Normalmente, as "datas comemorativas" são instituídas pela tradição popular, pelo nascimento ou morte de alguma pessoa marcante para a celebração a ser festejada, por ser o dia de um santo padroeiro da causa a ser homenageada, a partir da iniciativa popular, pelo ato de uma ONG [Organização Não-Governamental], OSCIP [Organização da Sociedade Civil de Interesse Público], e/ou coisa do gênero, ou ainda por lei [municipal, estadual ou federal], sendo que esta última, muitas vezes, somente surge para oficializar aquilo que já é tradição para um determinado grupo de pessoas e, no Brasil, de acordo com a Lei Nº 12.345 de 9 de dezembro de 2010, o estabelecimento de uma "data comemorativa" deverá ter alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e/ou étnicos que compõem a sociedade para a qual uma comemoração venha a ser instituída, importância essa que deverá ser comprovada por meio de consultas e audiências públicas [devidamente documentadas], realizadas junto a organizações e associações legalmente reconhecidas, e que estejam de alguma forma vinculadas aos segmentos interessados).

RSS/XML

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

Olá! Sou cego total, dedico ± 4 hhoras/dia na maior coleção do RankBrasil em Datas Comemorativas e seus porquês, e conto com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer valor, na Caixa Econômica Federal ou qualquer lotérica, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas. Ou doe via Paypal no formulário dessa página.

Valor da doação (obrigatório):

Tornar recorrente?

Termos de aceitação (obrigatório):


53 Datas Comemorativas em 15 de junho

Um domingo, 166º dia de 2014 (199 dias para 2015): daqui 51 dias

Dia do Galo na Brasa ou "Día del Pollo a la Brasa"
comemoração móvel de peruanos, instituída pelo Ministério peruano da Agricultura, com o apoio da APA [Associação Peruana de Avicultura ou "Asociación Peruana de Avicultura"]: 3º domingo de junho.
Dia do Médico
comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 281 de 3 de junho de 1994: 3º domingo de junho.
Dia dos Agricultores e Trabalhadores em Cooperativas Sociais de Agricultura e Silvicultura ou "Tag der Genossenschaftsbauern und Arbeiter der sozialistischen Land- und Forstwirtschaft"
comemoração móvel de alemães orientais: 3º domingo de junho.
Dia dos Homens Cuidadores ou "Husband Caregiver Day"
comemoração móvel de norte-americanos, celebrada no "Dia dos Pais", em tributo daqueles que cuidam de suas mulheres ou filhos: 3º domingo de junho.
Dia dos Pais
comemoração móvel da África do Sul, argentina, Bahamas, Bangladesh, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chipre, Equador, Eslováquia, Estados Unidos da América, Filipinas, frança, Guiana, Hong Kong, Índia, Irlanda, Jamaica, Japão, Malásia, Malta, Maurício, México, aíses Baixos, Paquistão, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Reino Unido, Singapura, Sri Lanka, Suíça, Trinidade e Tobago, Turquia, Venezuela, Zimbábue, que foi inicialmente idealizada pela cidadã norte-americana, Sonora Smart Dodd, numa homenagem a seu pai, William Jackson Smart, um fazendeiro e veterano da Guerra Civil estadunidense, por ele haver se responsabilizado pela educação de seus 6 filhos, após a morte da sua esposa, Victoria Ellen Cheek Smart, durante o parto: 3º domingo de junho.
Dia Nacional do Migrante
comemoração móvel da Igreja Católica brasileira: 3º domingo de junho.
Dias Nacionais de Luta contra as Doenças Negligenciadas ou "Journées nationales de lutte contre les maladies orphelines"
comemoração móvel de franceses: 2º final de semana de junho.
Dia da Festa da Santíssima Trindade"
comemoração móvel de Cristãos [principalmente da Igreja Católica], em louvor à Santíssima Trindade, formada pelo Pai, pelo Filho e pelo Divino Espírito Santo, cuja celebração pode ocorrer entre os dias 17 de maio e 20 de junho no calendário gregoriano: 1º domingo após o "Dia de Pentecostes".
1º dia do mês de Harh
comemorado por adeptos do Sikhismo, religião surgida dos ensinamentos do Guru Nanak.
9º e último dia do "Festival de Vesta"
celebrado até 15 de junho na Vestalia em honra de Vesta [deusa da terra e do lar e senhora do fogo sagrado}, que vivia junto às lareiras dos átrios no Antigo Império Romano.
Dia da Adesão ou "Statehood Day"
comemorado no Estado norte-americano de Arkansas, para marcar a data em que esse pedaço de Terra estadunidense entrou para a União dos Estados Unidos da América, em 15 de junho de 1836.
Dia da Árvore ou "Día del Árbol"
comemorado na Costa Rica, com o apoio da campanha "A Qui Semearás uma Árvore" ou "A que sembrás un árbol".
Dia da Bandeira
comemorado por Armenos, para marcar a data da aprovação da Lei sobre a bandeira da Armênia na Assembléia Nacional Armena, que se deu em 15 de junho de 2006.
Dia da Bandeira
comemorado por dinamarqueses, para marcar a data da Vitória de valdemar II da Dinamarca, que foi conquistada numa batalha na Estônia em 15 de junho de 1219, quando, segundo a lenda, a bandeira Nacional ou "Dannebrog" dos dinamarqueses teria caído do céu.
Dia da Dengue
comemorado na Indonésia e instituído pela ASEAN [Associação das Nações do Sudeste Asiático ou "Association of Southeast Asian Nations"].
Dia da Música Andina ou "Día de la Canción Andina"
comemorado no Peru, conforme Decreto Supremo Nº 013 de 2006, marcando o início das festividades em honra à Terra e ao Sol, que são realizadas por povos andinos com muitas oferendas e outros ritos, em preparação da comemoração da "Festa do Sol" ou "Inti Raymi".
Dia da Província de Neuquén, ou "Día de la Provincia del Neuquén"
comemorado na Província argentina de Neuquén.
Dia da Província de Tochigi e Chiba
comemorado no Japão.
Dia da Salvação Nacional ou "Az?rbaycan xalqinin Milli Qurtulus günü"
comemorado no Azerbajão, para marcar a data de 15 de junho de 1993, em que o parlamento azerbajano convidou o político e atual ex-presidente azerbajano, Heydar Alirza oglu Aliyev, para comandar a vida dos azerbajanos.
Dia da Separação ou "Separation Day"
comemoração do estado norte-americano de Delaware, relacionada com a data de 15 de junho de 1776 e com a "Guerra da independência dos Estados Unidos da América", quando os delawareanos declararam a sua "separação" da Inglaterra e da Pensilvânia.
Dia da União
comemorado por dinamarqueses, para marcar a data em que, após um referendo, a Jutlândia do Sul ou "Sønderjylland" se juntou com a Dinamarca em 15 de junho de 1920.
Dia de Aine de Knockaine
comemorado na Mitologia celta, em honra de uma deusa-fada do amor e da fertilidade, que era tida como uma pequena mulher de olhos claros e cabelos longos dourados como o sol, e que também costumava ajudar os viajantes perdidos na floresta, quando essas pessoas desorientadas batessem 3 vezes numa árvore de flores brancas para evocar essa deusa.
Dia de Combate ao Crack
comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 15.489 de 28 de novembro de 2011.
Parinirvana de Bhuddha [ editar ].
Dia de Valdemar ou "Valdemarsdag Genforeningsdag og"
comemorado por dinamarqueses, para marcar a data da Vitória de valdemar II da Dinamarca, que foi conquistada numa batalha na Estônia em 15 de junho de 1219, quando, segundo a lenda, a bandeira Nacional ou "Dannebrog" dos dinamarqueses teria caído do céu.
Dia do Aniversário do Estado
comemorado no Estado brasileiro do Acre, conforme Lei Nº 14 de 2 de setembro de 1964, para marcar a data da lei Nº 4.070 de 15 de junho de 1962, que então Elevou o Território do Acre à categoria de Estado e deu outras providências.
Dia do Anjo Hariel.
Dia do Atleta Profissional de Futebol
comemorado nos Estados brasileiros do Amapá [Lei Nº 936 de 9 de novembro de 2005] e Rio de Janeiro [Lei Nº 3.992 de 18 de outubro de 2002 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010], quando o Poder Executivo do Estado amapaense e do Estado dos cariocas fica autorizado a realizar eventos celebrativos dessa data comemorativa, para a qual eu ainda não obtive maiores explicações, que a instituição de um dia especial para saudação àqueles que durante o ano alegram seus torcedores apaixonados por vê-los em ação com a camisa de seu clube, ou até mesmo com a camisa da seleção Brasileira, mesmo depois da leitura da íntegra com justificativa do Projeto de Lei Nº 2444 de 21 de agosto de 2001 da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Dia do Bioquímico ou "día del Bioquímico"
comemorado por argentinos, para marcar a data do nascimento do professor universitário argentino, Juan Antonio Sánchez, que veio ao mundo em 15 de junho de 1871 e que é tido como o idealizador do curso de bioquímica na Argentina.
Dia do Evangelho
comemorado em Mangaia, [tradicionalmente conhecida como AUAU Enua, o que significa terraço] na mais meridional das Ilhas Cook.
Dia do Exportador ou "Día del Exportador”"
comemorado na República Dominicana, conforme Decreto Nº 55 de 11 de fevereiro de 1991, para marcar a data do Decreto Nº 2.374 de 15 de junho de 1972, que então criou a Associação Dominicana de Exportadores ou "Asociación Dominicana de Exportadores".
Dia do Festival de Vita diena
comemorado na mitologia da antiga Letônia como o "Dia Santo da Dança" ou "Vitus", para celebrar o fim do plantio, quando a chuva ou as primeiras aparições de abelhas e moscas era tida como previsão de uma abundante colheita.
Dia do Homem ou "Man Day"
comemoração de norte-americanos.
Dia do Início da Semana da Imigração Japonesa
comemorada no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.181 de 1 de novembro de 2007, em apoio ao "Dia Estadual da Imigração Japonesa" dos catarinenses e ao "Dia Nacional da Imigração Japonesa" no Brasil, para marcar a data da chegada ao Brasil do navio japonês, Kasato-Maru, trazendo os primeiros 761 imigrantes nipônicos, que então vieram do outro lado do mundo tentar a sorte nas Terras Brasilis.
Dia do Início da Semana do Messiânico
comemorada até 21 de junho de cada ano no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 3.237 de 21 de julho de 1999 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.
Dia do Livro ou "Día del Libro"
comemorado na Argentina desde 1908 como "Festa do Livro" ou "Fiesta del Libro", a partir de uma premiação literária realizada pelo Conselho Nacional de Mulheres ou "Consejo Nacional de Mujeres", que foi convertida em comemoração oficial pelo Decreto Nº 1038 de 1924 do Governo Nacional argentino, e transformada em "Dia do Livro" ou "Día del Libro" por uma resolução Ministerial de 11 de junho de 1941.
Dia do Paleontólogo
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 2.818 de 30 de abril de 1981.
Dia do Poder de um Sorriso ou "Power of a Smile Day"
comemoração de norte-americanos.
Dia do Tabaco ou "Día del Tabaco"
comemorado por dominicanos, conforme Decreto Nº 2499 de 8 de setembro de 1982, para marcar a data da criação do Instituto do Tabaco ou "Instituto del Tabaco" da República Dominicana, ocorrida em 15 de junho de 1962.
Dia dos Grupos de Socorro Voluntário e do Socorrista
comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, quando o Poder Executivo Municipal deverá articular-se com entidades representativas do setor por seus órgãos competentes, visando apoiar e promover atividades comemorativas da data, que deverão ser extensivas ao público em geral, sendo que considera-se Socorrista o indivíduo leigo, habilitado para prestar atendimento pré-hospitalar e credenciado para integrar a guarnição de ambulâncias do serviço de atendimento pré-hospitalar, de acordo com as normas da Portaria Nº 824/GM de 24 de junho de 1999 do Ministério brasileiro da Saúde.
Dia Estadual de Combate aos Maus-tratos contra Pessoa Idosa
comemoração do Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 9.415 de 12 de julho de 2011, que está relacionada com o "Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso" ou "World Elder Abuse Awareness Day".
Dia Estadual de Combate aos Maus-tratos contra Idosos
comemoração do Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.404 de 2 de março de 2010, que está relacionada com o "Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso" ou "World Elder Abuse Awareness Day".
Dia Estadual de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
comemoração do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.958 de 13 de agosto de 2007, que está relacionada com o "Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso" ou "World Elder Abuse Awareness Day".
Dia Estadual de Conscientização da Violência contra o Idoso
comemoração dos Estados brasileiros do Rio de janeiro [Lei Nº 5.881 de 14 de janeiro de 2011 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010] e Rio Grande do Sul [Lei Nº 14.000 de 4 de junho de 2012], que está relacionada com o "Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso" ou "World Elder Abuse Awareness Day".
Dia Estadual do Torcedor do Central Sport Club
comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 13.554 de 17 de setembro de 2008, para marcar a data da fundação do time brasileiro de futebol, Central Sport Club, que foi criado na cidade brasileira de Caruaru-PE em 15 de junho de 1919.
Dia Global do Vento ou "Global Wind Day"
comemoração organizada pela EWEA [Associação Européia de Energia Eólica ou "European Wind Energy Partners"] e pelo GWEC [Conselho Mundial de Energia Eólica ou "Global Wind Energy Council"], a partir de demonstrações para cidadãos de todo o mundo sobre as vantagens da energia eólica [que é a energia produzida pelo vento], com o fim de divulgar junto ao público em geral a idéia de que "Com o vento, é possível a realização de uma autêntica revolução energética no mundo em que vivemos.
Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso ou "World Elder Abuse Awareness Day"
comemoração instituída em 2006 pela INPEA [Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos ou "International Network for Prevention of Elder Abuse"], que conta com o apoio da OMS [Organização Mundial de Saúde] ou WHO [World Health Organization] das Nações Unidas.
Dia Nacional da Eletricidade ou "National Electricity Day"
comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data em que o cientista norte-americano, Benjamin Franklin, provou que um relâmpago é eletricidade, a partir da famosa experiência: papagaio + chave + relâmpago de 10 ou 15 de junho de 1752, quando um papagaio de seda foi colocado para voar ligado a uma chave num dia de tempestade, o que produziu faíscas e propiciou a invenção do Pára-raios.
Dia Nacional da Fotografia ou "National Photography Day"
comemoração de norte-americanos não confirmada.
Dia Nacional de Oração pela Vida da Juventude
comemoração celebrada por católicos brasileiros, para marcar a data do falecimento do assessor nacional do Setor Juventude da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], Padre Gisley Azevedo Gomes, que estava Comprometido com a vida da juventude e organizava a "Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude" juntamente com as Pastorais brasileiras da Juventude, com o lema "Juventude em marcha contra a violência" no Brasil, sendo morto em 15 de junho de 2009 [enquanto vítima da violência que tentava combater, ao sofrer um "seqüestro relâmpago" na cidade brasileira de Brasília-DF].
Dia Nacional de Voar Pipas ou "National Fly a Kite Day"
comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data em que o cientista norte-americano, Benjamin Franklin, provou que um relâmpago é eletricidade, a partir da famosa experiência: papagaio + chave + relâmpago de 10 ou 15 de junho de 1752, quando um papagaio de seda foi colocado para voar ligado a uma chave num dia de tempestade, o que produziu faíscas e propiciou a invenção do Pára-raios.
Dia Nacional do Pente Fino ou "National Bug Busting Day"
comemoração da Inglaterra, que tem sido promovida em 3 dias do ano: 31 de janeiro, 15 de junho e 31 de outubro, pela Comunidade em Prol da Higiene ou "Community Hygiene Concern", numa parceria com o Ministério britânico da Saúde, a partir de um kit de pente fino ou "Bug Buster Kit", que é vendido sem fins lucrativos para escolas e famílias, e que é cmposto pelos pentes finos, expressamente desenhados e cientificamente testados para a detecção de piolho, além de instruções fáceis de seguir para o uso desses pentes finos nos cabelos das crianças, juntamente com shampoos e condicionadores normais.
Dia Parinirvana
comemoração do Butão, que está relacionada com o Nirvana de Gautama Buda.

32 Santos Cristãos em 15 de junho

Um domingo, 166º dia de 2014 (199 dias para 2015): daqui 51 dias

Dia da Beata Yolanda da Hungria ou de Gniezno na Polônia.
Dia de Santa Adelaide de La Cambre.
Dia de Santa Bárbara Cui Lianzhi de Qianshengzhuang de Hebei na China.
Dia de Santa Benilde de Córdoba de Andaluzia na Espanha.
Dia de Santa Edburga de Winchester na Inglaterra.
Dia de Santa Eutrópia de Palmira na Síria.
Dia de Santa Evelyn Underhill de Wolverhampton ou de Londres na Inglaterra
venerada pela Igreja da Inglaterra e pela Igreja Episcopal dos Estados Unidos.
Dia de Santa Germana Cousin de Pibrac da região de Toulouse na França.
Dia de Santa Leônidas de Palmira na Síria.
Dia de Santa Lívia de Palmira na Síria.
Dia de Santa Maria Micaela do Santíssimo Sacramento de Madri ou de Valência na Espanha
fundadora da Congragação das Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade.
Dia de Santo Abraão de Saint-Cyrgues de Arvernia da Aquitânia na França.
Dia de Santo Adelino de Lobbes de Hainaut na França.
Dia de Santo Agostinho de Hipona
comemorado nessa data pela Igreja Ortodoxa Oriental.
Dia de Santo Amós
profeta bíblico do Antigo Testamento.
Dia de Santo Esíquio de Dorostorum em Mesia
atual Romênia.
Dia de Santo Isfrido de Ratzeburg de Holstein na Alemanha.
Dia de Santo Orsísio de Tabenne.
Dia de São Bardo de Mainz.
Dia de São Bernardo de Menthone de Mont-Joux de Valais dos Alpes na França.
Dia de São Constantino de Beauvais na França.
Dia de São Domiciano de Lobbes de Hainaut na França.
Dia de São Dula de Zefiro.
Dia de São Landelino de Lobbes de Saint-Crespin de Hainaut na França.
Dia de São Lotário de Séez de Nêustria na França.
Dia de São Melano de Viviers.
Dia de São Tatiano da Cilícia.
Dia de São Vito da Sicília ou de Lucania na Itália.
Dia de São Vouga de Lesneven.
Dia do Beato Luís Maria Palazzolo de Bérgamo na Itália
fundador da Congregação das Irmãs Pobres e dos Irmãos da Sagrada Família.
Dia do Beato Tomás Reding de Londres na Inglaterra.
Dia do Beato Tomás Scryven de Londres na Inglaterra.

10 Datas de cidades em 15 de junho

Um domingo, 166º dia de 2014 (199 dias para 2015): daqui 51 dias

Dia da Emancipação Política do município brasileiro de Novo Gama
Estado de Goiás.
Dia da fundação do município brasileiro de Arez
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da fundação do município brasileiro de Itajaí
Estado de Santa Catarina.
Dia da fundação do município brasileiro de Monteirópolis
Estado de Alagoas.
Dia da fundação do município brasileiro de Piquete
Estado de São Paulo.
Dia da fundação do município brasileiro de Santa Bárbara D'Oeste
Estado de São Paulo.
Dia da fundação do município brasileiro de Tefé
Estado do Amazonas.
Dia da fundação do município brasileiro de Três Lagoas
Estado do Mato Grosso do Sul.
Dia da fundação do município brasileiro de Valparaíso de Goiás
Estado de Goiás.
Dia da fundação do município brasileiro de Witmarsum
Estado de Santa Catarina.

63 Fatos Históricos em 15 de junho

Um domingo, 166º dia de 2014 (199 dias para 2015): daqui 51 dias

  • 763A.C.: Dia em que os Assírios registraram um eclipse solar- que, atualmente é considerado por Alguns historiadores, como sendo o 1º registro de tal fenômeno na história da humanidade.
  • 311: Dia em que o imperador romano, Valério Liciniano Licínio, proclamou o seu próprio "Édito de Tolerância", acabando com a perseguição contra os cristãos na sua parte do Império Romano.
  • 1215: Dia em que o rei inglês, João I de Inglaterra, foi obrigado pelos seus nobres a assinar uma "Carta Magna", que então limitava os seus poderes reais no Reino Unido.
  • 1389: Dia da "Batalha do Kosovo", em que os turcos derrotaram os sérvios e os bósnios.
  • 1502: Dia em que o explorador e conquistador espanhol, Cristóvão Colombo, "descobriu" a ilha de Martinica, durante sua 4ª e última viagem às Américas.
  • 1667: Dia da administração da 1ª transfusão de sangue (documentada) da história, pelo médico francês, Jean Baptiste Denys, que transfundiu doze onças de sangue de ovelha para um rapaz de quinze anos que, inicialmente não apresentou complicações, mas veio a morrer mais tarde, acarretando numa acusação de homicídio contra o pioneiro médico francês.
  • 1730: Dia de um ataque surpresa por tocaia dos índios Paiaguá (exímios canoeiros e lutadores [hoje extintos]), contra a grande monção do ouvidor luso-brasileiro, Antonio Alves Lanhas Peixoto, com suas 90 canoas de guerra, em cuja luta morreram quase todos os 400 invasores (inclusive, Lanhas Peixoto), restando apenas 17 integrantes da monção, no Pantanal mato-grossense [hoje Matro Grosso do Sul].
  • 1742: Dia de uma erupção do vulcão Cotopaxi, no Equador, que devastou a atual província de León [então uma das mais ricas províncias equatorianas].
  • 1752: Dia em que o cientista norte-americano, Benjamin Franklin, provou que um relâmpago é eletricidade, na famosa experiência (papagaio + chave + relâmpago) em que o pesquisador estadunidense fez voar um papagaio de seda em dia de tempestade que, ligado a uma chave, originou faíscas e propiciou a invenção do Pára-raios.
  • 1775: Dia em que o militar norte-americano, George Washington, foi nomeado comandante chefe das tropas militares da União estadunidense que lutavam contra a Inglaterra.
  • 1813: Dia em que o estadista e líder Sul-Americano da independência, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios, promulgou em Trujillo na Venezuela, o "Decreto de Guerra e Morte" contra os espanhóis e seus colaboradores.
  • 1814: Dia em que o Exército do líder Sul-Americano da independência, Simon Bolívar, foi derrotado pelas tropas espanholas, na "Vatalha da Puerta", travada na Venezuela.
  • 1822: Dia do rompimento do general português, Inácio Luís Madeira de Melo (então governador das armas da Bahia e contrário à independência do Brasil), com o imperador brasileiro, Dom Pedro I.
  • 1836: Dia de uma derrota dos revolucionários farroupilhas em Porto Alegre-RS, o que provocou a deserção do rebelde rio-grandense, Bento Manuel.
  • 1836: Dia em que Arkansas passou a ser o 25º estado dos Estados Unidos da América.
  • 1838: Dia em que o militar uruguaio, Fructuoso Rivera, tomou o poder no Uruguai, após depor o presidente uruguaio, Manuel Oribe, na "Batalha do Palmar".
  • 1844: Dia em que o inventor norte-americano, Charles Goodyear, registrou a patente da vulcanização da borracha (processo que endurecia a borracha a partir da mistura de enxofre com borracha, submetida depois a altas temperaturas), tornando-se o dono de uma das maiores fabricantes de pneus do mundo.
  • 1846: Dia em que o "Tratado de Oregon" estabeleceu o "49º paralelo" (entre as Montanhas Rochosas e o Estreito de Juan de Fuca), como a fronteira entre os estados Unidos da América e o Canadá, repartindo, na prática, o território do Oregon entre os norte-americanos e o Reino Unido.
  • 1898: Dia em que o então presidente brasileiro, Manuel Ferraz de Campos Sales, conseguiu por em prática o 1º Funding Loan (renegociação da dívida externa brasileira para dar folga e garantir [através de novo empréstimo] o pagamento dos juros e do montante de emprestimos anteriores), em Londres na Inglaterra que, no fim de contas, fez falir muitos bancos brasileiros e fortaleceu a posição dos bancos estrangeiros no Brasil.
  • 1901: Dia do lançamento do jornal "Correio da Manhã" na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.
  • 1904: Dia da morte de 1021 pessoas no incêndio do barco à vapor, "General Slocum", durante uma excursão pelo East River, na baía de Nova Iorque.
  • 1905: Dia do casamento da Princesa Margaret de Connaught com Gustav VI Adolf da Suécia.
  • 1907: Dia da inauguração da "2ª Conferência de Paz" com a participação de representantes de 44 Estados, em Haia na Holanda.
  • 1907: Dia em que o diplomata brasileiro e delegado do Brasil, Rui Barbosa, defendeu a igualdade das nações com participação de destaque na "Conferência de Paz de Haia", na Holanda.
  • 1909: Dia da Posse oficial do vice-presidente brasileiro, Nilo Peçanha, como presidente do Brasil, após a vacância do cargo com a morte do presidente eleito, Afonso Pena.
  • 1913: Dia em que tropas estadunidenses comandadas pelo General norte-americano, John Pershing, massacraram pelo menos 2000 nativos das Filipinas: homens, mulheres e crianças na "Batalha de Bud Bagsak", para tomar a fortaleza filipina que fora encarniçadamente defendida à unhas e dentes durante 4 dias pelos filipinos, que então estavam munidos apenas com suas armas nativas.
  • 1917: Dia de uma passeata de tecelãs do Cotonifício Rodolfo Crespi, cuja dura repressão provocaria adesões à greve geral de São Paulo.
  • 1919: Dia em que o capitão inglês, John Alcock, juntamente com o tenente inglês, Arthur Brown, (ambos da Real Força Aéria) completaram a 1ª viagem transatlântica sem escalas, desde St. John's (Terra Nova, canadá) no noroeste do Oceano Atlântico, e Clifden (Connemara) na Irlanda.
  • 1920: Dia do estabelecimento de novas fronteiras entre Alemanha e Dinamarca.
  • 1922: Dia da chegada dos aviadores portugueses, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, concluindo a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, após terem saído de Lisboa (portugal) em 30 de março de 1922, à bordo de um hidroavião.
  • 1924: Dia da publicação dos "20 poemas de amor e uma canção desesperada", pelo poeta chileno, Pablo Neruda.
  • 1932: Dia da abertura da "Conferência de Lausanne" na Suíça, que conseguiria resolver a questão das reparações alemãs pela guerra de 1914-1918, com o perdão às obrigações restantes aos alemães, tendo a Alemanha desembolçado apenas 22 bilhões dos 132 bilhões de marcos-ouro inicialmente fixados como reparação de guerra.
  • 1932: Dia da descoberta de uma pirâmide de 4.400 anos, no Vale do Reis no Egito.
  • 1932: Dia da eclosão da "Guerra do Chaco" entre Bolívia e Paraguai, quando o major boliviano, Oscar Moscoso, ocupou o forte paraguaio, Carlos Antonio López, numa disputa que surgiu a partir da descoberta de petróleo no sopé dos Andes e que terminaria com os paraguaios conquistando dois terços do território em jogo, mas extremamente endividados pelos gastos de guerra.
  • 1940: Dia em que os alemães puseram fim à "Linha Maginot" (fortificações e de defesa construída pela França ao longo de suas fronteiras com a Alemanha e a Itália, após a 1ª Guerra Mundial [mais precisamente entre 1930 e 1936]), ocupando a cidade francesa de Verdun, durante a 2ª Guerra Mundial.
  • 1944: Dia do desembarque de tropas norte-americanas nas Ilhas Marianas- nas Filipinas.
  • 1950: Dia do lançamento da candidatura do político brasileiro, Getúlio Vargas, à presidência do Brasil, pelo político paulista, Adhemar de Barros, num grande comício em São Paulo-SP,.
  • 1953: Dia em que o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, promoveu uma reforma ministerial, colocando João Belchior Marques Goulart como ministro do Trabalho, Tancredo Neves como ministro da Justiça e Osvaldo Aranha como ministro da Fazenda.
  • 1954: Dia da formação da UEFA (União das Associações Européias de Futebol), em Basileia na Suíça.
  • 1962: Dia em que o território do Acre foi elevado a Estado brasileiro.
  • 1965: Dia de duros embates em Santo Domingo na República Dominicana, entre os rebeldes e as tropas do general dominicano, antonio Imbert Barrera.
  • 1969: Dia da estréia do programa de variedades, "Hee Haw", na rede de TV CBS dos Estados Unidos.
  • 1969: Dia em que entrou no ar a TV Cultura em São Paulo-SP, controlada pela Fundação Padre Anchieta do Governo do Estado brasileiro de São Paulo.
  • 1973: Dia de graves enfrentamentos entre partidários do presidente, médico, estadista e político esquerdista chileno, Salvador Allende Gossens, e seus adversários no Chile.
  • 1975: Dia em que as tropas militares dos Estados Unidos da América foram expulsas da Tailândia.
  • 1978: Dia do casamento do Rei Hussein da Jordânia (Hussein ibn Talal), com Lisa Halaby, de 26 anos de idade.
  • 1978: Dia em que o general brasileiro, Otávio Medeiros, foi nomeado para chefe do SNI [Serviço Nacional de Informações].
  • 1979: Dia em que os estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas firmaram em Viena na Áustria, o "Tratado SALT II", que limitava a fabricação de armas estratégicas entre os dois países.
  • 1984: Dia em que a Colômbia sofreu grandes inundações, que deixaram um grande número de colombianos mortos, feridos e desaparecidos.
  • 1985: Dia da criação do "austral" (nova moeda argentina) em mais uma tentativa para a estabilização da economia na Argentina.
  • 1986: Dia de um protesto de rua de 5 mil camponeses de Trairi-CE, contra o assassinato de 3 de seus companheiros.
  • 1987: Dia do lançamento dos arquivos do tipo GIF [Graphics Interchange Format], que foram criados com suporte de até 256 cores por quadro pela equipe de Alexander Trevor, Steve Wilhite e outros numa empresa chamada CompuServe, e que ficaram famosos na internet, porque permitem que as imagens sejam animadas, o que abriu a possibilidade para a criação de algumas das animações engraçadas que circulam na web, contando atualmente com plataformas como o Tumblr, que simplificam o compartilhamento das imagens em .gif.
  • 1990: Dia em que a presidenta nicaragüense, Violeta Chamorro, anunciou a reestruturação da instituição castrense, que incluía a redução de mais de 50% do Exército Popular Sandinista, integrado por 90 mil efetivos na Nicarágua.
  • 1990: Dia em que o então presidente do Brasil, Fernando Collor de Melo, demitiu 53 mil servidores federais em uma semana e colocou outros 52 mil em disponibilidade com redução salarial.
  • 1991: Dia em que 6 mil lavradores do Estado brasileiro do Pernambuco invadiram a hidrelétrica de Itaparica, reclamando por seus direitos, após a inundação de suas terras para a construção da hidrelétrica.
  • 1991: Dia em que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) revelou que 16% das mulheres brasileiras estariam esterilizadas.
  • 1992: Dia da eleição do escritor e poeta sérvio, Dobrica Cosic, como o 1º presidente da nova República Federal da Iugoslávia [Sérvia e Montenegro].
  • 1994: Dia do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Estado de Israel e o Estado do Vaticano.
  • 1994: Dia do lançamento do longa metragem norte-americano de animação, "O Rei Leão" ou "The Lion King" nos Estados Unidos da América, que foi produzido pelo Walt Disney Feature Animation a partir da peça teatral "Hamlet" do dramaturgo inglês, Shakespeare, alcançando a 14ª maior bilheteria da história, e a maior de um filme de animação tradicional.
  • 1998: Dia da criação da rio-carnaval [1ª lista de discussão sobre samba e carnaval da Internet brasileira].
  • 1999: Dia de um terremoto de 6,7 graus na escala Richter, que sacudiu a zona sul e central do México e deixou uma centena de mortos, mais de 200 feridos e ao menos 16 mil desabrigados.
  • 2002: Dia em que o Congresso dos Estados Unidos da América emitiu a resolução Nº 269, pela qual reconhecia que o telefone não fora inventado pelo cientista , inventor , engenheiro e inovador escocês, Alexander Graham Bell, mas sim, pelo inventor italiano, Antonio Meucci.
  • 2006: Dia em que o planeta Vênus fez uma quadratura (ângulo reto) com o planeta Netuno.

26 Mortes Marcantes em 15 de junho

Um domingo, 166º dia de 2014 (199 dias para 2015): daqui 51 dias

1107: Dia da morte de Dagoberto de Pisa
patriarca de Jerusalém.
1601: Dia da morte de Germana Cousin
mártir e santa francesa da Igreja Católica.
1750: Dia da morte de Marguerite De Launay
escritora francesa.
1772: Dia da morte de Louis-Claude Daquin
compositor francês que também foi organista e tocador de cravo no estilo flamengo.
1836: Dia da morte de Guido Marlière
militar e sertanista francês radicado no Brasil.
1844: Dia da morte de Thomas Campbell
poeta inglês.
1849: Dia da morte de James Knox Polk
advogado e político norte-americano que foi o 11º Presidente dos Estados Unidos da América.
1888: Dia da morte de Frederico III
imperador da Alemanha e rei da prússia.
1889: Dia da morte de Mihai Eminescu
poeta Romêno.
1917: Dia da morte de Friedrich Robert Helmert
geodesista alemão que foi presidente do escritório central do Instituto Internacional de Medições da Terra, em Potsdam.
1941: Dia da Morte de Evelyn Underhill
escritora e pacifista inglesa, mística e de tendência católica, que ficou conhecida por seus trabalhos e práticas espirituais em várias religiões, em especial, a Mística Cristã, sendo a escritora mais lida em seu gênero no mundo de fala inglesa, a 1ª mulher a falar para o clero na Igreja da Inglaterra, a 1ª mulher a estabelecer vínculos entre Igrejas e uma das primeiras mulheres a palestrar em faculdades e universidades.
1957: Dia da morte de Tute (Artur de Souza Nascimento)
músico brasileiro.
1968: Dia da morte de Wes Montgomery
guitarrista norte-americano de jazz.
1970: Dia da morte de José Sobral de Almada Negreiros
pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista português nascido em São Tomé e Príncipe, que participou do movimento modernista de Portugal.
1971: Dia da morte de Wendell Meredith Stanley
químico norte-americano:.
1972: Dia da morte de Luís Alonso Pérez
treinador brasileiro de futebol.
1974: Dia da morte de Oscar Americano
engenheiro e mecenas brasileiro que foi dono da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras) e criador da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.
1984: Dia da morte de Robert Meredith Willson
compositor dramaturgo e maestro norte-americano, conhecido por escrever o enredo, música e letras para o musical "Broadway musical The Music Man", que ganhou em 1958, o Tony Award de Melhor Musical.
1985: Dia da morte de Andy Stanfield
atleta norte-americano.
1989: Dia da morte de Victor Edwin French
ator e diretor norte-americano de cinema.
1993: Dia da morte de Amâncio Dias
sindicalista brasileiro e presidente do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Belém Maria-PE, morto na porta de sua casa com 2 tiros no rosto.
1993: Dia da morte de James Hunt
piloto inglês de automóveis que correu na Fórmula 1.
1996: Dia da morte de Ella Fitzgerald
cantora norte-americana de jazz.
1997: Dia da morte de Kim Casali
cartuonista britânico.
2002: Dia da morte de Sérgio Bernardes
arquiteto brasileiro que se destacou em projetos de casas residenciais para muitas celebridades, entre elas, a casa do cirurgião plástico brasileiro, Ivo Pitanguy.
2003: Dia da morte de Hume Cronyn
ator canadense.

45 Nascimentos Marcantes em 15 de junho

Um domingo, 166º dia de 2014 (199 dias para 2015): daqui 51 dias

1330: Dia do nascimento de Eduardo Príncipe Negro
Principe de Gales.
1542: Dia do nascimento de Jellaladin Mahommed Akbar
imperador mongol.
1594: Dia do nascimento de Nicolas Poussin
pintor francês que, por seu espírito e sensibilidade, viria a ser romano de adoção, trabalhando quase que exclusivamente em Roma, tido como um dos maiores representantes do classicismo do século XVII.
1767: Dia do nascimento de Rachel Donelson Jackson
Primeira Dama dos Estados Unidos da América, enquanto esposa do 7º presidente norte-americano, Andrew Jackson.
1833: Dia do nascimento de Theodor Hermann Meynert
professor e psiquiatra austríaco que viria a ter como aluno o também psiquiatra austríaco, Sigmund Freud, de quem se afastaria mais tarde, por não aceitar suas práticas nos estudos da histeria (como a técnica da hipnose), além de também ridicularizar a ideia de Freud acerca da histeria em homens.
1843: Dia do nascimento de Edward Grieg (Edvard Hagerup Grieg)
compositor norueguês que viria a ser o mais célebre compositor da Noruega e um dos mais célebres do período romântico e do mundo, cujas suas peças mais conhecidas seriam a "suíte sinfónica Holberg", o "concerto para piano" e a suíte "Peer Gynt".
1857: Dia do nascimento de Moisés de Santiago Bertoni [Mosè Giacomo Bertoni]
anarquista, naturalista, escritor e botánico suizo radicado no Paraguai, que também é conhecido como o "Sábio".
1867: Dia do nascimento de Konstantin Balmont
poeta russo.
1871: Dia do nascimento de Juan Antonio Sánchez
professor Universitário argentino, considerado o idealizador do curso de bioquímica na Argentina.
1881: Dia do nascimento de Paul Cornu
engenheiro francês, que viria a realizar o 1º voo livre num aparelho utilizando um rotor (considerado o 1º voo de helicóptero) e morreria sob os escombros de sua casa, bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial.
1882: Dia do nascimento de Ion Victor Antonescu
político e ditador romeno do tempo da "Guarda de Ferro", que viria a ser aliado dos alemães nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, detido e fuzilado por comunistas como criminoso de guerra na prisão romena de Jilava próximo de Bucarest.
1917: Dia do nascimento de Lash La Rue
ator norte-americano.
1921: Dia do nascimento de Errol Garner
músico norte-americano de jazz.
1927: Dia do nascimento de Hugo Pratt
autor italiano de Banda desenhada [histórias em quadrinhos].
1933: Dia do nascimento de Sergio Endrigo
cantor italiano.
1934: Dia do nascimento de Rubén Aguirre
ator mexicano, conhecido por interpretar o "Professor Girafales" no seriado "El Chavo del Ocho".
1939: Dia do nascimento de Brian Jacques
escritor inglês.
1941: Dia do nascimento de Harry Nilsson
cantor e compositor norte-americano.
1943: Dia do nascimento de Johnny Hallyday
cantor francês.
1943: Dia do nascimento de Poul Nyrup Rasmussen
economista e político dinamarquês que viria a ser Primeiro-Ministro da Dinamarca.
1946: Dia do nascimento de Demis Roussos
cantor grego.
1946: Dia do nascimento de Jack Horner
paleontólogo norte-americano que viria a descobrir e batizar o Maiassauro (trazendo a 1ª evidência de que os dinossauros preocupavam-se com seus filhotes), o que o converteria num dos paleontologistas mais conhecidos dos Estados Unidos, trabalhando também como conselheiro técnico para todos os filmes da série "Jurassic Park" e como inspiração parcial para o personagem principal, "Dr. Alan Grant", interpretado pelo ator Sam Neill.
1954: Dia do nascimento de Daniyal Akhmetov
economista, engenheiro e político cazaque que viria a ser primeiro-ministro do Cazaquistão.
1954: Dia do nascimento de James Belushi
ator norte-americano.
1954: Dia do nascimento de Paul Rusesabagina
cidadão ruandês que viria a ser um gerente de hotel internacionalmente reconhecido pela sua atuação humanitária durante o Genocídio de Ruanda em 1994 que, com a saída dos hóspedes do hotel Les Mille Collines (Kigali), de propridade do grupo belga, Sabena, sob sua gerência, abriria a casa aos refugiados, salvando assim mais de 800 pessoas durante os combates.
1958: Dia do nascimento de Riccardo Palletti
piloto italiano de corridas com atuação na Fórmula 1 - que viria a morrer tragicamente em acidente na profissão que ele tanto amava - 2 dias antes de completar 24 anos de idade.
1959: Dia do nascimento de Jaime Roriz
escritor português.
1963: Dia do nascimento de Helen Hunt
atriz norte-americana.
1964: Dia do nascimento de Courteney Cox Arquette
atriz norte-americana.
1964: Dia do nascimento de Michael Laudrup
jogador e, posteriormente, treinador dinamarquês de futebol.
1965: Dia do nascimento de Karim Masimov
economista e político cazaque que viria a ser primeiro-ministro do Cazaquistão.
1969: Dia do nascimento de Cédric Pioline
tenista francês.
1969: Dia do nascimento de Ice Cube
ator e cantor norte-americano.
1969: Dia do nascimento de Oliver Kahn
goleiro alemão de futebol com atuação na Seleção Alemã.
1970: Dia do nascimento de Leah Remini
atriz norte-americana.
1972: Dia do nascimento de Marcus Hahnemann
goleiro norte-americano de futebol.
1973: Dia do nascimento de Neil Patrick Harris
ator norte-americano.
1973: Dia do nascimento de Tore André Flo
jogador norueguês de futebol.
1975: Dia do nascimento de Elizabeth Reaser
atriz norte-americana.
1977: Dia do nascimento de Brice Tirabassi
piloto francês de ralis.
1978: Dia do nascimento de Wilfred Bouma
jogador holandês de futebol.
1981: Dia do nascimento de Billy Martin
guitarrista estadunidense da banda norte-americana, "Good Charlotte".
1981: Dia do nascimento de John Paintsil
jogador ganês de futebol.
1985: Dia do nascimento de Nadine Coyle
cantora inglesa.
1987: Dia do nascimento de Rohullah Nikpai
lutador afegão de Taekwondo.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.