RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

26 Datas Comemorativas em 2 de janeiro

Uma sexta, 2º dia de 2015: daqui 153 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Feriado Bancário
comemorado na Escócia, transferido para o dia 3 de janeiro quando ocorre num domingo.
1º Dia do Carnaval de Negros e Brancos ou "Carnaval de Negros y Blancos"
comemoração relacionada com a "Epifania", que é celebrada durante 6 dias na cidade colombiana de San Juan de Pasto, entre outras cidades do sul da Colômbia, numa festa consagrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"].
8º dos "Doze Dias Santos"
comemoração do Cristianismo Esotérico, que está relacionada com a interpretação Esotérica da temporada do Natal, simbolizando os 12 signos do zodíaco e seus respectivos atributos arquetípicos, na viagem do Sol do Sul para o Norte e num trabalho sobre a Terra e suas formas de vida, juntamente com a luz de Cristo que continua a brilhar mais intensamente durante os "Doze Dias Santos", até 6 de janeiro ["Dia de Reis" ou "Epifânia", nesse dia, dedicado à hierarquia do signo de Escorpião [24 de outubro a 23 de novembro], que está ligado ao sistema generativo [no aspirante sincero este se torna o centro da transmutação] e associado com o Discípulo São João [o "Amado"], ois a transmutação foi a nota chave de sua vida, sendo que ele progrediu tão longe na divina ciência da transmutação da matéria em espírito, que nunca conheceu a morte, quando se indica para meditação o seguinte trecho bíblico: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus" - Mateus, 05:08.
9º Dia das Celebrações de Natal no Cristianismo Ocidental
Comemoração da Igreja Católica Apostólica Romana e alguns outros Cristãos.
Dia aberto para visitação pública ao Palácio Imperial
celebrado na cidade japonesa de Tóquio, com as congratulações para um novo ano.
Dia da Conscientização sobre o Personal Trainer ou "National Personal Trainer Awareness Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, prevista para ser festejada numa época em que se costuma tomar resoluções como perder peso, ir para a academia e ficar em forma, etc... sendo que muitas dessas aspirações têm grande tendência de serem rapidamente esquecidas, daí a importância da ajuda de um Personal Trainer para que não se desista no meio do caminho.
Dia da Continuação da celebração de Ano Novo
comemorado com feriado no Cazaquistão, Macedônia, Montenegro, Nova Zelândia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslovénia, Suíça e Ucrânia, entre outros povos.
Dia da Ratificação da Geórgia ou "Georgia Ratification Day"
comemoração de estadunidenses, para marcar a data de 2 de janeiro de 1788, em que o Estado norte-americano da Geórgia converteu-se no 4º Estado a ratificar a Constituição dos Estados Unidos da América.
Dia da Tomada de Granada ou "Día de la Toma de Granada"
comemorado na Espanha, para marcar a data da rendição dos mouros em 2 de janeiro de 1492, como fruto de um processo de negociação que tornou possível a recuperação de todas as terras que até então eram ocupadas pelos mouros na Península Ibérica.
Dia de Berchtoldstag, Bechtelstag, Bechtle, Bechtelistag, Berchtelistag, Bächtelistag ou Bärzelistag
comemoração da Suíça, Liechtenstein e Alsácia, com feriado em vários Cantões suíços, relacionada com a Perchta, que é uma fêmea mítica do folclore, tida como a guardiã dos animais, e às vezes a líder do "Wild Hunt" [grupo de caçadores fantasmas com apetrechos de caça: cavalos, cães, etc... em louca busca por todo o céu ou no solo, ou ainda no ar].
Dia de Inanna,
Deusa do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, além de Mãe do Vinho E dos Grãos entre os antigos Sumérios, sendo associada ao planeta Vénus na Mitologia Sumeriana.
Dia de Kakizome
comemoração de japoneses, que está relacionada com a 1ª escrita do ano, geralmente em 2 de janeiro, na qual são realizadas diversas competições de caligrafia ou Kakizome em escolas primárias e secundárias do Japão, para testar as habilidades caligráficas dos estudantes nipônicos, na 1ª escrita da fortuna ou "Kitsusho Hajime", feita com tinta preta misturada com a 1ª água do Ano Novo ou "Wakamizu", pincel especial e papel especial estilo pergaminho ou "Gasenshi" de 28 por 85 centímetros, onde crianças e famílias escrevem sua citação favorita, poesia, haiku ou um provérbio em caracteres japoneses, aproveitando-se a ocasião para escrever coisas vindas do coração, metas ou desejos que se quer para si próprio ou para os outros, além de criar belas obras de arte, que deverão ser penduradas na parede [como um ornamento da casa], até o dia 14 de janeiro, quando ocorre o Festival de "Sagicho", em que os Kakizomes são queimados, e segundo a tradição, se o papel voar alto durante a queima, significa que quem escreveu o mesmo, vai se tornar mais habilidoso e irá melhorar sua escrita durante o novo ano que está iniciando, visto que escrever bem em caracteres japoneses é bastante importante para esse povo, ao ponto de a caligrafia japonesa ser parte integrante do currículo escolar, sendo ensinada em todas as escolas, como parte da linguagem nacional ou "kokugo".
Dia de Klopse Kaapse ou simplesmente "Klopse"
comemorado desde meados do século XIX na na localidade sul-africana de Cape Town, quando menestréis agrupados em "Klopse" ou clubes [cabo em holandês e mais precisamente traduzido como tropas em Inglês], saem às ruas vestidos e adornados com roupas e/ou objetos coloridos, tocando uma variedade de instrumentos musicais.
Dia do 1º Sonho ou "Hatsuyume"
comemorado no Japão, na esteira de uma simpatia que afirma que a sorte do ano depende do que a pessoa sonhar durante a passagem do dia 2 para o dia 3 de janeiro.
Dia do Comerciante ou "- Día del comerciante"
tradicionalmente comemorado desde 1890 no Estado venezuelano de Falcón.
Dia do Martírio de Leandro Gómez
comemorado extra-oficialmente no Uruguai, para marcar a data da morte do militar uruguaio, Jose Maria Leandro Gómez, que foi executado em 2 de janeiro de 1865, após uma heróica "Defesa de Paysandú" ante os 33 dias do cerco realizado pelo militar e político uruguaio, Venancio Flores Barrios, apoiado nessa campanha pelo Brasil Imperial.
Dia do Policial Internacional ou "Día del Policía Internacional"
comemoração que já foi conhecida como "Dia do Gendarme" ou "Día del Gendarme", e que teria sido iniciada no México em 1928 pelo então policial mexicano, Manuel Vázquez G., enquanto um dos poucos sobreviventes de um confronto entre polícia e detentos, ocasionado por uma tentativa de fuga de presos em 2 de janeiro de 1927 na cadeia de Andonegui [atualmente biblioteca] da localidade mexicana de Tampico em Tamaulipas, junto ao litoral do Golfo do México, cuja data comemorativa ganhou projeção nacional entre os mexicanos e atravessou fronteiras, chegando aos Estados Unidos da América e do território norte-americano para outros países das vizinhanças.
Dia do Queijo Suíço ou "Swiss Cheese Day"
comemorado por norte-americanos, para marcar a data em que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América estabeleceu novas regras para os furos do queijo suíço, reduzindo o tamanho dos mesmos pela metade em 2 de janeiro de 1953, para evitar os travamentos nas máquinas de fatiamento de queijos, que então eram comuns diante da nova tecnologia que naquele tempo ainda estava a ser implantada.
Dia do Sanitarista
comemoração não confirmada.
dia do Tirante ou "Día del Tirante"
comemorado principalmente na comunidade espanhola de Valência, para marcar a data de 2 de janeiro de 1460, em que o escritor espanhol de Valência, Joanot Martorell, começou a escrever a novela cavaleiresca "Tirante o Branco", "Tirant Lo Blanch" ou "Tirante el Blanco", que é tida por espanhóis como um livro de grande importância, e que foi capaz de influenciar na criação do livro "Dom Quichote de La Mancha" do também escritor espanhol, Miguel de Cervantes Saavedra.
Dia dos Heróis
comemoração do Haiti, que também é conhecida como "Dia dos Antepassados" ou "Jour des Aïeux", em memória dos antepassados e outros entes queridos que já morreram.
Dia dos Introvertidos ou "Introvert Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para marcar a data do fin das reuniões familiares, ceias empresariais, e demais compromissos sociais da época do fim de ano com o Natal e o Ano Novo, cuja participação costuma não ser nada agradâvel às pessoas de índole introvertida.
Dia Nacional da Ciência de Ficção Científica ou "National Science Fiction Day"
comemorado por norte-americanos, para marcar a data do nascimento do escritor e bioquímico russo, Isaac Asimov, que veio ao mundo em 2 de janeiro de 1920, e se que se radicou nos Estados Unidos da América.
Dia Nacional da Segurança no Transporte de Animais de Estimação ou "National Pet Travel Safety Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que foi iniciada pela especialista norte-americana em Estilo de vida de animais de estimação e comportamento animal, Colleen Paige, com o apoio da organização não-governamental estadunidense, Rede de Milagre Animal ou "Miracle Network animal, para conscientizar sobre os cuidados a serem dispensados por quem necessite levar consigo seus animais de estimação nas viagens de férias e qualquer outro tipo de deslocamento.
Dia Nacional de Pastéis de Nata ou "National Cream Puff Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia Nacional do Bifê ou "National Buffet Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para ser festejada no 1º dia após o ano novo ou 2º dia do ano.

33 Santos Cristãos em 2 de janeiro

Uma sexta, 2º dia de 2015: daqui 153 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata Estefânia Quinzanis de Soncino na Itália.
Dia da Beata Maria Ana Soureau-Blondin de Terrebonne no Canadá
fundadora da Congregação das Irmãs de Santana.
Dia de Santo Abel
patriarca bíblico e 2º filho de Adão.
Dia de Santo Abelardo de Corbie na frança.
Dia de Santo Airaldo de Maurienne da Sabóia na França.
Dia de Santo Argeu de Tomes do Ponto ou de Roma na Itália.
Dia de Santo Aspásio de Melun.
Dia de Santo Isidoro de Antioquia na Síria.
Dia de Santo Isidoro de Nitria.
Dia de São Basílio Magno de Cesaréia da Capadócia na Turquia
Doutor da Igreja.
Dia de São Bentivoglio de Bonis.
Dia de São Bladulfo de Bobbio.
Dia de São Claro de São Marcelo.
Dia de São Defendens de Tebas.
Dia de São Dionísio.
Dia de São Gaspar de Búfalo
fundador dos "Missionários do Precioso Sangue".
Dia de São Geraldo Cognoli.
Dia de São Gregório Nazianzeno de Nacianzo na Turquia
Doutor da Igreja.
Dia de São João Bueno de Milão na Itália.
Dia de São Bladulfo de Bobbio na Itália.
Dia de São Macário de Alexandria.
Dia de São Mainquino Luimneach na Hibernia
hoje Irlanda.
Dia de São Marcelino de Tomes do Ponto ou de Roma na Itália.
Dia de São Martiniano de Milão.
Dia de São Narciso de Tomes do Ponto ou de Roma na Itália.
Dia de São Serafim de Sarov.
Dia de São Silvestre de Troina da Sicília na Itália.
Dia de são Telésforo de Roma na Itália
Papa.
Dia de São Teodoro de Marcela da Provenza na França.
Dia de São Vicenciano de Limousin ou de Tulle na frança.
Dia do Beato Guilherme Repin de Angers na França.
Dia do Beato Lourenso Batard de Angers na França.
Dia do Beato Marcolino Amanni de Forlí na Itália.

3 Datas de cidades em 2 de janeiro

Uma sexta, 2º dia de 2015: daqui 153 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Gurjão
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Lagoa Nova
Estado do Rio Grande do Norte.
Dia da Fundação do município brasileiro de Padre Marcos
Estado do Piauí.

45 Fatos Históricos em 2 de janeiro

Uma sexta, 2º dia de 2015: daqui 153 dias, com exibição em tempo real.

  • 69: Dia da Aclamação de Vitélio, imperador pelo Reno.
  • 533: Dia da Proclamação de Mercúrio como Papa (João II), sendo este o 1º Papa eleito a trocar de nome, por ter o seu nome de batismo a evocar um Deus Pagão.
  • 1492: Dia do fim da "Reconquista" com a entrada dos Reis Católicos em Granada (então uma conquista muçulmana) concretizando a recuperação de todas as terras ocupadas pelos mouros na Península Ibérica.
  • 1757: Dia da Captura da cidade indiana de Calcutá pelo Reino Unido.
  • 1762: Dia da Declaração de Guerra da Inglaterra à Espanha.
  • 1765: Dia do Alvará que mandou concretizar o plano de Criação do "Terreiro Público" (área para abastecimento da população na Ribeira de Lisboa).
  • 1788: Dia em que a Geórgia tornou-se um estado dos Estados Unidos da América.
  • 1793: Dia da Divisão da Polônia por Rússia e Prússia.
  • 1825: Dia do Início da "Guerra Cisplatina" entre Brasil e Argentina, visando a posse da Banda Oriental (atual Uruguai e à época, região estratégica para brasileiros e argentinos.
  • 1826: Dia da autorização das Províncias Unidas do Rio da Prata (atual República Argentina) para ataques aos navios brasileiros durante a Guerra Cisplatina.
  • 1833: Dia em que a Inglaterra tomou as Ilhas Malvinas da Argentina.
  • 1838: Dia da instalação do Arquivo Nacional do Brasil, por ato dos senadores brasileiros, Bernardo Pereira de Vasconcelos e Pedro de Araújo Lima.
  • 1839: Dia da 1ª foto da Lua, que foi batida pelo fotógrafo francês Louis Daguerr.
  • 1865: Dia em que tropas de Brasil e Argentina protagonizaram a Tomada de Paissandu, que foi um marco na "Guerra do Paraguai" ou "Guerra da Tríplice Aliança".
  • 1871: Dia em que Amadeu I tornou-se rei da Espanha.
  • 1872: Dia da Prisão do líder da Igreja Mormon, Brigham Young, nos Estados Unidos da América, por ele haver casado com 25 mulheres.
  • 1884: Dia da Fundação da Federação Espírita Brasileira.
  • 1887: Dia da autorização da censura russa para a edição em língua russa do livro "LINGVO INTERNACIA", de D-ro Esperanto, pseudônimo utilizado pelo oftalmologista polonês, Ludwik Lejzer Zamenhof.
  • 1904: Dia do desembarque de Mariners norte-americanos na República Dominicana com a desculpa de "proteger" propriedades e interesses dos Estados Unidos da América em território dominicano.
  • 1905: Dia da Descoberta de Elara - satélite de Júpiter (o maior planeta do Sistema solar).
  • 1905: Dia da rendição da cidade russa de Porto Artur, ao Japão, culminando tal rendição com a "Revolução de 1905".
  • 1913: Dia em que o Império Otomano renunciou aos territórios europeus (com exceção dos estreitos) e propoz a independência da Albânia.
  • 1914: Dia em que o então rei da Espanha, Alfonso XIII, dissolveu o Congresso dos espanhóis.
  • 1919: Dia do estabelecimento de regras para o pós-guerra na "Conferência de Versalhes" que sufocavam uma Alemanha onde o nazismo medraria em pouquíssimos anos.
  • 1921: Dia da Fundação da Società Sportiva Palestra Itália(Hoje Cruzeiro Esporte Clube).
  • 1922: Dia da Independência da República da Criméia.
  • 1927: Dia da Constituição da Província de Varese na Itália.
  • 1929: Dia da Assinatura do acordo entre Canadá e Estados Unidos da América para a preservação das Cataratas do Niágara.
  • 1940: Dia do Início de uma ofensiva da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas] no istmo da Carélia na Finlândia.
  • 1942: Dia da entrada dos japoneses na cidade filipina de Manila durante a 2ª Guerra Mundial).
  • 1953: Dia da Inauguração da Base Aérea do Montijo.
  • 1959: Dia do lançamento ao espaço da 1ª nave (sonda espacial "Luna 1" da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) rumo à Lua, chegando a 6 mil KM desse satélite natural da Terra.
  • 1965: Dia da eleição de Ayub Khan, para Presidente do Paquistão.
  • 1967: Dia em que Philip Blaiberg tornou-se o 2º paciente operado pelo cirurgião sul-africano, Christian Neethling Barnard, a fim de receber um transplante de coração.
  • 1979: Dia da Prisão do padre francês, Francisco Jentel, defensor dos índios e camponeses da prelazia de São Félix do Araguaia-PA que, condenado a 10 anos de cárcere, seria expulso do país após cumprimento dessa pena.
  • 1983: Dia em que os maiores de 65 anos de idade deixaram de pagar passagens de ônibus em São Paulo, numa iniciativa pioneira que, mais tarde seria extendida para o resto do Brasil.
  • 1984: Dia da Destruição de 5 Barcos Iranianos pela Armada do Iraque no Golfo Pérsico.
  • 1987: Dia da Eleição do presidente do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), Ulysses Guimarães, para Presidente da Assembléia Constituinte de 1987 no brasil.
  • 1987: Dia em que Os Estados Unidos da América cortaram 32% da lista de produtos brasileirosisentos de tarifas de importação.
  • 1989: Dia em que o Inquérito policial sobre a morte do seringueiro e sindicalista brasileiro, Chico Mendes, apontou o fazendeiro brasileiro, Darci Alves da Silva, como mandante do crime.
  • 1991: Dia da Criação do Parque Estadual da Pedra Azul na localidade brasileira de Domingos Martins-ES.
  • 1991: Dia de saques em supermercados na periferia da cidade brasileira de São Paulo-SP, promovidos por centenas de favelados.
  • 1998: Dia em que a Microsoft comprou o Hotmail (então maior serviço de e-mail grátis da Internet).
  • 2002: Dia em que Eduardo Duhalde assumiu a presidência da Argentina, subistituindo Adolfo Rodrigues Saá, que renunciou após duas semanas de governo.
  • 2003: Dia do Início do 1º Fórum Social Asiático, realizado na cidade indiana de Hyderabad.

12 Mortes Marcantes em 2 de janeiro

Uma sexta, 2º dia de 2015: daqui 153 dias, com exibição em tempo real.

1554: Dia da morte de João Manuel
príncipe de Portugal que foi o 8º filho do rei Dom João III com a rainha Dona Catarina de Áustria e morreu aos 16 anos de idade, vítima de diabetes juvenil.
1801: Dia da morte de Johann Kaspar Lavater
filósofo, poeta e teólogo suíço.
1865: Dia da morte de Jose Maria Leandro Gómez
militar uruguaio que se fez notar durante o "Sítio Grande" de Montevideo, por ocasião da "Guerra Grande" de 1843 no Uruguai.
1886: Dia da morte de Émile Louis Mallet (Barão de Itapevi)
militar brasileiro nascido na frança que chegou ao posto de marechau do Brasil.
1917: Dia da morte de Edward Burnett Tylor
antropólogo britânico.
1950: Dia da morte de Militão Ribeiro
dirigente comunista de Portugal e herói da resistência à ditadura de Antonio de Oliveira Salazar, que morreu enquanto estava na prisão.
1960: Dia da morte de Fausto Coppi
ciclista italiano.
1972: Dia da morte de Lillian Moller Gilbreth
engenheira industrial norte-americana que, juntamente com seu marido, o também engenheiro industrial, Frank Bunker Gilbreth, formaria uma dupla de pioneiros no campo da engenharia industrial.
1981: Dia da morte de José Manuel de Sousa (Zé Piauí)
líder de posseiros no Brasil, assassinado por "grileiros".
1999: Dia da morte de Sebastian Haffner
jornalista e historiador alemão.
2005: Dia da morte de Kelly Freas
ilustrador estadunidense.
2008: Dia da morte de George MacDonald Fraser
escritor inglês de novelas.

23 Nascimentos Marcantes em 2 de janeiro

Uma sexta, 2º dia de 2015: daqui 153 dias, com exibição em tempo real.

1823: Dia do nascimento de Théodore Deck
ceramista francês.
1837: Dia do nascimento de Mili Alekseyevich Balakirev
compositor russo que viria a ficar famoso por liderar o "Grupo dos Cinco", um grupo nacionalista de músicos russos no qual fariam parte, além de Balakirev, César Cui, Modest Mussorgsky, Aleksandr Borodin e Nikolai Rimsky-Korsakov.
1855: Dia do nascimento de Urbano Duarte
militar, jornalista, cronista, humorista e teatrólogo brasileiro.
1859: Dia do nascimento de Gumercindo Bessa
jurista e magistrado brasileiro.
1873: Dia do nascimento de Anton Pannekoek
astrônomo e teórico marxista dos Países Baixos.
1873: Dia do nascimento de Teresa de Lisieux (Santa Teresinha)
religiosa francesa.
1889: Dia do nascimento de Carmine Mirabelli (Carlos Mirabelli)
sensitivo brasileiro de efeitos físicos: xenografia, materializações e levitações).
1898: Dia do nascimento de Santo Irmão Jaime Hilário
mártir de Turon e santo da Igreja Católica.
1920: Dia do nascimento de Isaac Yudovich Asimov
escritor e bioquímico estadunidense nascido na Rússia, que viria a ser autor de obras de ficção científica e divulgação científica.
1928: Dia do nascimento de Daisaku Ikeda
escritor, filósofo e poeta japonês.
1938: Dia do nascimento de Hans Herbjrnsrud
escritor norueguês.
1939: Dia do nascimento de José Vera Jardim
político português que viria a assumir o cargo de ministro de Portugal e ajudaria a elaborar a Lei portuguesa de Liberdade Religiosa.
1943: Dia do nascimento de Baris Manço
compositor, tipógrafo e produtor turco de televisão.
1950: Dia do nascimento de Débora Duarte
atriz brasileira.
1951: Dia do nascimento de Hark Tsui
ator vietnamita.
1967: Dia do nascimento de Tia Carrere
atriz estadunidense.
1968: Dia do nascimento de Cuba Gooding Jr.
ator estadunidense.
1969: Dia do nascimento de Christy Turlington
top model norte-americana.
1972: Dia do nascimento de Rita Guedes
atriz brasileira.
1976: Dia do nascimento de Paz Vega
atriz espanhola.
1978: Dia do nascimento de Kjartan Sveinsson
multi-instrumentista islandês, integrante da banda islandesa "Sigur Rós".
1982: Dia do nascimento de Matsumoto Takanori (conhecido como "Ruki")
cantor japonês, vocalista da banda japonesa "the GazettE".
1983: Dia do nascimento de Kate Bosworth
atriz estadunidense.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.