RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

41 Datas Comemorativas em 6 de agosto

Uma quinta, 218º dia de 2015: daqui 309 dias, com exibição em tempo real.

Data Oficial da Paz
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 9.962 de 13 de setembro de 1985 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007 Leia Mais .
Dia Brasiliense pela Paz Mundial
comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 2.685 de 19 de janeiro de 2001 Leia Mais .
Dia da "Bomba de Hiroshima"
comemorado no Japão Leia Mais .
Dia da Bolívia
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 11.420 de 29 de setembro de 1993 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para marcar a data da libertação dos bolivianos do jugo dos espanhóis, ocorrida em 6 de agosto de 1825, a partir da Proclamação da "Assembléia de Chuquisaca" ou Asamblea de Chuquisaca" para a República de Bolívar, mais tarde República de Bolívia.
Dia da Cavalaria do Exército ou "Día de la Caballería del Ejército"
comemorado por peruanos, para marcar a data da "Batalha de Junín", que foi travada em 6 de agosto de 1824 no Pampa de Junín e vencida por homens do libertador latino-americano, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios, como um dos últimos enfrentamentos entre os exércitos realistas e independentistas no processo de independência do Peru.
Dia da Comunidade Boliviana
comemorado nos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 8.295 de 11 de janeiro de 2005] e Mato Grosso do Sul [Lei Nº 2248-A de 5 de julho de 2001 e Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010], para marcar a data da libertação dos bolivianos do jugo dos espanhóis, ocorrida em 6 de agosto de 1825, além de se homenagear os bolivianos residentes nos Estados mato-grossense e sul-mato-grossense.
Dia da Defesa da Mulher
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.567 de 4 de outubro de 2011, para marcar a data do Decreto nº 23.769 de 6 de agosto de 1985, que então criou a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher na Secretaria da Segurança Pública do Estado paulista.
Dia da Entronização do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan
comemorado nos Emirados Árabes Unidos, para marcar a data da suceção monárquica no país, quando o Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan subiu ao trono como emir de Abu Dhabi, após a deposição de seu irmão, Sheikh Sultan Bin-Shakhbut Al Nahyan, num golpe de Estado sem derramamento de sangue, ocorrido em 6 de agosto de 1966.
Dia da "Festa da Transfiguração do senhor"
comemorado na Igreja Católica Apostólica Romana desde o século V, a partir de uma determinação do Papa Calisto III, com um convite aos Cristãos, a olharem para o rosto de Jesus, tal qual fizeram os apóstolos João, Pedro e Tiago, que viram a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando as vestes do Filho de Deus tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer assim tão brancas, no alto da colina galiléia chamada monte Tabor na seção leste do vale Jezreel, 17 quilômetros a oeste do Mar da Galileia, cujo episódio bíblico é distintamente relatado pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.
Dia da “Festa do Bom Jesus”
comemoração da Comunidade Ucraniana da cidade brasileira de Palmital-PR, conforme Lei Nº 17.145 de 9 de maio de 2012 do Estado do Paraná.
Dia da fundação de Bogotá
comemorado na cidade colombiana de Bogotá, para marcar a data da celebração da 1ª missa na capela erguida no centro da então vila de Santa Fé de Bogotá, que foi oficiada em 6 de agosto de 1538 pelo sacerdote espanhol, Frei Domingo de las Casas.
Dia da Independência
comemorado na Bolívia, para marcar a data da libertação dos bolivianos do jugo dos espanhóis, ocorrida em 6 de agosto de 1825, a partir da Proclamação da "Assembléia de Chuquisaca" ou Asamblea de Chuquisaca" para a República de Bolívar, mais tarde República de Bolívia.
Dia da Independência
comemorado na Jamaica, para marcar a data da libertação dos jamaicanos do jugo dos ingleses, que foi conquistada em 6 de agosto de 1962.
Dia da Lembrança do Genocídio de Hiroshima
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 11.977 de 15 de janeiro de 1996 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007 Leia Mais .
Dia da "Revolução Acreana" ou "Questão Acreana"
comemorado no Estado brasileiro do Acre, para marcar a data de 6 de agosto de 1902, em que o militar e político brasileiro do Rio Grande do Sul, José Plácido de Castro, mediante a promessa de um bom pagamento em dinheiro e apoiado pelo engenheiro, militar, jornalista e então governador do Estado brasileiro do Amazonas, Silvério José Néri, deu início à pseudo "Revolução Acreana" [evolta dos seringueiros que ocupavam o atual Estado do Acre e foram recrutados à força, ou sob promessa de recompensas que nunca seriam pagas] ou "Questão Acreana" no início do século 20, a partir da cidade de Xapuri quando os pseudos "rebeldes" tomaram imediatamente toda a região, então pertencente à Bolívia, exceto Puerto Alonso [atual Porto Acre], que somente se renderia em 24 de janeiro de 1903, resultando então na incorporação do território acreano ao Brasil, após a renúncia oficial dos bolivianos de seus direitos sobre o território, com a assinatura do "Tratado de Petrópolis" de 17 de novembro de 1903, que previa o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas [que na verdade jamais seriam pagos] e a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré [que em seu projeto original, nem sequer chegaria até a Bolívia].
Dia da Serpente do Mar ou "Sea Serpent Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para marcar a data de 6 de agosto de 1817, em que uma criatura enorme [descrita como uma serpente do mar] teria sido avistada no oceano, perto do porto de Gloucester na localidade estadunidense de MassachusettsEUA e a data de 6 de agosto de 1848], em que uma criatura semelhante teria sido avistada pelo capitão McQuhae e vários membros da tripulação da fragata inglesa, British naval Daedalus, enquanto iam a caminho da ilha de Santa Helena.
Dia de Mexer os Dedos dos Pés ou "Wiggle Your Toes Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia do Chefe Escoteiro
comemorado por escotistas, para marcar a data de 6 de agosto de 1920, em que o militar inglês e idealizador do escotismo, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, foi espontaneamente aclamado como "Chefe Mundial Escoteiro", sob os aplausos de cerca de 8 mil espectadores de 34 países e vários territórios do então Império Britânico, presentes na última noite do 1º Jamboree Mundial [acampamentos internacionais de Escuteiros/Escoteiros e Guias/Bandeirantes], realizado no Olímpia [centro de eventos no coração da cidade inglesa de Londres], após o fim da 1ª Guerra Mundial.
Dia do Cônsul
comemorado entre outros nos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 13.318 de 2 de julho de 2003], Pernambuco [Lei Nº 13.419 de 28 de março de 2008] e São Paulo [Lei Nº 9.339 de 9 de janeiro de 1996].
Dia do Corretor de Telefone
comemoração não confirmada, para uma profissão que teria ficado obsoleta após a privatização do setor de telefonia e uma grande oferta de linhas telefônicas no Brasil.
Dia do Divino Salvador do Mundo ou "Día del Divino Salvador del Mundo"
comemorado em El Salvador, em honra do santo padroeiro nacional dos salvadorenhos, conhecido como "O Divino Salvador do Mundo".
Dia do Engenheiro Agrônomo ou "Día del Ingeniero Agrónomo"
comemorado na Argentina, para marcar a data de 6 de agosto de 1883, em que foram iniciados os primeiros cursos superiores de agronomia e veterinária da Argentina na Escola Prática de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina [Instittuto Superior de Agronomia e Veterinária de Santa Catarina] ou Escuela Práctica de Agricultura y Ganadería de Santa Catalina [Instituto Superior de Agronomía y Veterinaria de Santa Catalina] e por ordem do então governador da província de Buenos Aires, Dardo Rocha, donde surgiria mais tarde a Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional do Prata ou "Facultad de Ciencias Veterinarias de la Universidad Nacional de La Plata", muito embora haja outra corrente, informando que nessa data, formou-se a 1ª turma de veterinários e agrônomos dessa escola.
Dia do Ensino Agrícola ou "Día de la Enseñanza Agrícola"
comemorado na Argentina, para marcar a data de 6 de agosto de 1883, em que foram iniciados os primeiros cursos superiores de agronomia e veterinária da Argentina na Escola Prática de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina [Instittuto Superior de Agronomia e Veterinária de Santa Catarina] ou Escuela Práctica de Agricultura y Ganadería de Santa Catalina [Instituto Superior de Agronomía y Veterinaria de Santa Catalina] e por ordem do então governador da província de Buenos Aires, Dardo Rocha, donde surgiria mais tarde a Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional do Prata ou "Facultad de Ciencias Veterinarias de la Universidad Nacional de La Plata", muito embora haja outra corrente, informando que nessa data, formou-se a 1ª turma de veterinários e agrônomos dessa escola.
Dia do "Festival de Tan Hill"
comemorado em honra da divindade do fogo na Mitologia celta.
Dia do fim da Semana da Cultura e da Ciência ou Semana da Cultura da Ciência
comemoração a partir de 2 de agosto de cada ano no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 6.238 de 7 de maio de 2012 e Lei Nº 5.645 de 6 de Janeiro de 2010 Leia Mais .
Dia do início da Semana Estadual da Mulher Trabalhadora Rural
comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.822 de 31 de outubro de 2012, para marcar a data da morte da líder sindical brasileira, Margarida Alves, que era presidente do sindicato de Trabalhadores Rurais da cidade brasileira de Alagoa Grande-PB e que foi brutalmente assassinada em 12 de agosto de 1983 com um tiro no rosto, diante de seu marido e também de seu filho que então, tinha apenas 10 anos de idade, por ela ter se destacado nas denúncias de injustiças cometidas por latifundiários paraibanos contra trabalhadores da Roça, sendo que em sua gestão de 12 anos a frente do Sindicato, foram movidas mais de seiscentas ações trabalhistas contra usineiros e senhores de engenho do interior paraibano, além de ela também ter defenddido bravamente a justiça no campo, os direitos dos trabalhadores e a necessidade de uma reforma agrária, despertando, assim, a ira de muitos dos proprietários rurais da região, quando a sociedade civil organizada do Pernambuco poderá realizar parcerias com as prefeituras municipais e demais instituições públicas e/ou privadas pernambucanas, além de promover: conferências, palestras, encontros, workshops, feiras, entre outras atividades correlatas; mutirões de saúde e de cidadania (documentação, etc.); atividades culturais, esportivas, gincanas, entre outras; campanhas para combater a violência contra as mulheres, considerando os efeitos garantidos através da Lei Maria da Penha, na preservação e proteção de suas vidas; atividades destinadas à valorização, igualdade de gênero e conscientização das mulheres referentes aos seus direitos como cidadãs; atividades para incentivar uma maior participação das mulheres nas questões políticas; fomento para a formação e capacitação de mulheres para serem agentes multiplicadoras e educadoras, a fim de atuarem junto aos setores populares, contribuindo para o fortalecimento dos níveis de organização e participação nos movimentos e ações das políticas afirmativas das mulheres, objetivando a continua busca da cidadania e o estímulo à organização e formação cidadã nas comunidades rurais; difusão e promoção da defesa dos direitos humanos, contribuindo para a criação de novos direitos e denunciando todo tipo de violação desses direitos, podendo para tanto utilizar o instrumento de Ação Civil Pública e demais recursos jurídicos que sejam necessários; atividades para incentivar as mulheres nas questões educacionais (alfabetização, ensinos fundamental e médio, cursos superiores, profissionalizantes e técnicos, entre outros); capacitação e aperfeiçoamento das atividades da agricultura familiar, artesanais, empreendedorismo e demais tarefas precípuas da mulher do campo, promovendo a educação cidadã na perspectiva do direito humano ao trabalho e geração de renda; execução e/ou reforço das ações relativas aos programas de governo voltados para as mulheres e suas famílias; ações na defesa do meio ambiente com vistas à preservação dos ecossistemas, recuperação de áreas degradadas e o desenvolvimento sustentável; e todos os atos necessários que despertem nas mulheres do campo a perfeita sintonia e harmonia no desenvolvimento sustentável do Estado de Pernambuco e além de suas fronteiras, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, através do fortalecimento da cidadania e do estímulo à implementação de políticas públicas participativas, produzindo uma melhor qualidade de vida para as mulheres trabalhadoras rurais e suas respectivas famílias.
Dia do Nutricionista ou "Día del Nutricionista"
comemorado por peruanos, em memória dos primeiros formados na então Escola de Dietistas ou "Escuela de Dietistas" do Peru, que fora inaugurada em 1947 junto ao Hospital Guillermo Almenara Irigoyen na cidade peruana de Lima, a partir da iniciativa do vanguardista peruano, Dr. Alejandro Ruiz Murgueytio.
Dia do Poder Legislativo
comemorado no Estado brasileiro de Rondônia, para marcar a data da fundação do Poder Legislativo rondonense, após a promulgação da 1ª Constituição do Estado de Rondônia, ocorrida em 6 de agosto de 1983.
Dia do Profissional das Ciências Econômicas ou "Día del Profesional de las Ciencias Económicas"
comemorado por guatemaltecos e também conhecido como Dia do Economista ou "- Día del Economista", conforme acordo governativo Nº 133 de 9 de abril de 2001, para marcar a data do início do funcionamento da faculdade de Ciências Econômicas da Guatemala em 6 de agosto de 1937, que foi autorizada pelo então ditador guatemalteco, Jorge Ubico Castañeda.
Dia do Rap Nacional
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.201 de 10 de setembro de 2008, para o gênero musical criado nos Estados Unidos da América na década de 70, mais especificamente nos bairros pobres de Nova Iorque, com o nome de RAP [ritmo e poesia ou "rhythm and poetry"],por jovens de origens negra e espanhola, em busca de uma sonoridade nova, que também ganhou as periferias de bairros pobres no Brasil.
Dia do Santíssimo Salvador
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 6.678 de 13 de janeiro de 2014 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, apoiando uma antiga celebração de católicos, bastante festejada a mais de 300 anos na cidade brasileira de Campos dos Goytacazes-RJ.
Dia do Tintureiro
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 11.999 de 16 de janeiro de 1996 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 778 de 22 de agosto de 1995.
Dia do Veterinário ou "Día del Veterinario"
comemorado na Argentina, para marcar a data de 6 de agosto de 1883, em que foram iniciados os primeiros cursos superiores de agronomia e veterinária da Argentina na Escola Prática de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina [Instittuto Superior de Agronomia e Veterinária de Santa Catarina] ou Escuela Práctica de Agricultura y Ganadería de Santa Catalina [Instituto Superior de Agronomía y Veterinaria de Santa Catalina] e por ordem do então governador da província de Buenos Aires, Dardo Rocha, donde surgiria mais tarde a Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade Nacional do Prata ou "Facultad de Ciencias Veterinarias de la Universidad Nacional de La Plata", muito embora haja outra corrente, informando que nessa data, formou-se a 1ª turma de veterinários e agrônomos dessa escola.
Dia Estadual da Educação Ambiental
comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.377 de 2 de setembro de 2011.
Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.054 de 27 de junho de 2007 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010 Leia Mais .
Dia Interamericano do Escotista
comemorado para marcar a data de 6 de agosto de 1920, em que o militar inglês e idealizador do escotismo, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, foi espontaneamente aclamado como "Chefe Mundial Escoteiro", sob os aplausos de cerca de 8 mil espectadores de 34 países e vários territórios do então Império Britânico, presentes na última noite do 1º Jamboree Mundial [acampamentos internacionais de Escuteiros/Escoteiros e Guias/Bandeirantes], realizado no Olímpia [centro de eventos no coração da cidade inglesa de Londres], após o fim da 1ª Guerra Mundial.
Dia Marco da Criação do World Wide Web ou www
comemorado para marcar a data de 6 de agosto de 1991, em que o cientista computacional britânico radicado nos Estados Unidos da América, Tim Berners-Lee, postou um resumo do projeto Wide Web Mundial no Grupo de discussão alt.hypertext, tendo disponíveis todas as ferramentas necessárias para um trabalho na Web, a partir do 1º servidor web, então baseado num computador NeXT, o 1º navegador web [que também era um editor web, escrito por ele], e as páginas da web que, primeiramente, descreviam o próprio projeto.
Dia Nacional de Bolívar ou "Día Nacional de Bolívar"
comemoração do Panamá não confirmada.
Dia Nacional do Bom hálito ou "National Fresh Breath Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que parece ser festejada com muitas brincadeiras entre família, levando sempre em conta, a conscientização sobre a necessidade da higiene bucal, em prol de um hálito refrescante e salutar.
Dia Nacional do Mel ou "Día Nacional de la Miel"
comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 57 de 31 de agosto de 2009 do Ministério chileno da Agricultura ou "Ministerio de la Agricultura".
Dia Nacional dos Profissionais da Educação
Comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 6336 de 2009, que encontra-se em tramitação no Congresso Nacional brasileiro, para marcar a data da Lei Nº 12.014 de 6 de agosto de 2009, que então alterou o artigo Nº 61 da Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, com o fim de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar como profissionais brasileiros da educação.

17 Santos Cristãos em 6 de agosto

Uma quinta, 218º dia de 2015: daqui 309 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Beata Maria Francisca de Jesús Rubatto de Montevideo no Uruguai ou de Loano na Itália
fundadora do Instituto das Irmãs Terceiárias Capuchinas.
Dia de Santa Berta.
Dia de Santa Cláudia matrona de Roma na Itália.
Dia de Santo Agapito de Roma na Itália
companheiro de São Felicíssimo.
Dia de Santo Estêvão de Cardeña e Companheiros.
Dia de Santo Hormisdas de Roma na Itália
papa.
Dia de Santo Osvaldo de Nortumbria.
Dia de São Felicíssimo de Roma na Itália.
Dia de São Jucelino.
Dia de São Justo de Compluto
hoje Alcalá de Henares) na Espanha Cartaginense.
Dia de São Magno.
Dia de São Pastor de Compluto
hoje Alcalá de Henares) na Espanha Cartaginense.
Dia de São Tiago [o "Sírio"}.
Dia do Beato Carlos López Vidal de Gandía em Valência na Espanha.
Dia do Beato Escelino em Luxemburgo.
Dia do Beato Otaviano de Savona da Ligúria na Itália.
Dia do Beato Tadeo Dulny de Kszczonowice na Polônia ou do Campo de Concentração de Dachau junto a Munique da Baviera na Alemanha.

19 Datas de cidades em 6 de agosto

Uma quinta, 218º dia de 2015: daqui 309 dias, com exibição em tempo real.

Dia da comemoração do Início da pseuda-"Revolução Acreana" no município brasileiro de Rio Branco
Estado do Acre.
Dia da Fundação do município brasileiro de Aguaí
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Anhumas
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Baturité
Estado do Ceará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Caridade
Estado do Ceará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Conceição dos Ouros
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Fernandópolis
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Floreal
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Miguel Calmon
Estado da Bahia.
Dia da Fundação do município brasileiro de Monte Alegre do Sul
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Pedranópolis
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Pirapora do Bom Jesus
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Pirassununga
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Pontes e Lacerda
Estado do Mato Grosso.
Dia da Fundação do município brasileiro de Ribeirão dos Índios
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de São Caetano de Odivelas
Estado do Pará.
Dia da Fundação do município brasileiro de Turmalina
Estado de São Paulo.
Dia do aniversário do município brasileiro de Jaguarari
Estado da Bahia.
Dia do aniversário do município brasileiro de Nova Olímpia
Estado do Paraná.

91 Fatos Históricos em 6 de agosto

Uma quinta, 218º dia de 2015: daqui 309 dias, com exibição em tempo real.

  • 13A.C.: Dia em que os aravecos [um povo Celtibero], enquanto defensores da antiga cidade da Península Ibérica chamada Numância ou Numancia, que se localizava a 7 quilômetros ao norte de Sória na povoação de Garray às margens do Rio Douro, queimaram a cidade e se lançaram às chamas, pondo cobro à sua vida num suicídio em massa, antes de renderem-se aos romanos para as tropas de Cipião Emiliano, após um cerco de onze meses que quebrou a resistência dos moradores pela fome e o desespero e pôs fim a uma feroz resistência de vinte anos aos invasores, fazendo com que a povoação se convertesse desde então num símbolo da luta contra os romanos, até ser considerada hoje em dia como um monumento nacional espanhol.
  • 953: Dia em que os muçulmanos martirizaram os 200 monges do monastério de são Pedro de Cardeña na España, canonizados em 1603, depois de 450 anos do martírio.
  • 1284: Dia da derrota da cidade italiana de Pisa para os genoveses na "Batalha de Meloria", o que então arruinou o poder naval dos pisanos.
  • 1456: Dia em que o exército de cristãos conseguiu rechaçar de todo o cerco do conquistador otomano, Mehmed II, contra a cidade fortificada de Nándorfehérvár [atual Belgrado] na hungria.
  • 1479: Dia da fundação da "Festa do Pão e do Queijo" ou "Fiesta del Pan y Queso", hoje uma das romarias mais antigas da Espanha, que desde então passou a ser celebrada ininterruptamente até os nossos dias na localidade espanhola de La Rioja.
  • 1538: Dia da fundação da cidade de Santa Fé de Bogotá [então capital de Nova Granada na atual Colômbia] pelo conquistador espanhol, Gonzalo Jiménez de Quesada.
  • 1612: Dia da fundação da cidade brasileira de São Luiz [hoje capital do Estado brasileiro do Maranhão], que foi criada pelo nobre francês e experiente capitão da Marinha Francesa do século XVII, Daniel de La Touche [sob o título de "senhor de La Ravardière"], dando início as pretensões francesas de colonização no Norte do Brasil com o nome de França Equinocial.
  • 1661: Dia da assinatura do "Tratado de Haia", que selou um acordo entre portugueses e holandeses, estabelecendo que a partir de então Portugal ficaria com os direitos sobre o Brasil e a Holanda teria o direito de colonizar o Ceilão.
  • 1666: Dia do lançamento da peça "Médico à Força" ou "Le Médecin malgré lui" do dramaturgo, ator e encenador francês, Molière [Jean-Baptiste Poquelin], que teve grande sucesso de público e crítica e que tinha por fim fazer face ao insucesso de "O Misantropo" ou "Le Misanthrope", que havia sido pouco apreciada no seu tempo, tendo sido então um fracasso comercial, muito embora seja considerada hoje em dia como uma das obras mais refinadas e com um dos conteúdos morais mais elevados das peças teatrais de Molière.
  • 1726: Dia em que o Sacro Império Romano e a Rússia concluíram uma aliança militar contra a Turquia.
  • 1782: Dia em que o general norte-americano e então comandante do exército continental, George Washington, projetou um novo emblema de distinção para os praças e sargentos a partir da localidade estadunidense de Newburgh em Nova Iorque, que começou como um "Distintivo de Mérito Militar" para que eles passassem a ser premiados por "qualquer ação singularmente meritória", representado por uma figura de um coração de púrpura ou seda, com rendas estreitas nas bordas, para ser colocado no uniforme acima do peito esquerdo e que foi concedido a apenas 3 soldados da "Guerra da Independência", caindo em desuso depois de seu término, mas que a partir de 5 de abril de 1917 passou a ser a Medalha de Honra que agora é o coração roxo ou "Purple Heart", uma condecoração militar dos Estados Unidos da América, atualmente outorgada em nome do Presidente a todos os integrantes das Forças Armadas estadunidenses que sejam feridos ou mortos durante o serviço militar.
  • 1787: Dia da entrega de provas da Constituição dos Estados Unidos da América para a análise da Convenção Constitucional norte-americana.
  • 1792: Dia do desfile de cerca de 600 republicanos escolhidos de Marsella cantando uma nova música na cidade francesa de Paris, que rapidamente se converteria num símbolo da "Revolução Francesa" com o nome de "A Marsellesa".
  • 1806: Dia em que o nobre austríaco e último imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Francisco II, suprimiu o título e abdicou do Sacro Império Romano da Nação Alemã, para tentar evitar que o imperador francês, Napoleão Bonaparte, se apropriasse do título e de todo o significado histórico ligado ao mesmo, a partir de suas vitórias militares na Europa.
  • 1811: Dia da decretação do fim de todos os Senhores Judicionais na Espanha, por ordem das Cortes de Cádis.
  • 1813: Dia em que o líder Sul-Americano da independência, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios, entrou na cidade venezuelana de Caracas após a "vitória de Taguanes", quando ele foi contemplado com o nome de "O Libertador".
  • 1819: Dia da fundação da 1ª escola militar privada dos Estados Unidos da América na localidade estadunidense de Vermont, com o nome de Norwich University.
  • 1824: Dia da vitória do líder Sul-Americano da independência, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios, sobre o general espanhol nascido na França, José de Cantera, na localidade peruana de Junin, naquela que é tida como a ação decisiva para derrubar a dominação espanhola na América Latina.
  • 1825: Dia em que a Assembléia de Representantes das províncias do Alto Peru proclamou o Estado livre e independente da Bolívia ante o jugo da Espanha.
  • 1834: Dia de um Ato Adicional que criou a Regência una de 4 anos, naquilo que é tido como uma "experiência republicana" para o Brasil de então.
  • 1845: Dia em que os russos fundaram a Sociedade Geográfica russa, a partir da cidade russa de São Petersburgo.
  • 1851: Dia da chegada do navio inglês, "Prince", como o 1º barco a vapor a aportar na cidade uruguaia de Montevidéu, depois de zarpar do porto de Southampton na Inglaterra e 35 dias de viagem, passando a partir de então a fazer a comunicação regular entre Europa e o Rio da Prata.
  • 1861: Dia em que o Reino Unido anexou Lagos na Nigéria.
  • 1862: Dia do afundamento do couraçado confederado "CSS Arkansas" no rio Mississippi, depois de ele ter sofrido danos numa batalha com o "USS Essex" próximo da localidade estadunidense de Baton Rouge na Louisiana, durante a "Guerra Civil norte-Americana".
  • 1870: Dia da "Batalha de Wörth" que resultou numa vitória decisiva da Prússia durante a "Guerra Franco-Prussiana".
  • 1872: Dia da fundação da Academia Colombiana da Língua ou "Academia Colombiana de la Lengua", hoje a mais antiga das que correspondem à Real Academia Espanhola ou "Real Academia Española".
  • 1875: Dia do assassinato do presidente reeleito do Equador, Gabriel García Moreno, no Palácio Presidencial de Carondelet na localidade equatoriana de Quito.
  • 1890: Dia da morte do condenado norte-americano, William Kemmler, um homem acusado de matar sua companheira a machadadas que foi executado por eletrocussão numa cadeira elétrica na prisão estadunidense de Auburn em Nova York, na 1ª utilização histórica deste método de execução de que se tem registro, em que um condenado amarrado recebe tensões elétricas de aproximadamente 20 mil volts, para substituir as então tradicionais execuções por enforcamento.
  • 1893: Dia em que o filósofo e revolucionário alemão, Friedrich Engels, foi eleito presidente de honra do 3º Congresso da 2ª Internacional Socialista na cidade suíça de Zurique.
  • 1896: Dia de uma lei francesa que declarou a anexação de Madagascar.
  • 1901: Dia da abertura da localidade estadunidense de Kiowa em Oklahoma para a colonização branca, dando início à efetiva dissolução da reserva indígena contígua.
  • 1902: Dia da coroação de Eduardo VII como Rei da Inglaterra.
  • 1902: Dia em que o Exército de seringueiros do militar brasileiro, Plácido de Castro, tomou a atual cidade brasileira de Xapuri e reiniciou a guerra no atual Estado brasileiro do Acre.
  • 1909: Dia em que a automobilista norte-americana, Alice Huyler Ramsey, converteu-se na 1ª mulher a percorrer todo os Estados Unidos de costa a costa de carro, juntamente com 3 amigos.
  • 1912: Dia de uma convenção do partido progressista norte-americano ou "Bull Moose Party" no Coliseu de Chicago nos Estados Unidos da América.
  • 1914: Dia da 1ª Batalha do Atlântico (apenas dois dias depois de o Reino Unido declarar guerra contra a Alemanha pela invasão alemã da Bélgica), quando 10 navios alemães deixaram sua base em Helgoland para atacar navios de guerra da Marinha Real Britânica no Mar do Norte, durante a 1ª Guerra Mundial.
  • 1914: Dia em que a Áustria-Hungria declarou guerra contra a Rússia e a Sérvia declarou guerra contra a Alemanha.
  • 1915: Dia da "Batalha de Sari Bair", quando os Aliados montaram um ataque tático para coincidir com o importante desembarque aliado dos reforços na Suvla Bay então defendida pelos turcos, durante a 1ª Guerra Mundial.
  • 1917: Dia do início da "Batalha de Marasesti" entre os exércitos da Alemanha e Romênia na 1ª Guerra Mundial.
  • 1919: Dia da proclamação do Plano de Milpa Alta ou "Plan de Milpa Alta" pelos generais revolucionários mexicanos, Everardo González Beltrán, Manuel Palafox e Tomás García, entre outros, no povoado mexicano de Milpa Alta [então pertencente ao Distrito Federal do México], em apoio ao líder mexicano, Emiliano Zapata.
  • 1919: Dia em que os Estados Unidos da América retiraram o bloqueio econômico contra a então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas] e restabeleceram os intercâmbios comerciais entre soviéticos e estadunidenses.
  • 1925: Dia da assinatura de um tratado de limites fronteiriços entre a Argentina e a Bolívia.
  • 1926: Dia em que a empresa norte-americana de produção de filmes, Warner Bros, introduziu o sistema Vitaphone na produção de curtas metragem, com a liberação de "Don Juan" de Alan Crosland, estrelado por John Barrymore e com trilha sonora e efeitos sonoros apenas (sem diálogo), em que a trilha sonora não era gravada com o filme real, mas tocada separadamente, em discos de 16 polegadas num fonógrafo, ao mesmo tempo em que o filme era projetado.
  • 1926: Dia em que a nadadora e medalhista olímpica dos Estados Unidos da América que era descendente de alemão, Gertrude Ederle Caroline (também conhecida como a "Rainha das Ondas"), converteu-se na 1ª mulher a atravessar o Canal da Mancha a nado entre frança e Inglaterra.
  • 1926: Dia em que o ilusionista, escapista, dublê, ator, historiador, produtor cinematográfico, piloto, espiritualista e desenganador norte-americano nascido na Hungria, Harry Houdini (Ehrich Weiss), executou o seu maior feito, gastando 91 minutos debaixo d'água em um tanque selado, antes de conseguir escapar.
  • 1930: Dia em que o juiz norte-americano, Joseph Force Crater, então membro da Suprema Corte dos Estados Unidos da América, enbarcou num táxi na cidade estadunidense de Nova York e desapareceu para sempre, sendo que o seu desaparecimento se tornou um dos mais famosos da cultura pop e da história norte-americana, o que lhe valeu o título de "O Homem Mais perdido" ou "The Man Missingest" em Nova York.
  • 1932: Dia do início do festival de cinema de Veneza na Itália, "I Mostra", que é tido como o 1º festival de cinema.
  • 1934: Dia em que tropas norte-americanas se retiraram do Haiti, pondo fim a uma ocupação que durava desde 1915, quando a ilha havia sido cruelmente invadida por ordens do então presidente estadunidense, Woodrow Wilson).
  • 1938: Dia em que o Equador firmou um convênio comercial com os Estados Unidos da América.
  • 1942: Dia em que a rainha Wilhelmina da holanda se converteu na 1ª rainha reinante numa sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos da América.
  • 1945: Dia da suspensão do estado de sítio na Argentina, após uma vigência de 38 meses.
  • 1945: Dia do lançamento da pequena bomba atómica, "Little Boy", a partir do avião bombardeiro norte-americano, B-29 "Enola Gay" [nome da mãe do piloto estadunidense do avião, Coronel Paul Tibbets,], sobre a cidade japonesa de Hiroshima, durante a 2ª Guerra Mundial, sendo que em 2005 se estimou o número total de mortos em 242.437 pessoas para as vítimas do bombardeio, incluindo as que estavam na cidade quando a bomba explodiu e as que foram expostas a cinza nuclear mais tarde, atingidas por queimaduras e envenenamento por radiação.
  • 1947: Dia em que a Esquerda Democrática do Brasil abandonou a UDN [União Democrática Nacional] e converteu-se no PSB [Partido Socialista Brasileiro], sob a liderança do político brasileiro, João Mangabeira.
  • 1954: Dia de um artigo publicado na "Tribuna da Imprensa" em que o político brasileiro, Carlos Lacerda, responsabilizou o então presidente brasileiro, Getúlio Dorneles Vargas, pelo atentado em que ele fora vítima na véspera.
  • 1956: Dia da última transmissão da emissora norte-americana, DuMont Television Network, quando foi transmitido um combate de boxe no programa esportivo, St. Nicholas Arena, depois de a emissora ter ido à falência em 1955.
  • 1958: Dia de um Decreto do Governo argentino que então criou a YCF [Jazidas Carboníferas Fiscais ou "Yacimientos Carboníferos Fiscales".
  • 1959: Dia em que o Governo de fato da Argentina colocou o Partido Comunista argentino na ilegalidade.
  • 1960: Dia em que Cuba nacionalizou bens norte-americanos e estrangeiros na ilha, numa resposta a um embargo imposto pelos Estados Unidos da América por causa da "Revolução Cubana".
  • 1962: Dia da independência da Jamaica ante o jugo dos ingleses.
  • 1964: Dia do corte de Prometheus [também conhecido por "WPN-114"], que foi o apelido dado àquele que é tido como o mais antigo organismo unitário e não-clonal conhecido até então, um pinheiro Great Basin Bristlecone (Pinus longaeva), árvore que cresce perto da linha verde no pico Wheeler no leste de Nevada nos Estados Unidos da América, com pelo menos 4862 anos de idade e possivelmente, se aproximando dos 5000 anos, que foi cortada por um estudante de pós-graduação com a ajuda do pessoal do Serviço Florestal estadunidense, para fins de investigação científica, sendo que em países de língua portuguesa "Prometeus" é equivocadamente mais conhecido pelo nome de Matusalém, numa referência ao personagem bíblico de mesmo nome, pois os norte-americanos também haviam batizado uma outra árvore antiga com o nome de Matuzalém.
  • 1965: Dia em que o então presidente estadunidense, Lyndon Baines Johnson, assinou a lei chamada de "Ato dos Direitos de Voto" ou "Voting Rights Act" de 1965, que é tida como um marco nacional da legislação estadunidense, ao proibir os estados norte-americanos de impor qualquer qualificação de voto ou pré-requisito para votação, ou prática, padrão ou procedimento para negar ou abreviar o direito de voto de qualquer cidadão norte-americano por conta de raça ou cor, com o fim de coibir uma prática responsável até então pela cassação dos direitos de afro-norte-americanos nos Estados Unidos da América.
  • 1966: Dia da inauguração da Ponte 25 de Abril (primitivamente conhecida como "Ponte Salazar" mas oficialmente designada como "Ponte sobre o Tejo"), uma ponte suspensa rodo-ferroviária que liga as cidades portuguesas de Lisboa e Almada.
  • 1966: Dia do acidente com o Vôo 250 da Braniff Airlines Flight na localidade norte-americana de Falls City no Nebraska, que então matou todas as 42 pessoas a bordo.
  • 1968: Dia de uma manifestação estudantil que driblou a repressão da polícia na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ durante a Ditadura militar brasileira.
  • 1973: Dia em que bombardeios norte-americanos atingiram por engano a aldeia cambojana de Neak Long e deixaram centenas de mortos e feridos.
  • 1973: Dia em que o Compositor, cantor e ativista norte-americano de causas humanitárias e sociais que é cego de nascença, Stevie Wonder [Stevland Hardaway Judkins], sofreu um grave acidente de carro que então fez com que ele permanecesse 10 dias em estado de coma.
  • 1974: Dia da criação da Embrafilme [Empresa Brasileira de Filmes], com o fim de fomentar o cinema nacional do Brasil.
  • 1976: Dia em que o então primeiro-ministro do Paquistão, Zulfikar Ali Bhutto, colocou a pedra fundamental para a construção do Porto Muhammad Bin Qasim, na localidade paquistanesa de Karachi.
  • 1979: Dia do iníicio de uma greve dos professores estaduais do Estado brasileiro da Bahia.
  • 1981: Dia em que o político brasileiro, João de Carvalho Oliveira, substituiu o militar e geopolítico brasileiro, Golbery do Couto e Silva, na chefia do Gabinete Civil do Governo de João Batista Figueiredo no Brasil.
  • 1982: Dia da Reinstauração da democracia na Bolívia, com a posse do advogado boliviano, Hernán Siles Suazo, para presidente da república boliviana.
  • 1983: Dia em que os partidos de oposição no Chile formaram o Grupo de Partidos pela Democracia ou "Concertación de Partidos por la Democracia".
  • 1985: Dia da inauguração da 1ª Delegacia da Mulher no Brasil pelo então governador do Estado brasileiro de São Paulo, Franco Montoro.
  • 1988: Dia do Motim de Tompkins Square contra a Polícia ou "Tompkins Square Park Police Riot", envolvendo manifestantes e polícia num confronto com acusação de exageros policiiais, num lugar que era tido como um ninho de desordeiros, com um resultado de vários feridos na cidade norte-americana de Nova York.
  • 1990: Dia de um embargo comercial total contra o Iraque aprovado pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, em resposta à invasão dos iraquianos contra o Kuwait por ocasião da "Guerra do Golfo".
  • 1990: Dia do "Acordo de Mandela e De Klerk" para promover o desmanche do regime segregacionista do "apartheid" na África do Sul.
  • 1990: Dia em que a advogada e política paquistanesa, Benazir Bhutto, foi destituída do cargo de primeira-ministra do Paquistão pelo então presidente paquistanês, Gulam Ishaq Khan, naquilo que é tido pela esquerda como um "Golpe Branco", sob a acusação de abuso de poder, nepotismo e corrupção no seu 1º mandato, quando também foi decretado estado de emergência, sendo ela a 1ª mulher a ocupar esse cargo num estado muçumano moderno.
  • 1991: Dia da publicação de documentos do cientista anglo-norte-americano da computação, Tim Berners-Lee, em que ele então descrevia a sua ideia para a www [World Wide Web] como um serviço à disposição do público na Internet.
  • 1991: Dia em que a advogada e política japonesa, Takako Doi, converteu-se na 1ª mulher japonesa a falar para a Câmara dos Deputados do Japão, enquanto presidente do Partido Social Democrata japonês.
  • 1992: Dia em que cerca de 1.500 sem-terras ocuparam uma fazenda na cidade brasileira de Catanduvas-PR, apesar de haverem sido recebidos à bala.
  • 1993: Dia de fortes chuvas e detritos que mataram 72 pessoas em Kagoshima e Aira, que são áreas da localidade japonesa de Kyushu.
  • 1993: Dia em que o Parlamento japonês pôs fim a 38 anos de poder do Partido Liberal Democrata, com a eleição do político japonês do partido opositor, Morihiro Hosokawa, para primeiro-ministro do japão.
  • 1995: Dia em que o governo croata proclamou o restabelecimento da soberania da Croácia sobre Krajina, deixando 118 croatas mortos, 620 feridos e 12 mil prisioneiros krajineses de guerra, após a reconquista de Petrinja.
  • 1996: Dia do último show da banda estadunidense de rock and Roll, "Ramones", que teve lugar na cidade norte-americana de Los Angeles na Califórnia, depois de 22 danos de existência e 2.263 apresentações ao redor do mundo.
  • 1996: Dia em que a NASA [Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço ou "National Aeronautics and Space Administration"] dos Estados Unnidos da América anunciou que o meteorito "ALH 84001" originário de Marte, continha indícios de formas de vida primitiva.
  • 1997: Dia de falhas de um Boeing 747-300 no vôo 801 da Aerolíneas coreana, que caiu na selva de Guam e matou 228 pessoas durante a aproximação ao aeroporto.
  • 1999: Dia em que 1.250 sem-terra ocuparam uma fazenda na cidade brasileira de Piracicaba-SP.
  • 2001: Dia da morte de 28 pessoas doentes mentais que durante o dia ficavam amarradas em árvores e durante a noite eram acorrentadas em suas camas e foram queimadas até a morte numa instituição de fé baseada na crença de dargah Quthbus do Sultão árabe, Ibrahim Syed Shaheed Valiyullah, por ocasião de um incêndio acidental na localidade indiana de Erwadi em Tamil Nadu, cujas crenças foram trazidas de Madina na Arábia Saudita para a Índia, com o fim de propagar o Islã entre os indianos.
  • 2001: Dia em que o militar e político boliviano, Hugo Bánzer Suárez, renunciou à presidência da Bolívia por motivos de saúde.
  • 2003: Dia da inauguração do novo Estádio "Alvalade XXI", pertencente ao time português de futebol, Sporting Clube.
  • 2008: Dia de um golpe de Estado na Mauritânia que foi protagonizado por uma junta militar liderada por Mohamed Ould Abdel Aziz, derrubando o então presidente mauritanês, Sidi Ould Cheikh Abdallahi.

98 Mortes Marcantes em 6 de agosto

Uma quinta, 218º dia de 2015: daqui 309 dias, com exibição em tempo real.

258: Dia da morte de Sixto II
papa da Igreja Católica.
523: Dia da morte de São Hormisdas
Papa da Igreja Católica.
1162: Dia da morte de Ramon Berenguer IV
nobre espanhol e conde de Barcelona.
1195: Dia da morte de Henrique (o "Leão")
duque da Saxônia e da Baviera que era primo do Sacro-Imperador Romano-Germânico, Federico ou Friedrich I de Hohenstaufen ou Frederico I da Barba Vermelha ou "Rotbart".
1221: Dia da morte de Domingos de Gusmão
religioso e teólogo espanhol que foi Fundador e Mestre Geral da Ordem dos Pregadores ou Dominicanos, canonizado Santo da Igreja Católica em 1234 na cidade italiana de Roma pelo Papa Gregório IX.
1272: Dia da morte de Stephen King V
rei da Hungria e da Croácia.
1414: Dia da morte de Ladislau de Nápoles
rei e nobre italiano.
1458: Dia da morte de Calixto III
Papa da Igreja Católica.
1552: Dia da morte de Matteo da Bascio
religioso italiano que foi fundador da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
1623: Dia da morte de Anne Hathaway
cidadã inglesa que foi a esposa do dramaturgo inglês, William Shakespeare.
1628: Dia da morte de Johannes Junius
burgomestre e suposto bruxo alemão que foi prefeito da cidade alemã de Bamberg e que passou a ser tido como mártir após sua execução por bruxaria por intrigas e críticas aos processos por bruxaria", cuja sentença de execução foi pronunciada a partir de falsos testemunhos obtidos sob tortura, e cuja fama póstuma como mártir se deve principalmente à tocante carta que ele escreveu da prisão para sua filha, Veronika.
1637: Dia da morte de Benjamin Jonson ou Ben Jonson
dramaturgo, poeta e ator da Renascença inglêsa que foi contemporâneo do também dramaturgo inglês, William Shakespeare.
1645: Dia da morte de Lionel Cranfield
1º Conde de Middlesex e comerciante Inglês.
1657: Dia da morte de Bohdan Khmelnytsky
nobre polonês.
1660: Dia da morte de Diego Rodríguez de Silva Velázquez
pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha, enquanto artista individualista do período barroco contemporâneo, sendo importante como um retratista ao pintar inúmeros retratos da família real espanhola e de outras notáveis figuras europeias, incluindo também plebeus, além de inúmeras interpretações de cenas de significado histórico e cultural.
1679: Dia da morte de John Snell
monarquista Inglês.
1694: Dia da morte de Antoine Arnauld
filósofo e matemático francês.
1695: Dia da morte de François de Harlay de Champvallon
arcebispo francês da Igreja Católica.
1700: Dia da morte de Johann Beer
escritor, poeta e compositor alemão-austríaco de músicas.
1753: Dia da morte de Georg Wilhelm Richmann
físico russo descendente de alemães por ter nascido no então Báltico alemão, que é tido como o 1º homem a supostamente ter morrido durante um experimento elétrico, ao ser atingido por um raio enquanto tentava quantificar a resposta de uma haste isolada para uma tempestade próxima.
1759: Dia da morte de Eugene Aram
filólogo Inglês.
1794: Dia da morte de Henry Bathurst
2º conde de Bathurst, e político inglês.
1815: Dia da morte de James A. Bayard (mais velho),
político norte-americano e senador dos Estados Unidos da América por Delaware.
1828: Dia da morte de Konstantin von Benckendorff
general e estadista russo.
1850: Dia da morte de Edward Walsh
poeta irlandês.
1854: Dia da morte de Pedro Alcántara de Somellera
jurisconsulto e político argentino.
1866: Dia da morte de John Mason Neale
sacerdote erudito Inglês, estudioso e compositor de hinos da Igreja Anglicana inglesa.
1875: Dia da morte de Gabriel García Moreno
político equatoriano que foi presidente do Equador em duas ocasiões.
1881: Dia da morte de James Springer White
escritor e missionário norte-americano que foi co-fundador e presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
1884: Dia da morte de Robert Spear Hudson
empresário Inglês.
1886: Dia da morte de Antonio del Rey y Caballero
militar e político espanhol.
1890: Dia da morte de William Kemmler
assassino norte-americano do machado que foi o 1º homem a ser executado numa cadeira elétrica.
1893: Dia da morte de Jean-Jacques Challet-Venel
político suíço que foi membro do Conselho Federal da Suíça.
1897: Dia da morte de Samuel A. Purdie, missionário evangélico estadunidense, que foi responsável pela chegada das Igrejas evangélicas em El Salvador.
1904: Dia da morte de Eduard Hanslick
crítico austríaco de música.
1911: Dia da morte de Florentino Ameghino
paleontólogo argentino.
1914: Dia da morte de Ellen Louise Wilson
cidadã norte-americana que foi a 1ª esposa do Presidente estadunidense, Woodrow Wilson.
1920: Dia da morte de Stefan Bastyr
aviador polonês que fez o 1º vôo da Polónia independente.
1925: Dia da morte de Surendranath Banerjea
político da índia que foi líder do Congresso Nacional Indiano.
1931: Dia da morte de Bix Beiderbecke
músico norte-americano de jazz.
1939: Dia da morte de José Cabrera Díaz
jornalista, ensaísta e comentarista espanhol radicado em cuba.
1945: Dia da morte de Hiram Johnson, político norte-americano.
1945: Dia da morte de Richard Ira Bong
piloto de caça norte-americano que teve a "maior pontuação ace de ar, tendo abatido pelo menos 40 aeronaves japonesas durante a 2ª Guerra Mundial.
1945: Dia da morte de Wu
príncipe da Coreia.
1946: Dia da morte de Lazzeri Tony
jogador norte-americano de beisebol.
1959: Dia da morte de Bartolomé Ángel Venancio Alberto Vaccarezza
escritor, poeta e letrista argentino de tangos.
1959: Dia da morte de Preston Sturges
dramaturgo, roteirista e diretor norte-americano, de cinema.
1964: Dia da morte de Cedric Hardwicke
ator Inglês.
1966: Dia da morte de Cordwainer Smith
escritor norte-americano.
1969: Dia da morte de Theodor Wiesegrund Adorno
compositor musical, escritor, filósofo, professor e sociólogo alemão.
1970: Dia da morte de Nikos Tsiforos
roteirista e diretor grego de cinema.
1973: Dia da morte de Fulgêncio Batista y Zaldívar
Estadista e ditador cubano que foi presidente totalitário de Cuba.
1973: Dia da morte de Memphis Minnie
cantor norte-americano de blues.
1974: Dia da morte de Gene Ammons
saxofonista norte-americano de jazz.
1975: Dia da morte de Alfonso de Orleans
aristocrata e aviador militar espanhol.
1976: Dia da morte de Gregor Piatigorsky
violoncelista russo.
1978: Dia da morte de Edward Durell Stone
arquiteto norte-americano.
1978: Dia da morte de Giovanni Battista Montini (Papa Paulo VI)
263º papa da Igreja Católica.
1979: Dia da morte de Feodor Felix Konrad Lynen
bioquímico alemão, laureado em 1964 com o Prêmio Nobel de Medicina ou fisiologia juntamente com o também bioquímico alemão-norte-americano, Konrad Emil Bloch, por descobertas sobre o mecanismo e regulação do colesterol e metabolismo de ácidos graxos.
1981: Dia da morte de Corradino D'Ascanio
engenheiro italiano na cidade de Pisa.
1981: Dia da morte de Mario Untersteiner
filólogo clássico e historiador da filosofia italiana.
1983: Dia da morte de Klaus Nomi
cantor alemão.
1985: Dia da morte de Linden Forbes Sampson Burnham
político e líder da população negra da Guiana, que também foi visionário, chefe do Partido do Congresso Nacional da Guiana ou "Partido del Congreso Nacional del Pueblo da Guyana" e presidente da República da Guiana até sua morte.
1986: Dia da morte de Emilio Fernández
ator, roteirista e diretor mexicano de cinema.
1987: Dia da morte de Ira Clarence Eaker
militar estadunidense que foi comandante da Força Aérea Norte-Americana durante a 2ª Guerra Mundial.
1990: Dia da morte de Jacques Soustelle
antropólogo francês.
1991: Dia da morte de Harry Reasoner
repórter norte-americano de televisão.
1991: Dia da morte de Roland Michener
político canadense e governador-geral do Canadá.
1991: Dia da morte de Shapour Bakhtiar
primeiro-ministro iraniano que foi assassinado na cidade francesa de Paris.
1993: Dia da morte de Tex Hughson
jogador norte-americano de beisebol.
1994: Dia da morte de Domenico Modugno
cantor e compositor italiano que é tido como um dos mais importantes cantores italianos do século XX.
1994: Dia da morte de Giovanni Spadolini
político italiano.
1996: Dia da morte de Emilio Rodríguez Zapico
piloto espanhol de Fórmula 1.
1996: Dia da morte de Hernán Siles Suazo
advogado e político boliviano que foi presidente da república na Bolívia.
1998: Dia da morte de André Weil
matemático francês.
1999: Dia da morte de Rita Sakellariou
cantora grega.
2001: Dia da morte de Dorothy Tutin
atriz Inglesa.
2001: Dia da morte de Jorge Amado de Faria
escritor brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras.
2001: Dia da morte de Wilhelm Mohnke
militar alemão que foi 1 dos 120 membros originais da guarda nazista SS.
2002: Dia da morte de Edsger Dijkstra
cientista holandês da computação.
2003: Dia da morte de Roberto Marinho
empresário e jornalista brasileiro que foi o fundador do "Jornal O Globo" e da Rede Globo de Televisão.
2004: Dia da morte de Juan Carlos Migliavacca
pintor argentino.
2004: Dia da morte de Rick James
músico norte-americano.
2005: Dia da morte de Ibrahim Ferrer
músico e cantor cubano do "Buena Vista Social Club".
2005: Dia da morte de Keter Betts
contrabaixista norte-americano de jazz.
2005: Dia da morte de Robin Cook
político britânico.
2006: Dia da morte de Eduardo de Paula Silva (conhecido como Dudu)
jogador brasileiro de volei que jogava em portugal, tendo atuado pelo Sport Lisboa e Benfica.
2006: Dia da morte de Hirotaka Suzuoki
dublador japonês.
2006: Dia da morte de Moacir Santos
arranjador e instrumentista brasileiro.
2007: Dia da morte de Atle Selberg
matemático norueguês.
2007: Dia da morte de Heinz Barth
militar alemão que foi condenado por crimes de guerra por atuar na SS nazista.
2007: Dia da morte de Zsolt Daczi
guitarrista húngaro do "Bikini", "Omen", "Carpathia" e "Projeto Tirana Rockers".
2008: Dia da morte de Affonso Felippe Gregory
bispo brasileiro da Igreja Católica.
2008: Dia da morte de Angelos Kitsos
advogado e escritor grego.
2009: Dia da morte de John Hughes
diretor norte-americano de cinema.
2009: Dia da morte de Lola Lemos
atriz espanhola.
2009: Dia da morte de Macario Matus
poeta e jornalista mexicano.
2009: Dia da morte de WS Rendra
poeta e dramaturgo da Indonésia.

178 Nascimentos Marcantes em 6 de agosto

Uma quinta, 218º dia de 2015: daqui 309 dias, com exibição em tempo real.

1180: Dia do nascimento de Go-Toba
82º imperador do Japão.
1504: Dia do nascimento de Matthew Parker
Arcebispo inglês de Canterbury.
1609: Dia do nascimento de Richard Bennett
governador colonial inglês da Virgínia nos Estados Unidos da América.
1619: Dia do nascimento de Barbara Strozzi (batizado),
cantor e compositor italiano.
1638: Dia do nascimento de Nicolas Malebranche
filósofo francês.
1644: Dia do nascimento de Louise de la Vallière
cidadã francesa que viria a ser amante de Luís XIV de França.
1656: Dia do nascimento de Claude de Forbin
comandante francês de navios.
1666: Dia do nascimento de Maria Sofia do Palatinado
rainha de Portugal.
1697: Dia do nascimento de Carlos VII
Imperador Sacro-Romano.
1715: Dia do nascimento de Luc de Clapiers
Marquês de Vauvenargues e escritor francês.
1763: Dia do nascimento de Yakov Kulnev
general russo que, juntamente com Bagration e Yermolov, viria a ser um dos mais famosos durante as "Guerras Napoleônicas".
1766: Dia do nascimento de William Hyde Wollaston
químico Inglês.
1768: Dia do nascimento de Jean-Baptiste Bessières
marechal francês.
1775: Dia do nascimento de Daniel O'Connell
líder político irlandês.
1775: Dia do nascimento de Luis XIX
rey da França.
1809: Dia do nascimento de Alfred Tennyson
poeta Inglês.
1817: Dia do nascimento de Salvador Bermúdez de Castro
poeta e historiador espanhol.
1826: Dia do nascimento de Alexander Thomas Browne
escritor australiano.
1827: Dia do nascimento de José Manuel Marroquín
escritor e estadista colombiano que viria a ser presidente da República da Colômbia.
1837: Dia do nascimento de Alberta Giménez
religiosa e educadora espanhola que viria a fazer história em seu tempo, enquanto reitora de uma escola universitária em Palma de Mallorca.
1844: Dia do nascimento de Alfred (Alfredo Ernesto Alberto)
nobre britânico e alemão que foi Duque de Saxe-Coburgo-Gotha e Duque de Edimburgo.
1844: Dia do nascimento de James Henry Greathead
engenheiro britânico.
1861: Dia do nascimento de Edith Roosevelt
cidadã norte-americana que viria a ser primeira-dama dos Estados Unidos da América.
1866: Dia do nascimento de Carlos de Campos
político brasileiro que foi o 12º presidente do Estado de São Paulo, no poder durante a eclosão da "Revolução de 1924", que viria a abandonar a capital paulista nas mãos dos revoltosos, quando a cidade ficou ocupada pelos rebeldes durante 23 dias.
1868: Dia do nascimento de Paul Claudel
escritor e poeta francês.
1869: Dia do nascimento de David McKee Wright
poeta e jornalista irlandês que viria a trabalhar na Austrâlia e na Nova Zelândia.
1874: Dia do nascimento de Charles Fort
escritor e pesquisador norte-americano.
1877: Dia do nascimento de Wallace H. White, Jr.
político norte-americano.
1880: Dia do nascimento de Hans Moser
ator austríaco.
1881: Dia do nascimento de Alexander Fleming
cientista e médico bacteriologista britânico oriundo da escócia, que viria a ser o descobridor da penicilina, laureado em 1945 com o Prêmio Nobel de Medicina.
1881: Dia do nascimento de Leo Carrillo
ator norte-americano.
1881: Dia do nascimento de Louella Parsons
colunista estadunidense de fofocas.
1883: Dia do nascimento de Scott Nearing
escritor, educador e ativista norte-americano,.
1887: Dia do nascimento de Dudley Benjafield
corredor britânico de automóveis.
1888: Dia do nascimento de Heinrich Schlusnus
barítono alemão.
1889: Dia do nascimento de George Kenney
general estadunidense da Força Aérea Norte-Americana.
1889: Dia do nascimento de John Middleton Murry
poeta Inglês.
1891: Dia do nascimento de William Slim
general britânico.
1892: Dia do nascimento de Hoot Gibson
ator norte-americano.
1893: Dia do nascimento de Wright Patman
político estadunidense.
1895: Dia do nascimento de Ernesto Lecuona
pianista e compositor cubano.
1897: Dia do nascimento de Andrés Eloy Blanco
advogado, escritor, poeta, humorista e político venezuelano.
1898: Dia do nascimento de Emilio Andrade González
empresário mexicano.
1900: Dia do nascimento de Cecil H. Green
geofísico norte-americano.
1902: Dia do nascimento de Schultz holandês
contrabandista norte-americano.
1903: Dia do nascimento de Juan de Ajuriaguerra
dirigente del PNV [Partido Nacionalista Basco ou "Partido Nacionalista Vasco"] durante a "Guerra Civil Espanhola" e durante o Franquismo.
1904: Dia do nascimento de Henry Iba
treinador estadunidense de basquetebol.
1906: Dia do nascimento de Cátulo Castillo
dramaturgo, compositor e letrista argentino de tangos.
1906: Dia do nascimento de Vic Dickenson
trombonista norte-americano.
1.908: Dia do nascimento de Helen Jacobs
tenista estadunidense.
1908: Dia do nascimento de Will Lee
ator norte-americano.
1910: Dia do nascimento de Charles Crichton
diretor britânico de cinema.
1911: Dia do nascimento de Constança Fecher Céu
romancista britânica.
1911: Dia do nascimento de Lucille Désirée Ball
atriz, comediante e modelo norte-americana de cinema, rádio e televisão que atuou na série "I Love Lucy".
1911: Dia do nascimento de Norman Gordon
jogador sul-africano de críquete.
1914: Dia do nascimento de Arthur Charles Dobson
piloto britânico de automóveis.
1916: Dia do nascimento de Dom Mintoff
político maltês que viria a ser primeiro-ministro de Malta.
1916: Dia do nascimento de Richard Hofstadter
historiador estadunidense.
1917: Dia do nascimento de Robert Mitchum
ator norte-americano de cinema.
1918: Dia do nascimento de Norman Granz
produtor musical norte-americano.
1918: Dia do nascimento de Salvador Cayetano Carpio
político e sindicalista salvadorenho.
1920: Dia do nascimento de Ella Raines
atriz norte-americana.
1921: Dia do nascimento de Buddy Collette (William Marcel Collette)
músico norte-americano.
1922: Dia do nascimento de Freddie Laker
empresário Inglês.
1923: Dia do nascimento de Jess Collins
artista norte-americano.
1925: Dia do nascimento de Barbara Bates
atriz norte-americana.
1926: Dia do nascimento de Clem Labine
jogador estadunidense de beisebol.
1926: Dia do nascimento de Frank Finlay
ator britânico.
1926: Dia do nascimento de Norman Wexler
roteirista norte-americano.
1928: Dia do nascimento de Andy Warhol
artista do desenho, pintor, publicitário e escultor da "pop-art" (a sociedade de consumo), além de artista plástico e cineasta norte-americano de origem tcheca.
1928: Dia do nascimento de Herb Moford
jogador norte-americano de beisebol.
1929: Dia do nascimento de Luis García Morales
poeta e intelectual venezuelano.
1929: Dia do nascimento de Roch La Salle
político canadense.
1930: Dia do nascimento de Abbey Lincoln
cantora estadunidense de jazz.
1930: Dia do nascimento de Ana María Pedroni
escritora argentina.
1932: Dia do nascimento de Howard Hodgkin
pintor britânico.
1933: Dia do nascimento de AG Kripal Singh
jogador indiano de Críquete.
1933: Dia do nascimento de Ricardo Zamora de Grassa goleiro espanhol de futebol que é filho do mítico Ricardo Zamora.
1934: Dia do nascimento de Billy Boston
jogador galês da liga do rúgbi ou "rugby league".
1934: Dia do nascimento de Chris Bonington
alpinista britânico.
1934: Dia do nascimento de Gianfrancesco Guarnieri
ator italiano de cinema e de telenovelas radicado no Brasil.
1934: Dia do nascimento de Piers Anthony
escritor Inglês.
1935: Dia do nascimento de Mário Coluna
jogador moçambicano-português de futebol.
1937: Dia do nascimento de Baden Powell de Aquino
violonista e compositor brasileiro de músicas.
1937: Dia do nascimento de Barbara Windsor
atriz Inglesa.
1938: Dia do nascimento de Paul Bartel
escritor, diretor e ator norte-americano de cinema.
1938: Dia do nascimento de Peter Bonerz
ator norte-americano.
1940: Dia do nascimento de Louise Sorel
atriz norte-americana.
1940: Dia do nascimento de Mukhu Aliyev
político russo que viria a ser presidente do Daguestão.
1941: Dia do nascimento de Lyle Berman
jogador estadunidense de pôquer.
1941: Dia do nascimento de Ray Culp
jogador norte-americano de beisebol.
1942: Dia do nascimento de Francesc Pi de la Serra
cantor espanhol da língua catalã.
1942: Dia do nascimento de George Jung
cidadão norte-americano que foi condenado por tráfego de drogas e está foragido.
1943: Dia do nascimento de Jon Postel
cientista estadunidense da computação.
1944: Dia do nascimento de Irene Ravache
atriz brasileira.
1945: Dia do nascimento de Andy Messersmith
jogador norte-americano de beisebol.
1945: Dia do nascimento de Ron Jones
diretor britânico de TV.
1946: Dia do nascimento de Allan Holdsworth
músico britânico.
1946: Dia do nascimento de Masaaki Sakai
comediante japonês.
1946: Dia do nascimento de Roh Moo-hyun
político coreano que viria a ser presidente da Coreia do Sul.
1947: Dia do nascimento de Dennis Alcapone
músico jamaicano.
1947: Dia do nascimento de Tony Dell
jogador australiano de Críquete.
1949: Dia do nascimento de Alan Campbell
clérigo da Irlanda do Norte.
1949: Dia do nascimento de Dino Bravo
lutador profissional canadense.
1949: Dia do nascimento de Richard Clarence Silva
bispo de Honolulu nas ilhas do Avaí nos Estados Unidos da América.
1950: Dia do nascimento de Dorian Harewood
ator norte-americano.
1951: Dia do nascimento de Catherine Hicks
atriz norte-americana.
1951: Dia do nascimento de Daryl Somers
personalidade da televisão australiana.
1951: Dia do nascimento de Milton Neves
jornalista e apresentador brasileiro de televisão.
1952: Dia do nascimento de Vinnie Vincent
músico norte-americano ddo "Kiss".
1953: Dia do nascimento de Iqbal Qasim
jogador paquistanês de críquete.
1954: Dia do nascimento de Paul Steigerwald
locutor norte-americano de esportes.
1955: Dia do nascimento de Gregory Bryant-Bey
cidadão dos Estados Unidos da América que viria a ser condenado por assassinato.
1955: Dia do nascimento de Rusty Magee
compositor norte-americano de músicas.
1957: Dia do nascimento de Bob Horner
jogador estadunidense de beisebol.
1957: Dia do nascimento de Jim McGreevey
político norte-americano.
1960: Dia do nascimento de Dale Ellis
jogador estadunidense de basquetebol.
1962: Dia do nascimento de Marc Lavoine
cantor e ator francês.
1962: Dia do nascimento de Michelle Yeoh
atriz malaia de origem chinesa.
1963: Dia do nascimento de Charles Ingram
concorrente controverso britânico em "Quem Quer Ser um Milionário?".
1963: Dia do nascimento de Kevin Mitnick
hacker norte-americano.
1964: Dia do nascimento de Gary Valenciano
cantor Filipino.
1964: Dia do nascimento de Miguel Fuentes Azpiroz
jogador espanhol de futebol e presidente da Real Sociedad.
1964: Dia do nascimento de Moosie Drier
ator e diretor estadunidense de cinema.
1965: Dia do nascimento de David Robinson
jogador estadunidense de basquetebol.
1965: Dia do nascimento de Juliane Köhler
atriz alemã.
1965: Dia do nascimento de Mark Speight
apresentador britânico de televisão.
1965: Dia do nascimento de Vincent Wells
jogador inglês de críquete.
1965: Dia do nascimento de Yuki Kajiura
compositora japonesa de músicas.
1967: Dia do nascimento de Alexy Bondarenko
arcebispo e teólogo nascido na Ucrânia.
1967: Dia do nascimento de Julie Snyder
apresentadora e produtora canadense de talk show.
1967: Dia do nascimento de Mike Greenberg ) Michael James Greenberg(
apresentador norte-americano de rádio e televisão.
1969: Dia do nascimento de Elliott Smith
músico estadunidense.
1969: Dia do nascimento de Simon Doull
jogador neozelandês de críquete.
1970: Dia do nascimento de Erwin Thijs
ciclista belga.
1970: Dia do nascimento de Manoj Nelliattu Shyamalan
diretor, produtor e ator indiano-norte-americano de cinema.
1971: Dia do nascimento de Merrin Dungey
atriz norte-americana.
1971: Dia do nascimento de Piyal Wijetunge
jogador de críquete do Sri Lanka.
1971: Dia do nascimento de Scott Minto
jogador inglês de futebol.
1972: Dia do nascimento de Geri Halliwell
cantora britânica do "Spice Girls".
1973: Dia do nascimento de Asia Carrera
atriz estadunidense de pornografia.
1973: Dia do nascimento de Karenna Aitcheson Gore Schiff
escritora e jornalista norte-americana que também é figura política dos Estados Unidos da América.
1973: Dia do nascimento de Max Kellerman
locutor esportivo e comentarista norte-americano de box.
1973: Dia do nascimento de Stuart O'Grady
ciclista australiano.
1973: Dia do nascimento de Vanessa Gerbelli
atriz brasileira.
1973: Dia do nascimento de Vera Farmiga
atriz norte-americana.
1974: Dia do nascimento de Alvin Williams
jogador norte-americano de basquetebol.
1974: Dia do nascimento de Ever Carradine
atriz norte-americana.
1974: Dia do nascimento de Luis Vizcaino
jogador dominicano de beisebol.
1975: Dia do nascimento de McGonnigal Jamie
ator norte-americano.
1975: Dia do nascimento de Renate Götschl
esquiador austríaco dos alpes.
1975: Dia do nascimento de Victor Zambrano
jogador venezuelano de beisebol.
1976: Dia do nascimento de Melissa George
atriz australiana.
1976: Dia do nascimento de Soleil Moon Frye
atriz norte-americana.
1977: Dia do nascimento de Jennifer Lyons
atriz norte-americana.
1977: Dia do nascimento de Jimmy Nielsen
jogador dinamarquês de futebol.
1977: Dia do nascimento de Leandro Amaral
jogador brasileiro de futebol.
1977: Dia do nascimento de Luciano Zavagno jogador argentino de futebol.
1978: Dia do nascimento de Brian de Maillard
guitarrista Suíço do "Dominici".
1978: Dia do nascimento de Marisa Miller
modelo norte-americana.
1979: Dia do nascimento de Francesco Bellotti
ciclista italiano.
1980: Dia do nascimento de Danny Collins
jogador galês de futebol.
1980: Dia do nascimento de Seneca Wallace
jogador norte-americano de futebol.
1980: Dia do nascimento de Wilber Pan
cantor norte-americano-taiwanês.
1982: Dia do nascimento de Adrianne Curry
modelo estadunidense e personalidade da realidade na televisão.
1982: Dia do nascimento de Kevin van der Perren
patinador belga.
1983: Dia do nascimento de CJ Mosley
jogador norte-americano de futebol.
1983: Dia do nascimento de Robin van Persie
jogador holandês de futebol.
1984: Dia do nascimento de Vedad Ibisevic
jogador bósnio de futebol.
1985: Dia do nascimento de Bafétimbi Gomis
jogador francês de futebol.
1985: Dia do nascimento de Garrett Weber-Gale
nadador norte-americano.
1985: Dia do nascimento de Mickaël Delage
ciclista francês.
1986: Dia do nascimento de Rafael Pyrasch
jogador alemão de rugby.
1987: Dia do nascimento de Francine Guilen
dubladora, publicitária, quadrinista e redatora brasileira que viria a ficar conhecida por seu trabalho no site A Arca com o pseudônimo "Srta. Ni".
1988: Dia do nascimento de Jared Murillo
dançarino norte-americano.
1990: Dia do nascimento de Jon Benet Ramsey
concorrente estadunidense de concurso de Beleza que viria a ser vítima de assassinato.
1991: Dia do nascimento de Jiao Liuyang
nadador chinês.
2001: Dia do nascimento de Ty Simpkins
ator norte-americano.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.