RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

36 Datas Comemorativas em 17 de agosto

Um domingo, 229º dia de 2014, 136 dias para 2015: daqui 23 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Criança ou "Día del Niño"
comemoração móvel no Peru: 3º domingo de agosto.
Dia da Recordação à Vida Consagrada
comemoração móvel da Igreja Católica em lembrança aos religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica, incluindo também as novas comunidades: 3º domingo de agosto.
Dia das Mães
comemoração móvel da Bielorrússia: 3º domingo de agosto.
Dia do Avô ou "Día del Abuelo"
comemoração móvel de argentinos e alguns mexicanos, que se diz estar relacionada com o amor do militar espanhol e libertador sul-americano nascido no Vice-Reinado do Rio da Prata, José Francisco de San Martín y Matorras, por suas netas, Josefa Dominga Balcarce e María Mercedes Balcarce, enquanto pai de Mercedes Tomasa San Martín y Escalada: 3º domingo de agosto.
Dia do Coração
comemoração móvel de Haarlem, Amesterdã e circunvizinhanças na Holanda: 3º domingo de agosto.
Dia do Jovem Batista
comemoração móvel da Igreja Batista: 3º domingo de agosto.
Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata
comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 9.865 de 27 de novembro de 1997, com o fim de conscientizar o homem sobre diagnósticos preventivos: 3º domingo de agosto.
Dia da Bandeira ou "Día de la Bandera"
comemorado na Bolívia, conforme Decreto de 30 de julho de 1924, para marcar a data da adoção da 1ª bandeira boliviana [então em duas versões: uma pequena e uma outra maior], que foi criada em 1825, logo após a proclamação da independência dos bolivianos ante o jugo dos espanhóis.
Dia da Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África ou "Southern African Development Community Day"
comemorado para marcar a data da declaração da Conferência da cidade namíbia de Windhoek em 17 de agosto de 1992, que adotou a SADC [Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África ou "Southern African Development Community"], em substituição da SADCC [Conferência de Coordenação de Desenvolvimento do Sul da África ou "Southern African Development Coordination Conference"], que havia sido instituída na cidade zâmbia de Lusaka em 1 de abril de 1980, a partir da "Declaração de Lusaka" [Sul da África: Rumo a Libertação Económica] ou "Lusaka Declaration" [Southern Africa: Towards Economic Liberation[, por África do Sul, Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seychelles, Swazilândia, Tanzânia e Zâmbia.
Dia da Independência
comemorado no Gabão [République Gabonaise], para marcar a data da libertação dos gabonenses do jugo da França, que foi conquistada em 17 de agosto de 1960.
Dia da Inauguração do Jogo Noturno de Beisebol Profissional
comemorado por japoneses, para marcar a data da reailização daquele que é tido como o 1º Jogo Noturno de Beisebol Profissional do Japão, ocorrido em 17 de agosto de 1948.
Dia da Proclamação da Independência ou "Proklamasi Kemerdekaan"
comemorado na Indonésia [Republik Indonesia], para marcar a data da declaração da libertação dos indonésios do jugo dos holandeses, que foi emitida em 17 de agosto de 1945, após o fim da 2ª Guerra Mundial, e que resultou no reconhecimento da independência indonésia por parte dos países Baixos em 27 de dezembro de 1949, depois de mais de 4 anos de uma "Revolução Nacional da Indonésia" ou "Guerra de Independência da Indonésia", num conflito armado contra o Império Colonial Neerlandês, envolvendo ainda um esporádico, mas sangrento conflito armado interno, levantes políticos e duas grandes intervenções diplomáticas internacionais.
Dia da Sublevação dos Escravos ou "Dia de la sublevación de los esclavos"
comemorado na Ilha de Curaçao com eventos culturais e espetáculos musicais junto ao malecón del Rif, além de em Willemstad e Landhuis Kenepa, para celebrar a data da revolta de escravos ocorrida em 1795, como um ponto importante na história dessa ilha das Antilhas Holandesas.
dia da União dos eslovenos com a Pátria-Mãe no Prekmurje
comemorado por pessoas da região oreintal eslovena, em memória à época pós 1ª Guerra Mundial, quando houve a reintegração do Prekmurje [dialeticamente: "Prèkmürsko" ou "Prèkmüre", ou ainda "Muravidék" em húngaro] uma região que atualmente pertence aos Eslovenos, situada entre o rio Mur na Eslovénia e o Vale do Rába [o divisor de águas do Rába ou Porabje em esloveno], na parte mais ocidental do território húngaro e parte do Reino da Hungria por cerca de mil anos, o que fez com que o povo dessa região assumisse certas características lingüísticas, culturais e religiosas que o diferenciam de outras regiões tradicionais da Eslovénia.
dia de Vulcano
venerado como o ferreiro dos deuses na Mitologia Romana, que era responsável por forjar os raios que, depois de prontos, passavam a ser atributo de Júpiter.
Dia do Aniversário da Morte do General San Martín ou "Día de Cumpleaños de Muerte Del General San Martín"
comemorado por argentinos, para marcar a data da morte do militar espanhol nascido na atual argentina, José Francisco de San Martín y Matorras, que faleceu em 17 de agosto de 1850, e que se notabilizou por ser o 1º líder que obteve sucesso na luta de independência da parte sul da América do Sul em relação à Espanha.
Dia do Camelô
comemoração não confirmada da cidade brasileira de Belo Horizonte-MG.
Dia do Engenheiro ou "Día del Ingeniero"
comemorado por colombianos.
Dia do Executivo Público
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 9.969 de 12 de maio de 1998, para marcar a data da fundação da AEPESP [Associação dos Executivos Públicos do Estado de São Paulo], que foi constituída em 17 de agosto de 1978.
Dia do Médico Veterinário Salvadorenho ou "Día del Médico Veterinario Salvadoreño"
comemorado em El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 187 de 24 de março de 1983.
Dia do Médico Veterinário ou "Día del Médico Veterinario"
comemorado no México, para marcar a data do Decreto de 17 de agosto de 1953, que foi emitido pelo então presidente mexicano, AntonioLópez de Santa Anna, mandando estabelecer uma escola de veterinária ou "escuela de Veterinaria" [tida como a 1ª escola do gênero na América] junto à escola de agricultura ou escuela de Agricultura, que já funcionava no Colégio Nacional de Agricultura ou "Colegio Nacional" de Agricultura da comunidade mexicana de São Gregório ou "San Gregorio".
dia do nascimento de Marcus Garvey
comemorado por adeptos do "Movimento Rastafari", para marcar a data do nascimento do ativista dos negros, editor, empresário, jornalista, orador e herói nacional jamaicano, Marcus Mosiah Garvey, Jr., que veio ao mundo em 17 de agosto de 1887, e que é celebrado como um profeta por rastafaros.
Dia do Patrimônio Cultural
comemoração do Distrito Federal do Brasil, conforme Lei Nº 5.080 de 11 de março de 2013, pela qual também se instituiu as "Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade" de 7 a 11 de dezembro de cada ano, em apoio ao "Dia do Patrimônio Histórico Nacional" de brasileiros, que teria sido instituído pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] do Brasil, para marcar a data do nascimento do advogado, jornalista e escritor brasileiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que veio ao mundo em 17 de agosto de 1898, e que foi o criador do IPHAN no Brasil.
Dia do Patrimônio Histórico Nacional
comemoração festejada desde 1998 por brasileiros, que teria sido instituída pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] do Brasil, para marcar a data do nascimento do advogado, jornalista e escritor brasileiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, que veio ao mundo em 17 de agosto de 1898, e que foi o criador do IPHAN no Brasil.
Dia do Publicitário ou "Día del Publicista"
comemoração de nicaragüenses, atendendo decisão do 1ª Congresso da FECAP [Federação de Associações de Agências de Publicidade ou "Federación de Asociaciones de Agencias de Publicidad"] da América Central, Panamá e República Dominicana, ocorrido de 17 a 22 de Agosto de 1970 na Nicarágua, quando todas as associações de agências de publicidade centro-americanas haviam acordado em celebrar essa data comemorativa em 17 de agosto, muito embora com o tempo, apenas os nicaragüenses tivessem mantido tal tradição para esse dia.
Dia do Y's Men's Club
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 12.040 de 16 de setembro de 2005, para marcar a data da fundação do 1º Y's Men's Club do Brasil, que foi constituído em 17 de agosto de 1957, vinculado à Associação Internacional dos Y's Men's Clubes ou "International Y's Men's Clubs Association", enquanto clube de serviço para auxílio às ações voluntárias da ACM [Associação Cristã de Moços ou "Young Men's Christian Association"] da cidade brasileira de São Paulo-SP.
Dia do Zootecnista ou "Día del Zootecnista"
comemorado no México, para marcar a data do Decreto de 17 de agosto de 1953, que foi emitido pelo então presidente mexicano, AntonioLópez de Santa Anna, mandando estabelecer uma escola de veterinária ou "escuela de Veterinaria" [tida como a 1ª escola do gênero na América] junto à escola de agricultura ou escuela de Agricultura, que já funcionava no Colégio Nacional de Agricultura ou "Colegio Nacional" de Agricultura da comunidade mexicana de São Gregório ou "San Gregorio".
Dia dos Arquivos ou "Día de los Archivos"
comemorado na Província argentina do Chaco, conforme Lei Nº 6170, para marcar a data da morte do religioso argentino nascido na Itália, Monseñor José Alumni, que foi o criador do Arquivo Histórico chaquenho, e que faleceu em 17 de agosto de 1963.
Dia Estadual da Mulher Empresária
comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 13.583 de 29 de novembro de 2005, para marcar a data da criação do Núcleo da Mulher Empresária da ACIJ [Associação Comercial e Industrial de Joinville], que foi fundado em 17 de agosto de 1995.
Dia Estadual da Paternidade Responsável
comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.153 de 3 de maio de 2010, para marcar a data da fundação do Instituto Paternidade Responsável, um projeto que foi iniciado em 17 de agosto de 2004 e idealizado pelo então juiz brasileiro de Vara da Fazenda, Silvio Dagoberto Orsatto, com o fim de promover reconhecimentos voluntários de paternidade a partir de conciliações e sem necessidade de processos judiciais, tendo conseguido bastantes êxitos através das mais variadas ações desenvolvidas em prol do vínculo entre pais e filhos, por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, advogados, assistentes sociais, pedagogos e estagiários, cujo programa fomentou a instalação de um laboratório público de DNA [Deoxyribonucleic Acid)] ou ADN[ Ácido desoxirribonucleico] na cidade brasileira de Lages-SC, para quando da necessidade da realização de exames gratuitos para a comprovação de paternidades.
Dia Estadual do Profissional de Saúde que atue na promoção, prevenção, diagnóstico, orientação e tratamento de doenças vasculares
comemorado no Estado Brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 14.059 de 23 de julho de 2012, para uma data já conhecida pelos sul-rio-grandenses como "Dia da Consciência Vascular".
Dia Municipal do Coveiro
comemoração não confirmada da cidade brasileira de Belo Horizonte-MG, relacionada por alguns como sendo uma celebração de 17 de dezembro.
Dia Nacional de Economizar no Shop ou "National Thriftshop Day"
comemorado nos Estados Unidos da América, com muitas promoções por parte dos lojistas estadunidenses e muita pechincha por parte dos clientes norte-americanos.
Dia Nacional do Direito do Autor ou "Día Nacional delDerecho de Autor"
comemorado por dominicanos, para marcar a data de 17 de agosto de 1883, em que se interpretou pela 1ª vez o Hino Nacional da República Dominicana, com letra do advogado dominicano, Emilio Prud'Home, e música do compositor dominicano, José Reyes.
Dia Nacional do Livro de Xadrez
comemorado no Brasil, para marcar a data do início do "1º Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez", que foi realizado de 17 a 19 de agosto de 2007 na cidade brasileira de Santos-SP, pela ABCX [Academia Brasileira de Cultura e Xadrez], com o apoio do SESC [Serviço Social do Comércio] de Santos e da FPX [Federação Paulista de Xadrez].
Dia Nacional em Defesa do Sistema Público de Emprego
comemoração de brasileiros, aprovada na reunião extraordinária do "Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho" em maio de 2011.

16 Santos Cristãos em 17 de agosto

Um domingo, 229º dia de 2014, 136 dias para 2015: daqui 23 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Santa Clara da Cruz de Montefalco da Umbria na Itália.
Dia de Santa Joana Delanoue de Saumour na França
fundadora do Instituto das Irmãs de Santana da Divina Providência.
Dia de Santo Anastácio de Terni.
Dia de Santo Elias [o "Jovem"] de tessalônica na Macedônia ou da Calábria ou sicília na Itália.
Dia de Santo Eron ou Iron da Frísia.
Dia de Santo Eusébio
papa) da Sicília na Itália.
Dia de São Jacinto de Cracóvia na Polônia.
Dia de São João de Montemarano.
Dia de São Liberato e Companheiros.
Dia de São Mamede de Cesaréia da Capadócia na Turquia
filho de Santa Rufina e São Teodoro.
Dia de São Meneses.
Dia de São Mirão de Cizico em Helesponto na Grécia.
Dia de São Servo.
Dia do Beato Alberto de Siena ou de Colle Etrusco da Toscana na Itália.
Dia do Beato Natal Hilário Le Conte de Rochefort na França.
Dia do Beato Nicolau Politi de Arcaria da Sicília Na Itália.

7 Datas de cidades em 17 de agosto

Um domingo, 229º dia de 2014, 136 dias para 2015: daqui 23 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Barbalha
Estado do Ceará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Jataí
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Milagres
Estado do Ceará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Paraíso
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Porteiras
Estado do Ceará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Santa Gertrudes
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Satuba
Estado de Alagoas.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.