RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!
Acompanhe-nos também no Twitter: <@datasfestivas>, Facebook: <@datasfestivas>, GoogleGroups/E-Mail: <datasfestivas+subscribe@googlegroups.com>.

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

60 Datas Comemorativas em 21 de junho

Um domingo, 172º dia de 2015: daqui 233 dias, com exibição em tempo real.

Dia do Galo na Brasa ou "Día del Pollo a la Brasa"
comemoração móvel de peruanos, instituída pelo Ministério peruano da Agricultura, com o apoio da APA [Associação Peruana de Avicultura ou "Asociación Peruana de Avicultura"]: 3º domingo de junho.
Dia do Médico
comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 281 de 3 de junho de 1994: 3º domingo de junho.
Dia dos Agricultores e Trabalhadores em Cooperativas Sociais de Agricultura e Silvicultura ou "Tag der Genossenschaftsbauern und Arbeiter der sozialistischen Land- und Forstwirtschaft"
comemoração móvel de alemães orientais: 3º domingo de junho.
Dia dos Homens Cuidadores ou "Husband Caregiver Day"
comemoração móvel de norte-americanos, celebrada no "Dia dos Pais", em tributo daqueles que cuidam de suas mulheres ou filhos: 3º domingo de junho.
Dia dos Pais ou "Father's Day"
comemoração móvel de vários países, que começou nos Estados Unidos da América Leia Mais .
Dia Nacional do Migrante
comemoração móvel da Igreja Católica brasileira: 3º domingo de junho.
Dia da Confraternidade Antártica ou "Día de la Confraternidad Antártica"
comemorado em várias províncias da Argentina, para marcar a importância da presença argentina no Continente Antártico, que se mantém de forma ininterrupta desde 1904.
Dia da criação do Estado ou "Statehood Day"
comemorado no Estado norte-americano de New Hampshire, para marcar a data da admissão do 9º Estado na União dos Estados Unidos da América, que se deu em 21 de junho de 1788.
Dia da Educação Não-Sexista
comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei nº 4.904 de 9 de novembro de 2006 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, que está relacionada com o "Dia de Luta por uma Educação não-sexista e sem discriminação" ou ": Día de Lucha por una Educación No Sexista y sin Discriminación", quando o Poder Executivo carioca deverá incentivar a promoção de atividades alusivas à essa data comemorativa, através da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.
Dia da Entrada do Sol no Signo de Câncer
comemorado por adeptos do zodíaco.
Dia da Festa da Música ou "Jour de la Fête de la Musique"
comemoração de franceses que também é conhecida como "Dia Mundial da Música" ou "World Miusic Day", e que surgiu da iniciativa do músico norte-americano, Joel Cohen, enquanto ele era contratado da estação de rádio nacional francesa, France Musique, com a proposta de uma celebração da música na noite do solstício de verão, cuja idéia foi retomada em 1982 a partir da iniciativa do diretor francês de música dance, Maurice Fleuret, num pleito junto ao então ministro francês da cultura, Jack Lang, para ser festejada com muitas apresentações gratuitas de músicos profissionais e amadores, propiciando a disponibilização de praticamente todos os gêneros musicais ao público em geral.
Dia da Juventude Católica
comemorado em louvor a São Luiz Gonzaga, que é tido na conta de patrono da Juventude [mais especificamente dos adolescentes], além de também ser considerado padroeiro dos jovens estudantes e da juventude católica.
Dia da Mídia ou "Dia do Mídia"
comemorado intensamente por empresas de comunicação no Brasil.
Dia da Previdência Social ou "Día de la Previsión Social"
comemoração da Argentina não confirmada.
Dia da velhice ou "Día de la Ancianidad"
comemoração da Argentina não confirmada.
Dia de Comemoração Nacional
celebrado por gronelandeses, para marcar a data de 21 de junho de 2009, em que a Gronelândia assumiu auto-determinação com a responsabilidade de auto-governo nos assuntos judiciais, no policiamento e nos recursos naturais, além de os gronenlandeses terem então sido reconhecidos como um povo separado sob o direito internacional, o que então foi tido como um importante passo para a independência completa da Gronelândia ante o domínio da Dinamarca.
Dia de Luta por uma Educação não-sexista e sem discriminação ou ": Día de Lucha por una Educación No Sexista y sin Discriminación"
comemoração proclamada pela REPEM [Rede de Educação Popular entre Mulheres ou "Red de educación popular entre mujeres"] da América Latina e do Caribe, objetivando o pensar a educação como uma perspectiva do poder, da diferença e da diversidade.
Dia de Prevenção à Morte Súbita em Crianças Menores de Um Ano de Idade
comemoração do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 13.996 de 28 de maio de 2012, que também instituiu a "Campanha de Redução da Mortalidade Infantil", diminuir os índices de mortalidade infantil no Estado sul-rio-grandense, conscientizando a população sobre a forma correta de deitar uma criança com até um ano de idade, em prol da redução dos riscos de morte por asfixia, sendo que a "Campanha de Redução da Mortalidade Infantil" poderá promover, entre outras, as seguintes ações: campanhas educativas explicando a maneira correta de como se deve deitar um bebê; elaboração de cadernos técnicos para profissionais das redes públicas de saúde e de educação; elaboração de cartilhas e folhetos explicativos para a população; campanhas específicas para adolescentes da rede escolar; e estudos, envolvendo a sociedade civil, para o aprimoramento das políticas de combate à mortalidade infantil.
Dia de Reconhecimento aos Baby Boomer's
comemorado nos Estados Unidos da América, em tributo à geração Baby Boomer's de norte-americanos que fizeram a diferença, como uma forma de agradecimento pelas realizações desses estadunidenses.
Dia do Apicultor ou "Día del Apicultor"
comemoração da Argentina não confirmada.
Dia do Anjo Nelchael.
Dia do Auxiliar de Enfermagem ou "Día del Auxiliar de Enfermeria"
comemoração do Panamá não confirmada.
Dia do Capelão Evangélico Civil e Militar
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei nº 4.813 de 11 de julho de 2006 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, para marcar a data do nascimento do pastor Batista, capelão militar, hinólogo, músico, teólogo, poeta e professor brasileiro do Rio de Janeiro, João Filson Soren, que veio ao mundo em 21 de junho de 1908, e que em 1944, se apresentou como capelão voluntário para acompanhar a FEB [Força Expedicionária Brasileira] durante a 2ª Guerra Mundial, terminando por passar 341 dias no front de guerra.
Dia do Engenheiro Agrônomo ou "Día del Ingeniero Agrónomo"
comemoração do Equador não confirmada.
Dia do Festival de Ano Novo
celebrado por vários povos indígenas dos Andes, a partir da chegada do inverno do Hemisfério Sul.
Dia do fim da Semana do Messiânico
comemorada a partir de 15 de junho de cada ano no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 3.237 de 21 de julho de 1999 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.
Dia do Início da Divulgação e o Incremento ao consumo de arroz-de-carreteiro e do charque
comemorado na cidade brasileira de Porto Alegre-RS, conforme Lei Nº 10.675de 16 de abril de 2009.
Dia do fim da Semana da Imigração Japonesa
comemorada no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.181 de 1 de novembro de 2007, em apoio ao "Dia Estadual da Imigração Japonesa" dos catarinenses e ao "Dia Nacional da Imigração Japonesa" no Brasil, para marcar a data da chegada ao Brasil do navio japonês, Kasato-Maru, trazendo os primeiros 761 imigrantes nipônicos, que então vieram do outro lado do mundo tentar a sorte nas Terras Brasilis.
Dia do fim da Semana do Messiânico
comemorada no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 3.237 de 21 de julho de 1999 e e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.
Dia do Início do inverno (no Hemisfério Sul) e Verão (no Hemisfério Norte) como um fenômeno de anos não-bissextos.
Dia do Intelectual
comemoração não confirmada.
Dia do Mel
comemoração não confirmada.
Dia do Relógio de Sol
comemorado por portugueses desde 1990 e instituído pelo IIEDQS [Instituto de Investigação, Estudo e Divulgação do Quadrante Solar] em Portugal.
Dia do Solstício ou "Día del Solisticio"
comemorado na Bolívia, marcando o início do ano aymara.
Dia do Trabalhador Rural ou "Día del Trabajador Forestal"
comemorado em Cuba, por ocasião do início do Verão cubano.
Dia do Vinho
comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007.
Dia dos Mártires
comemorado em Togo, em tributo aos bravos soldados que deram suas vidas para que os togonenses pudessem viver uma vida livre e independente.
Dia dos Mártires da Revolução venezuelana ou "Día de los Mártires de la Revolución Venezolana"
comemorado entre as Forças Revolucionárias que lutavam contra o governo de Rómulo Betancourt na Venezuela, para marcar a data da morte do guerrilheiro e jornalista venezuelano, Fabricio Ojeda, que morreu enforcado nos Cárceres do Serviço de Inteligência das Forças Armadas ou "Servicio de Inteligencia de las Fuerzas Armadas" venezuelanas em 21 de junho de 1966.
Dia dos Pais
comemorado no Egito, Jordânia, Líbano, Síria e Uganda.
Dia dos Praticantes e Auxiliares Médicos ou "Día de los Practicantes y Auxiliares Médicos"
comemoração do Panamá não confirmada.
Dia Estadual de Combate à Asma
comemoração do Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.743 de 8 de dezembro de 2011, em apoio ao "Dia Nacional de Controle da Asma" no Brasil.
Dia Estadual de Conscientização e Divulgação da mucoviscidose ou Fibrose Cística
comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme LEI Nº 11.907 de 13 de maio de 2003, para conscientizar sobre a mucoviscidose [doença genética, também conhecida como fibrose cística], que é caracterizada pelo mau funcionamento de certas glândulas do corpo e dos sistemas respiratório e digestivo.
Dia Estadual do Skatista
comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 8.492 de 3 de maio de 2007, na data em que se festeja o "Dia mundial de andar de skate" ou "World Go Skateboarding Day".
Dia Europeu do Sol
comemoração relacionada com o Solstício de verão na Europa.
Dia internacional de Oração pela Paz Mundial ou "International World Peace and Prayer Day"
comemoração promovida no dia do Solstício de Verão do Hemisfério Norte por comunidades Dakota, Lakota Nakota e com base na cultura Sioux, a partir do Parque Estadual das Cidades Gêmeas de Fort Snelling ["Bdote"] nos Estados Unidos da América, cujo local é tido como sendo o centro do mundo e o equivalente do Jardim do Éden para o povo da cultura Sioux e de acordo com a crença do povo Dakota.
Dia Latino-Americano do Déficit de Atenção com Hiperatividade [TDAH] ou "Día Latinoamericano del trastorno por déficit de atención e hiperactividad"
comemoração não confirmada.
Dia Mais Longo do Ano
comemorado na Groelândia.
Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrofica ou "World Day Amyotrophic Lateral Sclerosis"
comemoração promovida pela Aliança Internacional das Associações de ELA [Esclerose Lateral Amiotrofica], uma doença que é conhecida na França como "Doença de Charcot" e nos EstadosUnidos da América como "Doença de Lou Gehrig" [em homenagem ao famoso jogador norte-americano de beisebol, Henry Louis "Lou" Gehrig, popularmente chamado de "O cavalo de ferro" ou "The Iron Horse" por sua força, tendo falecido aos 38 anos de idade com ELA], cuja patologia é caracterizada pela degeneração neuronal motora, que envolve tanto neurônios corticais quanto medulares, sendo que sua evolução é lentamente progressiva e se faz sentir a partir de sintomas motores praticamente antagônicos em grupos musculares distintos num mesmo indivíduo, não existindo diagnóstico específico através de exames complementares, além de que o tratamento desse mal é extremamente pobre e não existem fármacos comprovadamente eficazes ou capazes de melhorar a sobrevida dos pacientes e, invariavelmente, a ELA restringe o indivíduo ao leito com aparelhos respiradores de pressão positiva em estágios mais avançados, o que implica em que grandes discussões morais e bioéticas estejam relacionadas ao seguimento dessa doença.
Dia Mundial da Hidrografia ou "World Hydrography Day"
comemoração instituída pela IHO [Organização Hidrográfica Internacional ou "International Hydrographic Organization"] durante a sua "Conferência Hidrográfica" de 2002, que foi apoiada pela Assembléia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução A/60/30 de 29 de novembro de 2005, com o fim de permitir a divulgação da relevância da IHO e dos serviços hidrográficos dos Estados-membros, em prol da segurança da navegação e da proteção do meio marinho.
Dia Mundial do Humanismo ou "World Day of Humanism"
comemorado por Humanistas e promovido pela IHEU [União Internacional Humanista e Ética ou "International Humanist and Ethical Union"], como uma forma de difundir a consciência do humanismo filosófico como uma postura de vida e os meios para se efetuar tal mudança no mundo.
Dia mundial de andar de skate ou "World Go Skateboarding Day"
comemoração instituída em 2004 pela IASC [Associação Internacional das Companhias de Skate ou "International Association of Skateboard Companies"], visando incentivar a prática e estimular o mercado mundial do skate, com um convite especial aos skatistas para celebrarem globalmente o espíríto do skate.
Dia Nacional da Academia Brasileira de Letras
comemorado no Brasil, para marcar a data do nascimento do Escritor, jornalista, contista e poeta brasileiro, Joaquim Maria Machado de Assis, ou simplesmente Machado de Assis, que veio ao mundo em 21 de junho de 1839, e que tem sido amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional brasileira, tendo escrito em praticamente todos os gêneros literários, como poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário, além de presidir a ACBL [Academia Brasileira de Letras] desde a sua fundação, com grande importância para essa casa brasileira de escritores, ao ponto de essa Academia ter sido chamada "Casa de Machado de Assis" em seu tempo.
Dia Nacional da Desaparição Forçada ou "Día Nacional de la Desaparición Forzada"
comemorado por organizações de direitos humanos da Guatemala, em memória por todos os desaparecimentos forçados durante os mais de 30 anos da Guerra Civil guatemalteca [entre 1960 e 1996] e para marcar a data da desaparição de 27 líderes sindicais e estudantis guatemaltecos, que se encontravam reunidos na sede da CNT [Central Nacional de Trabalhadores ou Central Nacional de Trabajadores"] na capital guatemalteca, quando foram seqüestrados por agentes de segurança do Estado, em 21 de junho de 1980.
Dia Nacional de Controle da Asma
comemoração de brasileiros, conforme Portaria Nº 776 de 18 de junho de 1999 do Ministério brasileiro da Saúde, que determinou também a elaboração de um "Plano Nacional de Controle da ASMA" ao cargo da então Secretaria de Políticas de Saúde, para uma data comemorativa apoiada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, com o fim de alertar sobre aquela que era então a 4ª causa de internação hospitalar no Brasil [exclufdas as hospitalizações relacionadas com gravidez e partos], além de que, segundo dados do SUS [Sistema Único de Saúde], as taxas de mortalidade por conta de asma vêm aumentando a despeito do progresso no tràtamento da doença, chegando a causar cerca de 2.500 óbitos por ano no país, sendo que os custos para o tratamento de pessoas propenças à asma superam os gastos com a tuberculose e a AIDS de brasileiros, para uma enfermidade que pode ter seus sintomas agravados por fatores como poluição, alteração climática, poeira doméstica, mofo, pólen, cheiros fortes, pelos de animais, gripes, fumaça, ingestão de determinados alimentos ou medicamentos.
Dia Nacional de Proteção ao Direito de Amamentar
comemoração do Brasil não confirmada.
Dia Nacional do Aborígine ou "Canadá National Aboriginal Day"
comemorado por canadenses desde 1996, quando foi proclamado pelo então Governador Geral do Canadá, Roméo LeBlanc.
Dia Nacional do Cinema ou "Día Nacional del Cine"
comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 303 do Ministério chileno da Educação ou "Ministerio de Educación", com o fim de marcar a data da patente para uma câmara cronofotográfica, que foi outorgada em 21 de junho de 1889 para o Fotógrafo e experimentador britânico, William Friese-Greene [William Edward Green], enquanto importante precursor do cinema em seu tempo.
Dia Nacional para uma Educação Não-Sexista ou "Día Nacional para una Educación No Sexista"
comemoração de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 639 de 10 de junho de 1999, que está relacionada com o "Dia de Luta por uma Educação não-sexista e sem discriminação" ou ": Día de Lucha por una Educación No Sexista y sin Discriminación".
Dia Provincial da Solidariedade ou "Día Provincial de la Solidaridad"
comemorado na Província argentina de Chubut, conforme Lei Nº I-338 [antiga Lei Nº 5637], para marcar a data da morte do locutor argentino, César Pablo Fermín, que perdeu sua vida em 21 de junho de ****, quando solidariamente tentava atender os apelos de uma Mãe desesperada para salvar a vida da menina argentina, Sofía Chingoleo, então com 2 anos de idade, que também pereceu enquanto vítima de um incêndio nas vizinhanças de onde esse heróico cidadão argentino falecido morava.
Ex-Dia do início da Semana Nacional do Livro
comemoração de brasileiros com início em 21 de junho,conforme Decreto Nº 39.328 de 8 de junho de 1956 Leia Mais .

23 Santos Cristãos em 21 de junho

Um domingo, 172º dia de 2015: daqui 233 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Santa Demétria de Roma na Itália.
Dia de Santa Márcia de Siracusa na Itália.
Dia de Santo Agofredo ou Leufredo de Saint-Leufroy ou de Evreux de Nêustria na França.
Dia de Santo Albino ou Albano de Mainz.
Dia de Santo Apolinário da África.
Dia de Santo Engelmund, Engelmond ou Ingelmund de Velsen na Holanda ou de Saint Willibrord na Frísia
festejado também em 14 de maio.
Dia de Santo Eusébio de Samósata.
Dia de São Ciríaco da África.
Dia de São João Rigby de Harrack Hall em Wigan ou de Saint Thomas em Watering no Reino Unido.
Dia de São José Isabel Flores Varela de Santa María de la Paz ou de Zapotlanejo no México.
Dia de São Lázaro
personagem bíblico e protetor dos mendigos, e contra os males da lepra.
Dia de São Leufrido de la Croix.
Dia de São Luís Gonzaga de Castiglione delle Stivieri ou de Roma na Itália
patrono da juventude, mais especificamente, dos adolescentes.
Dia de São Martinho de Tongres.
Dia de São Meveno de Gales no Reino Unido ou de Gaël da Bretanha Menor na França.
Dia de São Perseo da África.
Dia de São Rodolfo de Bourges da Aquitânia na frança.
Dia de São Raimundo da França ou de Barbastro e Roda ou de Huesca, en Aragón na Espanha.
Dia de São Rufino de Siracusa na Itália.
Dia de São Terêncio de Icônio.
Dia de São Urcísceno de Pavia na Itália.
Dia do Beato Jacó Morelle Dupas de Poitiers ou de Rochefort na França.
Dia do Beato Tomás Corsini de Orviero da Toscana na Itália.

12 Datas de cidades em 21 de junho

Um domingo, 172º dia de 2015: daqui 233 dias, com exibição em tempo real.

Dia da fundação do município brasileiro de Analândia
Estado de São Paulo.
Dia da fundação do município brasileiro de Camalaú
Estado da Paraíba.
Dia da fundação do município brasileiro de Crato
Estado do Ceará.
Dia da fundação do município brasileiro de Cedral
Estado de São Paulo.
Dia da fundação do município brasileiro de Ilhota
Estado de Santa Catarina.
Dia da fundação do município brasileiro de Imbituba
Estado de Santa Catarina.
Dia da fundação do município brasileiro de Nova Veneza
Estado de Santa Catarina.
Dia da fundação do município brasileiro de Ouro Branco
Estado de Alagoas.
Dia da fundação do município brasileiro de Rio Fortuna
Estado de Santa Catarina.
Dia da fundação do município brasileiro de Santa Cecília
Estado de Santa Catarina.
Dia da fundação do município brasileiro de São Luís Gonzaga do Maranhão
Estado do Maranhão.
Dia da fundação do município brasileiro de São Pedro do Piauí
Estado do Piauí.

36 Fatos Históricos em 21 de junho

Um domingo, 172º dia de 2015: daqui 233 dias, com exibição em tempo real.

  • 1563: Dia em que o padre José de Anchieta tornou-se refém dos índios em Iperoig.
  • 1640: Dia da chegada ao Brasil do 1º rei nomeado pelos portugueses para os brasileiros, Marquês de Montalvão, quando a esquadra que o transportava aportou na Bahia vinda de Lisboa.
  • 1788: Dia da adoção oficial da Constituição dos Estados Unidos da América [retardada por uma convenção constituinte reunida na Filadélfia].
  • 1900: Dia em que o governo imperial chinês declarou guerra contra as potências ocidentais, pressionado pela "Revolta dos Boxers" [movimento iniciado na província de Shandong que, usando táticas como o ritual do boxe chinês (Suai Jiao), pretendia vencer os ocidentais (com suas armas de fogo), por acreditar que a responsabilidade pela pobreza rural e desemprego chinês, era devida exclusivamente às importações do Ocidente].
  • 1906: Dia em que o senado dos Estados Unidos da América aprovou a construção do Canal do Panamá, patrocinado pelos norte-americanos.
  • 1908: Dia de um encontro de Duzentas e cinqüenta mil mulheres no Hyde Park, em Londres na Inglaterra, para reclamarem por seu direito de votar, participando na escolha de seus governantes.
  • 1911: Dia em que o ex-presidente ditador do México, José de la Cruz Porfirio Díaz Mory, se exilou em Paris na França.
  • 1919: Dia da 1ª fundação do Partido Comunista do Brasil, esse com ideologias semi-anarquistas que teria vida curtíssima.
  • 1919: Dia em que os alemães violaram as condições do armistício imposto pelos aliados vtoriosos na 1ª Guerra Mundial, ao afundarem 70 barcos de guerra de sua frota em Scapa Flow (ilhas Orcadas) ao norte da Grã-Bretanha, para não entregá-los aos ingleses.
  • 1933: Dia em que o nazista alemão, AdolfHitler, proibiu a existência do Partido Social-Democrata na Alemanha.
  • 1940: Dia em que o governo do general Joseph Pétain autorizou a que os chefes dos exércitos franceses do Leste entregassem as armas, quando as tropas ficaram cercadas por seis divisões e dois mil carros blindados alemães, assinalando a capitulação definitiva da França, subjugada ante o poderio bélico da Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial.
  • 1941: Dia em que a Alemanha nazista declarou guerra contra a então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas].
  • 1945: Dia do término da "batalha de Okinawa", travada desde 1 de abril de 1945 entre Japão e estados Unidos, durante a 2ª Guerra Mundial, com vitória dos norte-americanos sobre os japoneses.
  • 1963: Dia da eleição do cardeal italiano, Giovanni Montini, como o 263º papa da Igreja Católica, adotando o nome Paulo VI.
  • 1967: Dia da cassação da cidadania da atriz e cantora grega, Melina Mercouri, em represália de suas lutas contra a ditadura na Grécia.
  • 1968: Dia da repressão contra uma passeata estudantil por mais verbas para a educação, com vários feridos e 28 mortos (incluindo um polícia militar), durante 8 horas de luta de rua no Rio de Janeiro-RJ, num ato que etraria para a posteridade como a "Sexta/feira Sangrenta".
  • 1970: Dia em que O BRASIL conquista o TRICAMPEONATO Mundial de futebol masculino na Copa do Mundo da FIFA (Fédération Internationale de Football Association), ao vencer a Itália por 4 a 1 no México, conquistando a posse definitiva da taça Jules Rimet para os brasileiros, vitória que serviria de trunfo para a ditadura brasileira mostrar aos brasileiros o quanto era bom o momento vivido no país das mentiras, do samba, do carnaval e do futebol.
  • 1970: Dia em que o presidente do Equador, Velasco Ibarra, suspendeu a Constituição equatoriana, dissolveu o Congresso e atribuiu plenos poderes para si no país.
  • 1977: Dia em que o reitor da UnB (Universidade Federal de Brasília), capitão José Carlos de Azevedo, suspendeu as aulas no campus, para coibir um protesto estudantil.
  • 1978: Dia da estréia da ópera/rock "Evita", sobre nuestros ermanos argentinos.
  • 1980: Dia em que policiais à paisana espancaram manifestantes durante uma visita do Governador do Estado de São Paulo, Paulo Maluf, ao bairro da Freguesia do Ó, em São Paul-SP.
  • 1981: Dia em que socialistas e liberais franceses de esquerda conseguiram a maioria absoluta nas eleições para a Assembléia Nacional da França.
  • 1982: Dia em que os padres franceses, Aristides Camio e François Gouriou, foram condenados (respectivamente) a quinze e dez anos de prisão por incitarem posseiros da Amazonia a atirarem contra funcionarios do GETAT (Grupo Executivo das Terras do Araguaia-Tocantins) e Policía Federal Brasileira, processados e condenados juntamente com mais 13 posseiros de São Geraldo do Araguaia-PA, com base na LSN, [Lei de Segurança Nacional].
  • 1986: Dia em que a seleção brasileira de futebol foi eliminada pela França na Copa do Mundo da (Fédération Internationale de Football Association), disputada no México.
  • 1986: Dia em que ao menos 200 pessoas morreram soterradas por um deslizamento de terras na província equatoriana de Putumayo.
  • 1989: Dia em que a Suprema Corte dos Estados Unidos da América decidiu que, queimar bandeira norte-americana não constituía crime.
  • 1989: Dia em que a tenista russa, Maria Sharapova, conquistou pela 1ª vez em sua carreira, o título de campeã no torneio de Wimbledon 2004:.
  • 1989: Dia em que um surto de meningite levou o Brasil a importar de Cuba, 5 milhões e meio de vacinas.
  • 1990: Dia de um abalo sísmico na fronteira do norte do Irã com o Azerbaijão, que deixou cerca de 40 mil mortos e 50 mil feridos.
  • 1992: Dia das Primeiras eleições gerais (democráticas) na Etiópia, em que 33 milhões de cidadãos tiveram a oportunidade de escolher um governo federativo.
  • 1992: Dia do início da vigência da nova Constituição do Paraguai, que foi promulgada em substituição a constituição aprovada durante a ditadura de Alfredo Stroessner.
  • 1996: Dia em que a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Força Sindical e a CGT (Central Geral dos Trabalhadores) convocaram uma greve geral contra o desemprego no Brasil.
  • 1999: Dia em que a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] ou NATO [North Atlantic Treaty Organization] confirmou o final da retirada das tropas sérvias de Kosovo, em obediência ao calendário acordado, recebendo em contrapartida, o comprometimento de desmilitarização da guerrilha albano-kosovar, num prazo de 90 dias.
  • 2000: Dia em que o governo chileno aprovou uma lei que preservava a identidade daqueles que apresentassem provas sobre o paradeiro dos desaparecidos políticos durante a ditadura do Chile.
  • 2004: Dia do vôo inicial da SpaceShipOne 1ª nave comercial a levar o homem ao espaço), num projeto patrocinado por empresas privadas.
  • 2005: Dia em que entidades filiadas à CMS (Coordenação de Movimentos Sociais), entre elas a CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terras), , UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), lançaram uma "Carta Aberta ao Povo Brasileiro", em que defendiam o governo brasileiro de Luiz Inácio Lula da Silva, contra "oposição conservadora", Pregando uma "mobilização popular contra o golpismo de direita, a apuração das denúncias de corrupção, mudanças na política econômica-social, e a reforma política [...] para o país avançar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária" [...].

18 Mortes Marcantes em 21 de junho

Um domingo, 172º dia de 2015: daqui 233 dias, com exibição em tempo real.

223: Dia da morte de Liu Bei
grande general da China.
1377: Dia da morte de Eduardo III
rei de Inglaterra.
1527: Dia da morte de Nicolau Maquiavel
historiador e cientista político da Itália que foi autor do clássico livro "O Príncipe", tido como o texto que consagrou o formato do Estado moderno.
1582: Dia da morte de Nobunaga Oda
grande general japonês que ajudou a unificar o Japão.
1820: Dia da morte de Alexis Thérèse Petit
físico francês.
1876: Dia da morte de Antonio López de Santa Anna
político e militar mexicano que se auto proclamou ditador do México e ficou famoso por vencer a "Batalha de El Álamo", mas perdeu a batalha seguinte, e com ela os atuais Texas e Novo México para os Estados Unidos da América.
1886: Dia da morte de Daniel Dunglas Home
médium escocês.
1908: Dia da morte de Nikolai Rimsky-Korsakov
compositor, militar e professor russo, integrante do grupo dos "5 músicos nacionalistas".
1914: Dia da morte de Bertha Felicie Sophie von Suttner
escritora, ativista pela paz mundial e compositora austro-húngara de música, laureada em 1905 com o Nobel da Paz, sendo a 1ª mulher a receber tal honraria.
1940: Dia da morte de Édouard Vuillard
pintor francês. (n.
1954: Dia da morte de Otto Fredrik Gideon Sundbäck
engenheiro e inventor sueco que imigrou para os Estados Unidos da América, associando-se a pesquisas de desenvolvimento do ziper.
1957: Dia da morte de Johannes Stark
físico alemão, laureado em 1919 com o Nobel de Física, pela descoberta do "Efeito Doppler" em Raios Canais e do espalhamento das linhas espectrais em campos elétricos.
1966: Dia da morte de Fabricio Ojeda
escritor, político e, posteriormente, guerrilheiro venezuelano, que foi participante do Movimento Revolucionário da Venezuela e, segundo versão oficial, se suicidou na prisão venezuelana de Guaira.
1969: Dia da morte de Henriqueta Martins Catharino
feminista e educadora brasileira.
1970: Dia da morte de Sukarno
ativista contra o domínio holandês e político indonésio que foi o 1º presidente (ditador) da indonésia.
1975: Dia da morte de Edu Pacheco Chaves
aviador brasileiro que, voando num pequeno Bleriot de 25 HP, conquistou o seu brevet de piloto aviador conferido pela Federation Aeronautique Internacionale (convertendo-se no 1º brasileiro a se diplomar na escola de Etapes), além de ser o 1º a realizar um vôo noturno na frança e o 1º a voar nos céus brasileiros a partir de Santos-SP, entre outras marcas que fizeram história na aviação mundial.
2001: Dia da morte de John Lee Hooker
guitarrista norte-americano de blues.
2004: Dia da morte de Leonel Brizola
engenheiro civil e político brasileiro que foi presidente nacional do PDT (Partido Democrático Trabalhista) e governador dos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, vítima de uma infecção pulmonar.

58 Nascimentos Marcantes em 21 de junho

Um domingo, 172º dia de 2015: daqui 233 dias, com exibição em tempo real.

1002: Dia do nascimento de Bruno de Eguisheim-Dagsbourg
religioso nascido na França que viria a ser o 153º papa da Igreja Católica com o nome Papa Leão IX, marcando seu pontificado com muitas viagens e árduo trabalho pela paz na Europa.
1646: Dia do nascimento de Maria Francisca Isabel de Sabóia
Duquesa de Nemours e de Aumale, e rainha de Portugal por seu casamento com o rei D. Afonso VI e depois com D. Pedro II.
1731: Dia do nascimento de Martha Dandridge Custis Washington
política Norte Americana.
1732: Dia do nascimento de Johann Christoph Friedrich Bach (o Bach de Bückeburg)
compositor Alemão que foi filho de Johann Sebastian Bach (fruto de seu 2º casamento) com Anna Magdalena Wilcke), e viria a nos deixar sonatas para cravo, sinfonias, oratórios, corais litúrgicos, motetos, óperas e canções diversas.
1781: Dia do nascimento de Siméon Denis Poisson
matemático francês.
1824: Dia do nascimento de Emanuel Mongalo y Rubio
herói nicaragüense, que viria a ser protagonista da guerra nacional da Nicarágua, contra os filibusteros de William Walker [piratas norte-americanos que tentavam conquistar vários países da América Latina].
1830: Dia do nascimento de Luís Gama
advogado, jornalista e escritor brasileiro que, sendo filho da africana nagô, Luiza Mahin (implicada na insurreição de 1835 na Bahia) com um fidalgo branco, viria a ser vendido por seu pai aos dez anos de idade, conseguiria fugir quando em São Paulo e, convertendo-se em abolicionista, seria responsável pela libertação de mais de 500 negros cativos do Brasil.
1839: Dia do nascimento de Joaquim Maria "Machado" de Assis
escritor brasileiro que viria a ser um dos principais nomes da literatura do Brasil e presidente da Academia Brasileira de Letras.
1882: Dia do nascimento de Rockwell Kent
pintor, Printmaker, ilustrador e escritor estadunidense.
1890: Dia do nascimento de Frank Sherman Land
empresário e comerciante dos Estados Unidos da América, que viria a ser Imperial Potentate da Fraternidade Shriners Internacional e o fundador da Ordem DeMolay [ordem discreta de bens filosóficos, fraternais e iniciáticos, para jovens do sexo masculino, com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos, apoiada e patrocinada pela Maçonaria, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões das denominações das células da organização, "Capítulos DeMolay" e "Priorados da Ordem da Cavalaria"], , em 18 de março de 919, a partir da cidade norte-americana de Kansas City.
1892: Dia do nascimento de Karl Paul Reinhold Niebuhr
professor e teólogo norte-americano que viria a ser defensor da filosofia "Christian Realists" em que os cristãos Realistas acreditariam que o "reino dos céus" é um ideal supremo da preocupação que, infelizmente - não pode ser realizado através da Terra devido às inatas tendências corruptas da sociedade,....
1905: Dia do nascimento de Jean-Paul Sartre
filósofo, romancista e teatrólogo francês.
1919: Dia do nascimento de Nélson Gonçalves (Antônio Gonçalves Sobral)
cantor brasileiro de sambas-canção que viria a vender quase 80 milhões de discos durante sua carreira.
1920: Dia do nascimento de Carlos Scliar
desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico brasileiro que viria a ser um dos fundadores da revista "Senhor".
1921: Dia do nascimento de Jane Russell
atriz norte-americana.
1925: Dia do nascimento de Maureen Stapleton
atriz norte-americana.
1931: Dia do nascimento de Olympia Dukakis
atriz norte-americana.
1935: Dia do nascimento de Francoise Sagan (pseudônimo de Françoise Quoirez)
escritora francesa que viria a conhecer o sucesso antes dos 20 anos de idade com o seu maior clássico - "Bonjour Tristesse", seguido de cerca de 50 obras - entre romances e peças teatrais.
1940: Dia do nascimento de Mariette Hartley
atriz norte-americana.
1941: Dia do nascimento de Eduardo Suplicy
político brasileiro do Partido dos Trabalhadores que viria a ser senador do brasil.
1944: Dia do nascimento de Corinna Tsopei
modelo grega.
1944: Dia do nascimento de Ray Davies
músico inglês.
1947: Dia do nascimento de Baxter
atriz norte-americana.
1947: Dia do nascimento de Michael Gross
ator norte-americano.
1948: Dia do nascimento de Ian McEwan
escritor britânico que viria a ser chamado por vezes de "Ian Macabro", graças à natureza de suas primeiras obras, mas que, de romance a romance, iria se firmando como um dos mais conhecidos escritores de sua geração.
1948: Dia do nascimento de Joey Molland
músico inglês.
1950: Dia do nascimento de Joey Kramer
baterista estadunidense do "Aerosmith)".
1953: Dia do nascimento de Benazir Bhutto
política paquistanesa que viria a ser primeira-ministra do Paquistão a partir de 1988 em 2 mandatos, fazendo história como a 1ª mulher a ocupar o cargo de primeira-mimistra num estado muçumano moderno.
1954: Dia do nascimento de Robert Pastorelli
ator norte-americano.
1955: Dia do nascimento de Michel Platini
jogador e, mais tarde, treinador francês de futebol, que viria a ser presidente da UEFA [União das Associações Européias de Futebol].
1957: Dia do nascimento de Mark Brzezicki
baterista inglês que viria a tocar nos grupos "The Cult", "Ultravox" e "Procol Harum".
1959: Dia do nascimento de Kathy Mattea
cantora norte-americana.
1959: Dia do nascimento de Otávio Mesquita
apresentador Brasileiro de televisão.
1961: Dia do nascimento de Manu Chao
músico Francês.
1964: Dia do nascimento de David Morrissey
ator Britânico.
1964: Dia do nascimento de Doug Savant
ator Britânico.
1964: Dia do nascimento de Lorena Calábria
jornalista e apresentadora brasileira de televisão.
1965: Dia do nascimento de Sonique
cantora Britânica.
1967: Dia do nascimento de Jim Breuer
ator Norte Americano.
1968: Dia do nascimento de Alisyn Camerota
jornalista norte-americana.
1971: Dia do nascimento de Faryd Aly Camilo Mondragón
jogador Colombiano de futebol.
1972: Dia do nascimento de Allison Moorer
cantora Norte-Americana.
1973: Dia do nascimento de Juliette Lewis
atriz Norte-Americana.
1974: Dia do nascimento de Flavio Roma
jogador Italiano de futebol.
1975: Dia do nascimento de Rebecca Bijker
apresentadora Holandesa de televisão.
1976: Dia do nascimento de Mike Einziger
músico Norte-Americano.
1978: Dia do nascimento de Cristiano Lupatelli
jogador Italiano de futebol.
1978: Dia do nascimento de Erica Durance
atriz canadense.
1979: Dia do nascimento de Konstantinos Katsouranis
jogador Grego de futebol.
1980: Dia do nascimento de Bao Jinghowlal jogador micronésio de futebol.
1980: Dia do nascimento de Branko Boškovic
jogador sérvio de futebol.
1980: Dia do nascimento de Richard Jefferson
jogador Norte-Americano de basquetebol.
1980: Dia do nascimento de Silvina Luna
modelo Argentina.
1981: Dia do nascimento de Brandon Flowers
músico Norte-Americano.
1982: Dia do nascimento de William Arthur Philip Louis (Guilherme ou William de Gales)
herdeiro da Coroa Britânica.
1984: Dia do nascimento de Franck Perera
piloto francês de corridas em automóveis.
1987: Dia do nascimento de Sebastian Prödl
jogador austríaco de futebol.
1989: Dia do nascimento de Jascha Washington
ator Norte-Americano de cinema e televisão e cantor eventual.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.