RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

42 Datas Comemorativas em 2 de fevereiro

Uma segunda, 33º dia de 2015: daqui 100 dias, com exibição em tempo real.

1º Dia possível para o início da Semana Nacional do Verde ou "National Green Week"
comemoração móvel, que tem sido promovida pela GEF [Fundação de Educação para o Verde ou "Green Education Foundation"], a partir dos Estados Unidos da América, com o fim de capacitar as escolas a participarem em lições, projetos ou atividades focadas na sustentabilidade, oferecendo kits com temas que oferecem 5 dias de aulas por padrão, baseados em conjuntos de lições, atividades, leituras recomendadas, dicas de sustentabilidade, concursos e muito mais: a partir da 1ª semana de fevereiro, até o fim do "Mês da Terra" ou "Earth Month" em abril.
Dia de Abraçar um Judeu ou "Hug a Jew Day"
comemoração móvel listada em vários calendários dos Estados Unidos da América: provavelmente 1ª segunda-feira de fevereiro.
Dia do início da Semana de Vacinação do Idoso
comemoração móvel do Estado brasileiro do Maranhão, conforme Lei Nº 7.377 de 26 de abril de 1999, quando as pessoas com idade superior a 60 anos de idade deverão ser vacinadas contra doenças infecciosas: 1ª semana de fevereiro.
Dia do início da Semana dos Escritores e Ilustradores para Crianças ou "Children's Authors & Illustrators Week"
comemoração móvel listada em vários calendários dos Estados Unidos da América: 1ª semana de fevereiro.
Dia do início da Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa ou "World Interfaith Harmony Week"
comemoração instituída pela 34ª sessão da Asembléia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução A/RES/65/5 de 20 de outubro de 2010, em prol da Harmonia ecumênica entre todas as religiões, confissões e crenças, com uma recomendação de que todos os Estados-membros presten apoio em caráter voluntário durante essa semana comemorativa, para a propagação da mensagem da harmonia inter-relligiosa e da boa vontade nas igrejas, mesquitas, cinagogas, templos e outros lugares de cultos pelo mundo, sobre a base do amor a Deus e do amor ao próximo ou do amor ao bem e ao próximo, cada um, segundo suas próprias convicções religiosas: 1ª semana de fevereiro.
Dia do início da Semana Nacional de Aconselhamento Escolar ou "National School Counseling Week"
comemoração móvel de norte-americanos, que tem sido promovida pela ASCA [Associação Norte-Americana de Conselheiros Escolares ou "American School Counselor Association"], tendo por fim chamar a atenção do público em geral, sobre a contribuição única de conselheiros escolares profissionais dentro dos sistemas escolares nos Estados Unidos da América, além de destacar o enorme impacto que os conselheiros escolares podem ter para ajudar os alunos estadunidenses a alcançarem o sucesso escolar e planejarem bem uma carreira: 1ª semana de fevereiro.
Dia do início da Semana para Apenas Dizer Não ao Power Point ou "Just Say No to Powerpoint Week"
comemoração móvel listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que teria por fim fazer um convite a todos os empresários da América, para que realizem apresentações sem o uso de PowerPoint, lançando um apelo para que os palestrantes empresariais realmente se comuniquem com seu público, ao invés de meramente passarem slides a eles, na monotonia de um slide após o outro, com a exibição de palavras para uma leitura chata e entediante: provavelmente 1ª semana de fevereiro.
Dia dos Professores
comemoração móvel da Mongólia e de algumas universidades católicas da região metropolitana de Manila nas Filipinas: 1ª segunda-feira de fevereiro.
Dia Nacional do Trabalho na Esteira da Marmota ou "National Groundhog Job Shadow Day"
comemoração móvel de norte-americanos, que tem sido promovida num esforço conjunto da Promessa da América ou Aliança da Juventude ou "America's Promise ou Alliance for Youth", Realizações Junior ou Junior Achievement e Departamento de Trabalho dos Estados Unidos da Américaou "US Department of Labor", com a participação de milhares de alunos estadunidenses em atividades práticas no setor de hospedagem, a partir da supervisão de monitores: provavelmente 1ª segunda-feira de fevereiro.
Dia Nacional do Yogurt Congelado ou "National Frozen Yogurt Day"
comemoração móvel listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, como uma ação de marketing promocional da empresa norte-americana de Yogurts congelados, Yogurtland, cuja data comemorativa também aparece algumas vezes no início de junho, para um alimento criado a partir da década de 1970, que se popularizou depois de 1980: provavelmente 1ª segunda-feira de fevereiro.
Dia da Apresentação do Senhor
celebração da Igreja Católica, para comemorar o momento em que os pais do Menino Jesus, Maria e José, apresentaram o seu filho Jesus no Templo, a fim de que ele fosse oferecido ao Criador, depois de transcorridos 40 dias após o nascimento do Menino Deus.
Dia da Constituição ou "Araw ng Saligang Batas"
comemoração das Filipinas, celebrando a ratificação da Constituição filipina de 1987.
Dia da Dignidade Nacional ou "Día de la Dignidad Nacional"
comemorado na Venezuela, conforme resolução cívica-militar de 4 de fevereiro de 1992, que foi emitida contra a política do ex presidente venezuelano, Carlos Andrés Pérez, então tida como neoliberal por um grupo de jovens militares venezuelanos, sob a liderança do futuro presidente venezuelano, Hugo Chávez [Hugo Rafael Chávez Frías].
Dia da festa à Frey [Freyrfaxi]
comemoração de membros da Ordem Horus Temple, em agradecimento às colheitas ceifadas.
Dia da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
realizada a partir da cidade brasileira de Porto Alegre-RS, em honra da Santa que surgiu do sincretismo entre as religiões africanas e o catoliscismo, visto que Nossa Senhora dos Navegantes é cultuada como Iemanjá pelos devotos do orixá africano, ou ainda as duas crenças se fundem em alguns casos.
Dia da marmota ou "Groundhog Day"
comemoração dos Estados Unidos da América e Canadá, que também é conhecida como "Marmot Day" no Estado norte-americano do Alaska, para uma celebração surgida a partir de uma tradição oriunda das antigas tribos germânicas da Europa, que passou a ser cultivada na cidade norte-americana de Punxsutawney na Pensilvânia-EUA com seus inúmeros imigrantes alemães, numa data comemorativa em que as pessoas são incitadas a observarem uma toca de marmota monax [roedores, membros do género Marmota, classificadas dentro da família Sciuridae [esquilos], pois de acordo com a lenda, se o tempo estiver nublado quando o animal sair da toca depois de acordar pela 1ª vez após a hibernação vivida durante todo o período de frio, e ele encarar o tempo para seguir seu rumo normalmente, a previsão é de que o inverno terminará mais cedo, mas se ao invés disso, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra ao sair, optando por voltar correndo para a sua toca, a fim de dormir mais um pouco, então a previsão meteorológica passa para um inverno mais longo, com duração de mais 6 semanas.
Dia das Baianas
comemoração da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 4.253 de 16 de dezembro de 2005 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, que está relacionada com a homenagem prestada principalmente no Rio de Janeiro-RJ e Salvador-BA por mulheres baianas de religiões afro à deusa Yemanjá, com muitas flores jogadas ao mar a partir de barcos, depois de uma concorrida procissão em louvor à Rainha do mar.
Dia de Combate à Intolerância Religiosa ou Dia Estadual de Combate à Intolerância Religiosa
comemorado no Estado brasileiro de Alagoas, conforme Lei nº 7.028 de 16 de janeiro de 2009, em memória à Quebra de Xangô de 2 de fevereiro de 1912 ou "Dia do Quebra", episódio histórico no qual a polícia alagoana destruiu centenas de terreiros religiosos, perseguiu religiosos praticantes dos cultos afro-brasileiros e proibiu os cultos tradicionais dos africanos de Alagoas, que então, passaram a resistir na clandestinidade, sendo que somente em 2007 é que o Palácio do Governo alagoano passou a receber as religiões de matrizes africanas [de portas abertas], para discutir as demandas dessa gente de Deus.
Dia de Iemanjá
comemoração que está oficializada no Estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 14.893 de 29 de outubro de 2012, para uma celebração realizada principalmente na Bahia com a "Festa de Iemanjá" no bairro soteropolitano do Rio Vermelho da cidade brasileira de Salvador-BA, envolvendo milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados para a Rainha do mar, cuja data comemorativa está declarada como patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro pela Lei Nº 5.495 de 29 de junho de 2009, muito embora o "Dia de Iemanjá" do Estado dos cariocas esteja oficialmente instituído para a data de 31 de dezembro, de acordo com a Lei Nº 1.088 de 3 de dezembro de 1986 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.
Dia de Presente das Águas
comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 1.017 de 15 de julho de 1986, como parte do calendário turístico da FLUMITUR [COMPANHIA DE TURISMO DO ESTADO DO RIO S/A], atual TurisRio.
Dia do Agente Fiscal
comemoração não confirmada.
Dia do aniversário do "Tratado de Paz de Tartu" ou "Tartu aastapäev rahulepingu "
comemorado por estonianos, para marcar a data da assinatura do Tratado que então pôs fim à "Guerra de Independência da Estônia" em relação à então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], e que foi firmado em 2 de fevereiro de 1920.
Dia do Casal ou "fuufu não oi"
comemoração do final do Inverno no Japão.
Dia do Celestial Cortado em Pedaços ou "Heavenly Hash Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que também aparece como "Dia Nacional do Celestial Cortado em Pedaços ou "National Heavenly Hash Day", para um doce de sobremesa dos norte-ameiricanos, que conta com inúmeras receitas bastante variadas.
Dia do Crepe [Panqueca Francesa] ou "Journée La Chandeleur"
comemoração de franceses relacionada com o "Dia de Nossa Senhora da Candelária", que é festejada na data em que os católicos celebram a purificação da Virgem Maria e a apresentação do menino Jesus no Templo, associada à tradição de se oferecer crepes ao próximo, com base na crença de que se você pudesse pegar o crepe com uma frigideira depois jogá-lo no ar com a mão esquerda, segurando uma moeda de ouro em sua mão direita, então você teria grandes chances de ficar rico naquele ano, além de que, segundo outra lenda, se não se preparassem crepes no "Dia de Nossa Senhora da Candelária", a colheita de trigo desse ano em que a tradição não fosse seguida, tinha tendências a não ser boa.
Dia do Festival de Diena Veja
comemorado com vários rituais na mitologia da antiga Letônia, como o "Dia do Vento", na esperança de assegurar que o vento não causasse muitos danos no verão seguinte.
Dia do Frentista
comemorado no Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 6.730 de 21 de março de 2005, para um profissional que era tido antigamente como "bombeiro", pois para abastecer um veículo era necessário rodar uma manivela junto à bomba de combustíveis.
Dia do início do festival de Imbolc
celebrado pela religião neopagã, Wika no hemisfério norte [baseado principalmente na mitologia Celta], em homenagem à deusa Brigida [Briga, Brigidh e suas variações], para marcar a época em que a Terra está se recuperando do inverno, e o Sol se fortalecendo para a primavera.
Dia do início do festival de Lughnasadh
celebração da religião neopagã, Wicca, no hemisfério sul, conhecido também como Lammas [Lê-se "lamas"], ou "Festival da 1ª Colheita" [que normalmente começava pelo grão], tendo sido originado principalmente da mitologia Celta.
Dia do Inventor ou "Wan Nak Pradit"
comemorado desde 1995 na Tailândia, para marcar a data da emissão de uma patente tailandesa para um gaseificador de superfície em baixa velocidade ou gaseificador de águas residuais chamado " Chai Pattana ", que foi concedida em 2 de fevereiro de 1993 para o monarca tailandês, Chai Bhumibol Adulyadej.
Dia do Rodeio
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 7.618 de 9 de janeiro de 2002, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura ´da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 430 de 2001, graças à prestativa colaboração do pessoal do Instituto Memória da Assembléia Legislativa do Estado mato-grossense.
Dia dos Oficiais dos Quadros Complementares da Marinha
comemorado extra-oficialmente no Brasil, para marcar a data da Lei Nº 3.885 de 2 de fevereiro de 1961, que então criou no Ministério brasileiro da Marinha, os Quadros Complementares dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes de Marinha.
Dia de Conscientização sobre o Câncer de Próstata ou "Prostate Cancer Awareness Day"
comemoração de estadunidenses, que também é conhecida como "Dia Internacional de Conscientização sobre o Câncer de Próstata" ou "International Prostate Cancer Awareness Day", e que tem sido promovida desde 2009 pelo ator, diretor e produtor norte-americano de cinema e televisão, Kevin Byrd, através da Fundação do Câncer de Próstata ou "Prostate Cancer Foundation", contando com Proclamações oficiais de vários governantes de Estados e cidades dos Estados Unidos da América, para ser celebrada como parte do "Mês da História Negra" ou "Black History Month" de canadenses e norte-americanos, visto que estatiscamente, tem prevalecido uma maior probabilidade de câncer de próstata para indivíduos da população negra e afro-descendentes como um todo.
Dia de Tocar seu Ukulele ou "Play Your Ukulele Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que também aparece como Dia Mundial de Tocar seu Ukulele ou World Play Your Ukulele Day, e que está relacionada com o ukulele [também conhecido como ukelele], um instrumento musical de cordas beliscadas, geralmente com 4 cordas de tripa ou, mais usualmente, com materiais sintéticos como nylon , nylgut , fluorocarbono , entre outros.
Dia dos Cães de Trenó ou "Sled Dog Day"
comemoração dos Estados Unidos da América, tendo por fim marcar a data da chegada da grande corrida da Misericórdia ou "Great Race of Mercy" na localidade estadunidense de Nome no Alaska-EUA em 2 de fevereiro de 1925, num tempo em que não se tinha aviões disponíveis, e os cães de trenó revesados foram a única solução para se cobrir grande parte do trajeto, com suas últimas 674 milhas da viagem, depois de as primeiras 298 milhas terem sido cobertas por trem, para se fazer chegar o soro salvador destinado às muitas crianças infectadas pela epidemia de difteria de 1925, em que crianças Inuit da nação indígena esquimó que habita as regiões árticas do Canadá, Alasca e Groenlândia foram particularmente suscetíveis à doença.
Dia dos Números Cabalísticos ou "Bonza Bottler Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para ser celebrada uma vez por mês, sempre que o número do dia coincida com o número do mês, e que é chamada de "Dia dos Números Cabalísticos Impressionantes" ou "Bodacious Bonza Bottler Day" nas raras ocasiões em que houver coincidência nos números de dias, meses e anos, a partir de uma data comemorativa que foi criada em 8 de agosto de 1985 pela cidadã estadunidense, Elaine Fremont [Elaine Marie Fremont], motivada pelo fato de que então não havia nada especial a ser festejado em agosto no país dos ianques, e ela resolveu naquele instante, dar a si mesma um motivo para fazer uma festa e se divertir com esse dia especial todos os meses.
Dia Mundial da Vida Consagrada ou "World Day for Consecrated Life"
comemorado desde 1997 na Igreja Católica Apostólica Romana, a partir da "Exortação Apostólica Pós-sinodal Vita consecrata", que foi assinada pelo Papa João Paulo II em 25 de março de 1996, cuja liturgia celebra a experiência de Maria, Mãe de Jesus, que, em obediência à lei de Deus em seu tempo, foi ao Templo passados quarenta dias do nascimento do Salvador, para apresentá-lo ao Pai, e cumpriu o rito da sua própria purificação.
Dia Mundial das Viúvas ou "World Widows Day"
comemorado em louvor a Santa Joanna de Lestonnac, que faleceu em 2 de fevereiro de 1640, e que é tida na conta de padroeira das viúvas.
Dia Mundial das Zonas Úmidas [DMZU] ou "World Wetlands Day"
comemoração estabelecida nos finais de Outubro de 1996 na 19ª Reunião do Comitê Permanente da Convenção de Ramsar Sobre as Zonas Úmidas ou "Standing Committee of the Ramsar Convention on Wetlands", para marcar a data da assinatura da "Convenção de Ramsar" ou "Ramsar Convention", que foi elaborada em 2 de fevereiro de 1971 às margens do Mar Cáspio no Irã, como o 1º tratado intergovernamental a fornecer uma base estrutural para a cooperação internacional e ação nacional no sentido da conservação e uso sustentável dos recursos naturais, mmais especificamente, das zonas húmidas e seus recursos.
Dia Nacional da Agricultura ou "Wan Kaset Haeng Bate-papo"
comemorado na Tailândia.
Dia Nacional de Comprar um Jornal ou "National Buy a Newspaper Day"
comemoração de norte-americanos, que foi iniciada a partir de redes sociais na internet, na incerteza sobre o quanto de tempo ainda poderemos comprar jornais impressos, diante do alarmante crescimento do costume de se ler notícias na grande rede mundial de computadores.
Dia Nacional dos  Vigilantes da Natureza ou Dia Nacional dos Guardas Florestais
comemorado por portugueses, com o apoio da APGVN [Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza], em tributo desses funcionários públicos que foram instituídos em 1975, por ocasião da criação dos Parques das Reservas Naturais, como um Corpo Especializado na Preservação do Ambiente e Conservação da Natureza em Portugal, sob a subordinação do Ministério português do Ambiente e Ordenamento do Território.

28 Santos Cristãos em 2 de fevereiro

Uma segunda, 33º dia de 2015: daqui 100 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata María Catarina Kasper de Dernach da Renânia na Alemanha
fundadora do Instituto das Pobres Servas de Jesus Cristo.
Dia da Beata María Dominica Mantovani de Verona na Itália
fundadora do Instituto das Irmãzinhas da Sagrada Família, juntamente com o Beato José Nascimbeni.
Dia de Nossa Senhora da Guia.
Dia de Nossa Senhora da Candelária
comemorado principalmente no México e nas Ilhas Canárias na Espanha.
Dia de Nossa Senhora da Luz
comemorado na cidade brasileira de Curitiba-PR.
Dia de Nossa Senhora da Piedade.
Dia de Nossa Senhora da Purificação.
Dia de Nossa Senhora das Candeias.
Dia de Nosssa Senhora de Belém.
Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
comemorado na cidade brasileira de Porto Alegre-RS, dentro do sincretismo entre o catolicismo e as religiões afro-brasileirass que cultuam a santa na figura do orixá africano, Iemanjá.
Dia de Santa Adeloga de Kitzingen.
Dia de Santa Aida.
Dia de Santa Catarina De Ricci de Prato da Toscana na Itália.
Dia de Santa Joanna de Lestonnac
padroeira das vítimas de abusos e das viúvas, e protetora das famílias.
Dia de Santo Adelbaldo de Ostrevant.
Dia de Santo Aproniano.
Dia de São Burcardo do Reino Unido ou de Würzburg da Austrásia na Alemanha.
Dia de São Columbano de Ghent.
Dia de São Cornelio
o "centurião"), tido como o 1º gentio a se converter à fé Cristã, conforme relatado em Atos dos Apóstolos.
Dia de São Feliciano De Roma na Itália.
Dia de São Flósculo de Orléans da Gália Lugdunense na França.
Dia de São João Teófano Vénard da França ou de Hanoi em Tonquín no Vietnã.
Dia de São Lourenço de Canterbury na Inglaterra.
Dia do Beato André Carlos Ferrari de Milão na Itália.
Dia do Beato Esteban Bellesini de Genezzano na Itália.
Dia do Beato Nicolau Saggio de Langobardis de Roma na Itália.
Dia do Beato Pedro Cambiani de Ruffia de Susa na Itália.
Dia do Beato Simón de Cassia Fidati de Florença da Toscana na Itália.

9 Datas de cidades em 2 de fevereiro

Uma segunda, 33º dia de 2015: daqui 100 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Candeias
Estado da Bahia.
Dia da Fundação do município brasileiro de Colinas
Estado do Maranhão.
Dia da Fundação do município brasileiro de Itu
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Jacaraú
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Jequia da Praia
Estado de Alagoas.
Dia da Fundação do município brasileiro de Olivença
Estado de Alagoas.
Dia da Fundação do município brasileiro de São João do Tigre
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Tapira
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Xavantina
Estado de Santa Catarina.

43 Fatos Históricos em 2 de fevereiro

Uma segunda, 33º dia de 2015: daqui 100 dias, com exibição em tempo real.

  • 1535: Dia em que o soldado e conquistador espanhol, Pedro de Mendoza y Luján, fundou (na Costa do Plata) o Porto de Santa María del Buen Aire, defendido então por dois fortes primitivos, estabelecendo ali seus expedicionários.
  • 1653: Dia em que a cidade colonial inglesa de Nova Amsterdam (mais tarde chamada Nova York) foi elevada à categoria de cidade.
  • 1792: Dia em que a rainha de Portugal, Dona Maria I, que, de há muito, vinha dando indícios de doença psíquica, foi então acometida subitamente dum formal ataque de loucura enquanto assistia a um espetáculo no Teatro do Real Paço de Salvaterra de Mago no Distrito de Santarém em Portugal.
  • 1825: Dia em que os governos de Buenos Aires e Inglaterra firmaram um tratado contra o tráfico de escravos.
  • 1831: Dia da Eleição do Papa Gregório XVI, para 255º Papa da Igreja Católica.
  • 1841: Dia em que El Salvador constituiu-se em república unitária e independente das outras repúblicas da América Central.
  • 1848: Dia do "Tratado de Guadalupe Hidalgo", que então pôs um fim na guerra entre Estados Unidos da América e México, em que os mexicanos derrotados na luta cerderam para os norte-americanos, cerca de 2 milhões de quilómetros quadrados de terras, com o Arizona, Califórnia, Novo México e Texas.
  • 1848: Dia de um combate decisivo na "Revolução Praieira" no atual Estado brasileiro do Pernambuco, quando revolucionários pernambucanos tentaram sem-sucesso tomar a capital pernambucana de Recife-PE e foram rechaçados por forças legalistas, enquanto o revolucionário e militar brasileiro, Pedro Ivo Veloso da Silveira, ainda continuou a manter uma luta de guerrilha com seus cerca de 300 homens por mais algum tempo nas matas do Jacuípe, até que resolveu se entregar ao Governo do atual Estado brasileiro da Bahia, de onde foi enviado para a Corte na atual cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, para ser recolhido ao Forte da Laje, de onde conseguiu escapar num navio estrangeiro e desapareceu em 2 de março de 1852 à altura do atual Estado brasileiro da Paraíba, não se sabendo o seu destino final.
  • 1871: Dia da Inauguração da navegação pelo rio São Francisco.
  • 1885: Dia em que o militar e político guatemalteco, General Justo Rufino Barrios Auyón, enquanto presidente da Guatemala, emitiu a "Proclamação da "União dos Estados da América Central" ou "Proclamación de la Unión de los Estados de la América Central", no que foi seguido apenas por Honduras, o que terminou por provocar uma guerra regional, depois da recusa de Costa Rica, El Salvador e Nicaragua.
  • 1887: Dia em que o militar brasileiro e futuro presidente da República do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, se juntou a 200 militares brasileiros, para contestar as punições de oficiais, então infligidas pelo Governo Imperial do Brasil.
  • 1892: Dia da Abertura do Porto da cidade brasileira de Santos-SP, como o maior porto do Brasil.
  • 1908: Dia da fundação do "Clube Socialista Máximo Gorki" ou "Clube Literário Máximo Gorki" [de tendência socialista] na cidade brasileira de Fortaleza-CE, que contava em seu arsenal retórico com imagens da "Revolução Francesa" e do jacobinismo.
  • 1909: Dia da Fundação do time português de futebol, Fayal Sport Clube, na cidade portuguesa de Horta na ilha do Faial, como o 1º clube dos Açores e 5º de Portugal.
  • 1913: Dia da Inauguração daquela que é tida como a Mais Espetacular estação ferroviária do mundo, projetada então pelo Arquiteto norte-americano, Warren & Wetmore, na cidade estadunidense de Nova York.
  • 1914: Dia da Fundação do time brasileiro de futebol, Paysandu Sport Club.
  • 1920: Dia em que os russos reconheceram a Independência da Estónia.
  • 1932: Dia em que a cidade cubana de Santiago de Cuba foi destruída por um terremoto.
  • 1940: Dia da Realização de uma "Conferência de Paz dos Estados balcânicos" na cidade sérvia de Belgrado.
  • 1943: Dia em que o Exército Soviético venceu a "Batalha de Stalingrado", passando para a ofensiva contra a Alemanha, com 200 mil alemães mortos e 90 mil germânicos prisioneiros, e colocando o nazista alemão, Adolf Hitler, na defensiva em todo o cenário da 2ª Guerra mundial,.
  • 1946: Dia da instalação da Assembléia Nacional Constituinte do Brasil de 1946, na qual o então deputado brasileiro, Carlos Mariguela, defendeu o direito de greve para os brasileiros.
  • 1957: Dia da Inauguração da Leo Castelli Gallery na cidade norte-americana de Nova York, criada para ser o centro universal da arte pop a partir dos Estados Unidos da América.
  • 1958: Dia do início da circulação do jornal brasileiro "Emancipação", enquanto semanário pró-campanha "O Petróleo é nosso".
  • 1964: Dia da chegada na lua da Sonda Norte-Americana "Ranger VI" da NASA [Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço ou "National Aeronautics and Space Administration"] dos Estados Unnidos da América.
  • 1968: Dia de Um violento choque entre neonazistas e estudantes alemães na cidade alemã de Bonn, com 1 morto e 10 contendores feridos.
  • 1972: Dia da fundação da "Editora Três" no Brasil, pelos empreendedores brasileiros, Domingo Alzugaray, Luís Carta e Fabrício Fasano.
  • 1976: Dia do Roubo de 119 quadros da última fase do pintor espanhol, Pablo Picasso, no palácio dos Papas de Aviñón na França.
  • 1977: Dia em que o presidente-ditador do Brasil, Ernesto Geisel, cassou o político brasileiro, Glênio Perez, então vereador da cidade brasileira de Porto Alegre-RS pelo MDB [Movimento Democrático Brasileiro], após o seu discurso de posse.
  • 1981: Dia de Um Acordo de Cessar-Fogo Entre Equador e Peru, em seus conflitos fronteiriços.
  • 1985: Dia do encontro dos restos humanos tidos como os mais antigos restos de hispanos-americanos do mundo [cerca de 31 mil anos], perto da localidade mexicana de San Luis de Potosí.
  • 1987: Dia da eleição do então presidente do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) e presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Ulysses Guimarães, para presidente da Assembléia Nacional Constituinte brasileira de 1987.
  • 1987: Dia de Um ataque aéreo iraquiano contra a cidade iraniana de Mianeh, que então matou 79 alunas de duas escolas locais.
  • 1989: Dia da posse do político venezuelano, Andrés Perez, para presidente da Venezuela, sob protestos contra um "pacote econômico", cuja repressão causou cerca de 500 mortes de manifestantes.
  • 1990: Dia em que o CNA (Partido do Congresso Nacional Africano) obteve a legalidade, após 30 anos de resistência clandestina ao regime segregacionista do "apartheid" contra os negros na África do Sul.
  • 1991: Dia da Observação de uma ocultação estelar causada pelo asteróide Astraea.
  • 1994: Dia do descarrilhamento de um comboio de trens no Zaire, que então deixou um saldo de pelo menos 200 mortos.
  • 1996: Dia da Estreia da TV Senado no Brasil, para transmitir notícias dos senadores brasileiros, a partir da capital brasileira de Brasília-DF.
  • 1999: Dia da queda do então presidente do Banco Central do Brasil, Francisco Lopes, que estava apenas há 20 dias no cargo, e que foi sucedido pelo ex-empregado do mega-especulador George Soros dos Estados Unidos da América, Armínio Fraga.
  • 1999: Dia do Juramento do ex-tenente-coronel venezuelano e líder de um fracassado golpe de Estado em 1992, Hugo Chávez, como presidente da Venezuela.
  • 2001: Dia de um Decreto de estado de emergência no Equador, que foi emitido pelo então Presidente equatoriano, Gustavo Noboa, em resposta às mobilizações indígenas de equatorianos.
  • 2001: Dia do Início de um embargo do Canadá à carne Brasileira, com a alegação (infundada) de que o gado brasileiro estaria infectado com o "mal da vaca-louca", cuja medida foi apoiada por Estados Unidos da América e México).
  • 2005: Dia do Cancelamento da série "Guerra nas Estrelas" ou "Star Trek: Enterprise" Após quatro temporadas de exibição.
  • 2005: Dia em que o político moçambicano, Armando Guebuza, se converteu no 3º Presidente da República de Moçambique.

23 Mortes Marcantes em 2 de fevereiro

Uma segunda, 33º dia de 2015: daqui 100 dias, com exibição em tempo real.

1461: Dia da morte de Owen Tudor
nobre galês, decapitado depois da "Batalha de Mortimer's Cross".
1594: Dia da morte de Giovanni Pierluigi da Palestrina
compositor erudito do renascentismo na Itália.
1612: Dia da morte de Christopher Clavius
matemático e astrónomo alemão..
1640: Dia da morte de Joana de Lestonnac
santa francesa da igreja católica que foi a fundadora da Companhia de Maria (ordem religiosa que tinha como missão educar as jovens da época), canonizada como Santa da Igreja Católica pelo Papa Pio XII.
1704: Dia da morte de Guillaume François Antoine (Marquês de l'Hôpital)
matemático francês conhecido sobretudo pela "regra de L'Hôpital" para calcular o valor limite de uma fração, cujo numerador e denominador tendem, simultaneamente, para zero ou infinito.
1722: Dia da morte de António Cordeiro
sacerdote católico de Portugal e historiador açoreano.
1769: Dia da morte de Clemente XIII
Papa da Igreja Católica.
1826: Dia da morte de Jean-Anthelme Anthelme Brillat-Savarin
advogado, cozinheiro, gastrônomo e político francês, famoso pelo seu livro "Physiologie du goût" [Fisiologia do Gosto ou Meditações de gastronomia transcendente], Considerado por muitos como o "pai da dieta baixa em hidrocarbonetos" e tido na conta do autor de frases famosas como "Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és" e "a descoberta de uma nova receita faz mais pela felicidade do género humano do que a descoberta de uma estrela"....
1830: Dia da morte de Manuel da Costa Ataíde
pintor brasileiro.
1867: Dia da morte de Manuel António Vital de Oliveira
marinheiro e hidrógrafo da Marinha brasileira, que é tido como patrono da hidrografia brasileira e morreu em conbate no comando do navio brasileiro adquirido junto a França, "Nemesis", que no Brasil passara a se chamar "Silvado".
1884: Dia da morte de Wendell Phillips
advogado abolicionista dos Estados Unidos.
1907: Dia da morte de Dimitri Ivánovich Mendeleyev
químico russo..
1923: Dia da morte de Manoel Murguía
historiador galego.
1949: Dia da morte de Braz do Amaral
médico e historiador brasileiro.
1969: Dia da morte de Boris Karloff
ator britânico..
1970: Dia da morte de Bertrand Russell
filósofo e matemático britânico nascido no País de Gales que foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos do século XX, além de um importante político liberal, ativista e um popularizador da Filosofia.
1974: Dia da morte de Jean Absil
compositor modernista da Bélgica, organista e professor no Conservatório de Bruxelas.
1979: Dia da morte de Luís Antônio da Gama e Silva
jurista brasileiro que foi ministro brasileiro da Justiça por curto período durante a ditadura no Brasil, o suficiente para recrudescer o cerco do regime contra os movimentos opositores no país.
1979: Dia da morte de Sid Vicious
músico inglês, baixista da banda punk "Sex Pistols".
1995: Dia da morte de André Frossard
ensaísta e académico francês..
1996: Dia da morte de Eugene "Gene" Curran Kelly
dançarino, ator, cantor, diretor, produtor e coreógrafo norte-americano que viria a atuar no clássico musical "Cantando na Chuva".
1997: Dia da morte de Chico Science
músico e compositor brasileiro, vocalista da banda "Chico Science & Nação Zumbi", criador do gênero musical chamado "mangue beat".
2005: Dia da morte de Max Schmeling
pugilista alemão.

25 Nascimentos Marcantes em 2 de fevereiro

Uma segunda, 33º dia de 2015: daqui 100 dias, com exibição em tempo real.

1502: Dia do nascimento de Damião de Góis
humanista e historiador português em Alenquer.
1649: Dia do nascimento de Bento XIII
Papa da Igreja Católica.
1748: Dia do nascimento de José de Sousa Breves
fazendeiro e militar brasileiro, grande proprietário de terras e escravos.
1754: Dia do nascimento de Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord
político e diplomata francês.
1863: Dia do nascimento de Francisco A. de Icaza- poeta, crítico literário e historiador mexicano da literatura, que viria a desenvolver a maior parte de sua carreira na Espanha.
1873: Dia do nascimento de Konstantin von Neurath
diplomata alemão que viria a ser ministro das relações exteriores da Alemanha e protetor dos territórios da Boêmia e Morávia [nome pelo qual ficaria conhecida a ex-Checoslováquia anexada em 1939 pelos nazis].
1874: Dia do nascimento de Ernest Henry Shackleton
explorador irlandês.
1882: Dia do nascimento de James Joyce [James Augustine Aloysius Joyce]
escritor irlandês.
1893: Dia do nascimento de Damdiny Sukhbaatar
militar mongol que viria a ser líder na Revolução de 1921, lembrado como uma das figuras mais importantes na luta pela independência da Mongólia.
1896: Dia do nascimento de Kazimierz Kuratowski
matemático polaco.
1905: Dia do nascimento de Ayn Rand
escritora e controversa filósofa objetivista nos Estados Unidos, de origem judaico-russa.
1926: Dia do nascimento de Valéry Giscard d'Estaing
político francês de centro-direita, que já exerceu o cargo de presidente da República Francesa.
1927: Dia do nascimento de Stan Getz
saxofonista estadunidense.
1929: Dia do nascimento de John Henry Holland
cientista e professor estadunidense de Psicologia, Engenharia elétrica e Ciência da computação na Universidade de Michigan em Ann Arbor, sendo pioneiro em sistemas complexos e ciência não-linear e tornando-se conhecido por haver criado os algoritmos genéticos.
1939: Dia do nascimento de João César Monteiro
cineasta português.
1940: Dia do nascimento de Luís Gustavo
ator brasileiro nascido na Suécia.
1946: Dia do nascimento de Alpha Oumar Konaré
político e professor universitário malês que viria a ser presidente do Mali.
1947: Dia do nascimento de Farrah Fawcett (Ferrah Leni Fawcett)
atriz e modelo estadunidense, considerada um dos maiores símbolos sexuais femininos da década de 1970 e uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos, que viria a ganhar fama internacional ao interpretar a detetive particular "Jill Munroe", na série de TV "As Panteras".
1949: Dia do nascimento de Brent Spiner
ator estadunidense.
1958: Dia do nascimento de Elisa Lucinda
poetisa brasileira.
1959: Dia do nascimento de Lenine
cantor, compositor, arranjador e músico brasileiro.
1969/1973?: Dia do nascimento de Latino
cantor pop brasileiro.
1972: Dia do nascimento de Dana International
cantora pop de Israel.
1976: Dia do nascimento de Paz Vega
atriz espanhola.
1977: Dia do nascimento de Shakira
cantora colombiana.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.