RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

28 Datas Comemorativas em 4 de novembro

Uma terça, 308º dia de 2014, 57 dias para 2015: daqui 47 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Eleições ou "Election Day"
comemoração móvel de norte-americanos, com feriado cívico em algumas das unidades federativas dos Estados Unidos da América e outros privilégios nos demais lugares, para possibilitar a presença dos eleitores, intercalando pleitos para cargos em vários níveis de acordo com anos pares, ímpares, etc...: 1ª terça-feira após a 1ª segunda-feira de novembro.
Dia da Bandeira ou "Día de la Bandera"
comemorado no Panamá, para marcar a data da adoção da bandeira panamenha [nas cores vermelha, branca e azul], ocorrida em 4 de novembro de 1904.
Dia da Carta Magna
comemorado no Japão.
Dia da Favela
comemoração de membros da CUFA [Central Única das Favelas] com eventos em várias localidades do Brasil, que está oficializada na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ pela Lei Nº 4383 de 28 de junho de 2006 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, para marcar a data de uma carta de 4 de novembro de 1900 [catalogada no Arquivo Nacional do Brasil], que foi escrita por um delegado da 10ª Circunscrição do Rio de Janeiro para o então Chefe da Polícia carioca, Enéas Galvão, sobre a favela do Morro da Providência, e que é tida como a 1ª referência documentada da história pela qual se classifica uma favela como um problema social, sanitário, policial e até mesmo moral, em cuja missiva se aconselha como solução a "limpeza" daquela área de favela, ois tanto a área geográfica quanto a comunidade que ali vivia, eram tratadas com estigmas negativos nesse documento.
Dia da Festa de Nossa Senhora de Kazan
celebrado na Igreja Ortodoxa Russa.
Dia da Festa de Qudrat ou "Poder"
celebrado por adeptos da Fé Bahá'í, no 1º dia do 13º mês do calendário Bahá'í.
Dia da Evangélica Cristo Vive/Cruzada Evangelistica Miguel ângelo ou Dia da Igreja Evangélica Cristo Vive/Cruzada Evangelistica Miguel ângelo
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 1.225 de 12 de novembro de 1987 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.
Dia da Noite do Mal ou "Mischief Night" ou ainda Noite do diabo oou "Devil's Night"
comemorado também nessa data em algumas regiões norte-americanas]), quando pré-adolescentes e adolescentes contam com permissão para fazer "malvadezas" e pregar peças em seus vizinhos, nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Escócia e norte da Inglaterra, por ocasião da véspera do "Dia da Noite de Guy Fawkes", "Dia da Noite do Estouro da Pólvora", "Dia da Noite dos Fogos de Artifício" ou "Dia da Noite das Fogueiras" do Reino Unido.
Dia da unidade Nacional
comemorado na Rússia desde 2005, para marcar a data da expulsão dos poloneses que haviam invadido Moscou [atual capital russsa] durante a "Guerra polaco-moscovita", então vencidos por forças populares e tropas russas depois de 19 meses de cerco e muita fome, aproximadamente em 4 de novembro de 1612.
Dia da Vitória
comemorado na Itália, para marcar a data da Vitória italiana na 1ª Guerra Mundial, após a "Batalha de Vittorio Veneto" e a assinatura do Armistício com a Áustria-Hungria, que passou a ter efeito a partir de 4 de novembro de 1918, cujo conflito deixou um saldo final de quase 700 mil italianos mortos.
Dia das Forças Armadas ou "Giorno dell'Unità Nazionale delle e Festa Forze Armate"
comemorado na Itália, para marcar a data da Vitória italiana na 1ª Guerra Mundial, após a "Batalha de Vittorio Veneto" e a assinatura do Armistício com a Áustria-Hungria, que passou a ter efeito a partir de 4 de novembro de 1918, cujo conflito deixou um saldo final de quase 700 mil italianos mortos.
Dia de Data Magna da Fundação Educacional de Divinópolis
comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Decreto Nº 18.721 de 3 de outubro de 1977, que também aprovou o Estatuto da FUNEDI [Fundação Educacional de Divinópolis].
Dia do Administrador de Empresas ou "Día del Administrador de Empresas"
comemorado por colombianos, para marcar a data da Lei Nº 60 de 4 de novembro de 1981, que então regulamentou a profissão de administradores de empresas na Colômbia.
Dia do Amor ou Dia dos Namorados
comemorado no Egito que, na realidade, não engloba apenas o amor entre casais, mas sim, o amor em geral entre as pessoas [como por exemplo: o amor de pais e filhos, de irmãos, etc...], e que foi idealizado em 1970 pelo escritor e jornalista egípcio, Mustafa Amin.
Dia do Escoteiro
comemorado por brasileiros, para marcar a data da fundação da UEB [União dos Escoteiros do Brasil], ocorrida em 4 de novembro de 1924.
Dia do Fim da Guerra
comemorado por italianos, para marcar a data da entrada em vigor do "Armistício de Villa Giusti", que foi firmado em 3 de novembro de 1918 na Villa Giusti na localidade italiana de Pádua, após a "Batalha de Vittorio Veneto", previsto para entrar em vigor 24 horas depois em 4 de novembro desse mesmo ano, pondo fim à guerra entre Itália e Áustria-Hungria na frente italiana, durante a 1ª Guerra Mundial.
Dia do Início do "Festival de Plebeii Ludi"
celebrado na Roma Antiga, em honra de Júpiter.
Dia do Inventor
comemoração não confirmada que, provavelmente não deve existir de fato.
Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro ou R2
comemoração da cidade brasileira de Porto Alegre-RS, conforme Lei Nº 10.477 de 1 de julho de 2008, que está relacionada com o "Dia do Oficial da Reserva-R/2 e dos ex-alunos dos CPORs ou Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e NPORs ou Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva", para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1891, e que foi o fundador do 1º estabelecimento R/2 de ensino no Exército do Brasil.
Dia do Oficial da Reserva-R/2 e dos ex-alunos dos CPORs ou Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e NPORs ou Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva
comemoração do Exército brasileiro, conforme Portaria Nº 429 de 18 de julho de 2006, para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1891, e que foi o fundador do 1º estabelecimento R/2 de ensino no Exército do Brasil.
Dia do Oficial da Reserva ou R/2 do Exército Brasileiro
comemoração do Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 3.291 de 27 de agosto de 2008, que está relacionada com o "Dia do Oficial da Reserva-R/2 e dos ex-alunos dos CPORs ou Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e NPORs ou Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva", para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1891, e que foi o fundador do 1º estabelecimento R/2 de ensino no Exército do Brasil.
Dia do Químico ou "Día del Químico"
comemorado em Cuba, para marcar a data do nascimento do cientista cubano, Álvaro Francisco Carlos Reynoso y Valdés, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1829, e que é considerado como "pai da agricultura científica cubana", por suas contribuições ao desenvolvimento da agronomia de Cuba a partir da 2ª metade do século XIX.
Dia dos Ferroviários
comemorado por Ucranianos, conforme Decreto Presidencial Nº 257 de 15 de julho de 1993, para marcar a data da chegada do 1º trem na Ucrânia, que encostou no Lions ainda nos tempos do Império Austro-Húngaro em 4 de novembro de 1861, e que então foi chamado de "Yaroslav", trafegando entre Viena, Cracóvia, Przemysl e Lviv, e numa homenagem a uma categoria representada atualmente por mais de 375.000 funcionários, atendendo a 30.300 Quilômetros de linhas ferroviárias que ligam todas as regiões da Ucrânia.
Dia Estadual da Favela
comemoração do Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 20.808 de 26 de julho de 2013, a partir de uma celebração iniciada por membros da CUFA [Central Única das Favelas] com eventos em várias localidades do Brasil, para marcar a data de uma carta de 4 de novembro de 1900 [catalogada no Arquivo Nacional do Brasil], que foi escrita por um delegado da 10ª Circunscrição do Rio de Janeiro para o então Chefe da Polícia carioca, Enéas Galvão, sobre a favela do Morro da Providência, e que é tida como a 1ª referência documentada da história pela qual se classifica uma favela como um problema social, sanitário, policial e até mesmo moral, em cuja missiva se aconselha como solução a "limpeza" daquela área de favela, ois tanto a área geográfica quanto a comunidade que ali vivia, eram tratadas com estigmas negativos nesse documento.
Dia Estadual do Oficial da Reserva
comemoração do Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 8.893 de 10 de junho de 2008, que está relacionada com o "Dia do Oficial da Reserva-R/2 e dos ex-alunos dos CPORs ou Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e NPORs ou Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva", para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1891, e que foi o fundador do 1º estabelecimento R/2 de ensino no Exército do Brasil, sendo que no Estado dos mato-grossenses, a Lei supra-citada deverá ser regulamentada na forma em que dispõe a Emenda Constitucional nº 19 de 20 de dezembro de 2001.
Dia Nacional da Senhora Frango ou "National Chicken Lady Day"
comemoração de norte-americanos, que está relacionada com a ex-relações pública estadunidense de uma rede norte-americana de lanchonetes especializadas em galinhas, Marthenia Dupree ou Tina Dupree, e com uma visita dela à Sala Oval da Casa Branca por conta de seus esforços para elevar os padrões educacionais em sua comunidade, e que contaria até mesmo com uma Proclamação do Então Presidente dos Estados Unidos da América, George Bush, muito embora eu não tenha encontrado qualquer evidência oficial para tal Proclamação.
Dia Nacional do Câncer de Cólon
comemorado em Portugal, por sugestão da SPED [Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva], objetivando aumentar a sensibilidade da população para o fato de o cãncer de cólon afetar cada vez mais portugueses e para a importância e eficácia dos programas de detecção precoce dessa doença.
Dia Nacional do Doce ou "National Candy Day"
comemorado por norte-americanos.

25 Santos Cristãos em 4 de novembro

Uma terça, 308º dia de 2014, 57 dias para 2015: daqui 47 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata Elena Enselmini de Pádua na Itália.
Dia da Beata Francisca de Amboise de Nossa Senhora des Cöts de Nantes na França.
Dia de Nossa Senhora de Kazan
venerada na Igreja Ortodoxa Russa.
Dia de Santa Modesta de Oehren ou de Tréveris na França ou Alemanha.
Dia de Santo Abércio de Hieropolis.
Dia de Santo Agrícola de Bolonha da Emília na Itália.
Dia de Santo Amâncio de Rodez da Aquitânia na França.
Dia de Santo Emerico de Székesfehérvár em Panônia na Hungria
filho de Santo Estêvão da Hungria.
Dia de Santo Hermas de Mira de Lícia na Itália.
Dia de São Brentano de Winchester na Inglaterra.
Dia de São Carlos Borromeu de Arona ou de Milão da Lombardia na Itália
patrono da Legítima Dinastia e dos catequistas.
Dia de São Claro de Rouen.
Dia de São Félix de Valois.
Dia de São Filólogo
personagem bíblico do Novo Testamento.
Dia de São Geraldo de Bazonches.
Dia de São Gregório de Burtscheid.
Dia de São Joanício de Monte Olimpo.
Dia de São João Zedazneli e Companheiros.
Dia de São Nicandro de Mira de Lícia na Itália.
Dia de São Perpétuo de Maastrich de Brabante da Austrásia na frança.
Dia de São Piério de Alexandria no Egito.
Dia de São Porfírio de Éfeso.
Dia de São Patrobo
personagem bíblico do Novo Testamento.
Dia de São Próculo de Autun na França.
Dia de São Vital de Bolonha da Emília na Itália.

14 Datas de cidades em 4 de novembro

Uma terça, 308º dia de 2014, 57 dias para 2015: daqui 47 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Extinção do município brasileiro de Ponta de Pedras
Estado do Pará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Acará
Estado do Pará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Brochier
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Campina da Lagoa
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Caroebe
Estado de Roraima.
Dia da Fundação do município brasileiro de Dezesseis de Novembro
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Eirunepé
Estado do Amazonas.
Dia da Fundação do município brasileiro de Erebango
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Ernestina
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Iracema
Estado de Roraima.
Dia da Fundação do município brasileiro de Juazeirinho
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Carlos
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Sebastião da Grama
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Ubiratã
Estado do Paraná.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.