RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

33 Datas Comemorativas em 20 de janeiro

Uma terça, 20º dia de 2015: daqui 175 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Livrar O Mundo das Dietas e truqes passageiros da Moda ou "Rid The World of Fad Diet and Gimmicks Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América, com eleições para os piores produtos dessa indústria: 3ª terça-feira de janeiro, dentro da "Semana de Livrar O Mundo das Dietas e truqes passageiros da Moda" ou "Rid The World of Fad Diet and Gimmicks Week".
Dia da Corrida de São Sebastião
comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei nº 4.760 DE 23 DE JANEIRO DE 2008 e Lei nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, quando o Poder Público carioca deverá adotar as medidas cabíveis para apoio, organização e divulgação do evento, podendo firmar convênios com instituições públicas e privadas para essa finalidade.
Dia da Consciência Indígena dos filhos da Nação Tupi que habitavam as terras de Pindorama
comemorado extra-oficialmente no Brasil, para marcar a data da morte do cacique Aymbere, que tombou em 20 de janeiro de 1557 enquanto resistia à invasão de suas terras pelos portugueses, e em tributo de pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras", tida como uma designação pré-cabralina dada a regiões que mais tarde, formariam o Brasil e, por extensão de significado, nome indígena por excelência das Terras Brasilis.
Dia da República Autônoma da Criméia
comemorado por ucranianos, para marcar a data do referendo de 20 de janeiro de 1991, em que a maioria da população da Criméia votou a favor da restauração da autonomia da Criméia, o que determinou o status da Criméia na Ucrânia a partir de 12 de fevereiro de 1991, por Decisão do então Conselho Supremo da ex-URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], que nesse ato aprovou a Lei "sobre a reconstrução da Região Autónoma da "República Socialista Soviética da Criméia" dentro do território ucraniano.
Dia de Baba Yaga
comemorado em honra da deusa da morte e renovação para os povos búlgaros da antigüidade.
Dia de Concientização sobre os Pingüins ou "Penguin Awareness Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia de Daikan
comemorado por japoneses, para marcar o período mais frio do ano no Japão.
Dia de fazer uma caminhada ao Ar Livre ou "Take a Walk Outdoors Day"
comeoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia de Ficar Jovem para Sempre ou "Stay Young Forever Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que pode estar relacionada com a indústria norte-americana de cartões.
Dia de Oxalá
comemoração da Umbanda e no Candomblé não confirmada.
Dia de Oxósse
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 1077 de 20 de novembro de 1986 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, com programações promovidas pelas Secretarias de Turismo, de Ciência e Cultura, no "Dia de São Sebastião" que, no sincretismo religioso de crenças africanas é representado pelo Orixá Oxossí, um dos 7 Arcanos designados por Deus para ser um comandante universal, sendo que sua regência é chamada pelos esotéricos de “Essência[isto é aquilo que anima que dá vida], e um dos 4 Orixás que comandam os elementos, enquanto mandatário do Ar, quando deverá ser reverenciado este orixá dos cultos afro-brasileiros, e as Secretarias de Turismo, de Ciência e Cultura deverão tomar as providências necessárias para a garantia da segurança e do bem-estar público, além de serem responsáveis pela divulgação dos eventos dessa data comemorativa.
Dia de Oxósse e Caboclos
comemorado na Umbanda e no Candomblé, no "Dia de São Sebastião" que, no sincretismo religioso de crenças africanas é representado pelo Orixá Oxossí, um dos 7 Arcanos designados por Deus para ser um comandante universal, sendo que sua regência é chamada pelos esotéricos de “Essência[isto é aquilo que anima que dá vida], e um dos 4 Orixás que comandam os elementos, enquanto mandatário do Ar.
Dia do Anão
comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14.618 de 7 de dezembro de 2007 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, que o objetivo de homenagear todos os anões da capital paulista, mesmo depois da leitura da íntegra com a prespectiva justificativa do Projeto de Lei Nº 537 de 14 de agosto de 2007, descobrindo ainda que na capital do Estado de São Paulo vivem cerca de 10% dos anões brasileiros, o que motivou a fundação da Associação Brasileira Pró-nanismo [Gente Pequena] no início da década de 1980, com base na ONG [Organização Não-Governamental] norte-americana, Gente Pequena da América ou "Little People of America", que atualmente é denominada AGPB [Associação Gente Pequena do Brasil], tendo por fim informar e orientar pais e interessados sobre as questões que envolvem o nanismo.
Dia do Aniversário da criação do Comando da Aeronáutica
comemorado na FAB [Força Aérea Brasileira], para marcar a data do Decreto-Lei nº 2961 de 20 de janeiro de 1941, que então instituiu o Ministério brasileiro da Aeronáutica, pondo um fim na disputa entre o Exército e a Marinha do Brasil sobre o gestionamento dessa arma de defesa/guerra dos brasileiros.
Dia do Apresentador de Programas de Rádio e de Televisão
comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 4.408 de 19 de setembro de 2006 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, provavelmente para marcar a data da inauguração da emissora de televisão brasileira, TV Tupi Rio de Janeiro [também conhecida como TV Tupi Rio e TV Tupi da Guanabara (nos tempos da antiga(o) cidade/estado brasileiro da Guanabara: 1960 a 1975)], que foi ao ar em 20 de janeiro de 1951, como a 2ª emissora de TV a ser inaugurada no Brasil, depois da TV Tupi São Paulo, com a qual logo em seguida iria formar a Rede Tupi, por iniciativa do jornalista e político brasileiro, Assis Chateaubriand, enquanto proprietário dos "Diários Associados".
Dia do Caramelo ou "Buttercrunch Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que também aparece como "Dia Nacional do Caramelo" ou "National Buttercrunch Day".
Dia do Exército
comemoração do Lesoto, que pode estar relacionada com a data do golpe militar de 20 de janeiro de 1986, que foi liderado pelo militar lesotano e então comandante do exército do Lesoto, major-general Justin Metsing Lekhanya, e que então derrubou o governo do então primeiro-ministro lesotense, Leabua Jonathan, após revelações de que ele havia sido vítima de um trote por 2 comandantes militares do Congresso Pan-africanista, Potlako Leballo e Bernard Leeman, enquanto exilados da África do Sul, que serviram Lekhanya como majjores de uma Força paramilitar do Lesoto e sob uma identidade falsa em 1977, o que fez com que Lekhanya financiasse um Exército de Libertação do Lesoto contra si próprio.
Dia do Feriado de São Sebastião
comemorado com descanso obrigatório em várias cidades pelo mundo a fora.
Dia do Fusca
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.202 de 7 de outubro de 1996 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, quando o Clube do Fusca do Brasil deverá ser convidado a participar das celebrações dessa data comemorativa, em apoio ao "Dia Nacional do Fusca" no Brasil, enquanto comemoração extra-oficial que vem sendo festejada desde 1988 por brasileiros, depois de haver sido instituído por membros do Sedan Clube do Brasil [mais tarde Fusca Clube], para alguns, marcando a data do aniversário de quando a Volkswagen reconheceu de forma oficial o apelido "Fusca" ao seu automóvel que então era oficialmente chamado de "Volkswagen Sedan", para outros, marcando a data de 20 de janeiro de 1972, em que o Fusca bateu o recorde do Ford T, ao converter-se no carro mais produzido da história até então e, para outros ainda, com o fim de marcar a data do início oficial da produção do fusca pela Volkswagen do Brasil, ocorrido em 20 de janeiro de 1959, muito embora o 1º Fusca [na época chamado de "Volkswagen de Passageiros", tenha saído da linha de montagem da Fábrica Anchieta da cidade brasileira de São Bernardo do Campo-SP em 3 de janeiro de 1959 e parte de suas peças ainda fossem importadas da alemanha.
Dia do Início do mandato presidencial, ou "Dia da Inauguração" ou "Inauguration Day"
comemoração instituída para os estadunidenses durante o mandato do empresário agrícola e presidente norte-americano, Harry S. Truman, para ser realizada sempre no ano subseqüente ao das eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, com apenas duas excessões relacionadas com a data da posse dos presidentes estadunidenses, Dwight David "Ike" Eisenhower e Ronald Reagan, que prestaram o juramento e iniciaram seus mandatos em 21 de janeiro.
Dia do Museu de Arte Moderna
comemorado extra-oficialmente no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, para marcar a data de 20 de janeiro de 1949, em que foi inaugurado o MAM-RJ [Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro], com uma exposição composta por coleções particulares de alguns admiradores das vanguardas artísticas modernas, que então era constituída por muitas obras doadas para a formação do acervo inicial do museu e por outras tantas emprestadas somente para essa esposição inaugural.
Dia do Pediatra ou "Día del Pediatra"
comemorado desde 1989 na Venezuela, para marcar a data da fundação da SVPP [Sociedade Venezuelana de Puericultura e Pediatria ou "Sociedad Venezolana de Puericultura y Pediatría"], que foi constituída em 20 de janeiro de 1939, a partir da iniciativa de 39 médicos venezuelanos, entre eles 19 pediatras e 20 médicos de outras especialidades.
Dia do Roto ou pobre, mal-educados ou de maus-hábitos, ou "Día del Roto Chileno"
comemorado no Chile, para marcar a data da "Batalha de Yungay" de 20 de janeiro de 1839, quando o Exército da Confederação peruana-Boliviana ou "Ejército de la Confederación Perú-Boliviana" foi derrotado pelo Exército Unido Restaurador ou "Ejército Unido Restaurador", então formado por soldados irregulares [literalmente, uma tropa de esfarrapados] de Peru e Chile].
Dia dos Heróis Nacionais
comemorado em Cabo Verde e Guiné-Bissau, para marcar a data da morte do agrônomo e político cabo-verdiano originário de Bafatá na Guiné-Bissau, Amílcar Lopes Cabral, que foi morto por 2 membros do seu partido a mando da polícia colonial portuguesa em 20 de janeiro de 1973, enquanto um dos fundadores e homens fortes do PAIGC [Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde], depois de perto de 10 anos de luta armada contra a metrópole colonialista de Portugal, iniciada com o ataque ao quartel de Tite no sul da Guiné-Bissau, que foi deflagrado a partir de bases na Guiné-Conacri.
Dia dos Mártires ou "Qara Yanvar"
comemorado no Azerbajão, em lembrança pelo "Janeiro Negro" de 1990, quando o exército soviético entrou na cidade azerbajana de Baku e matou mais de 180 civis, além de lembrar também as vítimas da "Guerra de Nagorno-Karabakh" de 1988.
Dia Festivo do Exército
comemorado em Malawi, para marcar a data da rretirada do último soldado francês do Mali em 20 de janeiro de 1961, que então deixou atrás de si, um país livre e independente.
Dia Estadual do Aposentado
comemorado no Estado brasileiro de Rondônia, conforme Lei Nº 414 de 29 de junho de 1992, quando o Poder Executivo rondonense deverá elaborar anualmente para essa data comemorativa, um programa de homenagem aos Aposentados.
Dia Estadual dos Exames Clínicos Preventivos de Doenças que Afetam o colo do útero e próstata ou "Dia Estadual dos Exames Clínicos Preventivos de colo do útero e próstata"
comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 15.818 de 22 de novembro de 2006.
Dia Nacional da Parteira Tradicional
comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 3308 de 2004, com base em comemoração celebrada no Estado brasileiro do Amapá, que já homenageava a categoria em 20 de janeiro, por ocasião do aniversário da parteira tradicional de Macapá, Juliana Magave de Souza, que veio ao mundo em 20 de janeiro de 1908, e que chegou a ser bastante conceituada entre os macaenses, tendo cerca de 339 partos em sua história de vida como parteira ou aparadoura, enquanto uma das inúmeras mulheres brasileiras que são responsáveis pela realização de cerca de 450.000 partos por ano nos mais longíncuos recantos do Brasil.
Dia Nacional do Apaixonado por Queijos ou "National Cheese Lover’s Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia Nacional do DJ ou "National Disc Jockey Day"
comemoração listada em vários calendários dos estados Unidos da américa.
Dia Nacional do Fusca
comemorado de forma extra-oficial desde 1988 no Brasil, depois de haver sido instituído por membros do Sedan Clube do Brasil [mais tarde Fusca Clube], para alguns, marcando a data do aniversário de quando a Volkswagen reconheceu de forma oficial o apelido "Fusca" ao seu automóvel que então era oficialmente chamado de "Volkswagen Sedan", para outros, marcando a data de 20 de janeiro de 1972, em que o Fusca bateu o recorde do Ford T, ao converter-se no carro mais produzido da história até então e, para outros ainda, com o fim de marcar a data do início oficial da produção do fusca pela Volkswagen do Brasil, ocorrido em 20 de janeiro de 1959, muito embora o 1º Fusca [na época chamado de "Volkswagen de Passageiros", tenha saído da linha de montagem da Fábrica Anchieta da cidade brasileira de São Bernardo do Campo-SP em 3 de janeiro de 1959 e parte de suas peças ainda fossem importadas da alemanha.
Dia Nacional do Farmacêutico
comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 12.338 DE 25 de novembro de 2010, para marcar a data da fundação da ABF [Associação Brasileira de Farmacêuticos], ocorrida no salão de conferências do Círculo Católico na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ em 20 de janeiro de 1916, graças ao empenho do farmacêutico brasileiro, Luiz Oswaldo de Carvalho.

15 Santos Cristãos em 20 de janeiro

Uma terça, 20º dia de 2015: daqui 175 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata Maria Cristina da Imaculada Conceição de Nápoles ou de Casória na Itália
fundadora da Congregação das Irmãs Vítimas Expiatórias de Jesus Sacramentado.
Dia de Nossa Senhora do Amparo.
Dia de Santa Eustóquia de Messina da Secília na Itália.
Dia de Santo Abadios de Bilgai no Egito.
Dia de Santo Ascla de Antinoe da Tebaida no Egito.
Dia de Santo Enrique da Inglaterra ou da Finlândia.
Dia de Santo Estêvão Min Kuk-ka de Seúl na Coréia do Sul.
Dia de Santo Eutímio,
o "Grande" ou o "Grego" da Armênia ou da Palestina em Israel.
Dia de São Fabiano de Roma na Itália
Papa e Mártir.
Dia de São Mancha de Lemanaghan ou de Liath Mancháin do condado de Offaly na Irlanda.
Dia de São Mauro de Cesena.
Dia de São Neófito de Nicéia de Bitínia na Turquia.
Dia de São Sebastião de Narbona na França ou de Roma na Itália
protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra e padroeiro dos arqueiros, dos presidiários e da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.
Dia do Beato Benito Ricasoli de Coltibuono da Toscana na Itália.
Dia do Beato Cipriano Iwene Tansi de Onitsha na Nigéria ou de Mount Saint Bernard de Leicester na Inglaterra.

20 Datas de cidades em 20 de janeiro

Uma terça, 20º dia de 2015: daqui 175 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Alto Longá
Estado do Piauí.
Dia da Fundação do município brasileiro de Brasília de Minas
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Cardoso
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Castro
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Igarapé Grande
Estado do Maranhão.
Dia da Fundação do município brasileiro de Itaju
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Laguna
Estado de Santa Catarina.
Dia da Fundação do município brasileiro de Lauro Muller
Estado de Santa Catarina.
Dia da Fundação do município brasileiro de Motuca
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Palmital
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Papagaios
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Parisi
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Paulo Ramos
Estado do Maranhão.
Dia da Fundação do município brasileiro de Piraju
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Poço das Trincheiras
Estado de Alagoas.
Dia da Fundação do município brasileiro de Sabino
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Santa Cruz do Rio Pardo
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Sebastião do Rio de Janeiro
Estado do Rio de Janeiro.
Dia da Fundação do município brasileiro de Telha
Estado de Sergipe.
Dia do aniversário do município brasileiro de Coronel Fabriciano
Estado de Minas Gerais.

62 Fatos Históricos em 20 de janeiro

Uma terça, 20º dia de 2015: daqui 175 dias, com exibição em tempo real.

  • 1265: Dia da 1ª reunião do 1º parlamento inglês, ocorrida em Westminster junto a cidade britânica de Londres.
  • 1356: Dia em que o pretendente do trono escocês, Edward Balliol, fez uma entrega do título de Rei da Escócia para o rei Eduardo III de Inglaterra.
  • 1458: Dia da eleição de Matias I para Rei da Hungria:.
  • 1479: Dia em que Fernando II tornou-se Rei de Aragão e passou a reinar em conjunto com sua mulher (Isabel I de Castela) na maior parte da Península Ibérica.
  • 1486: Dia em que o navegador europeu, Cristóvão Colombo, se apresentou aos Reis Católicos na cidade espanhola de Córdoba, oferecendo seus serviços de navegador com uma nova rota às Índias.
  • 1567: Dia do Início da "Batalha de Uruçumirim", quando portugueses chefiados por Estácio de Sá conseguiriam vencer a resistência dos franceses e Tamoios e terminariam por expor as cabeças de Aimberê e outros líderes indígenas fincadas em estacas na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, durante o combate Para A expulsão dos franceses do Brasil.
  • 1768: Dia da 1ª criação de uma Secretaria inglesa de Estado para as Colónias da Inglaterra.
  • 1783: Dia de um tratado de paz entre representantes da França, Inglaterra e novos Estados da União, que foi firmado na cidade francesa de Paris, pondo fim então à "Guerra de Independência dos Estados Unidos da América".
  • 1817: Dia da ocupação portuguesa do Uruguai.
  • 1821: Dia da fundação do Condado de Greene ou "Greene County" no Estado americano da Virgínia.
  • 1827: Dia da fundação do Condado de Jefferson ou "Jefferson County" no estado norte-americano do Colorado.
  • 1839: Dia da "Batalha de Yungay", que foi travada entre a Confederação Boliviana e o Exército Unido Restaurador [formado por Peru e Chile], com a derrota do Exército Confederado no Estado Nor-Peruano.
  • 1841: Dia da fundação dos condados de Henderson, Mason e Piatt nos Estados Unidos da América.
  • 1841: Dia em que A Ilha de Hong Kong foi Cedida Pela China À Grã-Bretanha (até julho de 1997)).
  • 1857: Dia da inauguração da Sociedade Propagadora das Belas-Artes, na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.
  • 1868: Dia em que o Papa Pio IX concedeu a Rosa de Ouro à Rainha da Espanha, Isabel II.
  • 1887: Dia da autorização do Senado dos Estados Unidos da América para que a Marinha norte-americana alugasse o porto de Pearl Harbor como base naval estadunidense.
  • 1890: Dia da Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, composto pelo letrista brasileiro, Francisco Manuel da Silva, conforme Decreto Nº 171 de 1890.
  • 1890: Dia em que o hino oficial da proclamação da República do Brasil entoôu (apenas 19 meses após a libertação dos escravos brasileiros): "Nós nem cremos que escravos outrora / Tenha havido em tão nobre país...".
  • 1891: Dia em que o então Ministro brasileiro da Guerra, Floriano Peixoto, demitiu-se num único ato, juntamente com todo o ministério do presidente Deodoro da Fonseca.
  • 1892: Dia do 1º Jogo de Basquetebol da História, Visto Somente Por Funcionários da Acm (associação Cristã de Moços) nos Estados Unidos da América.
  • 1915: Dia em que os Estados Unidos da América intervieram (até 1940) na República Dominicana.
  • 1916: Dia da Fundação da ABF [Associação Brasileira de Farmacêuticos].
  • 1920: Dia do término da Conferência de Paz da cidade francesa de Paris.
  • 1921: Dia da proclamação da República da Turquia.
  • 1925: Dia da vitória da "Coluna da Morte" do tenente brasileiro, João Cabanas, na localidade brasileira de Formigas-PR, como parte do "Tenentismo".
  • 1925: Dia em que o Japão reconheceu a então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas] pelo "Tratado de Pequim", e entregou a metade norte da ilha de Sacalina aos soviéticos.
  • 1929: Dia em que o comunista soviétivo, Leon Trotski, foi expulso da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas] e deportado para a Turquia.
  • 1930: Dia do desembarque da futura Madre Teresa de Calcutá, Agnes Bojaxhiu, que desceu de um vapor no Cais da cidade indiana de Calcutá, nesse momento, a 2ª metrópole em importância no império britânico, então abaixo apenas da cidade inglesa de Londres.
  • 1936: Dia da coroação de Eduardo VIII como Rei do Reino Unido.
  • 1941: Dia da Criação do Ministério da Aeronáutica do Brasil (atual FAB [Força Aérea Brasileira]) pelo Decreto Nº 2.961 de 1941.
  • 1941: Dia em que o nazista alemão, Adolf Hitler, ordenou o envio do "Afrika Korps" (tropas motorizadas de elite nazistas) para o norte da África, em auxílio aos italianos.
  • 1942: Dia do planejamento do "Holocausto" (solução final para o problema judaico, ou "Endlösung der Judenfrage" segundo os Nazis: com o extermínio de todos os judeus da Europa) na Conferência de Wannsee", realizada no palacete (Villa) de Wannsee, com vista para o lago Wann (Wannsee) no sudoeste da cidade e capital alemã de Berlim.
  • 1949: Dia da inauguração do MAM-RJ (Museu de Arte Moderna da cidade brasileira do Rio de Janeiro), com uma exposição composta por coleções particulares de alguns admiradores das vanguardas artísticas modernas, formada por muitas obras doadas para a formação do acervo inicial do museu e outras emprestadas somente para essa esposição inaugural.
  • 1951: Dia da inauguração da TV Tupi da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.
  • 1952: Dia da ocupação da cidade egípcia de Ismália (fora da zona reservada no Canal de Suez) por tropas britânicas.
  • 1959: Dia da Inauguração da Casa de Cultura Euclides da Cunha na cidade brasileira de São José do Rio Pardo-SP.
  • 1960: Dia da "Conferência de Bruxelas" na Bélgica sobre o Congo Belga, em que se decidiu dar a independência para o Congo, a partir de Junho de 1960.
  • 1961: Dia da posse do político norte-americano, John Fitzgerald Kennedy, como o 35º presidente dos Estados Unidos da América.
  • 1969: Dia da posse do político norte-americano, Richard Milhous Nixon, como o 37º presidente dos Estados Unidos da América.
  • 1969: Dia do reajuste do salário do Presidente dos Estados Unidos da América, para US$200.000 anuais.
  • 1971: Dia da prisão e desaparecimento do ex-deputado brasileiro do PSB, Rubens Paiva, durante o regime Militar no Brasil, cujo atestado de óbito só sairia em 23 de fevereiro de 1996.
  • 1972: Dia da 1ª transmissão experimental em cores da televisão brasileira, que foi realizada pela TV Difusora da cidade brasileira de Porto Alegre-RS.
  • 1972: Dia do surgimento dos "Orelhões" (cabine de telefone público em fibra de vidro, de cor laranja e formato de concha), que foram projetados no início dos anos 1970 pela arquiteta chinesa radicada no Brasil, Chu Ming Silveira, e lançados pela CTB [Companhia Telefônica Brasileira] a partir da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.
  • 1976: Dia do afastamento do comandante do 2º Exército, na crise causada pelas mortes do jornalista brasileiro, Vladimir Herzog, e do operário brasileiro, Manuel Fiel Filho, enquanto militantes do PCB (Partido Comunista Brasileiro), durante o Governo Ernesto Geisel da Ditadura militar Brasileira.
  • 1977: Dia da Inauguração do Aeroporto Internacional do Galeão (Antonio Carlos Jobim) na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.
  • 1980: Dia do anúncio do boicote dos Estados Unidos da América às Olimpíadas da cidade russa de Moscou, em virtude de conflitos políticos entre os norte-americanos e a então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas].
  • 1981: Dia da libertação de 52 norte-americanos (mantidos como reféns no Irã durante 444 dias), minutos após o ator estadunidense, Ronald Reagan, assumir a presidência dos Estados Unidos da América.
  • 1981: Dia do juramento do ator norte-americano, Ronald Reagan, quando da posse para presidente dos Estados Unidos da América.
  • 1985: Dia da Inauguração do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, na cidade brasileira de Guarulhos-SP.
  • 1985: dia da posse do ator estadunidense, Ronald Reagan, para o seu 2º mandato como Presidente dos Estados Unidos da América.
  • 1986: Dia da 1ª comemoração do feriado em honra ao líder negro norte-americano, Martin Luther King Jr, que foi assassinado por sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América.
  • 1986: Dia do anúncio da proposta ganhadora para a construção do Eurotúnel na Europa.
  • 1987: Dia de um protesto estudantil de 50 mil alunos na cidade espanhola de Madri.
  • 1987: Dia de um decreto de moratória do pagamento de juros da dívida externa do Brasil durante o governo do presidente brasileiro, José Sarney.
  • 1987: Dia do início de uma greve dos eletricitários dos Estados brasileiros do Rio de Janeiro e são Paulo.
  • 1993: dia da Posse do político norte-americano, William J. Clinton, como presidente dos Estados Unidos da América.
  • 1996: Dia da eleição por grande maioria do ativista palestino, Yasser Arafat, para presidente do Conselho Autónomo da Cisjordânia e Gaza, como o 1º líder eleito democraticamente na Palestina.
  • 1996: Dia do "ET de Varginha" em que supostamente acontecera um acidente com um OVNI [objeto voador não-identificado] ou UFO [unidentified flying object], que teria caído na cidade brasileira de Varginha-MG, com morte e captura de seres extraterrestres.
  • 1997: Dia da declaração de guerra do Governo do Zaire aos rebeldes tutsis, que na época controlavam militarmente o leste zairano com o apoio de Ruanda e Burundi.
  • 1999: dia da prisão do militar argentino e último presidente da ditadura militar argentina de 76 a 1983), General Reynaldo Bignone, por suposta participação dele no rapto de crianças nascidas em cativeiro.
  • 2002: Dia do encontro do corpo do prefeito petista da cidade brasileira de Santo André-SP, Celso Daniel, que havia sido seqüestrado e foi localizado pela polícia militar de Juquitiba, depois de ele ter sido morto com 11 tiros.

20 Mortes Marcantes em 20 de janeiro

Uma terça, 20º dia de 2015: daqui 175 dias, com exibição em tempo real.

250: Dia da morte de Santo Papa Fabiano
20º papa da Igreja Católica.
1479: Dia da morte de João II
rei de Aragão.
1612: Dia da morte de Rodolfo II da Germânia
imperador do Sacro Império Romano.
1659: Dia da morte de Ana da Áustria
nobre espanhola.
1720: Dia da morte de Giovanni Maria Lancisi
médico e cientista italiano.
1744: Dia da morte de Giambattista Vico
filósofo italiano.
1819: Dia da morte de Carlos IV
rei de Espanha.
1890: Dia da morte de Guillermo Rawson
médico e um dos mais influentes políticos argentinos do século XIX, que foi ministro argentino de estado e o idealizador da colonização galesa do Vale do Chubut na Patagônia, juntamente com o Capitão e ffazendeiro galês, Love Jones Parry, ao lado do também galês, Lewis Jones.
1936: Dia da morte de Jorge V (George Frederick Ernest Albert)
rei da Inglaterra e Irlanda e imperador da Índia, que foi o 1º monarca da casa de Windsor (criada a partir da casa de Sajonia-Coburgo-Gotha) quando da extinção da Dinastia de Hanôver e completa separação dessa de suas origens alemãs.
1963: Dia da morte de Vitalino Pereira dos Santos (conhecido por Mestre Vitalino)
artesão ceramista popular brasileiro nascido no Pernambuco.
1964: Dia da morte de Aníbal Machado
escritor e crítico brasileiro.
1973: Dia da morte de Amílcar Cabral
político cabo-verdiano, morto pela polícia colonial portuguesa.
1983: Dia da morte de Mané Garrincha
jogador brasileiro de futebol, bicampeão mundial em 1958 e 1962 pela seleção do Brasil.
1984: Dia da morte de Johnny Weissmuller
ator e atleta norte-americano nascido na Romênia, famoso por sua interpretação do personagem de ficção, "Tarzan", criado pelo escritor estadunidense, Edgar Rice Burroughs.
1989: Dia da morte de Salvador Dali
famoso pintor espanhol.
1993: Dia da morte de Audrey Hepburn
atriz estado-unidense.
1996: Dia da morte de Gerry Mulligan
saxofonista norte-americano de jazz.
2004: Dia da morte de Adão Dãxalebaradã
cantor, compositor musical e ator brasileiro.
2007: Dia da morte de Anatol Rapoport
psicólogo, matemático e pianista russo de origem judia e naturalizado norte-americano,que viria a contribuir para teoria de sistemas gerais, matemática biológica e para a modelagem matemática de interação social e modelos estocásticos de contágio.
2008: Dia da morte de Fernando Cabral
advogado português e ex-presidente da Câmara Municipal do Porto.

24 Nascimentos Marcantes em 20 de janeiro

Uma terça, 20º dia de 2015: daqui 175 dias, com exibição em tempo real.

1554: Dia do nascimento de Dom Sebastião
16º rei de Portugal.
1716: Dia do nascimento de Carlos III
rei de Nápoles e Espanha.
1775: Dia do nascimento de André Marie Ampère
físico, filósofo, cientista e matemático francês com importantes contribuições para o estudo do electromagnetismo.
1833: Dia do nascimento de Ashbel Green Simonton
Pastor e missionário presbiteriano dos Estados Unidos da América, que firia a ser o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil.
1846: Dia do nascimento de António Sebastião Valente
clérigo português.
1860: Dia do nascimento de Antônio Parreiras
pintor, desenhista e ilustrador brasileiro.
1866: Dia do nascimento de Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha
escritor, repórter de guerra, poeta, sociólogo, cronista, engenheiro brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras e autor do livro "Os Sertões", tratando da "campanha de Canudos" 1897) no nordeste brasileiro da Bahia.
1868: Dia do nascimento de Wilhelm Schaeffer
escritor alemão.
1892: Dia do nascimento de Sud Mennucci
educador, geógrafo, sociólogo, jornalista e escritor brasileiro [filho de imigrantes italianos da região de Lucca], que viria a trabalhar vários anos à frente da educação paulista, além de ser um árduo defensor do Ensino Rural no Brasil.
1916: Dia do nascimento de José Abelardo Barbosa de Medeiros (Chacrinha) o "Velho Guerreiro"
radialista e apresentador brasileiro de televisão.
1919: Dia do nascimento de Haroldo Eiras
radialista, cantor e compositor brasileiro.
1920: Dia do nascimento de DeForest Kelley
ator estadunidense.
1920: Dia do nascimento de Federico Fellini
diretor italiano de cinema.
1930: Dia do nascimento de Edwin Aldrin
astronauta Norte-americano e 2º homem a pisar na lua, como tripulante da missão "Apolo 11" dos Estados Unidos da América.
1931: Dia do nascimento de David Morris Lee
físico estadunidense.
1943: Dia do nascimento de Armando Emílio Guebuza
político moçambicano, presidente do Moçambique.
1946: Dia do nascimento de David Lynch
diretor estadunidense de cinema.
1952: Dia do nascimento de Paul Stanley
cantor norte-americano, vocalista da banda "Kiss".
1961: Dia do nascimento de Jorge Kajuru
jornalista e apresentador brasileiro de televisão.
1963: Dia do nascimento de Jamie Denton
ator norte-americano de cinema e televisão.
1964: Dia do nascimento de Fareed Zakaria
escritor e jornalista norte-americano.
1966: Dia do nascimento de Lauretta Stacey Dash
atriz norte-americcana de cinema.
1973: Dia do nascimento de Benjamin Biolay
cantor e compositor francês.
1979: Dia do nascimento de Rob Bourdon
músico norte-americano, baterista da banda "Linkin Park".

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.