RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

37 Datas Comemorativas em 19 de junho

Uma sexta, 170º dia de 2015: daqui 332 dias, com exibição em tempo real.

Dia Casual ou "Casual Day"
comemoração móvel de norte-americanos: sexta-feira antes do Solstício de verão do Hemisfério norte.
Dia do seu Pai Trabalhar em Casa ou "Work At Home Father's Day"
comemoração móvel de norte-americanos: sexta-feira anterior ao "Dia dos Pais" que os estadunidenses comemoram no 3º domingo de junho.
Dia Nacional do Flip Flop ou "National Flip Flop Day"
comemoração móvel de norte-americanos, que tem sido promovida desde 2007 pela rede estadunidense de mais de 300 lojas, Tropical Smoothie Café, com o oferecimento de um Smoothie gratuito para quem passar num dos pontos das 2 as 7 horas da tarde, calçando o seu melhor chinelo, cujo evento [inicialmente apenas uma promoção institucional], agora serve para a arrecadação de doações para o Acampamento do Sol ou "Camp Sunshine", uma ONG [Organização Não-Governamental] de ajuda gratuita para famílias carentes com crianças doentes: 3ª sesta-feira de junho.
Dia da Árvore ou "Día del Árbol"
comemorado desde 1904 no Paraguai, a partir da iniciativa do anarquista, naturalista, escritor e botánico suíço radicado no Paraguai, Moisés de Santiago Bertoni [Mosè Giacomo Bertoni que também é conhecido como "o Sábio" ou "el Sabio", cuja data inicial que era 14 de julho foi alterada para a data atual pelo Ministério paraguaio da Educação ou "Ministerio de la Educación" em 1954.
Dia da Bandeira de Entre Rios ou "Día de la Bandera de Entre Rios"
comemoração de uruguaios, para marcar a data do nascimento do herói uruguaio, José Gervasio Artigas, que veio ao mundo em 19 de junho de 1764, e que foi o criador da Província Oriental [atual Uruguai].
Dia da Defesa Civil
comemorado no Estado brasileiro de Alagoas, conforme Lei Nº 7.332 de 5 de janeiro de 2012, para marcar a data do fatídico dia 19 de junho de 2010, em que se deu uma das maiores tragédias relacionadas com a DefesaCivil alagoana, quando as enchentes de junho deixaram um nefasto saldo de 53 mil desabrigados, 27 mortos e 29 desaparecidos.
Dia da Festa da Floresta
comemorado na Província filipina de Palawan.
Dia da Hungria Independent ou "A Független Magyarország Napja"
comemorado na Hungria desde 2001, em lembrança da execução dos mártires da "Revolução Húngara" de 1956, que se deu em 16 de junho de 1958, e para marcar a data do fim da ocupação soviética da Hungria, ocorrida em 19 de junho de 1991.
Dia da independência
comemorado no Kuwait, para marcar a data da independência total dos quaitianos do jugo do Reino Unido, que se deu em 19 de junho de 1961, para um país que até então era um protetorado da Grã-Bretanha).
Dia da Libertação dos Escravos ou "Juneteenth"
comemorado nos Estados Unidos da América [principalmente por afro-norte-americanos], para marcar a data do anúncio da abolição da escravatura no Estado norte-americano do Texas em 19 de junho de 1865, quando foram emancipados os últimos escravos remanescentes em terras estadunidenses.
Dia da Mulher
comemoração de Myanmar [antiga Birmânia], que foi instituída por grupos de mulheres exiladas, mas que é pouco celebrada pelo povo em geral, para marcar a data do nascimento da ativista feminina e política myanmarense, Daw Aung San Suu Kyi, que veio ao mundo em 19 de junho de 1945, e que tornou-se conhecida como secretária-Geral da Liga Nacional pela Democracia e Líder do Movimento de Democracia da Birmânia.
Dia da Polícia de Investigações ou "Día de la Policía de Investigaciones"
comemoração de chilenos, que também é conhecida como "Dia do Detetive" ou "Día del Detective", conforme Decreto Nº 228 de 1 de março de 2006 do Ministério chileno da Educação ou "Ministerio de la Educación", para marcar a data da Lei Nº 5180 de 19 de junho de 1933, que a partir de então contribuiu grandemente para a consagração do serviço de investigação policial no Chile.
Dia da Revolução
comemorado por argelinos, para marcar a data do golpe militar de 19 de junho de 1965, que então derrubou o 1º presidente da Argélia e principal líder da guerra da Argélia pela independência em relação à França, Ahmed Ben Bella, depois de ele haver sido eleito para a presidência argelina sem oposição e com uma imensa maioria, e ter conseguido restabelecer a ordem no território a partir de um conjunto de nacionalizações e da implementação de uma reforma agrária em favor de uma economia socialista durante o seu mandato, cuja deposição fez com que ele tivesse de passar 10 anos no exílio e não mais conseguisse se reabilitar politicamente no regresso ao seu país em 1990, provavelmente porque quando ele logrou retornar, a FSI [Frente de Salvação Islâmica] já estava no poder.
Dia de Passear ou "Sauntering Day"
comemoração de norte-americanos, que foi criada em 1970 pelo relações públicas estadunidense de Hotel e arrojado em publicidade, WT Rabe, a partir da ilha Mackinac no Estado norte-americano de Michigan-EUA.
Dia do Aniversário de Artigas ou "Día del Cumpleaños de Artigas"
comemoração de uruguaios, para marcar a data do nascimento do herói uruguaio, José Gervasio Artigas, que veio ao mundo em 19 de junho de 1764, e que foi o criador da Província Oriental [atual Uruguai].
Dia do aniversário de "Garfield" ou "Garfield's Birthday"
comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data da 1ª publicação da tirinha de história em quadrinhos do gato "Garfield" em 19 de junho de 1978, que mais tarde, viria a ser estampada em mais de 2500 jornais em todo o mundo.
Dia do Anjo Leuviah.
Dia do Ato Heróico de Luperón ou "Día de la Gesta Heroica de Luperón"
comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955, para marcar a data do início da 1ª malograda expedição militar contra a ditadura do então governante totalitário dominicano, Rafael Leónidas Trujillo, que se deu em 19 de junho de 1949, com a chegada de um grupo de exilados dominicanos e soldados de diferentes partes do Caribe, sendo que apenas um avião com 15 guerrilheiros dos 6 aviões que haviam partido da Guatemala é que conseguiu aterrissar na localidade dominicana de Luperón em Puerto Plata, devido ao mau tempo e 10 dos libertários morreram nessa expedição.
Dia do Banqueiro ou "Día del Banquero"
comemoração da Argentina não confirmada.
Dia do Baobá
comemorado na cidade brasileira de Recife-PE, conforme Lei Nº 17.099 de 22 de junho de 2005, marcando uma data tradicionalmente dedicada às entidades da terra por parte de cultos afro-brasileiros recifenses, visto que alguns defensores dessa árvore trabalham com a idéia de que Plantar um Baobá no Brasil [e principalmente no Estado brasileiro do Pernambuco que é tido como o território de maior concentração de Baobás do mundo depois da África], significa fortalecer a luta pela reparação dos povos afro-descendentes, que durante muitos anos foram excluídos de qualquer implementação de políticas públicas direcionadas a valorização e reconhecimento da cultura afro-drasileira, pois o baobá ou "Adansonia digitata" representa para afro-descendentes pernambucanos, um símbolo da manutenção da memória histórica e cultural dessa gente que já foi escravizada, e que até hoje ainda é bastante oprimida.
Dia do Cinema Brasileiro
comemorado no Brasil, para marcar a data da 1ª filmagem da baía da Guanabara, que foi realizada em 19 de junho de 1898 com uma câmera Lumièr pelo 1º [legitimamente reconhecido] cineasta brasileiro, Afonso Segreto, a partir do navio francês, "Brèsil", quando ele retornava de uma viagem à Europa, onde fora para buscar equipamentos de filmagem.
Dia do Engenheiro Agrônomo ou "día del ingeniero agrónomo"
comemoração da Guatemala não confirmada.
Dia do Início da Semana Cultural de São Sebastião
comemorada na cidade distrital de São Sebastião-DF, conforme Lei Nº 4.629 de 23 de agosto de 2011 do Distrito Federal brasileiro, que alterou o capítulo do artigo 2º da Resolução Nº 159 de 2 de setembro, para ser celebrada a partir do 7º dia anterior à data do aniversário dessa cidade distrital, quando deverá ser incentivada a participação de artistas e agentes culturais da comunidade local na realização do evento, que também deverá contar com estudantes da rede de escolas públicas e privadas da cidade.
Dia do Início da Semana de Conscientização do Combate ao Uso e ao Tráfico de Drogas
comemoração até 26 de junho de cada ano no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 13.775 de 25 de agosto de 2011 Leia Mais .
Dia do Início da Semana de Prevenção ao Alcoolismo
comemorada até 26 de junho de cada ano nas escolas, hospitais, postos de saúde, transportes coletivos e táxis da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010 e Lei Nº 4.416 de 17 de outubro de 2006, que então alterou o Artigo 1º da Lei Nº 3.243 de 9 de julho de 2001, e que extinguiu a "Semana de Prevenção ao Alcoolismo" de 10 a 17 de junho de cada ano na capital dos cariocas, que estava relacionada com o "Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos" [AA] ou "World Day of Alcoholics Anonymous", para marcar aquela que é tradicionalmente tida como a data da fundação de um grupo de Auto-ajuda, formado por homens e mulheres que partilham entre si, sua dependência das bebidas alcoólicas, ocorrida na cidade de Akron OH nos Estados Unidos da América em 10 de junho de 1935, a partir da necessidade dos norte-americanos, Bill W" e Dr. Bob, que eram ambos alcoólatras em busca de maneiras de lidar com seus problemas de alcoolismo, atuante até os nossos dias no apoio às pessoas que realmente desejem superar esse vício, quando deverão ser desenvolvidas atividades e promovidos eventos alusivos à prevenção ao Alcoolismo, e o Poder Executivo Municipal deverá designar comissão especial composta de seis membros, com representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Transportes, além de entidades não-governamentais, que deverá ser responsável pelo planejamento, implantação e implementação dessa semana comemorativa da cidade do Rio de Janeiro.
Dia do Início da Semana Estadual de Prevenção às Drogas
comemoração até 26 de junho de cada ano no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 16.514 de 22 de dezembro de 2006 Leia Mais .
Dia do início da Semana Nacional Antidrogas
comemorada até 26 de junho de cada ano no Brasil, conforme Decreto DNN8091 de 28 de maio de 1999 Leia Mais .
Dia do Migrante Nordestino
comemoração extraoficial de paulistas, que pode estar relacionada com a celebração móvel do "Dia do Migrante" festejado no 3º domingo de junho por Católicos.
Dia do "Nunca Mais" ou "Día del Nunca Más"
comemorado por uruguaios, em memória das vítimas da ditadura cívica-militar, que foi imposta no Uruguai entre 1973 e 1985.
Dia do Trabalhador das Telecomunicações e dos Correios ou "Día del Trabajador de las Telecomunicaciones y de Correios"
comemorado na Bolívia e oficializado a partir de 1954, para marcar a data da 1ª greve de trabalhadores bolivianos do setor de telecomunicações e correios, ocorrida em 19 de junho de 1920.
Dia do Trabalho
comemorado por trinidenses, para marcar a data do início da "Revolta Butler" de 1937, que foi liderada pelo ativista político e líder trabalhista trinidense, Tubal Urias "Buzz" Butler, com uma greve de protesto contra as condições de trabalho, os salários, o racismo e a exploração nos campos de petróleo do sul de Trinidade e Tobago.
Dia do Vigilante
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 3.734 de 13 de maio de 1983.
Dia dos Avós ou "Día de los Abuelos"
comemoração de uruguaios, para marcar a data do nascimento do herói uruguaio, José Gervasio Artigas, que veio ao mundo em 19 de junho de 1764, e que foi o criador da Província Oriental [atual Uruguai].
Dia dos Direitos das Mulheres ou "Kvenréttindadagurinn"
comemorado na Islândia, para marcar a data da concessão do direito de voto para as mulheres islandesas, ocorrido em 19 de junho de 1915.
Dia Estadual do Agente Penitenciário e do Agente Socioeducador
comemorado no Estado brasileiro de Rondônia, conforme Lei Nº 2.631 de 22 de novembro de 2011.
Dia Estadual do PROERD
comemoração também conhecida como "Dia Nacional do PROERD" no Brasil, celebrada no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010 e Lei Nº 3.897 de 14 de maio de 2010, que então extinguiu o "Dia Estadual do PROERD" dos sul-mato-grossenses em 1 de junho, ao alterar o Artigo 7º da Lei Nº 3.845 de 10 de fevereiro de 2010 [Lei de “Reconhecimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ou PROERD como política educativa de relevante interesse para a segurança pública do Mato Grosso do Sul], em tributo ao PROERD coordenado pela Polícia Militar brasileira, com base no DARE [Educação da Resistência ao Abuso de Drogas ou "Drug Abuse Resistance Education"] dos Estados Unidos da América, e para marcar a data da criação da SENAD [Secretaria Nacional Antidrogas] no Brasil, que foi instituída pela Medida Provisória Nº 1669 e Decreto Nº 2.632 de 19 de junho de 1998.
Dia Mundial da Doença de Células Falciformes ou "World Day of Sickle-cell disease"
comemoração que também é conhecida como "Dia Internacional da Drepanocitose", e que foi instituída na 63ª sessão da Assembléia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução A/63/L.63 de 18 de dezembro de 2008, em cujo documento oficial também ficou reconhecida a Anemia de Células Falciformes ou Drepanocitose como uma prioridade de Saúde Pública em Angola, Áustria, Bélgica, Benin, Brasil, Camarões, Cabo Verde, Comores, Congo, Costa do Marfim, Djibouti, França, Gabão, Gana, Mônaco, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Senegal, Togo and Togo e Zâmbia, e cuja data comemorativa está ratificada no Distrito Federal do Brasil pela Lei Nº 4.978 de 4 de dezembro de 2012, para uma doença que, mesmo sendo considerada uma enfermidade rara, ainda assim, é uma das principais doenças genéticas do mundo [com incidência bastante freqüente na população negra], sendo caracterizada por uma alteração no formato dos glóbulos vermelhos da pessoa atingida, que então assumem a forma de quarto minguante [os árabes denominam-na "doença sangue de lua"], de foice ou de banana, provocando uma grande anemia e graves complicações, com graves conseqüências físicas, psicológicas e sociais para os doentes e seus familiares, como uma das formas mais graves de Hemoglobinopatias.

19 Santos Cristãos em 19 de junho

Uma sexta, 170º dia de 2015: daqui 332 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata Miguelina de Pésaro do Piceno na Itália.
Dia de Santa Aurora.
Dia de Santa Hilda de Fécamp de Nêustria na França.
Dia de Santa Juliana Falconieri de Florença da Toscana na Itália
fundadora) das Irmãs da Ordem dos Servos de Maria.
Dia de Santo Hildegrin de Châlons-sur-Marne.
Dia de Santo Inocente de Le Mans.
Dia de São Bruno de Querfurt.
Dia de São Culmácio de Arezzo.
Dia de São Deodato de Nevers dos montes Vosgos de Burgúndia na França.
Dia de São Deodato de Jointures.
Dia de São Gaudêncio de Arezzo.
Dia de São Gervásio de Milão da Ligúria na Itália.
Dia de São Lamberto de Zaragoza na Espanha.
Dia de São Protásio de Milão da Ligúria na Itália.
Dia de São Romualdo de Ravena ou de Valdicastro do Piceno na Itália.
Dia de São Ursicínio de Ravena na Itália.
Dia de São Zózimo de Spoleto da Umbria em Perugia na Itália.
Dia do Beato Gerlando de Caltagirone da Sicília na Itália.
Dia do Beato Tomás Woodhouse de Lincolnshire ou de Tyburn de Londres na Inglaterra.

9 Datas de cidades em 19 de junho

Uma sexta, 170º dia de 2015: daqui 332 dias, com exibição em tempo real.

Dia da fundação do município brasileiro de Bacurituba
Estado do Maranhão.
Dia da fundação do município brasileiro de Bequimão
Estado do Maranhão.
Dia da fundação do município brasileiro de Capela do Alto Alegre
Estado da Bahia.
Dia da fundação do município brasileiro de Cristina
Estado de Minas Gerais.
Dia da fundação do município brasileiro de Eusébio
Estado do Ceará.
Dia da fundação do município brasileiro de Nova Brasilândia D'Oeste
Estado de Rondônia.
Dia da fundação do município brasileiro de Ribeirão Preto
Estado de São Paulo.
Dia da fundação do município brasileiro de Santana do Maranhão
Estado do Maranhão.
Dia da fundação do município brasileiro de Tururu
Estado do Ceará.

35 Fatos Históricos em 19 de junho

Uma sexta, 170º dia de 2015: daqui 332 dias, com exibição em tempo real.

  • 1097: Dia do início da 1ª Cruzada, comclamada pelo Papa Urbano II, para ajudar os irmãos Bizantinos contra o ataque dos turcos e libertar Jerusalém, a partir do "Concílio de Clermont", que seria formada por nobres e plebeus franceses.
  • 1761: Dia de uma Carta régia de Portugal que proibia a cultura de cana-de-açúcar no (atual Estado Brasileiro do) Maranhão.
  • 1790: Dia em que foi decretada a abolição da nobreza, das ordens militares, dos escudos e de toda e qualquer classe de distinção social entre os franceses ("Revolução francesa",.
  • 1811: Dia da organização de uma junta na cidade paraguaia de Assunção, a partir da qual teve início a vida política do Paraguai.
  • 1812: Dia em que o Papa Pio VII (então prisioneiro de Napoleão Bonaparte) foi confinado no castelo de Fontainebleau.
  • 1827: Dia em que o político peruano, José de la Mar y Cortázar, foi eleito no Congresso constituinte, para presidente do Peru.
  • 1858: Dia de um forte tremor mexicano de terras que causou graves estragos no México.
  • 1862: Dia em que o Congresso nacional norte-americano proibiu a escravidão em todo o território dos Estados Unidos da América.
  • 1867: Dia do retorno do México à condição de República, após o fuzilamento do Imperador mexicano, Maximiliano I (Fernando Maximiliano José), juntamente com seus generais, Tomás Mejía e Miguel Miramón, após serem condenados à morte num conselho de guerra, sob as ordens de Benito Juárez (Santiago de Querétaro,.
  • 1898: Dia da 1ª filmagem em movimento da Baía da Guanabara, realizada com uma câmera Lumièr pelo 1º (legitimamente reconhecido) cineasta brasileiro, Afonso Segreto, a partir do navio francês, "Brèsil", quando ele retornava de uma viagem à Europa, onde fora em busca de equipamentos (RJ-RJ,.
  • 1905: Dia em que o Papa Pío X autorizou os católicos Apostólicos Romanos da Itália a participarem da vida pública e política italiana.
  • 1911: Dia da proclamação oficial da República em Portugal.
  • 1917: Dia em que a Câmara dos Comuns da Inglaterra reconheceu o direito de voto para as mulheres britânicas com mais de 30 anos de idade.
  • 1933: Dia em que o Partido Nacional/Socialista da Áustria foi posto na ilegalidade.
  • 1938: Dia em que a Itália conquistou o campeonato mundial de futebol da FIFA (Fédération Internationale de Football Association), disputado na França.
  • 1954: Dia da deposição do governo guatemalteco de Jacobo Arbenz, por um pequeno grupo de exilados da Guatemala, comandados pelo coronel Castillo Armas com o apoio da CIA (Central Intelligence Agenc) dos Estados Unidos da América.
  • 1955: Dia em que o ditador argentino, Juan Domingo Perón, sufocou um golpe militar iniciado pela Aviação e Marinha, a partir do apoio do Exército da Argentina em terra.
  • 1961: Dia da independência do Kuwait (até então protetorado da Grã-Bretanha), sob protestos do Iraque, que taxava a libertação quaitiana de uma criação artificial anglo-americana.
  • 1964: Dia da criação do BNH (Banco Nacional de Habitação) no Brasil.
  • 1964: Dia em que o Senado dos Estados Unidos da América aprovou uma lei sobre os direitos civis dos negros norte-americanos.
  • 1965: Dia de um golpe militar na Argélia, que derrubou o presidente argelino, Ben Bella, passando o poder para Houari Boumedian.
  • 1973: Dia em que o Grupo "O Estado de São Paulo começou a reagir contra a censura prévia 1.136 vetos) no Brasil, com a publicação de versos de "Os Lusíadas" do grande escritor português, Luís Vaz de Camões, (substituídas por receitas quando findaram os versos) onde deveriam estar as matérias censuradas, algumas vezes com alusões cifradas ao tema proibido.
  • 1976: Dia de uma greve dos canavieiros de Campos-RJ.
  • 1974: Dia do início do 1º Encontro dos Oficiais brasileiros de Registros de Imóveis no Hotel Eldorado da cidade brasileira de São Paulo-SP, donde nasceria o IRIB [Instituto de Registro Imobiliário do Brasil], enquanto órgão técnico, disseminador de conhecimentos teóricos e propiciador de produtiva troca de experiências com a classe de Oficiais brasileiros de Registros de Imóveis.
  • 1978: Dia da 1ª publicação da tirinha de história em quadrinhos do gato "Garfield", que viria a ser publicada em mais de 2500 jornais em todo o mundo.
  • 1984: Dia da 1ª greve da história da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em Volta Redonda-RJ, com ocupação simbólica da usina.
  • 1984: Dia em que o político brasileiro, Tancredo Neves, foi indicado pelos 10 governadores de Estado da oposição brasileira, para concorrer em eleição indireta no Colégio Eleitoral, à presidência do Brasil.
  • 1986: Dia de uma rebelião de detentos guerrilheiros do Sendero Luminoso em 3 prisões no Peru, sufocada pelo exército peruano, com mais de 300 prisioneiros mortos.
  • 1988: Dia da Fundação do AA [Aliança Asatru] que foi constituída como organização religiosa ou igreja, para preservar e promover as crenças do Ásatrú nos Estados Unidos da América, além de promover a cultura indígena dos povos do Norte da Europa.
  • 1990: Dia em que os metroviários grevistas do Rio de Janeiro-RJ, liberaram as catracas do metrô aos cariocas.
  • 1991: Dia da assinatura do "Acordo da Rosaleda" entre Estados Unidos da América e os países integrantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai) em Washington-EUA, com o objetivo de harmonizar a política de comércio e inversão.
  • 1994: Dia de uma vitória do político liberal, Ernesto Samper, nas eleições da Colômbia.
  • 1995: Dia de um encontro do ex-comandante guerrilheiro e antigo preso político cubano, Eloy Gutiérrez Menoyo, com o presidente de Cuba, Fidel Castro, em Havana, depois de 22 anos de prisão e nove de exílio por pegar em armas contra o mesmo Fidel Castro que continuava a se perpetuar no poder.
  • 1999: Dia do casamento do príncipe Eduardo da Inglaterra com Sophia Rhys-Jones, em Londres, na capela de San Jorge de Windsor.
  • 2008: Dia da promulgação da "Lei Seca" ou Lei Nº 11705-/8 para motoristas no Brasil, prevendo a punição com multa administrativa próxima de mil Reais aos infratores flagrados pelo bafômetro (Etilômetro [do inglês Breath Alcohol Analyzer]) com 0,1 miligrama de álcool expelido, por litro de ar e, no caso de exame de sangue, com 2 decigramas de álcool por litro de sangue ou processos criminais para os flagrados com 6 decigramas de álcool por litro de sangue e/ou 0,3 miligramas de álcool por litro de ar, cabendo a multa administrativa mesmo quando houvesse recusa do envolvido em se submeter à checagem dos níveis de álcool.

15 Mortes Marcantes em 19 de junho

Uma sexta, 170º dia de 2015: daqui 332 dias, com exibição em tempo real.

1517: Dia da morte de Luca Bartolomeo de Pacioli
monge e matemático italiano, considerado o "Pai da Contabilidade Moderna", ao publicar em 10 de novembro de 1494, a famosa obra "Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità" ou "coleção de conhecimentos de aritmética, geometria, proporção e proporcionalidade", contendo um capítulo ("Particulario de computies et scripturis") que tratava sobre contabilidade, tendo sido o 1º a descrever a "contabilidade de dupla entrada", também conhecido como "método veneziano" ("el modo de Vinegia") ou "método das partidas dobradas".
1584: Dia da morte de Hércules Francisco de Valois (Duque de Anjou)
príncipe francês que foi o 8º filho de Henrique II de França com Catarina de Médici.
1867: Dia da morte de Fernando Maximiliano José
arquiduque da Áustria e príncipe da Hungria e da Boêmia, que renunciou a esses títulos para se tornar o imperador do México (encabeçando o 2º Império Mexicano), posição que viria a lhe valer uma execução por fuzilamento juntamente com seus generais.
1884: Dia da morte de Juan Bautista Alberdi
diplomata, escritor e político argentino, tido como um dos mais influentes ativistas liberais argentinos de seu tempo, cuja obra "Las Bases" [As Bases] é considerada a pedra fundamental da Constituição da Argentina.
1918: Dia da morte de Francesco Baracca
conde e Piloto Italiano da 1ª Guerra Mundial que, aclamado herói, pintou um cavalo empinado no seu avião [imagem que passou a ser utilizada pela escuderia de corridas, Ferrari, a partir de 1932, quando Enzo Ferrari foi presenteado com ele pela mãe do aviador, condessa Paolina Baracca, que se impressionara em 1923 com o então piloto e lhe pediu que o usasse, acreditando que lhe daria sorte].
1937: Dia da morte de James Matthew Barrie
dramaturgo, escritor de livros infantis e jornalista escocês, responsável pela criação do famoso personagem de histórias infantis, Peter Pan.
1953: Dia da morte de Ethel Rosenberg
atriz, cantora e secretária judia-norte-americana de tendência comunista, que foi executada, sob a acusação de expionagem, por revelar segredos sobre a bomba atômica dos Estados unidos, para a União Soviética.
1953: Dia da morte de Julius Rosenberg
engenheiro elétrico judeu-norte-americana de tendência comunista, que foi executado, sob a acusação de expionagem, por revelar segredos sobre a bomba atômica dos Estados unidos, para a União Soviética.
1956: Dia da morte de Thomas John Watson
empresário norte-americano, fundador da IBM [International Business Machines].
1960: Dia da morte de Chris Bristow
piloto inglês de corridas, com atuação na Fórmula 1.
1991: Dia da morte de Jean Arthur
atriz norte-americana.
1993: Dia da morte de William Golding (William Gerald Golding)
escritor novelista e poeta britânico, laureado em 1983 com o Nobel de literatura.
1999: Dia da morte de Mario Soldati
jornalista, escritor e diretor italiano de cinema.
2004: Dia da morte de Oscar Bento Ribas
Escritor e Etnólogo Angolano.
2008: Dia da morte de Girsz Aronson
empresário brasileiro nascido na Rússia que foi dono da loja brasileira de eletro-domésticos, G.aronson, com mais de mil funcionários, até falir por dívidas acumuladas na década de 1990, com o slogan "O inimigo número 1 dos preços altos".

40 Nascimentos Marcantes em 19 de junho

Uma sexta, 170º dia de 2015: daqui 332 dias, com exibição em tempo real.

1623: Dia do nascimento de Blaise Pascal
escritor, filósofo, físico e matemático francês.
1764: Dia do nascimento de José Gervasio Artigas
herói uruguaio que viria a ser o criador da Província Oriental [atual Uruguai].
1861: Dia do nascimento de José Protasio Rizal Mercado y Alonso Realonda
médico e nacionalista filipino que viria a ser o mais proeminente defensor de reformas nas Filipinas durante o período colonial espanhol e de sua eventual independência da Espanha, atuando como porta-estandarte da Guerra da independência filipina, até sua execução por fuzilamento.
1865: Dia do nascimento de Alfred Hugenberg
advogado, industrial e político alemão.
1903: Dia do nascimento de Lou Gehrig [Henry Louis "Lou" Gehrig,]
famoso jogador norte-americano de beisebol, popularmente chamado de "O cavalo de ferro" ou "The Iron Horse", ao bater vários recordes na major league, incluindo o recorde de 23 grand slams na sua carreira, tendo falecido aos 38 anos de idade com ELA [Esclerose Lateral Amiotrofica].
1917: Dia do nascimento de Joshua Nkomo
político zimbabuense da tribo Kalanga, que viria a ser líder e fundador da União Popular Africana do Zimbábue, ficando carinhosamente conhecido entre os zimbabuenses como "Father Zimbabwe", Umdala Wethu, Umafukufuku ou Chibwechitedza.
1919: Dia do nascimento de Gildo de Freitas [Leovegildo José de Freitas]
cantor e compositor de músicas regionais no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
1922: Dia do nascimento de Aage Niels Bohr
físico dinamarquês, laureado em 1975 com o Nobel de Física, pela descoberta da conexão do movimento coletivo e movimento individual de partículas no núcleo atômico e pelo desenvolvimento da teoria da estrutura do núcleo atômico.
1928: Dia do nascimento de Affonso Ávila
poeta brasileiro.
1930: Dia do nascimento de Gena Rowlands
atriz estadunidense.
1933: Dia do nascimento de Viktor Patsayev
cosmonauta russo.
1941: Dia do nascimento de Václav Klaus
professor de economia e político tcheco que viria a ser primeiro-ministro e presidente da República Checa.
1943: Dia do nascimento de Ludlow James Elliot
astrônomo e cientista norte-americano que viria a fazer parte da equipe que em 10 de março de 1977, seria responsável pela descoberta dos anéis em torno do planeta Urano.
1944: Dia do nascimento de Chico Buarque (Francisco Buarque de Holanda)
escritor, teatrólogo e músico compositor brasileiro.
1945: Dia do nascimento de Aung San Suu Kyi
ativista e política birmanesa, laureada em 1991 com o Nobel da Paz por sua atuação pelos direitos humanos na Birmânia, enquanto líder da oposição ao regime ditatorial birmanês.
1945: Dia do nascimento de Radovan Karadžic
poeta, psiquiatra e político sérvio que viria a ser presidente da República Sérvia, detido posteriormente, sob a acusação de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional da ex-Iugoslávia.
1947: Dia do nascimento de Quim Barreiros
músico português.
1947: Dia do nascimento de Salman Rushdie
escritor britânico que viria a receber a "fatwa" (condenação à morte) pelo conteúdo do livro "Versos Satânicos", tido como desabonador ao Islã.
1950: Dia do nascimento de Ann Wilson
cantora estadunidense.
1951: Dia do nascimento de Ayman al-Zawahiri
médico e terrorista egípcio, enquanto proeminente membro da organização terrorista al-Qaeda.
1953: Dia do nascimento de Sidney Magal
cantor e ator brasileiro.
1954: Dia do nascimento de Kathleen Turner
atriz estadunidense.
1962: Dia do nascimento de Paula Abdul
cantora, atriz e jurada norte-americana.
1965: Dia do nascimento de Ronaldão (Ronaldo Rodrigues de Jesus)
jogador brasileiro de futebol.
1967: Dia do nascimento de Chris Larkin
atriz britânica.
1967: Dia do nascimento de Mia Sara
atriz norte-americana.
1970: Dia do nascimento de Quincy Watts
atleta norte-americano.
1972: Dia do nascimento de Brian McBride
jogador norte-americano de futebol.
1972: Dia do nascimento de Robin Tunney
atriz estadunidense.
1973: Dia do nascimento de Letícia Spiller
atriz brasileira.
1975: Dia do nascimento de Anthony Parker
jogador norte-americano de basquetebol.
1975: Dia do nascimento de Oksana Chusovitina
ginasta alemã.
1975: Dia do nascimento de Poppy Montgomery
atriz australiana.
1977: Dia do nascimento de Daniel de Oliveira
ator brasileiro.
1978: Dia do nascimento de Dirk Nowitzki
jogador alemão de basquetebol.
1982: Dia do nascimento de Chris Vermeulen
piloto australiano de motocicleta, com atuação na MotoGP.
1984: Dia do nascimento de Paul Dano
ator estadunidense.
1985: Dia do nascimento de José Ernesto Sosa
jogador argentino de futebol.
1986: Dia do nascimento de Diego Hypólito
ginasta brasileiro.
1987: Dia do nascimento de Stephany Brito
atriz brasileira.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.