RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

67 Datas Comemorativas em 4 de outubro

Um sábado, 277º dia de 2014, 88 dias para 2015: daqui 33 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Infância e da Adolescência Salvadorenha ou "Día de la Niñez y de la Adolescencia Salvadoreña"
comemoração móvel de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 975 de 5 de setembro de 2002, que também revovou o Decreto Legislativo Nº 473 de 31 de outubro de 1951: 1º sábado de outubro.
Dia do início da Semana Estadual da Água
comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 11.575 de 4 de janeiro de 2001, que pode estar relacionada com o "Dia Interamericano da Água" ou "Día Interamericano del Agua", quando deverão ser desenvolvidas atividades, juntamente com as entidades da sociedade civil, em prol de conscientizar a população gaúcha em geral, quanto à importância da conservação e do uso adequado dos mananciais hídricos, sendo que nessa semana deverão ser divulgados os dados relativos à situação das bacias hidrográficas do Estado sul-rio-grandense: 1º sábado de outubro.
Dia Estadual de Combate à Dengue
comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 6.557 de 16 de outubro de 2013 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população carioca, para a realização de ações destinadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, enquanto vetor de propagação da dengue: 1º sábado de outubro.
Dia Interamericano da Água ou "Día Interamericano del Agua"
comemoração móvel instituída em 1992 a partir da cidade cubana de Havana, durante o ""23º Congresso Interamericano de engenharia sanitária e ambiental" ou "23º Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental" da AIDIS [Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental ou "Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental"], com o fim de promover o bom uso e a proteção da água em todos os países do continente americano: 1º sábado de outubro.
Dia Mundial de se Fazer Cartões ou "World Card Making Day"
comemoração móvel desde 2006, quando foi lançada pela revista "Paper Carfts", com o fim de marcar o início do período mais movimentado do ano para quem goste de fazer cartões, pela popularidade desse artigo no Natal, celebrando a criatividade e o amor, envolvidos em fazer e dar cartões: 1º sábado de outubro.
Dia Mundial dos Ostomizados ou ""World Ostomy Day
comemoração móvel daqueles que foram obrigados a se submeter a uma ostomia e tiveram de se deixar implantar uma bolsa coletora para a eliminação de dejetos corporais: 1º sábado de outubro, a cada 3 anos.
Dia Nacional da Diversão com Economia ou "National Frugal Fun Day"
comemoração móvel de norte-americanos, convidando as pessoas a abusarem da criatividade por uma boa diversão: 1º sábado de outubro.
Dia Nacional da Paralisia Cerebbral ou "Día Nacional de la Parálisis Cerebral"
comemoração móvel de espanhóis, que tem sido promovida desde 2011 pela Confederación ASPACE [Assoociação de Paralíticos Cerebrais da Espanha ou "Asociación de Paralíticos Cerebrales de España"]: 1º sábado de outubro.
Dia Nacional do associativismo ou "Día Nacional del Mutualismo"
comemoração móvel de argentinos, conforme Decreto Nº 22.94 de 25 de setembro de 1945, que já vinha sendo celebrada desde 1936 pela "Associação Operária de Socorros mútuos" ou "Asociación Obrera de Socorros Mutuos", em prol da ajuda mútua nas horas de necessidade e para promover o associativismo entre os trabalhadores argentinos através de cooperativas: 1º sábado de outubro.
Dia Nacional do Voluntário Hospitalar ou "Día Nacional del Voluntario Hospitalario"
comemoração móvel da Argentina, instituída em louvor a São francisco de Assis, que é tido na conta de patrono dos voluntários hospitalares: 1º sábado de outubro.
Dia da Cultura Racional
comemorado no Brasil, para marcar a data do nascimento da Cultura Racional, que teria surgido em 4 de outubro de 1935, após o aparecimento da mensagem "Quem és tu que a ilusão é tanta que és incapaz de definir o teu eu", recebida na Tenda Espírita Francisco de Assis da Cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ pelo Aparelho do Racional Superior, Manoel Jacintho Coelho, autor dos livros do "Universo em Desencanto".
Dia da Declaração da Independência, Comemorado na Bélgica, para marcar a data da Proclamação da Independência dos belgas ante o jugo dos holandeses, que foi emitida em 4 de outubro de 1830, para ser reconhecida de fato pelos Países Baixos apenas em 19 de abril de 1839.
Dia da Embalagem Papel Cartão
Aprovada pela Natureza - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.824 de 22 de junho de 2001, para coincidir com o "Dia da Natureza", com o fim de incentivar a utilização de embalagens de papel cartão produzido a partir de recursos renováveis, árvores plantadas para esse fim, em ciclo controlado e renovado continuamente.
Dia da Independência
comemorado no Lesoto [Reino do Lesoto], para marcar a data da libertação dos lesotanos do jugo dos ingleses, ocorrida em 4 de outubro de 1966.
Dia da Natureza
comemoração relacionada com a celebração do "Dia de São Francisco de Assis", que é tido como um dos dignos amantes e protetores da natureza.
Dia da Paz e Reconciliação
comemorado em Moçambique, para marcar a data da assinatura do "Acordo Geral de Paz" dos moçambicanos, que foi firmado na cidade italiana de Roma em 4 de outubro de 1992 pelo então presidente moçambicano, Joaquim Chissano, pelo presidente da RENAMO [Resistência Nacional Moçambicana], Afonso Dhlakama, além de representantes dos mediadores da Comunidade italiana de Santo Egídio, e que através desse pacto, pôs fim a 16 anos de Guerra Civil em Moçambique.
Dia da Proteção à Vida e ao Meio Ambiente
comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, Conforme Lei Nº 7.531 de 31 de julho de 1979, em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais e da Natureza, quando o Poder Executivo de Minas Gerais deverá promover a celebração apropriada ao sentido dessa data comemorativa, com a colaboração de todos os setores da comunidade mineira.
Dia da Proteção Animal
comemorado no Estado brasileiro do Amazonas [Lei Nº 3.921 de 1 de agosto de 2013] e na cidade brasileira de Porto Alegre-RS [Lei Nº 8.950 de 18 de julho de 2002], em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais e da Natureza, quando os Poderes Executivo e Legislativo do Amazonas deverão apoiar no âmbito de suas competências, eventos e projetos ligados à celebração dessa data comemorativa, através de palestras, seminários e debates, feiras para adoção e vendas de animais, recolhimento de animais das ruas, podendo ainda buscar a colaboração e fazer parcerias com entidades não governamentais, além de também deverem ser abordados como parte da comemoração desse dia festivo para os amazonenses, assuntos voltados a: maus tratos, abandono, animais em risco de extinção, proteção e preservação no meio ambiente, cuidados, criadouros e saúde animal.
Dia da Radiodifusão Salvadorenha ou "Día de la Radiodifusión Salvadoreña"
comemoração de El Salvador, conforme Decreto Legislativo Nº 631 de 22 de novembro de 1990, que está relacionada com o "Dia Interamericano da Radiodifusão" ou "Día Interamericano de la Radiodifusión".
Dia da Sardinha
comemorado no Japão.
Dia da Trova ou Dia Estadual da Trova
comemorado no Estado brasileiro do Tocantins, conforme Lei Nº 296 de 8 de outubro de 1991.
Dia de Manifestação Contra a Exploração Infantil
comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 13957 de 26 de julho de 2001 que alterou a Lei Nº 13.735 de 7 de novembro de 2000, determinando que o Conselho Estadual de Educação de Minas deverá estabelecer a programação das atividades alusivas à essa data comemorativa, e establecendo que a Secretaria de Estado da Educação deverá promover o envolvimento dos alunos da rede pública estadual nas atividades de conscientização voltadas para o repúdio à exploração infantil, sendo que nos anos em que essa data comemorativa incidir em sábados ou domingos, os eventos mineiros alusivos à manifestação contra a exploração infantil deverão ser realizados na 1ª sexta-feira do mês de outubro.
Dia de Ten-Four [quatro-dez] ou "Ten-Four Day"
comemoração de rádio-operadores dos Estados Unidos da América, pois a gíria Ten-Four [quatro-dez] entre os rádio-operadores norte-americanos, significa basicamente o mesmo que "afirmativo" para os rádio-operadores brasileiros, estando intimamente relacionada com 4 do 10 [ou 10 de outubro] no sistema estadunidense de representação de datas numéricas.
Dia do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias
comemorado no Estado brasileiro de Alagoas, conforme Lei Nº 7.130 de 2 de dezembro de 2009, em apoio ao "Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde" no Brasil, para marcar a data da assinatura do Decreto Nº 3.189 de 4 de outubro de 1999, que então fixou as diretrizes para o exercício da atividade dos Agentes Comunitários brasileiros.
Dia do Agente de Combate às Endemias
comemorado nos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 9.495 de 29 de dezembro de 2010] e Paraíba [Lei Nº 9.190 de 9 de julho de 2010], em apoio ao "Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde" no Brasil, para marcar a data da assinatura do Decreto Nº 3.189 de 4 de outubro de 1999, que então fixou as diretrizes para o exercício da atividade dos Agentes Comunitários brasileiros, sendo que nessa data comemorativa, o Poder Legislativo Estadual do Mato Grosso poderá realizar eventos alusivos ao ensejo e prestar homenagens aos Agentes de Combate às Endemias do Estado mato-grossense.
Dia do Agrônomo ou "Día del Agrónomo"
comemorado por dominicanos, para marcar a data da fundação da ANPA [Associação Nacional de Profissionais Agropecuários ou "Asociación Nacional de Profesionales Agropecuarios"] da República Dominicana, que foi constituída em 4 de outubro de 1970.
Dia do Barman ou Bartender
comemorado por brasileiros com muita festa e concursos de barmans ou bartenderes pelo Brasil a fora, que normalmente é festejado na segunda feira mais próxima [no dia de folga dos profissionais da área], com o apoio da ABB [Associação Brasileira de Bartenders ou Barmans].
Dia do Cão
comemoração não confirmada do Brasil.
Dia do Camareiro ou "Día del Mesero"
comemoração não confirmada de colombianos.
Dia do Engenheiro Florestal ou "Día del Ingeniero Forestal"
comemorado na Colômbia, com o apoio da ACIF [Associação Colombiana de Engenheiros Florestais ou "Asociación Colombiana de Ingenieros Forestales"], em louvor a São francisco de Assis, que foi eleito padroeiro dos engenheiros florestais colombianos.
Dia do Festival de Baco
realizado em honra do deus do vinho, da alegria, da ebriedade, dos excessos [especialmente sexuais] e da natureza na Roma antiga, cujas festas em sua homenagem eram chamadas de bacanais, muito embora hajam controvérsias quanto à percepção contemporânea de que tais eventos fossem "bacanais" no sentido moderno do termo, ou seja, comparáveis ao que entendemos hoje por orgias.
dia do fim da Semana Estadual da Juventude
comemoração do Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 15.979 de 25 de janeiro de 2007, para ser encerrada com o "Dia Estadual do Rock", com o fim de: integrar as atividades desenvolvidas por movimentos, grupos, bandas e entidades que promovam eventos dirigidos à juventude; debater o papel da juventude na construção de uma sociedade justa e fraterna com maior qualidade de vida; e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre os problemas e soluções enfrentados pela juventude no contexto atual e a respectiva importância dessa juventude.
dia do fim da Semana Educacional de Proteção aos Animais
comemoração do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.077 de 13 de dezembro de 2000, para ser promovida pela Secretaria da Educação básica do Estado cearense, com encerramento festivo em 4 de outubro, quando a referida Secretaria poderá buscar a cooperação dos serviços veterinários estaduais e promover programas educativos nas escolas públicas do ensino médio e fundamental do Ceará, não implicando em feriado escolar, e tendo por fim difundir conhecimentos gerais sobre a utilização e convívio com os animais, em prol da difusão das leis de proteção aos animais, inclusive com visitas e excursões a zonas de exposição pecuária e estabelecimentos industriais de produtos de origem animal, como: usinas de beneficiamento de leite, matadouros, abatedouros de animais de pequeno porte, aviários, granjas, leiteiras, avícolas, entre outros, além de que o órgão oficial cearense fica autorizado a estabelecer convênios com entidades protetoras de animais ou outras instituições públicas ou privadas que desejem colaborar nas festividades oficiais dessa semana comemorativa.
Dia do Homem Pantaneiro
comemoração do Estado brasileiro do mato Grosso, conforme Lei Nº 5.835 de 3 de outubro de 1991, quando os Poderes de Estado deverão proporcionar todo apoio necessário para a realização de atos públicos, solenidades e festejos alusivos a essa data comemorativa, que é festejada principalmente por moradores e simpatizantes da reigião pantaneira, com o apoio da SODEPAN [Sociedade de Defesa do Pantanal], enquanto entidade criada por pessoas preocupadas com a preservação dos costumes pantanenses, incluindo a cultura e a tradiçção dos pantaneiros.
Dia do Incorrigível
comemoração não confirmada.
Dia do Início da Semana Mundial do Espaço ou "World Space Week"
comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] na sua Resolução A/RES/54/68 de 6 de dezembro de 1999, para ser festejada de 4 a 10 de Outubro, a partir de uma recomendação da UNISPACE III [Terceira Conferência das Nações Unidas sobre a Exploração e Uso Pacífico do Espaço Exterior ou "Third United Nations Conference on the Exploration and Peaceful Uses of Outer Space"], visando comunicar os benefícios da ciência e da tecnologia espacial à humanidade, e para aumentar a conscientização entre o público e os tomadores de decisão sobre os benefícios da utilização pacífica do espaço, cujo seu início marca a data do Lançamento do "Sputnik I" da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], que partiu do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão em 4 de Outubro de 1957, e que é tido como o 1º satélite artificial enviado por humanos da Terra para o espaço, então com a missão de realizar Estudos atmosféricos, e sob o patrocínio da Soviet Ministry of Radiotechnical Industry, sendo que o seu lançamento é tido como uma [simbólica] abertura da "porta" para o começo da corrida espacial entre Estados Unidos da América e a antiga União Soviética, muito embora no seu rudimentarismo, ele não tivesse qualquer função especial, a não ser transmitir um sinal de rádio na forma de "beep", que podia ser sintonizado por praticamente qualquer radio-amador da Terra.
Dia do Início das ações relacionadas à Revolução de 1930
comemoração da cidade brasileira de Recife-PE, que está relacionada com o início oficial do movimento deflagrado desde os Estados brasileiros de Minas e Rio Grande do Sul a partir de 3 de outubro de 1930, até a deposição do então presidente brasileiro, Washington Luís, que foi protagonizada por militares brasileiros de alta patente em 24 de Outubro, o que daria ensejo para cerca de 14 anos ditatoriais do político brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, Getúlio Dorneles Vargas, como principal mandatário totalitário do Brasil.
Dia do Médico Veterinário
comemorado em Portugal, para marcar a data da publicação do Diploma Legal [Decreto-Lei Nº 368 de 4 de outubro de 1991], que então criou a Ordem dos Veterinários Portugueses, além de também haver alguma associação com o "Dia de São Francisco", tal qual ocorre na vizinha Espanha, visto que São Francisco de Assis, tradicionalmente é tido na conta de Patrono dos veteriinários espanhóis.
Dia do Médico Veterinário
comemorado na Espanha e na Costa Rica [Lei Nº 7724 de 8 de dezembro de 1997], em louvor a São Francisco de Assis, que tradicionalmente é tido na conta de Patrono dos veteriinários espanhóis.
Dia do Pãozinho ou bolo de Canela ou dag kanelbullens
comemorado na Suécia, em tributo de um doce de massa geralmente encontrado na Europa do Norte e América do Norte, que é constituído por uma folha de laminado de massa fermentada, recheada com canela e açúcar.
Dia do Poeta
comemoração dos Estados brasileiros do Paraná [Lei Nº 7.288 de 27 de dezembro de 1979] e São paulo [Lei Nº 1.478 de 30 de novembro de 1977], surgida a partir de uma sugestão da Academia Cristã de Letras de São Paulo, para ser celebrada no "Dia de São Francisco de Assis", que também foi poeta, com seus cânticos de Louvor.
Dia do Professor do Ensino Prático ou "Día del Maestro de Enseñanza Práctica"
comemorado na Província argentina do Chaco, para marcar a data da morte do educador argentino, Zoilo José Bonfanti, que foi o 1º educador chaquenho do ensino técnico, e que faleceu em 4 de outubro de 1985.
Dia dos Professores
comemorado em Bangladesh.
Dia do Serviço de Veterinária ou "Día del Servicio de Veterinaria"
comemoração da Argentina, que está relacionada com o "Dia de São francisco", visto que São Francisco de Assis, tradicionalmente é tido na conta de Patrono dos veteriinários espanhóis.
Dia do Trabalho ou "Labour day"
comemorado na Austrália.
Dia Estadual de Combate aos Maus- Tratos Contra os Animais
comemorado no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 9.780 de 8 DE JUNHO DE 2012, em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais e da Natureza.
Dia Estadual de Defesa da Vida
comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 16.289 de 27 de julho de 2006, em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais e da Natureza.
Dia Estadual de Mobilização pela Convivência com o Semi-Árido
comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.163 de 9 de janeiro de 2008, numa homenagem a São Francisco de Assis, conhecido como o santo ecológico, devido a sua mensagem de respeito a todos os seres da terra, e devido à sua caminhada com os excluídos, que sempre são as vítimas de políticas de “desenvolvimento” que não levam em consideração o impacto no meio-ambiente.
Dia Estadual do Diácono
comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 17.331 de 28 de junho de 2011.
Dia Estadual do Rock
comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 15.979 de 25 de janeiro de 2007, como parte das celebrações de encerramento da "Semana Estadual da Juventude" goiana, com o fim de: integrar as atividades desenvolvidas por movimentos, grupos, bandas e entidades que promovam eventos dirigidos à juventude; debater o papel da juventude na construção de uma sociedade justa e fraterna com maior qualidade de vida; e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre os problemas e soluções enfrentados pela juventude no contexto atual e a respectiva importância dessa juventude.
Dia Estadual dos Animais”
comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 15.149 de 2 de outubro de 2013, em apoio ao "Dia Mundial dos Animais" ou "World Animal Day", para uma data comemorativa que teria sido criada em 1929 no "Congresso de Proteção Animal" realizado na cidade austríaca de Viena ou em 1931, durante um encontro de ecologistas realizado na cidade italiana de Florença, inicialmente, em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais, mas que atualmente é celebrada por adeptos ou não de várias crenças em todo o mundo.
Dia Estadual para o Bem Estar e Proteção Animal
comemorado no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 10.021 de 28 de junho de 2013, em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais e da Natureza, quando o Govermo do Estado paraibano deverá viabilizar a realização das ações e atividades que visem à conscientização das pessoas sobre questões pertinentes a ética, a saúde pública, ao meio ambiente e ao bem- estar dos animais.
Dia Interamericano da Radiodifusão ou "Día Interamericano de la Radiodifusión"
comemorado para marcar a data da fundação da AIR [Associação Interamericana de Radiodifusão ou "asociación Interamericana de radiodifusión"], que foi idealizada em 4 de outubro de 1946 na cidade mexicana do México, durante o "1º Congresso de radiodifusores não-estatais do Continente Americano" ou "1º Congreso de Radiodifusores Privados del Continente Americano".
Dia Mundial do Lobinho ou "World Day of the wolf cub"
comemorado por um dos níveis do escotismo, em louvor a São Francisco de Assis, que é tido na conta de padroeiro dos Lobinhos, abrangendo o ramo inicial do movimento escotista e normalmente envolvendo crianças de 7 a 11 anos de idade.
Dia Mundial dos Animais ou "World Animal Day"
comemoração que teria sido criada em 1929 no "Congresso de Proteção Animal" realizado na cidade austríaca de Viena ou em 1931, durante um encontro de ecologistas realizado na cidade italiana de Florença, inicialmente, em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais, mas que atualmente é celebrada por adeptos ou não de várias crenças em todo o mundo.
Dia Mundial RBD ou "World RBD Day"
comemorado por fãs da banda mexicana, "RBD", para marcar a data da estréia da telenovela/seriado mexicano, "Rebelde", que foi produzida pela Rede Televisa com base na novela "Rebelde Way", e que foi ao ar a partir de 4 de outubro de 2004, de cujas gravações nasceria a banda formada por Dulce María, Anahí, Maite, Christopher, Christian e Alfonso.
Dia Nacional da Vódica ou "National Vodka Day"
comemoração dos Estados Unidos da América, celebrando essa bebida originária da Rússia.
Dia Nacional das Aves ou "Día Nacional de las Aves"
comemorado na Colômbia e na Espanha, provavelmente em louvor a São francisco de Assis, que é um Santo católico venerado como protetor dos animais e da Natureza.
Dia Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Envolvidos em toda a Cadeia Produtora de Carne ou "Día Nacional de las Trabajadoras y los Trabajadores involucrados en toda la cadena productiva de la carne"
comemorado no Estado Pluri-Nacional da Bolívia ou "Estado Plurinacional de Bolivia", conforme Lei Nº 435 de 11 de novembro de 2013.
Dia Nacional de Adotar um Animal
comemoração de brasileiros desde 2000, que está relacionada com o "Dia de São francisco de Assis", um Santo católico venerado como protetor dos animais e da Natureza, e que foi idealizada pela Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista brasileira [então presidente da Fundação Animal Livre], Vininha F. Carvalho, enquanto ativista defensora dos animais, cuja data normalmente é celebrada com o apoio de veterinários, ambientalistas, biólogos, jornalistas, professores, empresários, e de muitas pessoas que se preocupam com o bem estar dos animais.
Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
comemorado por brasileiros, conforme Lei nº 11.585 de 28 de novembro de 2007, para marcar a data da assinatura do Decreto Nº 3.189 de 4 de outubro de 1999, que então fixou as diretrizes para o exercício da atividade de Agentes Comunitários no Brasil.
Dia Nacional do Taco ou "National Taco Day"
comemoração de norte-americanos, relacionada com um prato tradicional mexicano, que é chamado de "Taco", e que é composto por uma torta de milho ou trigo, dobrada ou enrolada em torno de um recheio de praticamente qualquer carne, peixe, marisco, vegetais, queijo, entre outras coisas, o que permite uma grande versatilidade e variedade na elaboração dessa comida.
Dia Nacional do Paisagista
comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.628 de 11 de maio de 2012, no "Dia da Natureza", em louvor a São Francisco de Assis, que é tido como um dos dignos amantes e protetores da natureza.
Dia Nacional do Troco ou "Día Nacional del Trueque"
comemoração de venezuelanos, que também é conhecida como Dia Mundial sem Dinheiro ou "Día Mundial del No Dinero", para marcar a data da fundação da Rede Nacional de Sistemas de Troco da República Bolivariana da Venezuela ou "Rede Nacional de Sistemas DE Trueke de la República Bolivariana de Venezuela", que foi constituída em 4 de outubro de 2008, unindo os então 13 Sistemas de Troco ou Sistemas de Trueke veneuzelanos, em cuja data comemorativa se promove a troca direta ou indireta [sem uso de dinheiro] de vens e serviços.
Dia Nacional do Voluntário ou "Día Nacional del Voluntario"
comemorado na Argentina, em louvor a São Francisco de Assis, que é tido na conta de padroeiro dos voluntários argentinos.
Dia Universal da Anistia
comemorado em louvor a São Francisco de Assis, que é tido como o Santo que sabia perdoar.
Ex-Dia do Início da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira
comemoração do Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.596 de 12 de dezembro de 2008, que foi transferida para 12 de novembro pela Lei Nº 3.791 de 25 de novembro de 2009 e Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010.

20 Santos Cristãos em 4 de outubro

Um sábado, 277º dia de 2014, 88 dias para 2015: daqui 33 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Santa Áurea de Paris na França.
Dia de Santa Berenice.
Dia de Santa Dominina.
Dia de Santo Amônio de Mariotis ou de Scetes no Egito.
Dia de Santo Eusébio e companheiros de Alexandria no Egito.
Dia de São Caio e companheiros de Alexandria no Egito.
Dia de São Caio
personagem de Corinto, citado no Novo Testamento.
Dia de São Crispo
personagem de Corinto na Grécia, citado no Novo Testamento.
Dia de São Fausto e companheiros de Alexandria no Egito.
Dia de São Francisco de Assis na Itália
fundador da Ordem dos Freis Menores [Franciscanos].
Dia de São Lúcio e companheiros de Alexandria no Egito.
Dia de São Marciano e companheiros do Egito.
Dia de São Marcos e companheiros do Egito.
Dia de São Pedro de Capitolias.
Dia de São Petrônio de Bolonha da Emília na Itália.
Dia de São Queremon e companheiros de Alexandria no Egito.
Dia de São Quintino de Turón da Gália Turonense na frança.
Dia do Beato Alfredo Pellicer Muñoz de Bellreguart em Valência na Espanha.
Dia do Beato Enrique Morat Pellicer de Xaraco em Valência na Espanha.
Dia do Beato José Canet Giner de Gandía em Valência na Espanha.

13 Datas de cidades em 4 de outubro

Um sábado, 277º dia de 2014, 88 dias para 2015: daqui 33 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Bom Jesus do Itabapoana
Estado do Rio de Janeiro.
Dia da Fundação do município brasileiro de Campina do Simão
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Carmo do Paranaíba
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Catingueira
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Cerro Largo
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia da Fundação do município brasileiro de Engenheiro Paulo de Frontin
Estado do Rio de Janeiro.
Dia da Fundação do município brasileiro de Frutal
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Monte Azul
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Nossa Senhora das Dores
Estado de Sergipe.
Dia da Fundação do município brasileiro de Rinópolis
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Salgado
Estado de Sergipe.
Dia da Fundação do município brasileiro de Salinas
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Tamboril
Estado do Ceará.

67 fontes de pesquisas em 4 de outubro

Um sábado, 277º dia de 2014, 88 dias para 2015: daqui 33 dias, com exibição em tempo real.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.