RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

40 Datas Comemorativas em 28 de maio

Uma quinta, 148º dia de 2015: daqui 249 dias, com exibição em tempo real.

Dia Nacional da prevenção e detecção de câncer de pele ou "Journée nationale de prévention et de dépistage des cancers de la peau"
comemoração móvel de franceses, que tem sido promovida pela SNDV [Associação Nacional de Dermatologistas e venereologistas ou "Syndicat national des dermatologues vénéréologues"], com o apoio do INCA [Instituto Nacional do Câncer ou "Institut national du cancer"] e do Ministério francês da Saúde "Ministère de la Santé", num dia nacional de exames gratuitos e anônimos para o câncer de pele: possivelmente, última quinta-feira de maio.
Dia da Bandeira
comemorado nas Filipinas, para marcar a data em que a bandeira filipina foi levada para a batalha em 28 de maio de 1898, por ocasião da "Revolução Filipina".
Dia da Cidade de Cabinda
comemorado em Angola.
Dia da Escola Naval ou "Día de La Escuela Naval"
comemorado por dominicanos, conforme Decreto Nº 538 de 19 de Fevereiro de 1964, para marcar a data do Decreto Nº 1410 de 28 de maio de 1875, que então criou a Academia Naval da República Dominicana ou "Academia Naval de La República Dominicana", com o fim de fornecer treinamento prático para jovens dominicanos com vocação marinheira, muito embora a Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955 nomeie o "Dia da Escola Naval" como uma celebração de 16 de maio.
Dia da Guarda de Fronteira
comemorado desde 1958 na Rússia, Bielorrússia, Quirguistão e Ucrânia, para marcar a data do Decreto de 28 de maio de 1918 do Conselho dos Comissários do Povo da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], que então instituiu os Guardas de Fronteira da RSFSR [República Soviética Federativa Socialista Russa] ou RSRSF [República Socialista Russa soviética Federativa].
Dia da Independência ou "Dia da República"
comemorado na Armênia [Hayastani Hanrapetut'yun], para marcar a data da independência dos armênios ante o império romano ou República Democrática da Transcaucásia, que foi conquistada em 28 de maio de 1918.
Dia da Independência ou "Dia da República" ou "Respublika günü"
comemorado por azerbajanos, para marcar a data da independência do Azerbajão ante o jugo do império romano ou República Democrática da Transcaucásia, que foi conquistada em 28 de maio de 1918, dando oportunidade para que os azerbaijanos se convertessem na 1ª república parlamentar do mundo muçulmano.
Dia da Prevenção e Combate à Depressão Pós-Parto
comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 5.370 de 10 de abril de 2012 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010.
Dia da queda de Derg Downfall
comemorado na Etiópia, para marcar a data da queda da Comissão Coordenadora das Forças Armadas, Polícia e Exército Territorial etíope, que era uma junta comunista de governo formada por oficiais militares etíopes, e que assumiu o poder em 1974 e depois da saída do soberano etíope, Haile Selassie I, tendo caído em 28 de maio de 1987 ou 1991, na condição de responsável pela prisão e execução de dezenas de milhares de opositores da atuação dessa comissão sem qualquer espécie de julgamento.
Dia da República
comemorado no Nepal, para marcar a data de 28 de maio de 2008, em que a Assembléia Constituinte nepalesa votou esmagadoramente a favor da a abdicação do último monarca nepalês, Gyanendra Shah, e pelo estabelecimento de uma república federal democrática, após uma década de Revolução Popular do maoísta [Partido Comunista do Nepal], que ainda foi reforçada por várias semanas de protestos em massa em todos os principais partidos políticos nepaleses.
Dia da Vitória em Sardarapat
comemorado por Armênios, para marcar a data da Vitória armênia na "Batalha de Sardarapat", que foi travada de 21 a 28 de maio de 1918, numa luta decisiva em que o povo armênio e milicianos conseguiram parar o avanço turco e então salvaguardaram toda a Arménia da destruição.
Dia das Forças Armadas ou "Dan Snaga Oružanih Republike Hrvatske"
comemorado na Croácia, para marcar a data da formação das Forças Armadas croatas, ocorrida em 28 de maio de 1991.
Dia das Professoras de Jardins de Infância ou "Día de la Maestra Jardinera"
comemorado por argentinos, para marcar a data da morte da educadora argentina, Rosario Vera Peñalosa, que faleceu em 28 de maio de 1950 e que foi a fundadora da 1ª escola de jardim de infância da Argentina em 1900, então anexa à Escola Normal de Rioja ou "Escuela Normal de La Rioja", expandindo depois seus jardins de infância para as Províncias argentinas de Córdoba, Buenos Aires e Paraná.
Dia do Aniversário de Jacinto Lara ou "Día del Natalicio de Jacinto Lara"
comemorado na Venezuela, para marcar a data do nascimento do herói e militar venezuelano, Juan Jacinto Lara Meléndez, que veio ao mundo em 28 de maio de 1778 e que lutou pela independência das então colónias espanholas da América do Sul, combatendo também pela libertação da Colômbia, Equador e Peru.
Dia do anjo da guarda
comemorado por alguns nessa data.
Dia do Anjo Yabamiah.
Dia do Ceramista
comemoração dos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 9.164 de 21 de maio de 2009]e e São Paulo [Lei Nº 2.805 DE 23 de abril de 1981], para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 245 de 1980, graças à colaboração do pessoal da Divisão de Pesquisa Jurídica do Departamento de Documentação e Informação da Assembléia Legislativa do Estados dos paulistas, sendo que no Estado espirito-santense, quando a data de 28 de maio cair em sábados, domingos ou feriados, as celebrações deverão ser realizadas no 1º dia útil subseqüente.
Dia do Golfe
comemorado no Japão.
Dia do início da Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna
comemorada até 3 de junho de cada ano no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 7.933 de 4 de janeiro de 2006, em apoio ao "Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna" no Brasil e ao "Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher" ou "Día Internacional de Acción por la Salud de la Mujer", quando deverão ser desenvolvidas atividades juntamente com entidades da sociedade civil e iniciativa governamental paraibana, em prol da conscientização da população em geral sobre a mortalidade materna.
Dia do Retorno das Lesmas de Capistrano ou "Slugs Return to Capistrano Day"
celebrado na cidade norte-americana de Capistrano na Califórnia, tal qual os capistranenses comemoram o retorno das Andorinhas para a cidade, para marcar a data da volta das lesmas para os quiintais e jardins dos moradores da localidade, após a hibernação desses moluscos gastrópodes [que andam sobre o abdômen e vivem em locais úmidos e sombreados, danificando plantas normalmente durante a noite], depois de haver passado o período do frio do Inverno.
Dia do Trabalhador de Frigoríficos ou "Día del Trabajador del Frigorífico"
comemorado no Uruguai, conforme Lei Nº 18.495 de 11 de junho de 2009,.
Dia dos Jardins de Infância ou "Día de los Jardines de Infantes"
comemorado por argentinos, para marcar a data da morte da educadora argentina, Rosario Vera Peñalosa, que faleceu em 28 de maio de 1950 e que foi a fundadora da 1ª escola de jardim de infância da Argentina em 1900, então anexa à Escola Normal de Rioja ou "Escuela Normal de La Rioja", expandindo depois seus jardins de infância para as Províncias argentinas de Córdoba, Buenos Aires e Paraná.
Dia Estadual da Luta pelos Direitos Humanos
comemoração do Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 12.124 de 15 de abril de 1998, que está relacionada com o "Dia Internacional da Anistia" ou "Amnesty International Day", para marcar a data da publicação do artigo "Os Prisioneiros Esquecidos" ou "The Forgotten Prisoners" do advogado de descendência judia e ativista inglês dos direitos humanos, Peter Benenson [Peter James Henry Solomon], que se deu em 28 de maio de 1961 no jornal britânico "O Observador" ou "The Observer", com base nos artigos 18 e 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos ou "Universal Declaration of Human Rights", depois de ele indignadamente ter lido a notícia da centença de 7 anos de prisão para jovens estudantes portugueses, apenas por eles haverem brindado a liberdade em público, num bar, restaurante ou coisa do gênero com duas taças de vinho na cidasde e capital portuguesa de Lisboa, durante o regime do ditador português, Antonio de Oliveira Salazar, cujo artigo foi reproduzido em jornais de todo o mundo, provocando então uma enxurrada de respostas de leitores, viagens de triagem de grupos de ativistas dos direitos humanos para vários países com o fim de examinar abusos de direitos humanos, entre outras manifestações, dando ensejo para a criação da ONG [Organização Não-Governamental] de defesa dos direitos humanos, IA [Anistia internacional ou "Amnesty International"], em julho de 1961.
Dia Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna
comemoração dos Estados brasileiros do Rio de Janeiro [Lei Nº 5.400 de 10 de março de 2009 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010] e Santa Catarina [Lei Nº 14.303 de 11 de janeiro de 2008], em apoio ao "Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna" no Brasil e ao "Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher" ou "Día Internacional de Acción por la Salud de la Mujer", quando deverão ser realizadas em Santa Catarina, atividades em conjunto com o Poder Executivo Estadual catarinense e as entidades representativas, em prol da conscientização e da prevenção da mortalidade materna, e por ocasião dessa data comemorativa, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro deverá fazer balanço de suas ações e iniciativas relacionadas à redução da mortalidade materna no Estado dos cariocas.
Dia Estadual de Redução da Mortalidade Materna
comemoração do Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 6.613 de 5 de janeiro de 2004, em apoio ao "Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna" no Brasil e ao "Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher" ou "Día Internacional de Acción por la Salud de la Mujer", quando hão de ser discutidos aspectos referentes à redução da Mortalidade materna, além de promovidos seminários e estudos, tendo por fulcro a informação, divulgação e prevenção de ações pela redução da mortalidade materna.
Dia Estadual do Apresentador de Programas de Rádio e de Televisão
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 8.756 de 29 de novembro de 2007.
Dia Estadual do Brincar
comemoração dos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 14.977 de 2 de agosto de 2011]e Santa Catarina [Lei Nº 16.058 de 17 de julho de 2013], que está relacionada com o "Dia Internacional do Brincar" ou "International Play Day", para marcar a data da fundação da ITLA [Associação Internacional de Brinquedoteca ou "International Toy Library Association"], que foi criada em 28 de maio de 1990 na cidade italiana de Turim, durante a "5ª Conferência Internacional de Brinquedotecas ou "International Toy Library Conference", e que alguns lugares comemoram no último fim de semana de maio.
Dia Estadual do Bugueiro
comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.413 de 23 de julho de 2009, que está relacionada com uma histórica reunião entre todas as Associações e cooperativas de bugueiros e bugueiras do Ceará, que foi realizada na praia do Cumbuco em 28 de maio de 2009, e que contou com a presença de representantes da Praia do Cumbuco à Praia do Morro Branco, e da Práia de Canoa Quebrada a Praia do Camocim, com o fim de se discutir os direitos, necessidades e demandas dos bugueiros cearenses, enquanto fomentadores do turismo seuguro nas praias, dunas, lagoas e sítios de valor histórico e cultural do Estado cearense.
Dia Estadual do Sojicultor
comemorado nos Estados brasileiros de Goiás [Lei Nº 15.333 de 11 de agosto de 2005] e Rio grande do Sul [Lei Nº 12.373 de 17 de novembro de 2005], numa data comemorativa dedicada a todas as pessoas e instituições que efetuam e promovem o plantio da soja.
Dia Internacional da Anistia ou "Amnesty International Day"
comemorado por simpatizantes dos direitos humanos em todo o mundo, para marcar a data da publicação do artigo "Os Prisioneiros Esquecidos" ou "The Forgotten Prisoners" do advogado de descendência judia e ativista inglês dos direitos humanos, Peter Benenson [Peter James Henry Solomon], que se deu em 28 de maio de 1961 no jornal britânico "O Observador" ou "The Observer", com base nos artigos 18 e 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos ou "Universal Declaration of Human Rights", depois de ele indignadamente ter lido a notícia da centença de 7 anos de prisão para jovens estudantes portugueses, apenas por eles haverem brindado a liberdade em público, num bar, restaurante ou coisa do gênero com duas taças de vinho na cidasde e capital portuguesa de Lisboa, durante o regime do ditador português, Antonio de Oliveira Salazar, cujo artigo foi reproduzido em jornais de todo o mundo, provocando então uma enxurrada de respostas de leitores, viagens de triagem de grupos de ativistas dos direitos humanos para vários países, com o fim de examinar abusos de direitos humanos, entre outras manifestações, dando ensejo para a criação da ONG [Organização Não-Governamental] de defesa dos direitos humanos, IA [Anistia internacional ou "Amnesty International"], em julho de 1961a.
Dia Internacional do Brincar ou "International Play Day"
comemoração desde 1998, com a participação de crianças do mundo inteiro, para marcar a data da fundação da ITLA [Associação Internacional de Brinquedoteca ou "International Toy Library Association"], que foi criada em 28 de maio de 1990 na cidade italiana de Turim, durante a "5ª Conferência Internacional de Brinquedotecas ou "International Toy Library Conference", e que alguns lugares comemoram no último fim de semana de maio, como é o caso da cidade brasileira de São Paulo-SP, cuja data móvel da capital paulista é oficializada pela Lei Nº 14.372 de 16 de abril de 2007.
Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher ou "Día Internacional de Acción por la Salud de la Mujer"
comemorado principalmente na América Latina e Caribe e estabelecido durante o 4º Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda em 1984 pela RMMDR [Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos ou "Red Mundial de las Mujeres por los Derechos Reproductivos"], ou durante o "5º Encontro Internacional sobre Saúde da Mulher" ou "5º encuentro internacional sobre salud de la mujer", na cidade costa-riquenha de São José da Costa Rica em 1987, quando foram discutidas questões relacionadas a morte de mulheres durante a gravidez, o parto, o pós parto e os óbitos decorrentes de abortos mal feitos, o que deu origem mais tarde ao "dia contra a mortalidade materna", instituído por cerca de 80 mulheres de várias nacionalidades, sendo que em 28 de Maio, de 1988 foi iniciada a campanha de prevenção da mortalidade materna, sob a coordenação da RMMDR e da rede de saúde das mulheres latino americanas e do Caribe, ou "Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y el Caribe", que ficou conhecida como a campanha mundial da saúde da mulher e de combate à morbi-mortalidade materna.
Dia nacional da Carona Solidária
comemoração de brasileiros não confirmada, que teria por fim incentivar a carona solidária, caracterizada pelo compartilharmento do mesmo veículo com uma ou mais pessoas que tenham diariamente origem e destino em comum, diminuindo a emissão de poluentes e os gastos com combustíveis, além de contribuir para a redução dos congestionamentos nas grandes cidades.
Dia Nacional da Medicina Natural ou "Día Nacional de la Naturopatía"
comemoração de espanhóis, que conta com eventos realizados em várias cidades da Espanha.
Dia Nacional da Nutrição ou "Dia Nacional de la Nutrición"
comemorado desde 2001 na Espanha, a partir da iniciativa da FESNAD [Federação Espanhola de Associações de Nutrição, Alimentação e Dieta ou "Federación Española de Sociedades de Nutrición, Alimentación y Dietética"], em colaboração com outras instituições Espanholas e com o apoio da indústria farmacêutica, além do apoio do "alimentaria", enquanto um dos mais importantes eventos internacionais de bebidas e alimentação da Espanha, que é tido como um dos primeios eventos do gênero no mundo.
Dia Nacional das Forças Leigas
comemorado na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Dia Nacional de Atenção Integral à Mulher ou "Día Nacional de la Atención Integral de la Mujer"
comemoração de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 636 de 29 de maio de 2008, que está relacionada com o "Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher" ou "Día Internacional de Acción por la Salud de la Mujer".
Dia Nacional do Cerimonial ou "Día Nacional del Ceremonial"
comemorado na Argentina, conforme Decreto Nacional Nº 1574 de 23 de julho de 1993, para marcar a data da edição do 1º regulamento argentino de protocolo, ocorrida em 28 de maio de 1810, que então dava instruções sobre as regras para o exercício da Autoriddade da Junta Provisória Legislativa do Rio da Prata.
Dia Nacional do Hambúrguer ou "National Hamburger Day"
comemoração dos Estados Unidos da América, que também tem sido conhecida como "Dia Internacional do Hambúrguer" ou "International Hamburger Day" nos últimos tempos, e festejada como tal em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil.
Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna
comemoração instituída no Brasil pela Portaria Nº 663 de 22 de março de 1994 do Ministério brasileiro da Saúde e ratificada oficialmente por Leis de vários Estados brasileiros, que está relacionada com a morte de mulheres durante a gestação ou dentro de um período de até 42 dias após o término da mesma, independente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com essa gravidez ou agravada pela gestação ou por medidas em relação a mesma, excluídas as causas acidentais ou incidentais, surgida com o "dia contra a mortalidade materna", que foi instituído por cerca de 80 mulheres de várias nacionalidades, a partir do que foi iniciada a campanha de prevenção da mortalidade materna em 28 de Maio, de 1988, sob a coordenação da RMMDR [Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos ou "Red Mundial de las Mujeres por los Derechos Reproductivos"] e da rede de saúde das mulheres latino americanas e do Caribe, ou "Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y el Caribe", que ficou conhecida como a campanha mundial da saúde da mulher e de combate à morbi-mortalidade materna.

25 Santos Cristãos em 28 de maio

Uma quinta, 148º dia de 2015: daqui 249 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata Margarida Pole de Castle Farley em Somerset ou de Londres na Inglaterra.
Dia da Beata María Bartolomea Bagnesi de Florença da Toscana na Itália.
Dia de Santa Helcônides ou Helicónides da Tessalônica na Macedônia ou de Corinto de Acaya na Grécia.
Dia de Santa Ubaldesca de Pisa da Toscana na Itália.
Dia de Santo Emílio da Sardenha na Itália.
Dia de Santo Heládio de Roma na Itália.
Dia de Santo Inácio de Rostov.
Dia de Santo William ou Guilherme de Gellone da Gália Narbonense na França.
Dia de São Bernardo de Montjoux, Bernardo de Novara ou de Aostha ou ainda de Château de Menthon de Sabóia
padroeiro dos alpinistas E esquiadores dos Alpes.
Dia de São Carano de Chartres da Gália Lugdunense na França.
Dia de São Crescente de Roma na Itália.
Dia de São Dioscórides de Roma na Itália.
Dia de São Félix da Sardenha na Itália.
Dia de São Germano de Paris na França.
Dia de São Gizur de Iceland.
Dia de São Justo de Urgel na Espanha Tarraconense.
Dia de São Luciano da Sardenha na Itália.
Dia de São Paulo Hanh de Cho Quan da Conchinchina no Vietnã.
Dia de São Paulo de Roma na Itália.
Dia de São Pódio de Florença da Toscana na Itália.
Dia de São Príamo da Sardenha na Itália.
Dia do Beato Antonio Juliano Nowowiejski de Libiene de Oparow ou de Soldau de Dzialdowo na Polônia.
Dia do Beato Herculano de Piegaro de Castelnuovo de Garfagnana na Itália.
Dia do Beato Ladislao Demski de Sztum na Polônia ou de Sachsenhausen na Alemanha.
Dia do Beato Lanfranco de Cantuária ou Canterbury na Inglaterra ou de Bec na Normandia.

5 Datas de cidades em 28 de maio

Uma quinta, 148º dia de 2015: daqui 249 dias, com exibição em tempo real.

Dia da fundação do município brasileiro de Corumbaíba
Estado de Goiás.
Dia da fundação do município brasileiro de Machadinho
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da fundação do município brasileiro de Senhor do Bonfim
Estado da Bahia.
Dia da fundação do município brasileiro de Valinhos
Estado de São Paulo.
Dia do aniversário do município brasileiro de Campina do Simão
Estado do Paraná.

41 Fatos Históricos em 28 de maio

Uma quinta, 148º dia de 2015: daqui 249 dias, com exibição em tempo real.

  • Dia da 1ª Independência da Armênia [(Hayastani Hanrapetut'yun] ante o império romano - 1918.
  • Dia da abertura do 1º Congresso Nacional Palestino em Jerusalém, no qual seria criada a OLP [Organização para a Libertação da Palestina] - 1964.
  • Dia da assinatura de um acordo entre México e Estados Unidos que causaria a demissão do presidente mexicano, Victoriano Huerta, a realização de novas eleições livres - em seguida) e a retirada dos norte-americanos de Veracruz - 1914.
  • Dia da assinatura do "Tratado - secreto) de Bucareste" que pôs fim à guerra entre Rússia e Turquia - 1812.
  • Dia da "Batalha da Aliança" envolvendo as tropas do Peru e Bolívia contra o Chile, na "Guerra do Pacífico" - 1880.
  • Dia da bula do Papa Paulo II contra a escravização dos índios - 1537.
  • Dia da criação da Anistia Internacional em Londres, Inglaterra, visando à defesa dos presos por motivos políticos, religiosos, étnicos, ideológicos ou raciais - 1961.
  • Dia da Criação do TSE - Tribunal Superior Eleitoral), a 2ª, pelo Decreto-Lei nº 7.586 de 1945 que também fixava as regras eleitorais e marcava as eleições no Brasil, para dezembro desse mesmo ano - 1945.
  • Dia da eclosão de uma rebelião militar dirigida pelo general nicaragüense, Anastasio Somoza Garcia, que triunfaria 5 dias depois e levaria Somoza ao poder na Nicarágua - 1936.
  • Dia da eleição de Leão VI para Papa da Igreja Católica - 928.
  • Dia da eleição de Severino para Papa da Igreja Católica - 640.
  • Dia da fundação da organização ambientalista norte-americana, Sierra club, em San Francisco, que é tida como a a maior e mais antiga organização de base do ambiente nos Estados Unidos da América e foi criada pelo escritor e naturalista norte-americano do século XIX John Muir, que nasceu na Escócia e lutou pela preservação do patrimônio natural dos Estados Unidos da América, juntamente com um grupo de professores da Universidade da Califórnia em Berkeley e na Universidade de Stanford - 1892.
  • Dia da fundação do 2º Partido Socialista Brasileiro - a 1ª ocorrera em 1890), em São Paulo-SP - 1902.
  • Dia da inauguração da barragem de Sobradinho-BA, dando lugar ao "Movimento dos Barrageiros" pelos camponeses expulsos de suas terras a partir do represamento das águas - 1978.
  • Dia da legalização do aborto - direito de eliminar o feto e interromper a gravidez) na Itália - 1978.
  • Dia de um terremoto de 8,6 graus na escala Richter - 2 dias antes da Copa do Mundo de 1962) no Chile [então país sede daquela competição mundial] - 1962.
  • Dia de um terremoto que matou cerca de 3 mil pessoas na Rússia - 1995.
  • Dia do confisco dos bens do Partido Comunista alemão - 1933.
  • Dia do fuzilamento de 147 dirigentes da "Comuna de Paris" - 1º governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante à invasão alemã), junto ao muro do Cemitério do Père-Lachaise - maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo, concebido pelo arquiteto neoclássico Alexandre Théodore Brongniart) movimento esse que fora afogado em sangue durante uma semana, de cujos participantes o brasil viria a asilar alguns membros, - 1871.
  • Dia do golpe de estado 16º em 16 anos de vida republicana( em Portugal), pelo militar português, general Gomes da Costa, que provocou a queda da 1ª República portuguesa e abriu caminho para a implantação do Estado Novo em Portugal com Antonio de Oliveira Salazar no poder até 1970, quando de sua morte - 1926.
  • Dia do início da "Jacquerie" - ou "Revolta dos Jacques"), uma insurreição camponesa, cuja designação derivava de Jacques Bonhomme - expressão idiomática francesa [de conotação paternalista] para designar genericamente um camponês [usada posterior e pejorativamente, em referência a um "joão-ninguém"]), que teve lugar e resistiria até 24 de junho daquele ano - com um saldo aproximado de vinte mil camponeses mortos), no Norte de França, durante a "Guerra dos Cem Anos" - 1358.
  • Dia em que a Anistia Internacional informou que, desde 1976, aproximadamente 9 mil pessoas haviam desaparecido na Argentina - 1981.
  • Dia em que a Invencível Armada la Armada Invencible ou the Invincible Fleet com certo tom irônico pelos ingleses(), com 130 navios e 30 000 homens - reunida pelo rei Filipe II de espanha [I de Portugal] na tentativa de pôr fim à sua guerra contra a Inglaterra), começou a levantar âncora de Lisboa em Portugal - somente no dia 30 todos os navios haviam saído do porto) rumo ao Canal da Mancha para a "Batalha de Gravelines" - maior batalha da Guerra Anglo-Espanhola [vencida pelos ingleses próximo à costa de Gravelines na França]), numa frustrada tentativa de Filipe II de Espanha de se impor em nível mundial no domínio dos mares - 1588.
  • Dia em que a Legião Árabe da Jordânia conseguiu a rendição do setor antigo de Jerusalém, na guerra árabe-israelense - 1948.
  • Dia em que a médica, lutadora sufragista e fundadora da Associação de Propaganda Feminista, Carolina Beatriz Ângelo, converteu-se na 1ª mulher portuguesa a exercer o direito de voto em portugal, mesmo que o sufrágio universal só tenha sido instituído passados mais de sessenta anos, ou seja, depois do 25 de abril de 1974 além de também, ser a 1ª mulher a votar no quadro dos doze países europeus que vieram a constituir a União Europeia [até ao "alargamento" em 1996], muito embora os donos da portugal de então tenham alterado a Lei no ano seguinte, com a especificação de que apenas os chefes de família do sexo masculino poderiam votar, para evitar que tal exemplo pudesse ser repetido - 1911.
  • Dia em que Joseph Ratzinger - Futuro Papa Bento XVI) foi Ordenado Bispo - 1977.
  • Dia em que o audacioso piloto alemão ocidental, Mathias Rust - 19 anos), escapou da vigilância da defesa anti-aérea soviética e aterrou com um monomotor Cessna 172, na Praça Vermelha próximo ao Kremlin em Moscou, sendo imediatamente detido - até 3 de agosto de 1988), pelo que ele cumpriria uma sentença de prisão de 432 dias na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - 1987.
  • Dia em que o aviador e marinheiro britânico, Francis Chichester, chegou com seu navio a Plymouth na Grã-Bretanha, após dar a volta ao mundo como único tripulante em sua embarcação, convertendo-se na 1ª pessoa - reconhecida) a velejar sozinha ao redor do mundo pelos mares e o mais rápido circunavegador, com a viagem concluída em nove meses e um dia terrestres - 1967.
  • Dia em que o conquistador espanhol, Juan de Grijalva, "descobriu" Tabasco, povoado onde nasceu a célebre índia Malintzín - amante, intérprete, conselheira e intermediária do conquistador espanhol, Hernán Cortés,) que ajudou durante a conquista do México, além de dar à luz um dos primeiros mestiços de índios e europeus - origem do povo americano), enquanto filho dela e de Cortés - 1518.
  • Dia em que o estadista nipônico-peruano, Alberto Fujimori, foi eleito - no segundo turno) para um 3º mandato no Peru, sob críticas da OEA - Organização dos Estados Americanos), após a desistência do candidato da oposição, Alejandro Toledo - 2000.
  • Dia em que o fotógrafo italiano, Secondo Pia, tirou as primeiras fotografias do "Santo Sudário" - ou "Sudário de Turim"), uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofrera traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação de Jesus Cristo e que passou a pertencer ao Vaticano, depois de uma doação de proprietários da casa de Saboia - 1898.
  • Dia em que o Nepal converteu-se em república, colocando fim a 240 anos de monarquia, conforme decisão da assembleia constituinte do Nepal proferida em 25 de maio de 2008 que pôs termo à única monarquia hinduísta do mundo - 2008.
  • Dia em que o Paquistão realizou 5 testes nucleares no deserto do Beluquistão, em resposta a Nova Délhi na Índia, provocando a ira e o anúncio da imposição de sanções econômicas por parte dos Estados Unidos da América, contra os paquistaneses - 1998.
  • Dia em que o Parlamento britânico aprovou o projeto de lei que concedia o direito de voto às mulheres do Reino Unido, com a ressalva de que tal direito somente abrangeria as mulheres maiores de 30 anos que sustentassem a família - 1917.
  • Dia em que o partido brasileiro de Muaná - Marajó) proclamou a independência do Brasil e tomou em armas num movimento esmagado pelos colonialistas portugueses na Amazônia, ainda sob domínio de Portugal, mesmo após o "Grito do Ipiranga" - 1823.
  • Dia em que o partido nacionalista Mussavet tomou o poder e proclamou a independência do Azerbaijão - 1918.
  • Dia em que o presidente boliviano, Hugo Banzer, assumiu o comando do Exército da bolívia para "garantir" a segurança nacional - 1973.
  • Dia em que o presidente de Israel, Ezer Weizman, anunciou sua renúncia ao cargo de mandatário dos judeus, pressionado por um antigo escândalo de corrupção - 2000.
  • Dia em que os ingleses conquistaram Narvik - Noruega), que estivera sob poder dos alemães durante a 2ª Guerra Mundial - 1940.
  • Dia em que um ciclone mais um maremoto causaram a morte de 30 mil pessoas no Paquistão - 1963.
  • Dia tradicionalmente considerado - conforme previsão de astrônomos) como a data do eclipse previsto pelo Filósofo, matemático e astrônomo turco, Tales de Mileto, Segundo Aristóteles - e depois) corroborada por muitos, a data que teria marcado a fundação da Filosofia ocidental - 585 a.c.

19 Mortes Marcantes em 28 de maio

Uma quinta, 148º dia de 2015: daqui 249 dias, com exibição em tempo real.

Dia da morte de Afonso IV
rei de Portugal - 1357.
Dia da morte de Alfred Adler
psicólogo austríaco nascido em Viena, que foi o fundador da psicologia do desenvolvimento individual, em que o meio social e a preocupação contínua do indivíduo em alcançar objetivos preestabelecidos são os determinantes básicos do comportamento humano, o que inclui a sede de poder e notoriedade - 1937.
Dia da morte de Alfredo Volpi
pintor ítalo-brasileiro que foi considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da 2ª geração do modernismo brasileiro, tendo como uma das características de suas obras, as bandeirinhas e os casarios - 1988.
Dia da morte de Anne Brontë
Acton Bell) - escritora, romancista e poetiza britânica - 1849.
Dia da morte de Anton Reicha
compositor tcheco naturalizado francês, que deixou-nos 24 quintetos para instrumentos de sopro, óperas, sinfonias e peças para piano - 1836.
Dia da morte de Baltazar Lopes da Silva
escritor, advogado, filólogo, poeta e professor cabo-verdiano, que além de escrever na língua portuguesa, escreveu também no idioma crioulo cabo-verdiano, que é uma língua crioula [de base lexical portuguesa] e língua materna de quase todos os cabo-verdianos - 1989.
Dia da morte de Donald Watts Davies
cientista computacional do País de Gales e um dos inventores da idéia dos pacotes de rede, juntamente com o cientista norte-americano da computação, Leonard Kleinrock, e com o cientista polonês/norte-americano da computação, Paul Baran, donde se criou a internet - 2000.
Dia da morte de Eduardo VIII
rei do Reino Unido que abdicou ao trono e à coroa inglesa para se casar com a norte-americana divorciada, Wallis Simpson, contentano-se apenas com o título de Duque de Windsor - 1972.
Dia da morte de Francisco A. de Icaza- poeta, crítico literário e historiador mexicano da literatura, que desenvolveu a maior parte de sua carreira na Espanha
1925.
Dia da morte de Frederico Carlos Luís Constantino de Hesse
Príncipe e Landegrave de Hesse-Kassel - 1940.
Dia da morte de Jean Vilar
ator e diretor francês de teatro que foi uma das figuras mais influentes no teatro contemporâneo da França - 1971.
Dia da morte de Johann Georg Leopold Mozart
compositor, professor de música e violinista austríaco que foi o pai de Wolfgang Amadeus Mozart. - 1787.
Dia da morte de John Rusell
estadista britânico - 1878.
Dia da morte de José Datrino
popularmente conhecido como "Profeta Gentileza") - pregador religioso do Brasil que tornou-se conhecido a partir de 1980, por fazer inscrições peculiares em verde-amarelo, propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização, sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde ele circulava com uma longa barba e túnica branca - 1996.
Dia da morte de Luigi Boccherini
compositor italiano da era clássica - famoso por vários dos seus minuetos, como o de Lá Maior - 1805.
Dia da morte de Noah Webster
editor, escritor, lexicógrafo e entusiasta estadunidense da palavra, que foi autor de uma reforma ortográfica da língua inglesa, é considerado como o "pai do dicionário norte-americano", "Pai da educação" e "pai da bolsa de estudo" nos Estados Unidos da América, cujos livros "Blue-Backed Speller" foram usados para ensinar leitura e ortografia a 5 gerações de crianças norte-americanas - 1843.
Dia da morte de Paul Emile
François) Lecoq - químico francês que escreveu "et d'en longeurs ONDES destinos aux recherche de chimie minerale" - uma das primeiras descrições da nova ciência da espectroscopia desenvolvida pelo físico alemão - Gustav Robert Kirchhoff), publicado em Paris pelo escritor francês, Henry Gauthier-Villars - 1912.
Dia da morte de Ramón Rosa
jornalista, poeta e político hondurenho, que a partir de 1876, foi o principal idealizador do Regime Liberal em Honduras e deu ao sistema hondurenho de Leis e ao sistema educacional de Honduras os moldes da "Filosofia Positivista", que passaria a ter reflexos legais em 1892 no Código de Instrução Pública ou "Código de Instrucción Pública" de - 1893.
Dia da morte de Stefan Wyszynski
prelado polaco da Igreja Católica que foi o 1º cardeal da Polônia, preso várias vezes durante o regime comunista polonês - 1981.

31 Nascimentos Marcantes em 28 de maio

Uma quinta, 148º dia de 2015: daqui 249 dias, com exibição em tempo real.

Dia do nascimento de Adilson Paredão
goleiro brasileiro de futebol - 1974.
Dia do nascimento de Alexei Nemov
ginasta russo - 1976.
Dia do nascimento de Bernardo Rocha de Rezende
Bernardinho) - - jogador brasileiro de voleibol que viria a ser técnico da seleção masculina de volei do Brasil - 1959.
Dia do nascimento de Cecil Thiré
ator brasileiro - 1943.
Dia do nascimento de Charles N'Zogbia
jogador francês de futebol - 1986.
Dia do nascimento de Ciro Monteiro
cantor e compositor brasileiro - 1913.
Dia do nascimento de Colbie Caillat
cantora norte-americana - 1985.
Dia do nascimento de Diogo Infante
encenador e ator português - 1967.
Dia do nascimento de Dorival Guidoni Júnior
Doriva) - jjogador brasileiro de futebol - 1972.
Dia do nascimento de Fei Cheng
ginasta chinesa - 1988.
Dia do nascimento de Frank Drake
astrônomo e astrofísico estadunidense - 1930.
Dia do nascimento de Gábor Talmácsi
motociclista húngaro - 1981.
Dia do nascimento de György Ligeti
compositor húngaro-judeu que viria a ser amplamente considerado como um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX, cuja obra mais famosa seria a ópera "Le Grand Macabre" - 1923.
Dia do nascimento de Ian Lancaster Fleming
escritor inglês que viria a escrever os livros do agente "007", "James Bond" - 1908.
Dia do nascimento de Jim Thorpe
atleta estadunidense de vários esportes na 1ª metade do século XX, que viria a conquistar várias medalhas olímpicas para os Estados Unidos da América - 1887.
Dia do nascimento de João Carlos de Oliveira
o João do Pulo), atleta olímpico brasileiro que viria a ter sua carreira extemporaniamente interrompida em 22 de dezembro de 1981, após ele perder a perna direita - amputação 10 centímetros abaixo do joelho) num acidente automobilístico na via Anhangüera, entre São Paulo e Campinas-SP - 1954.
Dia do nascimento de John Fogerty
músico norte-americano de Rock, roots rock, swamp rock e blues que viria a integrar o grupo "Creedence Clearwater Revival" - 1945.
Dia do nascimento de Joseph H. Greenberg
lingüista norte-americano - 1915.
Dia do nascimento de Joseph-Ignace Guillotin
médico francês - envolvido na causa revolucionária da França) que viria a ser o inventor da guilhotina - 1738.
Dia do nascimento de Juan Jacinto Lara Meléndez
herói e militar venezuelano, que viria a lutar pela independência das então colónias espanholas da América do Sul, atuando também pela libertação da Colômbia, Equandor e Peru - 1778.
Dia do nascimento de Klaus Lindenberger
goleiro e treinador austríaco de futebol - 1957.
Dia do nascimento de Kylie Minogue
cantora pop e atriz australiana - 1968.
Dia do nascimento de Maki Ishii
compositor japonês de música erudita contemporânea do Japão, irmão do também compositor Kan Ishii - 1936.
Dia do nascimento de Maria Bernarda Bütler
bem-aventurada) - religiosa suíça do catolicismo que viria a atuar na América Latina e seria canonizada Santa da Igreja Católica pelo Papa Bento XVI, convertendo-se assim - na 1ª mulher suíça a ser canonizada pelos católicos - 1848.
Dia do nascimento de Mark Sanford
político norte-americano - 1960.
Dia do nascimento de Michael Boogerd
ciclista holandês - 1972.
Dia do nascimento de P. J. Abbott, piloto norte-americano de corridas
1964.
Dia do nascimento de Thomas Moore
poeta irlandês que viria a ser um dos artistas mais revolucionários do romantismo inglês, cujas obras iriam do lirismo à sátira, da prosa romântica aos textos históricos e biográficos, além de ser também um habilidoso músico e amigo do autor de Melodias Irlandesas, Lord Byron - 1779.
Dia do nascimento de Walker Percy
escritor e filósofo norte-americano - 1916.
Dia do nascimento de Walter Moreira Salles
empresário, banqueiro e diplomata brasileiro que viria a ser ministro brasileiro da Fazenda no governo João Goulart - 1912.
Dia do nascimento de Zózimo Barrozo do Amaral
jornalista brasileiro - 1941.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.