RSS/XML

Atenção comunicadores! O ± [mais ou menos] refere-se ao tempo aproximado de locução na leitura integral de cada tópico selecionado.
Dica: para Pesquisar rapidamente na página atual, pressione Ctrl+F (ou Command+F para Mac) e use a barra de localização.

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.

36 Datas Comemorativas em 8 de outubro

Uma quinta, 281º dia de 2015: daqui 350 dias, com exibição em tempo real.

Dia Mundial da Visão ou "World Sight Day"
comemoração móvel, sob a responsabilidade da OMS [Organização mundial da Saúde] e Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira ou "International Agency for the Prevention of Blindness": 2ª quinta-feira de outubro.
Dia Nacional de Triagem da Depressão ou "National Depression Screening Day"
comemoração móvel dos Estados Unidos da América, realizada durante a MIAW [Semana da Conscientização da doença mental ou "Mental Illness Awareness Week"], que normalmente ocorre na 1ª semana de outubro: 1ª quinta-feira da 1ª semana completa de outubro.
Dia da Árvore
comemorado no Japão.
DIA DA Carta Magna
comemorado no Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 5.988 de 9 de agosto de 1996, quando os Poderes constituídos do Estado paraense ficam responsáveis pela realização de palestras, debates, reuniões e outros eventos, que tenham a finalidade de divulgar a Constituição do Pará, na Capital e no Interior.
Dia da Educação Física ou "Día de la Educación Física"
comemorado por peruanos, para marcar a data da fundação do Instituto de Educação Física ou "Instituto de Educación Física" do Peru, que foi criado em 8 de outubro de 1932 como a 1ª escola peruana de educação física, mais tarde transferida para a Universidade São Marcos.
Dia da Força Aérea
comemorado na Índdia, para marcar a data da entrada em vigor da Lei que constituiu formalmente a Força Aérea indiana e que começou a valer oficialmente em 8 de outubro de 1932.
Dia da Independência
comemorado por croatas, para marcar a data da separação oficial da Croácia em relação a Yugoslávia, ocorrida em 8 de outubro de 1991.
Dia da Marinha ou "Día de la Armada"
comemorado por peruanos, para marcar a data da criação da Marinha de Guerra do Peru ou "Marina de Guerra del Perú", que foi instituída em 8 de outubro de 1821, além de ser essa também a data da "Batalha Naval de Angamos" ou "Batalla Naval de Angamos", ocorrida em 8 de outubro de 1879, com uma decisiva vitória chilena sobre os peruanos, marcando o fim da campanha naval da "Guerra do Pacífico" ou "Guerra del Pacífico" com a captura do "Huáscar" [maior barco peruano].
Dia da Preservação dos Direitos da Gestante e do Nascituro
comemoração do Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.730 de 4 de janeiro de 2012, que está relacionada com o "Dia do Nascituro", uma celebração instituída pela 43ª assembléia geral da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil].
Dia da Psicologia Latino-Americana ou "Día de la Psicología Latinoamericana"
comemoração instituída em dezembro de 2005 numa assembléia extraordinária da ULAPSI [União Latino-americana de Entidades de Psicologia ou "Unión Latinoamericana de Entidades de Psicología"] na cidade brasileira de São Paulo-SP, com o fim de marcar a data da captura do médico revolucionário argentino na América Latina, Ernesto "Che Guevara" [Ernesto Rafael Guevara de la Serna], que foi seqüestrado em 8 de outubro de 1967 por agentes norte-americanos numa escola em La Higuera) no sudeste da Bolívia, para ser assassinado logo depois.
Dia das Crianças
comemorado no Irã.
Dia de Erik "o Ruivo"
comemorado pela Ordem Horus Temple, em memória das expedições de Erik à Groelândia e da vitória dele sobre o mar.
Dia do advogado
comemorado na Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 1022 de 16 de setembro de 1997.
Dia de Homenagem a Ernesto "Che Guevara"
comemorado na Bolívia, para marcar a data da captura do médico revolucionário argentino na América Latina, Ernesto "Che Guevara" [Ernesto Rafael Guevara de la Serna], efetuada em 8 de outubro de 1967 por agentes norte-americanos numa escola em La Higuera no sudeste boliviano, data em que esse também herói cubano passou a ser cultuado por bolivianos como Santo Ernesto, rrecebendo orações pela chuva desde então.
Dia do Asfaltador
comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 641 de 30 de dezembro de 1982 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, em homenagem aos trabalhadores que se dedicam ao asfaltamento da malha urbana e rodoviária do Estado dos cariocas.
Dia do Enfermeiro Intensivista
comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14.211 de 15 de setembro de 2006 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para cuja data comemorativa eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 607 de 2005.
Dia Do Direito à Vida
comemorado no Estado brasileiro do Rio De Janeiro, conforme Lei Nº 6.618 de 10 de dezembro de 2013 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, a partir de uma celebração instituído em 1983 na cidade brasileira de Porto Alegre-RS pelo MDV [Movimento em Defesa da Vida], objetivando conscientizar o povo sobre o respeito à vida humana desde a concepção até a morte natural, com o apoio da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], sendo que para os espírito-santenses, a organização das celebrações dessa data comemorativa devem ficar a cargo das igrejas e órgãos vinculados aos direitos humanos no Estado do Espírito Santo, e para os goianos, deverão ser realizados eventos e palestras sobre a importância do respeito pela vida humana e a sua dignidade.
Dia do Festival de Vitória
comemorado em honra da deusa do triunfo e da glória na mitologia grega.
Dia do Futebol Infantil
comemorado na Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 13.837 de 3 de junho de 2004 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para cuja data comemorativa ainda não encontrei maiores explicações, mesmo depois da leitura do Projeto de Lei Nº 398 de 3 de junho de 2003 da Câmara Municipal da capital paulista.
Dia do Inovador ou "Día del Innovador"
comemorado por cubanos, para marcar a data da caída do médico revolucionário argentino na América Latina e guerrilheiro heróico na "Revolução Cubana", Ernesto "Che Guevara" [Ernesto Guevara de la Serna], que foi morto em 9 de outubro de 1967 na selva boliviana, e que também foi um dos grandes impulsionadores da fundação da ANIR [Associação Nacional de Inovadores e Racionadores ou "Asociación Nacional de Innovadores y Racionalizadores" de Cuba, juntamente com o ativista operário cubano, Lázaro Peña, que além do mais, foi constituída em 8 de outubro de 1976 durante o 13º Congresso da CTC [Central de Trabalhadores de Cuba ou "Central de Trabajadores de Cuba"], depois de haver nascido em 1965 como Associação Nacional de Inventores e Inovadores ou "Asociación Nacional de Inventores e Innovadores,".
Dia do Médico integral Comunitário ou "Día del Médico Integral Comunitario"
comemorado na Venezuela, em tributo ao médico e revolucionário argentino na América Latina, Ernesto "Che Guevara" [Ernesto Rafael Guevara de la Serna], que foi capturado em 8 de outubro e morto em 9 de outubro de 1967 na selva boliviana.
Dia do Nascituro
comemoração de brasileiros, que foi instituída pela 43ª assembléia geral da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], e que está oficializada nos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 14.014 de 30 de novembro de 2007] e Sergipe [Lei Nº 7.525 de 27 de dezembro de 2012].
Dia do Nordestino
comemorado no Estado brasileiro do Tocantins [Lei Nº 2.226 de 30 de novembro de 2009] e na cidade brasileira de São Paulo-SP [Lei Nº 14.952 de 13 de julho de 2009 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007], para marcar a data do nascimento do poeta, músico e compositor da canção popular brasileira, Catulo da Paixão Cearense, que veio ao mundo em 8 de outubro de 1863.
Dia do Pierogi ou "Pierogy Day"
comemoração de estadunidenses desde 2008, que está oficializada no Estado norte-americano da Pensilvânia pela Resolução HR Nº 878 de outubro de 2012, para marcar a data de 8 de outubro de 1952, que é tida como a da introdução dos primeiros pierogis congelados [também escrito perogi, pierogy, perogy, pierógi, pyrohy, pirogi, ou pyrogy; na sua forma diminutiva: pierozki] nos Estados Unidos da América, para essas tortas de massa primeiramente cozidas, e então assadas ou fritas [normalmente na manteiga com cebolas], tradicionalmente recheadas com batatas, chucrutes, carnes moídas, queijos ou frutas, que são provenientes do centro e do leste europeu, mais especificamente da Polônia e oeste da Ucrânia como um tipo de pastel cozido, e que podem ter formato normalmente semicircular, muito embora em algumas culturas posssam ser retangulares ou triangulares.
Dia do Produtor e dos Profissionais das Ciências Agropecuárias ou "Día del Productor y Profesionales de las Ciencias Agropecuarias"
comemorado no Panamá.
Dia do Serviço Leonístico
comemorado por membros do Lions em todo o mundo, para marcar a data do início da 1ª Convenção de Lions, que foi realizada na cidade norte-americana de Dallas no Estado do Texas-EUA em 8 de outubro de 1917, no final da qual seria fundado o Lions Internacional.
Dia do Trabalhador Rural ou "Día del Trabajador Rural"
comemorado por argentinos e ratificado pela Resolução Nº 7 da Comissão Nacional de Trabalho Agrário ou "Comisión Nacional de Trabajo Agrario" da Argentina, que foi publicada no Boletim Oficial Nº 30400 de 13 de mayo de 2004, para marcar a data da sanção do Estatuto do Trabalhador do Campo ou "Estatuto del Peón Rural", que foi instituído na Argentina pelo Decreto Lei Nº 28.169 de 8 de outubro de 1944, ficando vigente até 1980, quando foi substituído pela Lei do Processo de Reorganização Nacional ou "Ley del Proceso de Reorganización Nacional", durante a ditadura militar argentina, ou para marcar a data do nascimento do político e presidente-argentino, Juan Domingo Perón, que veio ao mundo em 8 de outubro de 1895, e que foi o grande propulsor desse Estatuto do Trabalhador do Campo ou "Estatuto del Peón Rural".
Dia Estadual em Defesa da Vida
comemoração dos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 8.118 de 17 de outubro de 2005] e Goiás [Lei Nº 16.634 de 22 de julho de 2009 que foi alterada pela Lei Nº 17.378 de 14 de julho de 2011], a partir de uma celebração instituído em 1983 na cidade brasileira de Porto Alegre-RS pelo MDV [Movimento em Defesa da Vida], objetivando conscientizar o povo sobre o respeito à vida humana desde a concepção até a morte natural, com o apoio da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], sendo que para os espírito-santenses, a organização das celebrações dessa data comemorativa devem ficar a cargo das igrejas e órgãos vinculados aos direitos humanos no Estado do Espírito Santo, e para os goianos, deverão ser realizados eventos e palestras sobre a importância do respeito pela vida humana e a sua dignidade.
Dia Internacional Erreway ou "International Erreway Day"
comemorado por fãs da banda surgida em 2002 na Argentina, a partir da novela televisiva, "Rebelde Way", Formada por Camila Bordonaba, Felipe Colombo, Benjamín Rojas e Luisana Lopilato, que já eram antigos conhecidos de "Chiquititas" que também foi uma trama de sucesso.
Dia Municipal de Luta pela Dignidade e Honestidade
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 11.160 de 27 de fevereiro de 1992 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, quando a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de São Paulo deverão promover atividades que lembrem a preservação das prerrogativas do Poder Legislativo, com destaque para: a unidade e a vitória da população da cidade na luta em defesa da democracia; a posição soberana da Câmara Municipal de São Paulo; e a importância da dignidade e honestidade como elemento indispensável nas relações humanas e, em especial, no exercício do Poder Público, para marcar a data de 8 de outubro de 1991, em que a Câmara de Vereadores da capital paulista rejeitou o parecer contrário à aprovação das contas da então Prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, que havia sido emitido pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo, e que faria com que a Prefeita se tornasse inelegível, e pudesse até mesmo sofrer um processo de "impeachment".
Dia Nacional de Prevenção ao HIV/Aids no Local de Trabalho
comemorado desde 2003 no Brasil, para marcar a data da criação do CEN-AIDS [Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS], que foi criado pela Portaria Nº 3717 de 8 de outubro de 1998, então emitida pelo Ministério brasileiro da Saúde.
Dia Nacional do Circulista
comemorado no Brasil e promovido pela CBTC [Confederação Brasileira de Trabalhadores Circulistas], para marcar a data da morte do padre jesuíta de origem alemã, Leopoldo Brentano, que faleceu em 8 de outubro de 1964, e que foi o fundador do 1º Círculo Operário em 1932, com a finalidade de apoiar o trabalhador [então longe dos benefícios sociais] na cidade brasileira de Pelotas-RS, cujo movimento cristão iria chegar a quase 400 Círculos, com cerca de um milhão e meio de trabalhadores em todo o Brasil, exercendo uma influência notável, tanto no meio trabalhista como junto ao Clero e autoridades e no ambiente social em geral, produzindo um conhecimento maior da doutrina social católica e despertando interesse e iniciativas no campo da Ação Social como um todo.
Dia Nacional do Combate a Cartéis
comemorado no Brasil, conforme decreto de 7 de outubro de 2008 Leia Mais .
Dia Nacional do Estudante Solidário ou "Día Nacional del Estudiante Solidario"
comemorado por argentinos, conforme resolução Nº 17 de 2007 do Conselho Federal de Educação ou "Consejo Federal de Educación" da Argentina, numa homenagem aos 9 alunos e à professora da Escola ECOS ou "Escuela ECOS" da cidade argentina de Buenos Aires, que perderam a vida num acidente ocorrido em 8 de outubro de 2006, durante o regresso da equipe após a realização de uma atividade solidária na Escola Nº 375 ou "Escuela Nº 375" de "El Paraisal" na província do Chaco.
Dia Nacional pelo Direito à Vida
comemorado no Brasil e instituído em 1983 a partir da cidade brasileira de Porto Alegre-RS pelo MDV [Movimento em Defesa da Vida], objetivando conscientizar o povo sobre o respeito à vida humana desde a concepção até a morte natural, com o apoio da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil].
Dia Nacional do Patrimônio Natural e Cultural ou "Día Nacional del Patrimonio Natural y Cultural
comemorado na Argentina, conforme Decreto Nº 2033 de 26 de setembro de 1990.

15 Santos Cristãos em 8 de outubro

Uma quinta, 281º dia de 2015: daqui 350 dias, com exibição em tempo real.

Dia de Santa Benedita.
Dia de Santa Brígida da Suécia.
Dia de Santa Lourença de Ancona na Itália.
Dia de Santa Palatia ou Palazia de Ancona na Itália.
Dia de Santa Pelágia ou Marina de Antioquia na Síria.
Dia de Santa Ragenfreda de Denain de Hainaut na Bélgica.
Dia de Santa Reparada.
Dia de Santa Taís "Penitente" do Egito.
Dia de Santo Artoldo de Belley.
Dia de Santo Evódio de Rouen da Gália Lugdunense na França.
Dia de Santo Hugo de Gênova da Ligúria na Itália.
Dia de São Demétrio de Tessalônica na Macedônia.
Dia de São Félix de Como da Ligúria na Itália.
Dia de São Nestor de Tessalônica na Macedônia.
Dia de São Simeão
personagem do Evangelho de Lucas que tomou o menino Jesus nos braços.

15 Datas de cidades em 8 de outubro

Uma quinta, 281º dia de 2015: daqui 350 dias, com exibição em tempo real.

Dia da Fundação do município brasileiro de Aquidabã
Estado de Sergipe.
Dia da Fundação do município brasileiro de Aurilândia
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Campinorte
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Céu Azul
Estado do Paraná.
Dia da Fundação do município brasileiro de Conceição
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de Dores do Indaiá
Estado de Minas Gerais.
Dia da Fundação do município brasileiro de Edeia
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Guapó
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Heitoraí
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Itaporã do Tocantins
Estado de Tocantins.
Dia da Fundação do município brasileiro de Petrolina de Goiás
Estado de Goiás.
Dia da Fundação do município brasileiro de Pindorama do Tocantins
Estado de Tocantins.
Dia da Fundação do município brasileiro de São João do Rio do Peixe
Estado da Paraíba.
Dia da Fundação do município brasileiro de São José do Ouro
Estado do Rio Grande do Sul.
Dia do aniversário do município brasileiro de Tupãssi
Estado do Paraná.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, etc... Por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link.