RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

35 Datas Comemorativas em 30 de maio

Um sábado, 150º dia de 2015: daqui 252 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Consciência Jovem
comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.744 de 23 de junho de 2010, devendo priorizar uma ampla discussão a respeito da juventude, educação, relacionamento familiar, capacitação e perspectivas futuras no campo profissional dos jovens: último sábado de maio.
Dia da Festa de Santo Antônio
comemoração móvel da cidade brasileira de Cordeirópolis-SP, conforme Lei Nº 11.138 de 24 de abril de 2002 do Estado brasileiro de São Paulo: último final de semana do mês de maio.
Dia da Marcha pela União Agropecuária Regional
comemoração móvel da cidade brasileira de Luziânia-GO, conforme Lei Nº 17.698 de 4 de julho de 2012 do Estado de Goiás: último sábado de maio.
Dia da Oração
comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei nº 2.199 de 18 de dezembro de 1993 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010: último sábado de maio.
Dia das Forças Armadas ou "Día de las Fuerzas Armadas"
comemoração móvel de espanhóis, conforme Real Decreto Nº 530 de 1987: sábado igual ou mais próximo ao Dia de São Fernando III [rei de Castela] de Salamanca ou de Sevilha na Espanha, que é tido na conta de padroeiro da Arma de Engenharia do Exército espanhol, e que faleceu em 30 de maio de 1252.
Dia de impressão, publicação e distribuição de Livros
comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Nº 563 de 25 de maio de 1999: último sábado de maio.
Dia da Árvore Nacional ou "- Día del árbol nacional "
comemoração de Honduras, que tem sido celebrada sempre nessa data desde a declaração do pino [Pinus Oocarpa, comumente conhecido como Pino Ocote] como Árvore Nacional hondurenha, através do Acordo Legislativo Nº 429 de 26 de maio de 1926, que foi ratificado pelo Decreto Legislativo Nº 48 de 4 de fevereiro de 1927.
Dia da Bachata
comemoração de latinos, que também é conhecida como "Dia Internacional da Bachata" ou "International Bachata Day" e que também pode ser celebrada num domingo próximo, para marcar a data da 1ª execução de Bachata nos estúdios da rádio e Televisão Dominicana ou "Radiotelevisión Dominicana" em 30 de maio de 1962, graças ao gênio artístico do músico dominicano, Ruan Jose Calderon ou Jose Manuel Calderón, para um gênero musical que inicialmente era apenas sensual e tocado principalmente em cabarés, com letras de completa insinuação sexual e duplo sentido, mas que ganhou características modernas ainda como uma música romântica de amor não correspondido ou de desilusão, depois de chegar aos Estaddos Unidos da América por meio dos imigrantes e fundir-se com outros gêneros musicais dos hispânicos, tendo caído no gosto do público tal qual o merengue.
Dia da Decoração
comemoração não confirmada.
Dia da Etnia Negra Nacional ou "Día de la Etnia Negra Nacional"
comemoração do Panamá, conforme Lei Nº 9 de 30 de maio de 2000, que está relacionada com a decretação do fim da escravidão em Nova Granada ou "Nueva Granada" [atual Panamá], que se deu em 30 de maio de 1851, para começar a vigorar em 1 de janeiro de 1852.
Dia da Faxina
comemorado no Japão.
Dia da Imigração Indiana
comemorado desde 1990 em Trinidad e Tobago, para marcar a data da chegada dos indianos em solo trinidense, que se deu em 30 de maio de 1845 depois de uma viagem no navio Fatel Razack, comemoração essa que se espalhou pelos vários países que receberam imigrantes do país asiático.
Dia da Liberdade ou "Día de la Libertad"
comemorado na República Dominicana, para marcar a data da morte do ditador dominicano altamente cruel e dominador, Rafael Leónidas Trujillo Molina, que foi assassinado a tiros em 30 de maio de 1961 na rodovia de Santo Domingo a San Cristóbal, numa emboscada preparada pelos dominicanos, Modesto Díaz, Salvador Estrella Sadhalá, Antonio de la Maza, Amado García Guerrero, Manuel Cáceres Michel ou "Tunti", Juan Tomás Díaz, Roberto Pastoriza, Luis Amiama Tió, Antonio Imbert Barrera, Pedro Livio Cedeño e Huáscar Tejeda, com o apoio da CIA [Agência Central de Inteligência ou "Central Intelligence Agency"] dos Estados Unidos da América.
Dia da Mulher Militar
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.661 de 18 de março de 2010 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, em louvor a Santa Joana D'arc de Donremy ou de Rouen da Normandia na França, que é tida na conta de padroeira dos Soldados, depois de ela ter conseguido mudar o rumo da "Guerra dos 100 Anos" entre frança e Inglaterra [dizendo-se inspirada por Deus], tendo sido queimada [viva] pelos ingleses numa fogueira em 30 de maio de 1431 na localidade francesa de Ruão, aos 19 anos de idade e sob a acusação de bruxaria.
Dia das Bandeiras
comemoração não confirmada.
Dia das Ilhas Canárias
comemorado por Espanhóis, para marcar a data da 1ª sessão do Parlamento das Ilhas Canárias na Espanha, que se deu em 30 de maio de 1983.
Dia das loiras
comemorado em alguns países, em tributo dessa raça de mulheres que tem diminuído no mundo com o passar do tempo, a partir da miscigenação das raças humanas.
Dia das Mães ou "Día de las Madres"
comemorado na Nicarágua, conforme Decreto Nº 69 de 29 de maio de 1940 e Decreto Nº 430 de 24 de maio de 1980, inicialmente, para marcar a data do nascimento da sogra do expresidente/ditador nicaragüense, Anastasio Somoza García, Dona Casimira Sacasa de Debayle, enquanto mãe da então Primeira-Dama da Nicarágua, Dona Salvadora Debayle.
Dia de Anguilla
comemorado pelos anguillanos desse território ultramarino inglês, para marcar a data do início da "Revolução Anguilliana", que foi deflagrada em 30 de maio de 1967.
Dia de Celebração dos Aesires
comemorado por adeptos do Hórus Temple Illuminus, em honra aos Deuses dos Homens.
Dia do Decorador
comemoração não confirmada.
Dia do Deficiente ou "Día del Minusválido"
comemoração do Equador, que foi criada em 1987 pelo Ministério equantoriano do Bem-Estar Social ou "Ministerio de bien Estar Social", em prol de melhorar a qualidade de vida dos deficientes equatorianos.
Dia do Início da Semana do Reciclador e da Reciclagem de Lixo
comemoração do Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 7.458 de 24 de agosto de 2010, com o fim de fomentar discussões técnicas e promover a conscientização pública a respeito da importância da reciclagem de lixo e o reaproveitamento da matéria-prima, sobretudo no ambiente urbano, em prol do incentivo às iniciativas que promovam a redução de uso, reutilização e reciclagem de materiais descartáveis provenientes das atividades humanas, que está relacionada com o "Dia Nacional da Reciclagem" em no Brasil e com o "Dia Mundial do Meio Ambiente" ou "World Environment Day", festejado em 5 de junho de cada ano.
Dia do início do "festival Kaamatan"
evento cultural de Kadazandusuns [Kadazan Dusun, comemorado na Província maláia de Sabah, como uma manifestação do Criador em relação à Criação, podendo ser traduzido como um "matan festival da colheita", visto que a palavra Kaamatan é derivada da palavra tomot raiz, um termo Kadazandusun para colheita.
Dia do Locutor ou "Día del locutor"
comemorado em Porto Rico, conforme Lei Nº 154 de 9 de agosto de 2006, que também declarou maio como o "Mês da Rádio".
Dia do "Massacre do Aeroporto"
celebrado em Israel, para marcar a data do ataque terrorista contra o Aeroporto de Lod [atual Aeroporto Internacional Ben Gurion], em que Kozo Okamoto , Tsuyoshi Okudaira e Yasuyuki Yasuda [3 membros do "Exército Vermelho Japonês"], agindo em nome da FPLP [Frente Popular para a Libertação da Palestina], mataram 26 pessoas e deixaram mais de 80 feridos em 30 de maio de 1972, ao pegarem as autoridades desprevinidas, que então somente se precaviam contra um atentado de palestinos e não se previniam contra um ataque de nipônicos.
Dia do Movimento das Donas de Casa e dos Consumidores
comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 13.151 DE 16 de abril de 2009, quando deverão ser desenvolvidas atividades para divulgar e promover a defesa dos interesses de donas de casa e de consumidores sul-rio-grandenses com ações coletivas que contribuam para a melhoria das relações de consumo, cujas atividades poderão ser realizadas pelo Poder Público do Rio Grande do Sul, em conjunto com a iniciativa privada, conforme vier a ser estabelecido em regulamento, para marcar a data do surgimento do "Movimento das Donas de Casa e Consumidores" sul-rio-grandenses, que nasceu oficialmente em 30 de maio de 1988, a partir de um boicote à carne, sob a liderança da professora brasileira, Maria de Lourdes Coelho, passando depois a verificar outras irregularidades nas relações de consumo e a participar com reivindicações pela melhoria dos serviços e pela qualidade de produtos no Estado dos gaúchos.
Dia do Parlamento
comemorado na Croácia, para marcar a data da 1ª reunião do novo Parlamento croata, que se deu em 30 de maio de 1990, quando o então Presidente croata, Tudjman, anunciou a sua intenção de aprovar uma nova Constituição [que seria ratificada no final do ano] e propôs uma série de reformas políticas, económicas e sociais, e algumas medidas em relação aos direitos das minorias sérvias e bósnias, conjecturando também se tais direitos seriam garantidos ou não.
Dia do Profissional Acadêmico de El Salvador ou "Día del Profesional Académico Salvadoreño"
comemoração de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 517 de 10 de janeiro de 1974.
Dia Estadual da Geologia
comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.231 de 29 de abril de 2008 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, que também é conhecida como "Dia da Geologia", para essa Ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas por ela no decorrer do tempo, além de investigar a ação do homem [poluição dos solos e dos lençóis freáticos, etc...] e das forças naturais [erosão, desertificação, glaciação, etc...] no nosso planeta.
Dia Estadual da República da Croácia
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.832 de 2 de julho de 2001, para marcar a data da 1ª reunião do novo Parlamento croata, que se deu em 30 de maio de 1990.
Dia Estadual do Geólogo
comemorado nos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 14.412 de 23 de julho de 2009] e São Paulo [Lei Nº 8945 de 29 de setembro de 1994], para esse profissional que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas por ela no decorrer do tempo, além de investigar a ação do homem [poluição dos solos e dos lençóis freáticos, etc...] e das forças naturais [erosão, desertificação, glaciação, etc...] no nosso planeta.
Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes ou "Día Nacional de la Donación de Órganos y Tejidos para Trasplantes"
comemorado por argentinos, conforme Decreto 1079 de 1997 do Poder Executivo Nacional argentino, para marcar a data do nascimento do filho da 1ª mulher argentina a ser transplantada com um novo fígado num hospital público da Argentina.
Dia Nacional da Batata ou "Día Nacional de la Papa"(comemorado por peruanos, conforme Resolução Suprema Nº 009-2005-AG de 23 de fevereiro de 2005, em tributo a essa planta alimentícia que é remanecente da cultura inca, que tem sido cultivada nos Andes e que pode substituir o arroz ou o trigo, sendo que a maioria das espécies conhecidas dessa planta no mundo está em território peruano.
Dia Nacional de Prevenção do Cancro Cutâneo ou Câncer de Pele
comemorado em Portugal e organizado pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, para conscientizar sobre as medidas de prevenção do Câncer de pele.

19 Santos Cristãos em 30 de maio

Um sábado, 150º dia de 2015: daqui 252 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Santa Amélia
Mãe de São Basílio de Cesaréia da Capadócia.
Dia de Santa Dinfna de Geheel de Brabante na Holanda.
Dia de Santa Joana D'arc de Donremy ou de Rouen da Normandia na França
Padroeira dos Soldados.
Dia de Santo Anastácio de Pavía da Lombardia na Itália.
Dia de Santo Exuperâncio de Ravena na Itália.
Dia de Santo Huberto de Tongres de Tervueren de Brabante na Bélgica.
Dia de Santo Isaac da ac da Dalmácia ou de Constantinopla na Turquia.
Dia de São Basílio
pai de São Basílio de Cesaréia da Capadócia.
Dia de São Batista Varani.
Dia de São Félix I
papa.
Dia de São Fernando III
rei de Castela) de Salamanca ou de Sevilha na Espanha.
Dia de São Gabino de Porto Torres da Sardenha na França.
Dia de São José Marello de Turim ou de Savona na Itália
fundador da Congregação dos Obreiros de São José.
Dia de São Lucas Kirby de Richmond ou de Londres na Inglaterra.
Dia de São Matias Kalemba de Kampala na Uganda.
Dia de São Palatino.
Dia de São Pio V.
Dia de São Sico.
Dia do Beato Otón Neururer de Piller na Áustria ou do campo de concentração de Buchenwald da Turingia na Alemanha.

9 Datas de cidades em 30 de maio

Um sábado, 150º dia de 2015: daqui 252 dias, com exibição em tempo real.

Dia da fundação do município brasileiro de Altinho
Estado do Pernambuco.
Dia da fundação do município brasileiro de Barracão
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da fundação do município brasileiro de Cáceres
Estado do Mato Grosso.
Dia da fundação do município brasileiro de Gravatá
Estado do Pernambuco.
Dia da fundação do município brasileiro de Palestina
Estado de São Paulo.
Dia da fundação do município brasileiro de São Joaquim da Barra
Estado de São Paulo.
Dia da fundação do município brasileiro de São Miguel do Guamá
Estado do Pará.
Dia da fundação do município brasileiro de Valparaíso
Estado de São Paulo.
Dia do aniversário do município brasileiro de Mâncio Lima
Estado do Acre.

39 Fatos Históricos em 30 de maio

Um sábado, 150º dia de 2015: daqui 252 dias, com exibição em tempo real.

  • Dia da 1ª disputa de uma corrida da Fórmula Indi, quando o Grande Prêmio das 500 Milhas de Indianápolis, que foi realizado no Autódromo de Memorial Day nos Estados Unidos da América - 1911.
  • Dia da apresentação oficial da quinta Encíclica do papa João Paulo II, sob o título "Dominum et vivificantem" - Vaticano, 1986.
  • Dia da assinatura de um tratado entre Estados Unidos e Cuba, que outorgava a independência total aos cubanos, ao incluir a abolição da "Emenda Platt" [autorização aos norte-americanos para intervirem em Cuba a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados, o que, na prática, colocava a ilha na condição de um protetorado estadunidense] - 1934.
  • Dia da condenação à fogueira - por heresia) de Jerônimo de Praga - discípulo e o mais devotado amigo de Jan Huss [célebre reformador religioso tcheco]) pelo "Concílio de Constança", realizado na cidade de Constança, na Alemanha, sendo o condenado queimado - vivo) no mesmo dia - 1416.
  • Dia da expropriação de bens, deportação e matança de armênios na Turquia - 1915.
  • Dia da inauguração do túnel de Simplom nos Alpes, o que facilitaria a comunicação entre Itália e Suíça - 1906.
  • Dia da independência de Biafra [território oriental da Nigéria] - 1967.
  • Dia da prisão de um exchefe de campo de concentração nazista, G. Wagner, em São Paulo-SP - 1978.
  • Dia da promulgação da 1ª constituição argentina - 1818.
  • Dia da "Revolta mata-marinheiro", contra a elite mercantil portuguesa, em Cuiabá-MT - 1834.
  • Dia de 2 horas de conflitos com a Polícia Militar carioca na favela da Rocinha, numa tentativa de expulsão de ocupantes de um terreno baldio no Rio de Janeiro-RJ - 1988.
  • Dia de um bombardeio de mil aviões britânicos contra a cidade alemã de Colônia, durante a 2ª Guerra Mundial - 1942.
  • Dia de um golpe militar nas Ilhas Fiji - 2000.
  • Dia de uma greve nacional de portuários, ferroviários, marítimos e aeroviários brasileiros, por salário e bandeiras políticas - 1963.
  • Dia de uma radicalização da "Revolução dos Pingüins" no Chile, com ocupação de escolas e 1 milhão de secundaristas chilenos em greve por uma "reforma educacional profunda", o que provocaria 700 detenções e a queda do chefe dos carabineiros um dia depois das prisões - 2006.
  • Dia do casamento (por procuração) do príncipe herdeiro do Brasil, dom Pedro II, aos 16 anos, com a imperatriz italiana, Teresa Cristina Maria de Bourbon das Duas Sicílias, cujo novo casal somente viria a se conhecer mais de 7 meses depois na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ - 1843.
  • Dia do casamento de Henrique VIII de Inglaterra - 11 dias depois da execução de Ana Bolena) com Joana Seymour - 1536.
  • Dia do crescimento da guerra civil na Rússia, com a perda do controle por parte do governo dos soviets na maior parte do território russo - 1918.
  • Dia do triunfo do "Pronunciamento de Braga" - encabeçado pelo general português, Gomes da Costa,) que oficializou o início de um regime militar em Portugal - 1926.
  • Dia em que a comissão brasileira dos desaparecidos políticos aprovou uma indenização à família do metalúrgico brasileiro, Manuel Fiel Filho, que foi morto em 1976 por torturas, durante o regime militar no Brasil - 1996.
  • Dia em que a Espanha tornou-se membro da Otan [Organização para o Tratado do Atlântico Norte] ou NATO [North Atlantic Treaty Organization] - 1982.
  • Dia em que a ONU - Organização das Nações Unidas) decretou um embargo total contra a Sérvia e Montenegro - 1992.
  • Dia em que a Suprema Corte chilena condenou o ex-chefe da polícia secreta de Augusto Pinochet, general Manuel Contreras, a 7 anos de prisão, pela morte do ativista, diplomata e economista chileno, Marcos Orlando letelier [morto em 1976 em Washington DC nos Estados Unidos pela Direção de Inteligência Nacional do Chile] - 1995.
  • Dia em que a UNE - Uniião Nacional dos Estudantes) liderou uma rebelião estudantil/popular de dois dias, contra um aumento dos preços das passagens de bondes, o que faria com que o presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, negociasse com os líderes do movimento - 1956.
  • Dia em que Joana d'Arc - mais tarde canonizada Santa da Igreja Católica pelo Papa Bento XV), depois de - dizendo-se inspirada por Deus) mudar o rumo da "Guerra dos 100 Anos" entre frança e Inglaterra foi queimada - viva) na fogueira aos 19 anos de idade, em Ruão na França, acusada de bruxaria pelos ingleses - 1431.
  • Dia em que o "Tratado de Paris" reconheceu a República Dominicana como possessão espanhola daquele tempo - 1814.
  • Dia em que o advogado, revolucionário e político paraguaio, José Gaspar Rodríguez Francia - Pai da Pátria paraguaia), se proclamou ditador perpétuo do Paraguai - 1815.
  • Dia em que o chefe do Governo português, Joaquim António de Aguiar - apelidado de "O Mata-Frades"), promulgou uma lei em Portugal, pela qual declarava extintos "todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares", e que os bens das entidades extintas seriam incorporados à Fazenda Nacional portuguesa - 1834.
  • Dia em que o escritor russo, Máximo Gorki, - preso por ter publicado o poema, "Canção do tempestuoso Petrel") saiu da prisão graças ao empenho do também escritor russo, Leon Tolstoi - 1901.
  • Dia em que o governo da Bélgica suspendeu as funções do rei Leopoldo III, alegando conduta inconstitucional por parte do monarca belga - 1940.
  • Dia em que o imperador brasileiro, dom Pedro II, a partir da "Fala do Trono", pretendia que o fim da escravidão no Brasil, fosse gradual e “tranqüilizasse a lavoura brasileira - 1886.
  • Dia em que o parlamento indonésio decidiu processar o presidente da Indonésia, Abdurrahman Wahid, em meio a violentos conflitos no arquipélago indonésio - 2001.
  • Dia em que o presidente brasileiro, Jango - João Goulart), criou a Comissão de Nacionalização das Concessionárias de Serviços Públicos no Brasil - 1962.
  • Dia em que o presidente norte-americano, Richard Nixon, e autoridades russas firmaram em Moscou, os acordos "SALT" - Strategic Arms Limitation Talks), sobre limitação de armas nucleares - 1972.
  • Dia em que Syngman Rhee foi nomeado para presidente da Assembléia Nacional sul-coreana - 1948.
  • Dia em que um bombardeamento inglês contra a Alemanha destruiu a base de Peenemunde, onde os alemães fabricavam as famosas bombas voadoras, V-2 - 1945.
  • Dia em que um seqüestro de um avião da Varig - Viação Aéria Rio-Grandense) no aeroporto de Congonhas em São Paulo-SP, por um guerrilheiro brasileiro, levou à morte o seqüestrador - 1972.
  • Dia em que um terremoto fez várias vítimas no Peru - 1990.
  • Dia em que um terremoto provocou muitas mortes na Romênia - 1990.

22 Mortes Marcantes em 30 de maio

Um sábado, 150º dia de 2015: daqui 252 dias, com exibição em tempo real.

Dia da morte de Alexander Pope
escritor inglês que foi um dos maiores poetas britânicos do século XVIII e, mesmo proibido de freqüentar escolas e universidades, por ser filho de um comerciante católico, educou-se com esmero, deixando-nos como sua principal contribuição, ensaios e versos, nos quais expõe suas idéias estéticas e filosóficas - 1744.
Dia da morte de Aníbal Pereira dos Reis
padre brasileiro do catolicismo que se tornou pastor batista, muito aclamado pelos evangélicos por ahver renunciado ao sacerdócio para ingressar no protestantismo - 1991.
Dia da morte de Anton Walter Smetak
músico suíço que viveu no Brasil a partir de 1937, como violoncelista, compositor, escritor - escultor e construtor de instrumentos musicais - 1984.
Dia da morte de Christopher Marlowe
dramaturgo, poeta e tradutor inglês que viveu no "Período Elizabetano", considerado o maior renovador da forma do teatro do período com a introdução dos "versos brancos", estrutura que seria empregada mais tarde por Shakespeare - 1593.
Dia da morte de Daniel Herz
jornalista brasileiro - 2006.
Dia da morte de Jean-Claude Brialy
ator, realizador e cenarista francês - 2007.
Dia da morte de Joana D'Arc
heroína francesa da guerra dos cem anos que foi queimada - viva) pelos ingleses como bruxa, por ter mudado o rumo da "Guerra dos 100 anos" - enquanto inspirada por Deus), tendo sido reabilitada pela Igreja Católica e canonizada Santa - padroeira da França) pelo Papa Bento XV, próximo ao aniversário de 500 anos de seu martírio - 1431.
Dia da morte de Juan Diego Cuauhtlatoatzin
cidadão mexicano que, segundo a tradição católica no México, foi testemunha da aparição da Virgem de Guadalupe, tendo sido canonizado Santo da Igreja Católica, em 2002, pelo Papa João Paulo II - 1548.
Dia da morte de Kalju Lepik
poeta lírico estoniano - 1999.
Dia da morte de Lorenzo Michael Murphy Odone cidadão norte-americano que foi acometido por ALD
Adrenoleucodistrofia), uma raríssima doença congênita e degenerativa - causado por falhas no cromossomo X, cuja vida inspirou o filme "Lorenzo's Oil" - O Óleo de Lorenzo) que - contrariando todos os prognósticos de uma estimativa de vida curta - graças ao óleo à base de oliva e canola, resultado de uma incansável pesquisa iniciada pelos próprios pais), teve uma sobrevida até completar 30 anos, morrendo não da ALD, mas de uma broncopneumonia persistente devido ao acúmulo de alimentos aspirados pelo pulmão - 2008.
Dia da morte de Louis Hjelmslev
lingüista dinamarquês - 1965.
Dia da morte de Luciano Minguzzi
escultor italiano - 2004.
Dia da morte de Mário Lago
ator brasileiro - 2002.
Dia da morte de Peter Paul Rubens
Pablo Pedro Rubens) - pintor flamengo classificado no contexto do Barroco - 1640.
Dia da morte de Rafael Leónidas Trujillo
ditador dominicano altamente cruel e dominador que foi assassinado a tiros em seu país - 1961.
Dia da morte de Ramón Castilla y Marquezado
militar e político peruano, que lutou nas guerras de Independência da América Latina a favor e contra os espanhóis e foi presidente do Peru em duas ocasiões - 1867.
Dia da morte de Robert P. Casey
político norte-americano - 2000.
Dia da morte de Sun Ra
músico e compositor de jazz, bandleader, pianista, poeta e filósofo norte-americano, conhecido por sua "filosofia cósmica", composições musicais e performances - 1993.
Dia da morte de Voltaire François Arouet()
filósofo e poeta francês que foi um Polemista de ironia fina e corrosiva e ajudou a preparar a "Revolução francesa de 1789", ao pôr a nu o regime feudal-absolutista de seu tempo - 1778.
Dia da morte de Wäinö Aaltonen
pintor e escultor finlandês - 1966.
Dia da morte de Wilbur Wright Wright
inventor e aviador estadunidense que foi um dos Irmãos Wright [considerados oficialmente pela Fédération Aéronautique Internationale pelos norte-americanos e na maioria dos países do mundo, como os legítimos inventores do avião, por projetarem e construírem o primeiro avião funcional e por realizarem o primeiro vôo controlado num aparelho mais pesado que o ar em Kitty Hawk, Carolina do Norte-EUA, que teria sido realizado em 17 de dezembro de 1903 - foto registrada com data), além de outras realizações marcantes na história da aviação] - 1778.
Dia da morte de Ziaur Rahman
militar brangladeshiano que foi o 8º presidente de Bangladesh, assassinado num golpe separatista dirigido pelo general Manzur - 1981.

32 Nascimentos Marcantes em 30 de maio

Um sábado, 150º dia de 2015: daqui 252 dias, com exibição em tempo real.

Dia do nascimento de Abade Faria
cientista luso-goês - 1746.
Dia do nascimento de Alexey Leonov Arkhipovich
cosmonauta russo que, em 18 de março de 1965 converter-se-ia no 1º ser humano a realizar uma caminhada espacial, ao sair por 12 minutos da nave espacial soviética, "Voskhod 2", em pleno espaço - 1934.
Dia do nascimento de Andrea Montermini
piloto italiano de automóveis que viria a correr na Fórmula 1 - 1964.
Dia do nascimento de Benny Goodman
clarinetista norte-americano - 1909.
Dia do nascimento de Carlos Raul Villanueva
arquiteto venezuelano, nascido em Londres na Inglaterra e tido como o mais proeminente arquiteto da venezuela, ao dessenhar obras como o principal campus da Universidade Central da Venezuela, considerado uma obra-prima do urbanismo moderno, arte e arquitectura, declarado como Património Mundial em 2000 pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"] - 1900.
Dia do nascimento de Cristiano Benedito Ottoni
militar, engenheiro, professor e político brasileiro - 1811.
Dia do nascimento de Dieter Quester
piloto austríaco de automóveis que viria a correr na Fórmula 1 - 1939.
Dia do nascimento de Djalma Campos
jogador angolano de futebol - 1987.
Dia do nascimento de Fabrice Alcebiades Maieco
o "Akwá) - jogador angolano de futebol - 1977.
Dia do nascimento de Fernando Lugo
político paraguaio e ex-bispo da Igreja Católica que viria a ser presidente do Paraguai - 1951.
Dia do nascimento de Gianmaria Bruni
piloto italiano de automóveis que viria a correr na Fórmula 1 - 1981.
Dia do nascimento de Giulio Alberoni- cardeal italiano e estadista à serviço de Filipe V de Espanha
1664.
Dia do nascimento de Henrique IV- rei de Inglaterra
1367.
Dia do nascimento de Howard Hawks
cineasta, realizador, produtor e escritor da era clássica do cinema de Hollywood nos Estados Unidos - 1898.
Dia do nascimento de José Mestre Baptista
cavaleiro tauromáquico português que, Para além de ser o iniciador em Portugal do toureio frontal e ao pitón contrário, também seria dotado de uma arte e valentia que ficaria para sempre na história da tauromaquia - 1940.
Dia do nascimento de Julius Axelrod
neuroquímico norte-americano, laureado em 1970 com o Nobel de Medicina, por pesquisas sobre os mecanismos que regulam a formação do hormônio noradrenalina como um importante transmissor de impulsos nervosos - 1912.
Dia do nascimento de Kelvin Etuhu
jogador nigeriano de futebol - 1988.
Dia do nascimento de Konstantinos Chalkias
jogador grego de futebol - 1974.
Dia do nascimento de Lamont Coleman
rapper estadunidense - 1974.
Dia do nascimento de Magnus Norman
tenista sueco - 1976.
Dia do nascimento de Manuel I
rei de Portugal - 1469.
Dia do nascimento de Margaret Okayo
maratonista queniana - 1976.
Dia do nascimento de Mikhail Aleksándrovich Bakunin
escritor e teórico-político russo que viria a ser um dos principais expoentes do anarquismo - 1814.
Dia do nascimento de Mindaugas II da Lituânia
rei eleito da Lituânia - 1864.
Dia do nascimento de Peter Carl Fabergé
Karl Gustavovich Fabergé) - joalheiro russo que viria a Especializar-se na confecção de obras com motivos de arranjos florais, grupos humanos e animais, sendo mais lembrado atualmente por seus famosos ovos de páscoa [conhecidos como "Ovos Fabergé"] que eram concebidos para a família imperial russa, e que os czares Alexandre III e Nicolau II ofereciam anualmente aos seus familiares - 1846.
Dia do nascimento de Salvador Puig Antich
anarquista catalão - 1948.
Dia do nascimento de Steven Gerrard
jogador britânico de futebol - 1980.
Dia do nascimento de Thomas Häßler
jogador alemão de futebol - 1966.
Dia do nascimento de Tom Morello
guitarrista norte-americano - 1964.
Dia do nascimento de Villem Grünthal-Ridala
poeta lírico, tradutor, lingüista e folclorista estoniano - 1885.
Dia do nascimento de Wenceslau de Moraes
escritor português - 1854.
Dia do nascimento de Zacarias Moussaoui
terrorista francês - 1968.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.