RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

50 Datas Comemorativas em 8 de março

Um domingo, 67º dia de 2015: daqui 186 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Madrinha ou "Dia de la Madrina"
comemoração móvel de argentinos: 2º domingo de março.
Dia das Sociedades de Amigos de Bairro
comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 1.120 de 20 de outubro de 1976, que desde 1987 está relacionada com a "Semana das Sociedades Amigos de Bairros" dos paulistas: 2º domingo de março.
Dia de Boas Ações ou "Good Deeds Day"
comemoração móvel listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que originalmente está prevista para ser celebrada duas semanas antes da páscoa dos Cristãos em várias partes do mundo, a partir de uma data comemorativa lançada em 2007 por judeus de Israel: provavelmente 2º domingo de março.
Dia de Missões Mundiais ou "World Missions Day"
comemoração móvel da Igreja Batista: 2º domingo de março.
Dia de Verificar suas Baterias ou "Check Your Batteries Day"
comemoração móvel listada em vários calendários dos Estados Unidos da América: 2º domingo de março.
Dia do Agrimensor
comemoração móvel da Federação Russa, conforme Decreto de 11 de novembro de 2000 do Presidente da Rússia, e que também é celebrado por alguns outros países ligados à ex-URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas]: 2º domingo de março.
Dia do Bombeiro ou "Día del Bombero"
comemoração móvel da República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955, que está relacionada com a data da instalação oficial do Corpo de Bombeiros ou "Cuerpo de Bomberos" da cidade dominicana de Santo Domingo de Gusmão, ocorrida em 11 de março de 1928: 2º domingo de março.
Dia do domingo da Escoteira ou "Girl Scout Sunday"
comemoração móvel de escoteiras norte-americanas, para ser celebrada dentro da "Semana da Escoteira" ou "Girl Scout Week" de estadunidenses, tendo por fim marcar a data de 12 de março de 1912, em que se deu a fundação das Escoteiras dos Estados Unidos da américa ou "Girl Scouting in the United States of America", a partir da iniciativa da líder estadunidense de jovens, Juliette Gordon Low [nascida Juliette Magill Kinzie Gordon], que então conseguiu reunir um grupo de 12 meninas estadunidenses para participarem da nova organização: domingo de cuja semana esteja incluso o dia 12 de março.
Dia do início da Semana da Escoteira ou "Girl Scout Week"
comemoração móvel de escoteiras norte-americanas, que tem sido celebrada com as seguintes datas comemorativas: segunda-feira: "Dia da Economia Doméstica" ou "Homemaking Day"; terça-feira: "Dia da Cidadania ou "Citizenship Day""; quarta-feira: "Dia da Saúde e Segurança" ou "Health and Safety Day"; quinta-feira: "Dia Internacional da Amizade" ou "International Friendship Day"; sexta-feira: "Dia das Artes" ou "Arts Day"; e sábado: "Dia do Ar Livre" ou "Out-of-Doors Day", para marcar a data de 12 de março de 1912, em que se deu a fundação das Escoteiras dos Estados Unidos da américa ou "Girl Scouting in the United States of America", a partir da iniciativa da líder estadunidense de jovens, Juliette Gordon Low [nascida Juliette Magill Kinzie Gordon], que então conseguiu reunir um grupo de 12 meninas estadunidenses para participarem da nova organização: semana em que esteja incluso o dia 12 de março com início no domingo.
Dia do início da Semana da Tecnologia para Adolescentes ou "Teen Tech Week"
comemoração móvel listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, numa oportunidade para que as bibliotecas estadunidenses possam mostrar todos os grandes serviços e recursos não impressos que estão disponíveis para os adolescentes e suas famílias: provavelmente 2ª semana de março com início no domingo.
Dia do início da semana do Glaucoma ou "World Glaucoma Week"
comemoração móvel, que foi estabelecida a partir da iniciativa da WGA [Associação Mundial do Glaucoma ou "World Glaucoma Association"], em conjunto com a WGPA Associação mundial de Pacientes com glaucoma ou "World Glaucoma Patient Association"], para alertar sobre uma doença silenciosa dos olhos [chamada por isso de ladra sorrateira da visão], que pode ser benigna quando detectada a tempo, e que é resultante de um obstáculo na normal circulação dos fluidos [humor aquoso] que existem no interior do globo ocular, cujo crescente acúmulo de líquidos, provoca o aumento da pressão no interior do olho ou tenssão intra-ocular e, conseqüentemente, a compressão e morte das células nervosas responsáveis pela visão, sendo uma das principais causas de cegueira irreversível, enquanto doença degenerativa relacionada com a idade, ao causar de forma lenta e progressiva danos definitivos aos olhos dos pacientes, o que faz com que na grande maioria dos casos seus sintomas não sejam percebidos por pessoas comuns acometidas com essa doença: semana em que esteja incluso o dia 12 de março, iniciando sempre no domingo.
Dia do início do Horário de Verão ou "Daylight Saving Time"
comemoração móvel de quase todo os Estados Unidos da América, quando os relógios são adiantados em uma hora: 2º domingo de março.
Dia do parque de diversões
comemoração móvel do Leste do Japão: 2º domingo de março.
Dia Estadual da Castanha do Pará
comemoração móvel do Estado brasileiro do Pará, conforme LEI Nº 4.315 DE 1 de junho de 1970, sendo que o município paraense que houver apresentado maior índice de produção no ano anterior, será escolhido para servir de sede à "Festa da Castanha", cujo patrocínio deverá caber ao Governo do Estado do Pará, que também deverá tornar obrigatória a realização de palestras nos estabelecimentos de ensinos primário, médio e secundário mantidos pelo Estado ou por este subvencionados, que versem sobre a importância da Castanha do Pará no campo do desenvolvimento sócio -econômico da Amazônia: 2º domingo de março.
Dia Estadual do ECC ou "Encontro de Casais com Cristo"
comemoração móvel do Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 7.994 de 27 de abril de 2006: 2º domingo de março.
Dia Estadual do Missionário
comemoração móvel do Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 8.239de 28 de dezembro de 2005: 2º domingo de março.
Dia Mundial do Imigrante Libanês
comemoração móvel do Líbano e comunidades libanesas pelo mundo a fora: 2º domingo de março.
Dia Nacional da BGMC ou "National BGMC Day"
comemoração móvel de norte-americanos, para celebrar a BGMC [Cruzada Missionária de Meninos e Meninas ou "Boys and Girls Missionary Crusade"] dos Estados Unidos da América, enquanto órgão responsável pela educação missionária de crianças das Igrejas filiadas ao Conselho Geral das Assembléias de Deus ou "General Council of the Assemblies of God" do país dos ianques: 2º domingo de março.
Dia Nacional da Cáritas
comemoração móvel de Portugal, instituída pela Conferência Episcopal Portuguesa: 3º domingo da Quaresma, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 22 de fevereiro e 28 de março no calendário gregoriano.
Dia da Abelha
comemorado no Japão.
Dia da Revolução de Março ou "Taurat em-Tamin min Adar"
comemorado por sírios, para marcar a data em que o partido Baath tomou o poder na República Árabe da Síria, a partir de um Golpe de Estado que foi protagonizado em 8 de março de 1963 pelos exércitos do NCRC [Conselho Nacional do Comando Revolucionário] sírio.
Dia das Mães
comemorado principalmente na Europa Oriental e no bloco de países de alguma forma relacionados com a então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], incluindo Albânia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Laos, Macedónia, Moldávia, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Ucrânia e Vietnã.
Dia das Mulheres Audaciosas ou "Uppity Women’s Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia de as Mininas Escreverem Agora ou "Girls Write Now Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para ser celebrada no "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", a partir de um programa iniciado em 1998 pela organização estadunidense fundada por mulheres escritoras, "Meninas Escrever Agora" ou "Girls Write Now", com o fim de incentivar as garotas norte-americanas do ensino médio, que sejam carentes ou estejam em situação de risco, a melhorarem suas vidas através da arte e ofício da escrita criativa, além de orientar as participantes a fazerem escolhas saudáveis na vida.
Dia de Ser Desagradável ou "Be Nasty Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.
Dia do Evento "Raid do Batom"
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.999 de 7 de junho de 2000 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, que está prevista para ser promovida pelo Jeep Club do Brasil, com a promoção de concursos e premiações em homenagem ao "Dia Internacional da Mulher", sendo que a Lei supra-citada mandou ser constituída uma comissão a cada ano, para a promoção desses concursos e premiações, e determinou que o Poder Público Municipal paulistano poderá apoiar essa data comemorativa nos termos da lei.
Dia do fim da Semana Comemorativa dos Direitos da Mulher
comemoração a partir de 1 de março de cada ano no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Decreto Nº 40.289 de 8 de março de 1999, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia do fim da Semana da Mulher
comemorada a partir de 2 de março de cada ano no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 4.565 de 18 de abril de 1985, quando o Poder Executivo paulista deverá fazer realizar palestras, conferências, reuniões e outros eventos que invoquem a problemática da mulher na sociedade paulista, a serem desenvolvidos em bibliotecas públicas, na rede oficial de ensino, e em órgãos da administração direta e indireta do Estado de São Paulo, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia do fim da Semana da Mulher Progressista
comemorada a partir de 2 de março de cada ano na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.792 de 17 de fevereiro de 1999 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia do início da Semana da Saúde da Mulher
comemoração até 15 de março de cada ano no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 5.718 de 5 de junho de 1987, para ser celebrada com programa a ser estabelecido pela Secretaria da Saúde, pelos Conselhos Estadual e Municipal que tratam das questões femininas e por movimentos de mulheres, em prol do aperfeiçoamento de todas as atividades voltadas para a defesa da saúde da mulher, e tendo por fim apoiar o "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia do início da Semana Estadual da Mulher
comemoração até 14 de março de cada ano nos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 14.914 de 3 de maio de 2011] e Paraíba [Lei Nº 9.511 de 14 de novembro de 2011], com o fim de promover a defesa dos direitos humanos das mulheres e realizar eventos relacionados aos direitos das mulheres, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia do início da Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama
comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.007 de 17 de março de 2010, com o objetivo de examinar, cadastrar, esclarecer, conscientizar sobre o câncer de mama, tendo como ênfase o diagnóstico precoce do câncer de mama, quando deverão ser realizadas palestras e campanhas informativas, com ênfase para a importância dos exames preventivos referente ao câncer de mama e, uma vez diagnosticada a doença, a realização do completo tratamento médico e o acompanhamento especializado com a freqüência que a situação requeira, sendo que o Poder Executivo Estadual pernambucano poderá celebrar convênios com órgãos públicos federais e municipais, e com entidades da sociedade civil, para a consecução dos objetivos dessa Semana comemorativa, que deverá incluir entre outras, as seguintes atividades: campanha institucional nos meios de comunicação, com mensagens sobre o que é o câncer de mama, os exames preventivos e o tratamento; parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde, colocando-se, à disposição da população feminina, orientação e exames para a prevenção ao câncer de mama; parcerias com universidades, pessoas jurídicas de direito privado, sociedades civis organizadas e sindicatos, organizando-se debates e palestras sobre a doença, os exames preventivos, as formas de combate e o tratamento; e outros atos de procedimentos lícitos e úteis para a consecução dos objetivos desta semana festiva, em apoio ao "Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama" para as pernambucanas e ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia do início da Semana Estadual de Prevenção à Endometriose e à Infertilidade
comemoração até 14 de março de cada ano no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 16.548 de 19 de maio de 2009, sendo que essa semana comemorativa dos goianos tem por fim: estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às portadoras de endometriose e a sua família; divulgar, prestar informações e apoiar mulheres que buscam alternativas para a infertilidade; conscientizar as mulheres para que busquem o melhor tratamento oferecido logo no início dos sintomas; e sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apóiem as mulheres que são portadoras de endometriose e infertilidade, quando o Poder Executivo goiano fica autorizado a divulgar nos meios de comunicação social, através da Secretaria de Estado da Saúde, esclarecimentos à população sobre o atendimento à endometriose e à infertilidade, e sobre essa Semana celebrativa, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia do início da Semana Universal das Mulheres ou Universal Women's Week"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para ser celebrada até 14 de março de cada ano, com a promoção da ISFGW [Sociedade Internacional de Amizade e Boa Vontade ou "International Society of Friendship and Good Will"] do país dos ianques, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual da Polícia Federal
comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 16.126 de 27 de maio de 2009, para marcar a data da instalação da Polícia Federal do Brasil no Estado paranaense, que se deu em 8 de março de 1.973.
Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama ou Dia Estadual do Combate ao Câncer de Mama
comemoração do Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 8.606 de 20 de dezembro de 2006, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual de Combate ao Preconceito
comemoração do Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, conforme Lei Nº 8.649 de 16 de maio de 2005, que pode estar relacionada com o "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual de Debates sobre o Bem-Estar da Mulher
comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.969 de 8 de maio de 2013, quando as escolas estaduais pernambucanas deverão promover a divulgação de informações sobre os direitos da mulher, por meio de palestras, seminários, orientações e debates a respeito de temas como preconceito, violência e inserção no mercado de trabalho, entre outros tópicos relacionados ao bem-estar da mulher, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual de Debates sobre os Direitos da Mulher
comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 16.362 de 23 de abril de 2014, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual de Orientação Sobre o Bem-Estar da Mulher
comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 15.314 de 4 de março de 2013, quando as escolas estaduais cearenses poderão promover a divulgação de informações sobre os direitos da mulher por meio de palestras, seminários, orientações e debates a respeito de temas como: saúde feminina, preconceito, violência, inserção no mercado de trabalho e demais temas relacionados ao bem-estar feminino, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama
comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 12.315 de 20 de dezembro de 2002, para ser celebrada com a "Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama", a ser executada nos postos de saúde pernambucanos, mediante orientação de profissionais qualificados para técnicas de prevenção, na semana correspondente a data de 8 de março, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino e de Mama ou Dia Estadual de Prevenção ao Câncer do Colo Uterino e de Mama
comemoração do Estado brasileiro do Acre, conforme Lei Nº 1.996 de 18 de fevereiro de 2008, quando a SESACRE [Secretaria de Estado de Saúde] deverá promover eventos que objetivem esclarecer a sociedade acreana sobre a gravidade do câncer de colo uterino e de mama, e sobre a prevenção desse mal, mediante campanhas publicitárias educativas e exames laboratoriais específicos, sendo que a SESACRE poderá celebrar convênios com entidades não governamentais sem fins lucrativos, com a finalidade de desenvolver ações básicas que possibilitem a realização do disposto na Lei supra-citada, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer do Colo Uterino
comemoração do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.233 de 27 de junho de 2002, quando a Secretaria de Saúde do Estado cearense poderá disponibilizar para as escolas públicas e em postos de saúde ou em hospitais públicos ou privados da Capital e do Interior, atendimento médico específico, destinado ao esclarecimento de medidas preventivas e exames identificadores do câncer de mama e do câncer do colo do útero, e a Secretaria de Saúde a Secretaria de Educação, as Escolas e os Hospitais Públicos do Estado do Ceará poderão firmar convênios ou parcerias com entidades privadas para cumprimento do disposto na Lei supra citada, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Estadual do “Não” à Violência Contra a Mulher
comemoração do Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 6.677 de 18 de maio de 2001, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Internacional das Nações Unidas para os Direitos da Mulher e pela Paz Internacional ou "International United Nations Day for Women's Rights and International Peace"
comemoração instituída pela Assembléia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na sua Resolução Nº 32/142 de dezembro de 1977, que está ratificada nos Estados brasileiros do Acre [Lei nº 1.411 de 14 de setembo de 2001] e Rio de Janeiro [Lei Nº 748 de 11 de junho de 1984 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010], a partir de uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro como "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Dia Nacional da Merendeira ou "Día Nacional de la Servidora de Comedores Escolares
comemorado na Costa Rica, conforme Decreto Nº 27063-MEP de 24 de abril de 1998.
Dia Nacional da Revisão ou "National Proofreading Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, a partir de uma data comemorativa criada em 2011 pelo especialista em redação empresarial, professor e consultor norte-americano, Judy Beaver, enquanto proprietário da empresa estadunidense da cidade norte-americana de Chicago em Illinois-EUA, "The Office Pro", que é especializada em aulas personalizadas para redação empresarial, gramática de negócios e habilidades de revisão, em prol da promoção da escrita e comunicação sem erros, tendo por fim melhorar a imagem pessoal e profissional das pessoas, para ser celebrada na data do aniversário da Mãe de Judy, Flo, que gostava de corrigir a gramática das pessoas.
Dia Nacional de Cacho de Amendoim ou "National Peanut Cluster Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para um doce feito de amedoins, chocolate e leite.
Dia Nacional dos Direitos Humanos das Mulheres ou "Día Nacional de los Derechos Humanos de las Mujeres"
comemoração de El Salvador, em apoio ao "Dia Internacional das Mulheres" ou "International Women's Day", uma data comemorativa que foi celebrada de alguma forma desde 1911 e, até 1921 no último domingo de fevereiro, para supostamente relembrar uma passeata de grevistas Bolchevicks [na maioria mulheres], que foi realizada na cidade russa de Petrogrado ou São Petersburgo e que foi reprimida pelo tzar em 1917 com cerca de 1500 mortos, marcando o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos dessa "Revolução Russa" teriam provocado a queda do tzar, ou ainda, um suposto ataque incendiário da polícia à serviço dos patrões em 1857 [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], contra as mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho [de até 16] para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias norte-americanas, na fábrica téstil Cotton da cidade norte-americana de Nova York-EUA.
Ex-Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama
comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 9.700 de 4 de junho de 1997, que foi transferida para o 3º domingo de maio pela LEI Nº 10.459 De 20 de dezembro de 1999], com o fim de conscientizar a mulher paulista sobre diagnósticos preventivos, inclusive a triagem médica, a ser executada nos postos de saúde de São Paulo, com pessoal treinado e de acordo com métodos clínicos específicos.

30 Santos Cristãos em 8 de março

Um domingo, 67º dia de 2015: daqui 186 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Santa Aurélia.
Dia de Santa Beata da África.
Dia de Santa Felicidad da África.
Dia de Santa Herênia da África.
Dia de Santo Apolônio de Tebaida no Egito.
Dia de Santo Estêvão de Obacina da Aquitânia na França.
Dia de Santo Hunfredo ou Humfrido de Tarragona ou de Morinos na França.
Dia de Santo Ogmundo de Holar.
Dia de Santo Urbano da África.
Dia de São Cirilo da África.
Dia de São Dutaco de Tayne da Escócia no Reino Unido.
Dia de São Félix da África.
Dia de São Félix da Alemanha ou de Domnoc [hoje Dunwich] na Inglaterra.
Dia de São Filemon [o "Ator"] de Tebaida no Egito.
Dia de São João De Deus de Montemor-o-Novo em Portugal ou de Granada na Espanha
fundador da Ordem Hospitalária de São João de Deus.
Dia de São Juliano de Toledo na Espanha.
Dia de São Litifredo de Pávia da Lombardia na Itália.
Dia de São Mamilo da África.
Dia de São Pôncio
também conhecido como Pôncio [o "Diácono"])de Cartago na Tunísia.
Dia de São Provino de Como da Ligúria na Itália.
Dia de São Quintilo da Nicomédia na Turquia.
Dia de São Rogato da África.
Dia de São Rogato da África [homônimo do anterior].
Dia de São Senano da Ilha Cathaig [hoje Scattery] em Hibérnia [hoje Irlanda].
Dia de São Silvano da África.
Dia de São Teofilacto da Nicomédia de Bitinia na Turquia.
Dia de São Teótico e Companheiros.
Dia de São Veremundo de Irache de Estella em Navarra na Espanha.
Dia do Beato Faustino Míguez de Acebedo em Orense ou de Getafe na Espanha.
Dia do Beato Vicente Kadlubeck de Jedrzejow na Polônia.

4 Datas de cidades em 8 de março

Um domingo, 67º dia de 2015: daqui 186 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Marechal Deodoro
Estado de Alagoas.
Dia da Fundação do município brasileiro de Ouro Fino
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Presidente Venceslau
Estado de São Paulo.
Dia da Fundação do município brasileiro de Tietê
Estado de São Paulo.

48 Fatos Históricos em 8 de março

Um domingo, 67º dia de 2015: daqui 186 dias, com exibição em tempo real.

  • Dia da 2ª visita do presidente americano George H. W. Bush ao Brasil - 2007.
  • Dia da celebração de missa votiva pela viagem da frota de Pedro Álvares Cabral - que chegaria ao Brasil) rumo à Ásia - Portugal, 1500.
  • Dia da chegada de 3.500 fuzileiros navais americanos ao Vietnã do Sul, sendo estas, as primeiras tropas de combate dos EUA naquele país - Guerra do Vietnã, 1965.
  • Dia da conquista de Rangum, na Birmânia - atual União de Mianmar) pelos japoneses - 2ª Guerra Mundial, 1942.
  • Dia da Criação da CASA DA MOEDA DO BRASIL - Salvador-BA, 1694.
  • Dia da Criação da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras - 1999.
  • Dia da descoberta da "3ª lei de movimento dos planetas", por Johannes Kepler - 1618.
  • Dia da descoberta do "cometa Biela" pelo astrônomo francês Jacques Laibats Montaigne - 1772.
  • Dia da destruição do "Teatro Odeon" de Paris por um incêndio - França, 1799.
  • Dia da explosão de um carro-bomba em frente a uma mesquita de Beirute, que matou cerca de 85 e feriu 175 pessoas, - Líbano, 1985.
  • Dia da fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque - EUA, 1817.
  • Dia da inauguração do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Paris - França, 1974.
  • Dia da Inauguração do MAM-SP - Museu de Arte Moderna de São Paulo) 1949.
  • Dia da instalação da 1ª tipografia no Recife-PE, criada para servir à "Revolução republicana" - 1817.
  • Dia da prisão de um sargento da Aeronáutica brasileira, por pedir esmola - fardado) no centro do Rio de Janeiro-RJ, em protesto contra o "Plano Real" - 1994.
  • Dia da rendição dos neerlandeses às forças japonesas, na ilha de Java - 2ª Guerra Mundial, 1942.
  • Dia de protestos populares e quebra-quebra nas ruas de Londres - Inglaterra, 1990.
  • Dia de um ato pró-democratização na Cinelândia - Rio de Janeiro-RJ, 1945.
  • Dia de um comício contra a carestia no Bom Retiro, em São Paulo-SP - 1914.
  • Dia de um suposto ataque incendiário da polícia [refutado pela historiadora canadense, Renée Côté,], às mulheres grevistas que reinvindicavam salários iguais aos dos homens e redução da jornada de trabalho de até 16, para 10 horas diárias de serviço, matando 129 operárias americanas, na fábrica téstil Cotton, em Nova York nos Estados Unidos - 1857.
  • Dia de uma anistia no Uruguai, em meio a um amplo processo de redemocratização no país - 1985.
  • Dia de uma das erupções do vulcão "Etna" - ainda hoje em atividade), matando mais de vinte mil pessoas e destruindo a cidade de Catânia - Itália, 1669.
  • Dia de uma decisão inovadora do STF - Supremo Tribunal Federal) deliberando que o cidadão brasileiro privado dos direitos políticos não os readquiria, mesmo passados os 10 anos previstos na pena - 1978.
  • Dia de uma multa de 6 milhões de Reais ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, pelo desmatamento de uma área no Paraná - 2001.
  • Dia de uma passeata de grevistas Bolchevicks em São Petersburgo na Ruússia - na maioria mulheres) reprimida pelo tzar, com cerca de 1500 mortos, que teria marcado o início da "Revolução de Fevereiro" - 8 de março equivale a 23 de fevereiro no calendário juliano), cujos desdobramentos da "Revolução Russa" provocariam a queda do tzar - 1917.
  • Dia de uma visita do papa João Paulo II à Honduras - 1983.
  • Dia do 1º caso registrado de "gripe espanhola", sendo o começo de uma devastadora pandemia de ãmbito mundial - 1918.
  • Dia do Aniversário da Revolução na Síria - Al-Jumhuriyah al-Arabiyah as-Suriyah - 1963).
  • Dia do ataque à Base Aérea de Tancos pela Acção Revolucionária Armada - vinculada ao PCP), Guerra Colonial Portuguesa, 1971.
  • Dia do contra-ataque de tropas japonesas sobre forças americanas, na "Colina 700" em Bougainville, numa batalha que durou 5 dias - Papua-Nova Guiné, 2ª Guerra Mundial, 1943.
  • Dia do desembarque da família real portuguesa no Rio de Janeiro-RJ, com calorosa recepção - 1808.
  • Dia do lançamento de 3 mísseis balísticos da China contra o mar de Taiwan, duas semanas antes das primeiras eleições presidenciais da ilha - 1996.
  • Dia do pedido de prisão da Justiça argentina para 4 ex-membros do governo iraniano, por suposta ligação com o atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina - Buenos Aires, 2003.
  • Dia em que 3 mil flagelados nordestinos saquearam o comércio de Arapiraca-AL - 1984.
  • Dia em que 3 mil sem-terra brasileiros ocuparam uma fazenda em Jálio de Castilhos-RS, provocando reação raivosa do latifúndio - 1993.
  • Dia em que 10 mil secundaristas italianos entraram em choque com a polícia em Milão - Itália, 1968.
  • Dia em que Ana Stuart - irmã de Maria II) inesperadamente tornou-se Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda, após a morte de William III - 1702.
  • Dia em que a Austrália anunciou que iria aumentar substancialmente o contingente de suas tropas no Vietnã - Guerra do Vietnã, 1966.
  • Dia em que a União Soviética proclamou ao mundo através de Marshal Voroshilov, a existência de sua bomba atômica - 1950.
  • Dia em que foi comemorado pela 1ª vez o "Dia Internacional da Mulher" - proposta pela marxista alemã, Clara Zetkin), na Conferência Internacional da Mulher Socialista realizada na Dinamarca, com participação de cerca de um milhão de pessoas - 1910.
  • Dia em que Frederico III foi proclamado "Kaiser" - Imperador da Alemanha) e rei da Prússia - 1888.
  • Dia em que Lenin deu início à nova política econômica para a União Soviética - Rússia, 1921.
  • Dia em que o 1º congresso da Força Sindical - em São Paulo-SP) defendeu um "capitalismo moderno", privatizante e competitivo - 1991.
  • Dia em que o Egito reabriu o Canal de Suez - 1957.
  • Dia em que o Imperador do Brasil, Dom Pedro II - aos 60 anos), concluiu que seria "útil" a "extinção gradual da escravidão" brasileira - 1885.
  • Dia em que o presidente americano Ronald Reagan chamou a União Soviética de "Império do Mal" - 1983.
  • Dia em que o rei Óscar I subiu ao trono da Suéciae Noruega - 1844.
  • Dia em que Susan B. Anthony solicitou - perante os membros do Comitê de Justiça da Câmara dos Representantes) que fosse feita uma emenda à Constituição dos EUA, garantindo direito de voto às mulheres - 1884.

50 Mortes Marcantes em 8 de março

Um domingo, 67º dia de 2015: daqui 186 dias, com exibição em tempo real.

Dia da morte de Adolfo Bioy Casares
escritor argentino - 1999.
Dia da morte de Albert D. Schroeder
religioso estadunidense - 2006.
Dia da morte de André Diogo Martins dos Santos
jornalista português - 1871.
Dia da morte de António Campos
cineasta português - 1999.
Dia da morte de Benjamin Meggot Forster
naturalista britânico - 1829.
Dia da morte de Carlos XIV
Rei da Suécia - 1844.
Dia da morte de Celestino II
papa da Igreja Católica - 1144.
Dia da morte de César Lattes
físico brasileiro, responsável por identificar uma nova partícula do átomo que foi batizada de méson - 2005.
Dia da morte de Cristiano Stockler das Neves
arquiteto e político brasileiro - 1982.
Dia da morte de Danilo Di Prete
pintor, ilustrador e cartazista brasileiro - 1985.
Dia da morte de Domingos Sequeira
pintor português - 1837.
Dia da morte de Eduardo Dato
político espanhol assassinado quando saía do edifício do parlamento de Madrid na Espanha - 1921.
Dia da morte de Edward Terry Sanford
magistrado estadunidense - 1930.
Dia da morte de Elliott Jaques
médico canadense - 2003.
Dia da morte de Ferdinand von Zeppelin
construtor aeronáutico da Alemanha - 1917.
Dia da morte de Floro Bartolomeu
médico e político brasileiro - 1926.
Dia da morte de Francesco Sforza
duque de Milão - 1466.
Dia da morte de Franz Alexander
médico e psicanalista húngaro - 1964.
Dia da morte de Frederick John Inman
ator britânico - 2007.
Dia da morte de Generoso Marques dos Santos
político brasileiro - 1928.
Dia da morte de Gentil de Castro
monarquista brasileiro que foi assassinado em conseqüência da campanha de repulbicanos contra monarquistas durante a Guerra de Canudos - 1997.
Dia da morte de George Stevens
diretor estado-unidense de cinema - 1975.
Dia da morte de Guilherme III
Rei de Inglaterra - 1702.
Dia da morte de Harold Lloyd
ator estadunidense - 1971.
Dia da morte de Hector Berlioz
compositor do Romantismo francês, conhecido por sua "Sinfonia Fantástica" e pela "Missa de Requiem" - 1869.
Dia da morte de Henrique Schaumann
farmacêutico e político brasileiro - 1922.
Dia da morte de Henry Baker Tristram
explorador e ornitólogo britânico - 1906.
Dia da morte de Henry Brandon
nobre da Casa Tudor e, 1º Conde de Lincoln, cuja morte precoce teria influência inesperada na história da dinastia Tudor - 1534.
Dia da morte de Henry Pellatt
financista e soldado canadense - 1939.
Dia da morte de Henry Ward Beecher
teólogo estadunidense - 1887.
Dia da morte de Ingo Schwichtenberg
músico alemão, baterista da banda "Helloween" de heavy metal, que ficaria famoso pela maneira única como tocava - com uma percussão veloz), que ainda hoje serve de modelo para muitos bateristas deste género musical e pela sua trágica morte - por suicídio) após um suposto pacto com o demônio - 1995.
Dia da morte de Joaquim José Inácio de Barros
militar e nobre brasileiro - 1869.
Dia da morte de José Inácio de Abreu e Lima [General Abreu e Lima]
militar, escritor e jornalista brasileiro que participou com destaque das guerras de independência da América espanhola como general do líder político venezuelano e libertador sul-americano, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios, muito embora tenha sido escarnecido quando de sua volta ao Brasil - 1869.
Dia da morte de Johannes Diderik van der Waals
físico neerlandês, laureado em 1910 com o Nobel de Física - 1923.
Dia da morte de José Augusto Homem de Noronha
político português - 1893.
Dia da morte de José Inácio de Abreu e Lima
militar, político, jornalista e escritor brasileiro - 1869.
Dia da morte de Jose Raúl Capablanca y Graupera
enxadrista cubano, que é tido como um dos maiores enxadristas de todos os tempos e foi o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial de xadrez - 1942.
Dia da morte de Josif Pancic
botânico e agrônomo sérvio - 1888.
Dia da morte de Krišjanis Barons
escritor e folclorista letão - 1923.
Dia da morte de Luíz Alves Coelho Rocha
político brasileiro - 2001.
Dia da morte de Militão Pamplona Corte Real
militar português - 1890.
Dia da morte de Millard Fillmore
advogado e político norte-americano que foi o 13º Presidente dos Estados Unidos da América - 1874.
Dia da morte de Pino Lancetti
estilista italiano - 2007.
Dia da morte de Robert Minard Garrels
geoquímico estadunidense - 1988.
Dia da morte de Sherwood Anderson
escritor estadunidense, principalmente de contos - 1941.
Dia da morte de Thomas Kirk
botânico britânico - 1898.
Dia da morte de Urraca I
Rainha de Leão e Castela - 1126.
Dia da morte de Winfried Freudenberg
última pessoa a morrer na tentativa de travessia para Berlim Ocidental, num acidente de um transporte aério improvisado - 1989.
Dia da morte de William Howard Taft
advogado e político norte-americano que foi o 27º Presidente dos Estados Unidos da América - 1930.
Dia da morte de William Poole
pugilista estadunidense - 1855.

88 Nascimentos Marcantes em 8 de março

Um domingo, 67º dia de 2015: daqui 186 dias, com exibição em tempo real.

Dia do nascimento de Aidan Quinn
ator Norte-americano - 1959.
Dia do nascimento de Alessandro Potenza
jogador italiano de futebol - 1984.
Dia do nascimento de Anaílson Brito Noleto
jogador brasileiro de futebol - 1978.
Dia do nascimento de Anneke van Giersbergen
cantora neerlandesa, integrante de "The Gathering" - 1973.
Dia do nascimento de Anselm Kiefer
pintor alemão - 1945.
Dia do nascimento de Antoine
13º Príncipe de Ligne - , título que era derivado de um vilarejo, localizado entre Ath e Tournai - 1925.
Dia do nascimento de Antonello Venditti
cantor italiano - 1949.
Dia do nascimento de António José de Ávila
político português - 1807.
Dia do nascimento de Arselino Roque Tatto
político brasileiro - 1956.
Dia do nascimento de Batista
jogador brasileiro de futebol - 1955.
Dia do nascimento de C. R. Boxer
historiador britânico - 1904.
Dia do nascimento de Caio Júnior
ex-jogador e atual técnico brasileiro de futebol - 1965.
Dia do nascimento de Carl Philipp Emanuel Bach
músico e compositor alemão filho de Johann Sebastian Bach, considerado o fundador e precursor do estilo clássico na música erudita - 1714.
Dia do nascimento de Carole Bayer Sager
produtora musical, compositora, liricista e cantora norte-americana - 1947.
Dia do nascimento de Charles Frédéric Girard
biólogo francês - 1822.
Dia do nascimento de Clive Burr
músico britânico - ex-baterista do "Iron Maiden" - 1957.
Dia do nascimento de Cyd Charisse
atriz e dançarina norte-americana, que viria a atuar em "Cantando na Chuva" - 1922.
Dia do nascimento de Danton Pinheiro Jobim
advogado, jornalista, escritor e senador brasileiro - 1906.
Dia do nascimento de Devon Werkheiser
ator estadunidense - 1991.
Dia do nascimento de Diego Biseswar
jogador neerlandês de fubebol - 1988.
Dia do nascimento de Dinis Melo e Castro
militar e político português - 1624.
Dia do nascimento de Edward Calvin Kendall
químico estadunidense, laureado em 1950 com o Nobel de Medicina - 1886.
Dia do nascimento de Fátima Lopes
estilista portuguesa - 1965.
Dia do nascimento de Floriano Araújo Teixeira
artista brasileiro - 1923.
Dia do nascimento de Francisco Mascarenhas
engenheiro português - 1947.
Dia do nascimento de Franco Alfano
compositor e pianista italiano - 1875.
Dia do nascimento de Freddie Prinze Jr.
ator estadunidense - 1976.
Dia do nascimento de Frederick Manson Bailey
botânico australiano - 1827.
Dia do nascimento de Geoff Rickly
músico estadunidense, integrante do "Thursday" - 1979.
Dia do nascimento de Geraldo Pudim
político brasileiro - 1960.
Dia do nascimento de Guilherme V
Príncipe de Orange - 1748.
Dia do nascimento de Hebe Camargo
apresentadora brasileira de televisão - 1929.
Dia do nascimento de Henry Maksoud
engenheiro e empresário brasileiro - 1929.
Dia do nascimento de Howard Aiken
pioneiro estadunidense da computação - 1900.
Dia do nascimento de James Van Der Beek
ator estadunidense - 1977.
Dia do nascimento de Jan Potocki
nobre, militar, etnólogo, egiptólogo, lingüista e escritor polonês - 1761.
Dia do nascimento de Jean Cabanis
ornitólogo alemão - 1816.
Dia do nascimento de Juana Ibarbourou
ou Juana de América) - poetisa uruguaia - 1892 ou 1895.
Dia do nascimento de João de Deus
poeta português - 1830.
Dia do nascimento de João Durval
político brasileiro - 1929.
Dia do nascimento de Johann Vogel
jogador suíço de futebol - 1977.
Dia do nascimento de Juana de Ibarbourou
poetisa uruguaia - 1892.
Dia do nascimento de Júlio César da Silva
jogador brasileiro de futebol - 1963.
Dia do nascimento de Karl Immanuel Eberhard Goebel
botânico alemão - 1855.
Dia do nascimento de Keef Hartley
músico britânico - 1944.
Dia do nascimento de Kenneth Grahame
escritor britânico, principalmente de ficção e fantasia, para crianças - 1859.
Dia do nascimento de Konstantínos Karamanlís
politico grego - 1907.
Dia do nascimento de Kurt Mahr
escritor alemão - 1934.
Dia do nascimento de Letícia Sabatella
atriz brasileira - 1972.
Dia do nascimento de Manoel Ribas
político brasileiro - 1873.
Dia do nascimento de Manuel dos Santos Lostada
político, jornalista e poeta brasileiro - 1860.
Dia do nascimento de Maria Bonita
Maria Gomes de Oliveira) - cangaceira brasileira, companheira do também cangaceiro brasileiro, Virgulino Ferreira, conhecido como "Lampeão" - 1911.
Dia do nascimento de Maria Borodakova
jogadora russa de voleibol - 1986.
Dia do nascimento de Marjorie Estiano
atriz e cantora brasileira - 1982.
Dia do nascimento de Meredith Scott Lynn
atriz estadunidense - 1973.
Dia do nascimento de Michael Bartels
piloto alemão de automóveis - 1968.
Dia do nascimento de Michael Beauchamp
jogador australiano de futebol - 1981.
Dia do nascimento de Michael Stern Hart
escritor norte-americano, que viria a ser o criador do livro eletrônico, a partir do "Projeto Gutenberg", um projeto para disponibilizar livros gratuitamente através de ebooks na Internet, idealizado e desenvolvido por ele, sendo que a maioria das postagens iniciais foram digitados pelo próprio Hart - 1947.
Dia do nascimento de Micky Dolenz
ator e músico estadunidense, integrante de "The Monkees" - 1945.
Dia do nascimento de Miguel Barragán
militar e político mexicano - 1789.
Dia do nascimento de Mississippi John Hurt
guitarrista estadunidense de blues - 1892.
Dia do nascimento de Neuza Borges
atriz brasileira - 1941.
Dia do nascimento de Nora-Jane Noone
atriz irlandesa - 1984.
Dia do nascimento de Nuno Miguel Pereira Sousa
jogador português de futebol - 1979.
Dia do nascimento de Otto Hahn
químico alemão, laureado em 1944 com o Nobel de Química - 1879.
Dia do nascimento de Poliana Okimoto
maratonista aquática do Brasil - 1983.
Dia do nascimento de Renan Ribeiro
ator brasileiro - 1995.
Dia do nascimento de Renata Dominguez
atriz brasileira - 1980.
Dia do nascimento de Robert Stanton
ator estadunidense - 1963.
Dia do nascimento de Rodolfo Quezada Toruño
religioso guatemalteco - 1932.
Dia do nascimento de Ruy Cinatti
poeta, antropólogo e botânico português - 1915.
Dia do nascimento de Satoru Akahori
escritor japonês de mangá [histórias em quadrinhos] - 1965.
Dia do nascimento de Sebastião Nery
escritor e político brasileiro - 1932.
Dia do nascimento de Sérgio Pinho Alves
político brasileiro - 1968.
Dia do nascimento de Silvia Derbez
atriz mexicana - 1932.
Dia do nascimento de Stanislaw Rydzon
político polonês - 1950.
Dia do nascimento de Szymon Stanislaw Gizynski
político polonês - 1956.
Dia do nascimento de Teresa Ceglecka-Zielonka
política polonesa - 1957.
Dia do nascimento de Timo Boll
mesa-tenista alemão - 1981.
Dia do nascimento de Tom Cavalcante
humorista brasileiro - 1962.
Dia do nascimento de Tom Chaplin
cantor britânico, integrante do "Keane" - 1979.
Dia do nascimento de Tomasz Latos
político polonês - 1964.
Dia do nascimento de Tonicha
cantora portuguesa - 1946.
Dia do nascimento de Wäinö Aaltonen
pintor e escultor finlandês - 1894.
Dia do nascimento de Wilhelm Bleek
lingüista alemão - 1827.
Dia do nascimento de William Hamilton
filósofo escocês - 1788.
Dia do nascimento de William Roscoe
escritor, banqueiro, botânico e historiador britânico - 1753.
Dia do nascimento de Zbigniew Chlebowski
político polonês - 1964.

69 fontes de pesquisas em 8 de março

Um domingo, 67º dia de 2015: daqui 186 dias, com exibição em tempo real.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.