velherad na República Tcheca
patrono da Europa.
Dia de São Nostriano de Nápoles na Itália.
Dia de São Protólico de Alexandria no Egito.
Dia de São Teodósio de Vaison.
Dia de São Trifon Zarezan
Santo da Igreja Ortodoxa.
Dia de São Valentim de Roma na Itália
padroeiro dos namorados.
Dia de São Valentim de Terni.
Dia de São Vital de Roma ou de Spoleto da Umbria na Itália.
Dia de São Zeno de Roma na Itália.
Dia do Beato Vicente Vilar David de Manisesou ou de Valência na Espanha.

2 Datas de cidades em 14 de fevereiro

Um sábado, 45º dia de 2015: daqui 144 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Ipueira
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de Ituporanga
Estado de Santa Catarina.

57 Fatos Históricos em 14 de fevereiro

Um sábado, 45º dia de 2015: daqui 144 dias, com exibição em tempo real.

  • 1009: Dia daquela que é tida como a 1ª menção conhecida sobre a Lituânia, registrada nos anais do mosteiro de Quedlinburg.
  • 1130: Dia da eleição de Inocêncio II [Gregorio de Paparesch] para ser o 164º papa da Igreja Católica, cujo pontificado contou com uma forte oposição daquele que é tido como Antipapa Anacleto II [com todas as conseqüências desse tipo de ruptura] e um grande apoio de São Bernardo de Claraval, para um Papa que instituiu o celibato, combateu a usura, a simonia, os falsos pontífices, e também os falsos sacramentos e as falsas penitências.
  • 1630: Dia do início da fase de resistência às Invasões holandesas no Brasil.
  • 1663: Dia em que o Canadá tornou-se uma província da França.
  • 1782: Dia da criação da "Companhia dos Guardas-Marinha da Armada Portuguesa".
  • 1786: Dia da proibição de Portugal para a importação de meias de seda de cor.
  • 1793: Dia em que a França anexou Mónaco, durante a "Revolução Francesa,".
  • 1797: Dia da "Batalha do Cabo São Vicente" com a vitória da marinha de guerra inglesa sobre a marinha espanhola, durante as "Guerras Revolucionárias francesas".
  • 1821: Dia da fundação do Condado de Fayette ou "Fayette County" no Estado norte-americano de Illinois.
  • 1850: Dia da fundação do Condado de Clinch ou "Clinch County" no Estado norte-americano da Geórgia.
  • 1859: Dia em que o Território do Oregon tornou-se o 33º estado norte-americano.
  • 1871: Dia da fundação do Condado de Maricopa ou "Maricopa County" no Estado norte-americano do Arizona.
  • 1876: Dia em que o cientista , inventor , engenheiro e inovador escocês, Alexander Graham Bell, e o engenheiro elétrico norte-americano, Elisha Gray, entregaram pedidos de patentes para aparelhos de telefonia no escritório de patentes dos estados Unidos da América, havendo alguma polêmica sobre quem teria sido o 1º a dar entrada em tal pedido.
  • 1878: Dia em que a Bolívia realizou um leilão de bens da empresa chilena, Companhia de Salitres e Transportes ferroviários de Antofagasta ou "Antofagasta Nitrate & Railway Company", o que provocou o desembarque de 200 soldados chilenos na atual comuna chilena de Antofagasta em 14 de fevereiro de 1879, sob o comando do militar chileno, coronel Emilio Sotomayor, na 1ª ação militar do Chile na "Guerra do Pacífico", por conta das disputas pelos minerais e depósitos de guano do lugar, que terminaria por envolver bolivianos, chilenos e peruanos, a partir da qual, a Bolívia perderia seu único acesso ao mar.
  • 1893: Dia da anexação do Havaí aos Estados Unidos da América.
  • 1912: Dia em que o Território do Arizona tornou-se o 48º estado norte-americano.
  • 1915: Dia em que os socialistas internacionalistas (minoritários) fizeram uma conferência na cidade e capital inglesa de Londres, para denunciar a "Guerra de Rapina" entre os imperialismos de ingleses e alemães.
  • 1920: Dia em que a líder sufragista estadunidense, Carrie Chapman Catt, fundou a LWV [Liga das Mulheres Eleitoras ou "League of Women Voters"] na cidade estadunidense de Chicago no Illinois, durante a última reunião da Associação nacional pelo Voto das mulheres norte-Americanas ou "National American Woman Suffrage Association" antes da grande conquista, ocorrida cerca de 6 meses antes a aprovação da 19ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos da América, que então garantiu o direito de voto a partir de 1920 para as mulheres norte-americanas.
  • 1927: Dia em que o tenente brasileiro desgarrado da "Coluna Prestes", Siqueira Campos, tomou a localidade brasileira de Paracatu-MG.
  • 1927: Dia em que um terremoto na Iugoslávia deixou 700 mortos.
  • 1929: Dia do "Massacre do dia de São Valentim", em que foram assassinados na cidade norte-americana de Chicago no Illinois, 7 gangsters rivais do bandido estadunidense, Al Capone.
  • 1931: Dia da imposição do "condicionamento industrial", que requeria autorização ministerial para a abertura de novas fábricas e montagem ou substituição de máquinas industriais em Portugal.
  • 1939: Dia do lançamento ao mar do couraçado alemão, "Bismarck".
  • 1940: Dia em que a Grã-Bretanha anunciou que armaria seus navios mercantes no Mar do Norte durante a 2ª Guerra Mundial.
  • 1944: Dia da "Revolta antijaponesa" na localidade indonésia de Java.
  • 1944: Dia do fim do "Cerco de Leningrado" na então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], após 900 dias de privações impostas pelos alemães contra essa importante cidade russa, durante a 2ª Guerra Mundial.
  • 1945: Dia de uma passeata de 40 mil manifestantes contra a ditadura na Venezuela.
  • 1945: Dia do encontro do presidente norte-americano, Franklin D. Roosevelt, com o então rei da Arábia Saudita, Ibn Saud, iniciando aí as relações diplomáticas e comerciais entre estadunidenses e árabes.
  • 1946: Dia em que foi anunciado para o mundo o ENIAC [Integrador Numérico Eletrônico e de Computação ou "Electronic Numerical Integrator and Computer"], como o 1º computador inteiramente eletrônico de que se tem conhecimento na história mundial, pesando então 30 toneladas e medindo 5,50 metros de altura e 25 metros de comprimento, cuja estrutura ocupava 180 metros quadrados de área construída (aproximadamente a área de um ginásio desportivo), com 70 mil resistores e entre 17.468 e 18.000 válvulas a vácuo, que consumiam aproximadamente 200 mil watts de potência (tanta energia que as luzes da localidade norte-americana da Filadélfia piscaram em seu 1º acionamento), a partir de uma ousada concepção dos cientistas e professores estadunidenses da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos da América, John Mauchly, e John Presper Eckert, com o fim de calcular trajetórias balísticas para o exército dos Estados Unidos da América durante a 2ª Guerra Mundial, cujo processo de cáuculo fora realizado até então por equipes de matemáticos, com suas calculadoras mecânicas.
  • 1950: Dia da assinatura do tratado de amizade entre China e ex-URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas] na cidade russa de moscou, então válido por 30 anos.
  • 1953: Dia da inauguração do "Museu Sudanês" (hoje Museu Nacional do Mali) na localidade malês de Bamako, por iniciativa do Instituto Francês da África Negra.
  • 1956: Dia em que o então líder disidente comunista soviético, Nikita Khrushchev, denunciou o regime do também líder comunista, Josef Stalin, durante o 20º Congresso do PCUS [Partido Comunista da União Soviética].
  • 1961: Dia da criação da JUBAM [Juventude Batista Mineira], para ser uma instituição auxiliar da Convenção Batista Mineira.
  • 1961: Dia da descoberta do elemento químico Laurêncio, por uma equipe de cientistas liderada pelo cientista estadunidense, Albert Ghiorso, no Laboratório de Radiação Berkeley no estado norte-americano da Califórnia-EUA.
  • 1966: Dia da introdução do dólar australiano na Austrália, à razão de dois dólares por uma libra [dez shillings por dólar].
  • 1968: Dia em que o coronel brasileiro, Meira Matos, propôs o fim do refeitório estudantil "Calabouço" da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, alegando então que esse local era "um foco de agitação".
  • 1972: Dia do abrandamento das restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos da América contra a China.
  • 1977: Dia em que o pugilista brasileiro, Éder Jofre, despediu-se do boxe.
  • 1979: Dia em que guerrilheiros iranianos atacaram a embaixada dos Estados Unidos da América na cidade e capital iraniana de Teerã.
  • 1979: Dia em que 4 homens armados seqüestraram o embaixador dos Estados Unidos da América no Afeganistão, que seria morto mais tarde em tiroteio com a polícia).
  • 1980: Dia em que o Conselho brasileiro de Censura liberou o filme Soviético "O Encouraçado Potenkim" do diretor russo de cinema, Sergei Eisenstein, que estava proibido pelo Regime Militar desde 1967 no Brasil.
  • 1980: Dia de inundações que causaram a morte de mais de 200 pessoas no Irã.
  • 1983: Dia em que o político israelita, Ariel Sharon, assumiu o cargo de ministro da Defesa em Israel.
  • 1984: Dia em que 2 mil flagelados saquearam um armazém na localidade brasileira de senador Pompeu-CE, enfrentando mais tarde a polícia na cidade brasileira de Icó-CE.
  • 1986: Dia do término da campanha eleitoral para a 2ª volta das eleições presidenciais portuguesas, entre os candidatos Mário Soares e Freitas do Amaral.
  • 1988: Dia da 8ª reeleição do militar paraguaio, General Alfredo Stroessner, para presidente do Paraguai, com 89% dos votos, sob contestações da oposição.
  • 1988: Dia do assassinato no Chipre de 3 integrantes da OLP [Organização para a Libertação da Palestina], que eram ligados ao líder palestino, Yasser Arafat.
  • 1989: Dia em que o líder religioso iraniano, aiatolá Khomeini, proferiu a "fatwa", ordenando então a execução do escritor britânico, Salman Rushdie, pelo conteúdo do livro "Versos Satânicos", tido por radicais muçulmanos como desabonador ao Islã.
  • 1990: Dia da aprovação do polêmico Projeto de Ortografia Unificada para a Língua Portuguesa.
  • 1990: Dia da queda de um avião indiano, que então causou a morte de 91 pessoas.
  • 1996: Dia em que integrantes da Organização separatista basca, ETA [Euskadi Ta Askatasuna ou "Pátria Basca e Liberdade"], assassinaram o então presidente do Tribunal Constitucional Espanhol, Francisco Tomás e Vallente, na cidade e capital espanhola de Madrid.
  • 1997: Dia em que índios Kricatí puseram fogo em torres de transmissão de energia na localidade brasileira de Montes Altos-MA, exigindo então a demarcação de suas terras.
  • 1998: Dia em que o então líder ditador cubano, Fidel Castro, ordenou a libertação de 318 presos políticos e de delito comum em Cuba.
  • 2002: Dia em que pesquisadores norte-americanos conseguiram clonar um gato, para a 6ª espécie animal clonada de que se tem notícias na história mundial.
  • 2003: Dia em que a ovelha "Dolly" foi sacrificada na Escócia (aos seis anos de vida), como o 1º mamífero clonado com sucesso a partir de uma célula adulta de que se tem notícia na história mundial, por ela sofrer de doença pulmonar degenerativa e incurável.
  • 2005: Dia da vitória do político brasileiro, Severino Cavalcanti, contra o também político brasileiro e candidato oficial do governo, Luiz Eduardo Greenhalg, no pleito para a presidência da Câmara dos Deputados do Brasil.
  • 2006: Dia da abertura da 9ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas, realizada então na cidade brasileira de Porto Alegre-RS.

16 Mortes Marcantes em 14 de fevereiro

Um sábado, 45º dia de 2015: daqui 144 dias, com exibição em tempo real.

1779: Dia da morte de James Cook ("Pai da Ociania")
navegador inglês (pioneiro da exploração do Oceano Pacífico) que foi o responsável pela descoberta da Austrália e morreu em confronto com nativos do Havaí nos Estados Unidos da América.
1808: Dia da morte de John Dickinson
advogado e político norte-americano que foi presidente de Delaware, e presidente da Pennsylvania.
1831: Dia da morte de Vicente Guerrero [Vicente Ramón Guerrero Saldaña]
militar e político mexicano, fuzilado em Cuilapam de Guerrero.
1872: Dia da morte de Mariano Procópio Ferreira Lage
engenheiro e político brasileiro.
1891: Dia da morte de William Tecumseh Sherman
soldado, homem de negócios e escritor estadunidense.
1923: Dia da morte de Manuel Querino
historiador afro-brasileiro.
1943: Dia da morte de David Hilbert
matemático alemão.
1959: Dia da morte de Baby Dodds
músico estadunidense de jazz.
1969: Dia da morte de Vito Genovese
mafioso americano de origem italiana.
1975: Dia da morte de P. G. Wodehouse
escritor cômico da Inglaterra.
1987: Dia da morte de Dmitriy Borisovich Kabalevskiy
compositor de música erudita da União Soviética.
1996: Dia da morte de Taiguara
Cantor e compositor brasileiro nascido no Uruguai.
1997: Dia da morte de Constantino Amstalden
bispo brasileiro da Igreja Católica.
2004: Dia da morte de Marco Pantani
ciclista italiano.
2004: Dia da morte de Simplício
humorista brasileiro.
2005: Dia da morte de Rafik Hariri [Rafik Baha'eddin Al-Hariri]
Homem de negócios, magnata e político libanês, que foi primeiro-ministro do Líbano em 2 ocasiões, e que faleceu por conta de um atentado com carro-bomba na cidade e capital libanesa de Beirute, cujo crime foi atribuído ao governo sírio, mais concretamente ao chefe dos Serviços Secretos sírios no Líbano durante o tempo de ocupação do país, Ghazi Kanaan, muito embora isso tenha sido desmentido pelo próprio acusado e seu governo.

24 Nascimentos Marcantes em 14 de fevereiro

Um sábado, 45º dia de 2015: daqui 144 dias, com exibição em tempo real.

1404: Dia do nascimento de Leon Battista Alberti
filósofo, arquiteto, criptógrafo, músico, poeta, lingüista, pintor e escultor italiano.
1766: Dia do nascimento de Malthus
filósofo inglês.
1778: Dia do nascimento de Fernando Sor
compositor e violonista espanhol.
1818: Dia do nascimento de Frederick Douglass
abolicionista, estadista e escritor estadunidense, que viria a ser um dos mais iminentes afro-americanos do seu tempo.
1819: Dia do nascimento de Christopher Latham Sholes
inventor norte-americano tido como o "Pai da Máquina de Escrever," que viria a ser o desenvolvedor do layout do "teclado QWERTY", donde sairia a 1ª oportunidade de trabalho valorizado para as mulheres.
1853: Dia do nascimento de José Francisco Correia (Conde de Agrolongo)
empresário luso-brasileiro.
1859: Dia do nascimento de George Washington Gale Ferris Jr
engenheiro civil norte-americano, que viria a ser o responsável pela 1ª roda gigante, montada durante a "World's Colombian Exhibition" em 1893, na cidade norte-americana de chicago.
1863: Dia do nascimento de Richard Fenton Outcault
pioneiro norte-americano das Histórias em quadrinhos, responsável pela 1ª publicação da tira "Yellow Kid" no New York Journal.
1869: Dia do nascimento de Charles Thomson Rees Wilson
físico escocês.
1882: Dia do nascimento de George Jean Nathan
crítico e editor estadunidense de teatro.
1898: Dia do nascimento de Fritz Zwicky
Astrônomo e físico suíço.
1911: Dia do nascimento de Geraldo Cardoso Décourt
compositor, escritor e pintor brasileiro, que é tido como o inventor do jogo de botões, além de ser um incansável batalhador em prol de colocar esse esporte ao lado dos entretenimentos mais populares do Brasil.
1913: Dia do nascimento de James Riddle Jimmy Hoffa
sindicalista norte-americano que viria a liderar os caminhoneiros estadunidenses e teria envolvimento com a máfia, terminamdo por desaparecer misteriosamente, depois de ser visto pela última vez em Bloomfield, Míchigan, nos Estados Unidos, permanecendo incógnita e mitológica a data exata de sua provável morte, o que tem aguçado o imaginário popular.
1917: Dia do nascimento de Herbert A. Hauptman
matemático estadunidense.
1918: Dia do nascimento de Jacob do Bandolim
bandolinista e compositor brasileiro.
1922: Dia do nascimento de Nicolay Gennadiyevich Basov
físico russo que foi um dos inventores do laser, laureado em 1964 com o Nobel de Física, por trabalhos fundamentais no campo da eletrônica quântica, conduzindo à construção de osciladores e amplificadores baseados no princípio dos maser e laser.
1923: Dia do nascimento de Carmélia Alves
cantora brasileira.
1929: Dia do nascimento de Vic Morrow
ator estadunidense que viria a morrer com mais duas crianças num acidente com um helicóptero, durante as filmagens de "Twilight Zone: The Movie" 1983), que no Brasil seria lançado como "No Limite da Realidade", sem as imagens do acidente é claro, que causariam inveja a qualquer filme de terror.
1930: Dia do nascimento de Carlos Zara
ator brasileiro.
1936: Dia do nascimento de David (Paul) Yonggi Cho
religioso coreano.
1943: Dia do nascimento de Maceo Parker
cantor estadunidense de soul e jazz e tocador de saxofone.
1944: Dia do nascimento de Alan Parker
ator e diretor inglês de cinema.
1969: Dia do nascimento de Adriana Behar
jogadora brasileira de voleibol, medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney e Atenas.
1973: Dia do nascimento de Max Horkheimer, filósofo e sociólogo alemão que, como grande parte dos intelectuais da Escola de Frankfurt, era judeu.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.